FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Motor e Troca de Óleo

3 participantes

Ir para baixo

Motor e Troca de Óleo Empty Motor e Troca de Óleo

Mensagem  Maycon_Ramos Seg Nov 28, 2011 4:27 pm

Pessoal, mais uma vez venho pedir ajuda de vcs devido à minha pouca experiência com motos.
Como ultimamente tenho saído mais com a minha Kansas, inclusive em pequenas viagens, notei uma coisa que não sei se é normal. Quando a moto atinge +ou- 80km já de 5a marcha, o motor começa a fazer barulho como se a moto estivesse pedindo mais marcha, o problema é que eu já estou de 5a. Vocês acham que isso pode ser normal? Minha moto ainda é nova, está com 1600km rodados. Vcs acham que o motor pode estar "travado" ainda por isso? Meu primo acha que pode ser isso! hehe

Aproveitando o tópico, gostaria de perguntar qual óleo é recomendado para a Kansas? E tb qual a quantidade recomendada? 1000ml? 1200ml?

Valeu pela ajuda!

Maycon_Ramos
Novato
Novato

Número de Mensagens : 43
Moto : Kansas 150cc

Ir para o topo Ir para baixo

Motor e Troca de Óleo Empty Re: Motor e Troca de Óleo

Mensagem  Péricles Seg Nov 28, 2011 4:45 pm

Maycon, o "problema" que você percebeu é normal na Kansas, é como se sobrasse motor e faltasse marcha, aliás, uma 6ª marcha na Kansas até que cairia bem... isso se resolve colocando um pinhão de 16 dentes como este: http://www.megamotosracing.com.br/produtos/ver/982/pinhao-cg-125-today-125-titan-125-16-dentes-riffel
Quanto ao óleo, 1200ml é o mínimo necessário para o funcionamento satisfatório do motor e câmbio, porém, muitas pessoas (inclusive eu) utilizam 1400ml atingindo o nível máximo da vareta, isso nos traz uma segurança a mais caso ocorra uma queda considerável do nível de óleo, por exemplo, durante uma viagem.
A quantidade a ser escolhida para utilização vai da experiência própria e do agrado de cada um, o fato é que a quantidade de 1000ml informada no manual e empregada nas concessionárias está errada, portanto sempre use pelo menos 1200ml.
Péricles
Péricles
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 632
Moto : Outra marca ou ainda não tenho

Mensagem  Maycon_Ramos Seg Nov 28, 2011 5:03 pm

Péricles, valeu pela resposta!
A sensação que eu tenho ao pilotar minha Kansas é exatamente essa: TA FALTANDO MARCHA AQUI! hehe! Outra coisa, como pede marcha rápido essa moto... excelente!

Quanto ao óleo, ficou bem entendido.

Maycon_Ramos
Novato
Novato

Mensagem  Convidado Ter Nov 29, 2011 7:58 am

Além da quantidade, Tbm é importante escolher o tipo adequado de óleo pela API, que é uma especificação.
A API adequada é a SL, é só pedir o óleo API SL quando for comprar, quanto as marcar são várias, as que já testei e são boas são Yamalube o o Petrobras. Oleos com API inferiores como os SJ, afinam mais e abaixam com frequencia. Não use óleo API SJ na sua moto...

Convidado
Convidado

Mensagem  Convidad Ter Nov 29, 2011 9:23 am

Opa,

Apenas reafirmando o que já foi dito por aqui...

Na minha motoca utilizo 1,250ml de óleo no motor. Com relação a marca do óleo sempre utilizo Yamalube ou Motul 3000. Trocar o óleo a cada 1000KM (quando usando o Yamalube) ou 1500KM (quando usando o Motul) Isso é prática minha e uma sugestão para estar sempre com óleo novo no motor da moto.

Com relação original essa moto sobra força mesmo... Veja que consegue arrancar com ela em segunda marcha, sem muito esforço. Porém colocando um pinhão de 16 dentes (de CG mesmo) aço 1045 as marchas ficam um pouco mais longas e a moto trabalha desenvolvendo as mesmas velocidades com menos rotação no motor. Fica bem gostosa mesmo (tanto em cidade quando em estradas). Depois de andar 22000KM com a relação original troquei por este pinhão e ficou muito bom.

Se for trocar a relação completa (com pinhão 16 dentes) lembre-se de que a corrente original "120 elos" (quando nova) ficará curta e não fechará. Resolve-se isso utilizando uma corrente com 122 elos. Encontrada facilmente a venda em lojas do ramo (Moto Peças).

Abraço,

Convidad
Convidado

Mensagem  Maycon_Ramos Ter Nov 29, 2011 12:32 pm

Vlw, pelas dicas, galera!
Qto ao pinhão de 16 dentes, vou pensar a respeito e, quanto ao óleo, vou trocar ainda essa semana.

Maycon_Ramos
Novato
Novato

Mensagem  tito Ter Nov 29, 2011 4:50 pm

pode cre trocar o pinhao foi a melhor coisa que fiz
ficou mtooo confortavel msm parece outra moto
mais como coloquei o pistao da cbx ela tem mais torque
juntando os 2 ficou mto boa a moto
msm eu nao correndo que nem louco
mais na pista eh uma delicia
tito
tito
Forista
Forista

Número de Mensagens : 320

http://acomedievalmotoclube.blogspot.com/

Mensagem  Maycon_Ramos Qui Dez 01, 2011 9:07 am

Ta certo, vou ver se troco o pinhão. Valeu!

Maycon_Ramos
Novato
Novato

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste sub-fórum