FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Barulho roda dianteira

+2
jeff
rmbb66
6 participantes

Ir para baixo

Barulho roda dianteira Empty Barulho roda dianteira

Mensagem  rmbb66 Sex Mar 16, 2012 6:25 am

Bom dia!!

Tenho uma speed que está com 4000km e de uns 15 dias para cá , ela começou a fazer um som bem fino na roda dianteira quando estou em baixa velocidade ( 0 a 30 km ) como se algo pegasse na roda.

Não é um som constante ele fica vindo varias vezes por segundo, e quando vou acelerando ele comeca a sumir.

Esse problema vem do freio? Tem como eu fazer algum ajuste?

Pode ser lubrificação?? Rolamento ruim?

Obrigado.

rmbb66
Novato
Novato

Número de Mensagens : 18
Moto : Speed 150cc

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho roda dianteira Empty Re: Barulho roda dianteira

Mensagem  jeff Sex Mar 16, 2012 8:35 am

Olha, me parece apenas algum pequeno empenamento do disco resultado de uma freada mais forte, ou talvez alguma pedrinha presa entre a pastilha e o disco.

Em todo caso, se não constatar nada disso, como a moto ainda deve estar na garantia e o freio dianteiro é fundamental, leve na concessionária para um check-up.

E se eles pisarem na bola contigo, poste aqui. Se fizerem um serviço bem feito, poste também.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Moto : Kansas 150cc

Mensagem  firefox Sex Mar 16, 2012 9:22 am

Amigo eu no seu lugar, daria uma lixadinha nas pastilhas e uma limpada no disco....
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365

Mensagem  Tiago Leal Sáb Mar 17, 2012 6:38 pm

a minha apresenta o mesmo problema, provavelmente e o disco que esta com um leve empeno pois o barulho é intermitente. acho que todos passam por isso, so que nao percebem devido a intensidade do som(uns alto outros baixo, vai depender do empeno) . sabemos que todos as sapatas encostam nos discos isto e inevitavel, entao estando um pouco empenado ja jabe neh, vai começa a pia.
Tiago Leal
Tiago Leal
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 78

Mensagem  nego Sáb Mar 17, 2012 6:59 pm

Pessoal, a pinça de freio ( peça que segura as pastilhas em volta do disco) é flutuante, ela é presa em pinos deslizantes que se ressecados restringe o movimendo e fica encostando no disco, recomendo fazer uma análise e ver se a pinça está com o movimento livre, se não, é só lubrificar; Atenção; faça esta manuteção o mais breve possível, sob o risco de travamento. um abraço.
José Luiz.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Moto : Super100

Mensagem  Tiago Leal Sáb Mar 17, 2012 7:07 pm

nego escreveu:Pessoal, a pinça de freio ( peça que segura as pastilhas em volta do disco) é flutuante, ela é presa em pinos deslizantes que se ressecados restringe o movimendo e fica encostando no disco, recomendo fazer uma análise e ver se a pinça está com o movimento livre, se não, é só lubrificar; Atenção; faça esta manuteção o mais breve possível, sob o risco de travamento. um abraço.
José Luiz.
Jose, suas pastilhas sao afastadas do disco?
eh que assim que comprei a moto vi que as pastilhas encostavam no disco e fui na consessionaria tentar saber o por que, eles me disseram que era normal e me fez ver algumas motos que la estavam para manutençao e realmente todas encostavam, se as suas nao encostam diga ai o que voce fez iamos economizar nossas pastilhas
Tiago Leal
Tiago Leal
Novato Avançado
Novato Avançado

Mensagem  nego Sáb Mar 17, 2012 7:31 pm

Olá Tiago boa noite, o disco passa entre as pastilhas e se afasta o suficiente à não o prender, o cj. de freio à disco com acionamento hidraulico é o mesmo que equipa os carros,tanto nos carros como nas motos, o espaço entre as pastilhas e o disco é imperceptivel, se o sistema estiver funcionando perfeitamente não há desgaste por encosto, pois não há, um abraço.
José Luiz.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Moto : Super100

Mensagem  jeff Dom Mar 18, 2012 2:49 am

Só lembrando de tomar muito cuidado nessa lubrificação dos pinos para não contaminar o disco e as pastilhas. Nunca use lubrificante em aerosol ou líquido.

Use o mínimo mínimo de graxa, e não deixe nenhum excesso que possa respingar e contaminar o sistema de freio, senão você será obrigado a trocar as pastilhas e lavar muito bem o disco antes de instalar as novas.

Lubrificar esses pinos é o tipo de procedimento que não gosto de recomendar, porque se alguém sem noção de mecânica fizer alguma coisa errada, vai ficar sem freios e dizer que o pessoal do fórum que falou para colocar graxa....

Não é cisma não, quando eu estudava no colégio técnico nossa turma foi encarregada de dar uma geral no chassi de caminhão que estava lá para aulas práticas.

Um dos colegas lambuzou de graxa todas as lonas de freio.... achou que elas estavam ressecadas...

Ninguém sabe até onde pode ir o desconhecimento da moçada.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Moto : Kansas 150cc

Mensagem  Dan Floripa Dom Mar 18, 2012 11:37 am

jeff escreveu:Só lembrando de tomar muito cuidado nessa lubrificação dos pinos para não contaminar o disco e as pastilhas. Nunca use lubrificante em aerosol ou líquido.

Use o mínimo mínimo de graxa, e não deixe nenhum excesso que possa respingar e contaminar o sistema de freio, senão você será obrigado a trocar as pastilhas e lavar muito bem o disco antes de instalar as novas.

Lubrificar esses pinos é o tipo de procedimento que não gosto de recomendar, porque se alguém sem noção de mecânica fizer alguma coisa errada, vai ficar sem freios e dizer que o pessoal do fórum que falou para colocar graxa....

Não é cisma não, quando eu estudava no colégio técnico nossa turma foi encarregada de dar uma geral no chassi de caminhão que estava lá para aulas práticas.

Um dos colegas lambuzou de graxa todas as lonas de freio.... achou que elas estavam ressecadas...

Ninguém sabe até onde pode ir o desconhecimento da moçada.

Um abraço,

Jeff

Mas não é usado não para lubrificar os pinos guia, ele apenas tem que estarem limpos, pois trabalham a seco. Uma coisa que acontece em veículos com freio a disco é que o cilindro de roda fica muito exposto no fim da vida útil d pastilha, ocasionando oxidação e acúmulo de sujeira, isso faz com que o cilindro as e vezes não retorne completamente para posição de repouso.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118

Mensagem  Tiago Leal Dom Mar 18, 2012 12:22 pm

quando voces falam pino guia voces se referem aquela haste que empurra a pastilha contra o disco? scratch
Tiago Leal
Tiago Leal
Novato Avançado
Novato Avançado

Mensagem  Dan Floripa Dom Mar 18, 2012 12:57 pm

Tiago Leal escreveu:quando voces falam pino guia voces se referem aquela haste que empurra a pastilha contra o disco? scratch

A pinça de freio tem a parte fixa onde ela se liga a suspensão que é o suporte e 2 partes móveis, 1 é o cilindro de roda, a outra parte é a própria pinça. O cilindro empurra a pastilha de dentro contra o disco, puxando a pastilha de fora contra o disco. Você pode mexer ma pinça de freio da sua moto, verá que ela tem uma folga axial, justamente para poder trabalhar.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Mensagem  Dan Floripa Dom Mar 18, 2012 1:00 pm

Os pinos guia seguram a pinça e permitem que ela deslize de um lado para o outro
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Mensagem  Dan Floripa Dom Mar 18, 2012 1:02 pm

Dá uma lida nesse link que está melhor explicado: http://carros.hsw.uol.com.br/freios-a-disco1.htm

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Mensagem  Tiago Leal Seg Mar 19, 2012 9:31 pm

Dan Floripa escreveu:Os pinos guia seguram a pinça e permitem que ela deslize de um lado para o outro
valew Dan, estava com duvida de que pino era esse, eu mesmo troquei minhas pastilhas de freio ja faz dois meses, mas nao estava associando esse tal pino.
Tiago Leal
Tiago Leal
Novato Avançado
Novato Avançado

Mensagem  Dan Floripa Seg Mar 19, 2012 10:07 pm

Tiago Leal escreveu:
Dan Floripa escreveu:Os pinos guia seguram a pinça e permitem que ela deslize de um lado para o outro
valew Dan, estava com duvida de que pino era esse, eu mesmo troquei minhas pastilhas de freio ja faz dois meses, mas nao estava associando esse tal pino.

Wink Wink Wink cheers cheers cheers
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado