FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz.

4 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. Empty Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz.

Mensagem  Cássio Fernandes Dom maio 27, 2012 11:39 am

Galera, bom dia.

Ontem tive que sair a noite em um bairro que tem rua nos buracos, para conseguir ver melhor, acendi o farol auxiliar da Carol, os olho de boi. A iluminação é bem espalhada e ilumina bem, bem até demais que até o céu fica iluminadaço Razz Razz Razz
Bem, estive pensando aqui comigo, a lente do farol olho de boi me parece que tem a função de aumentar e espalhar a luz, praticamente o papel inverso da lupa, então vou tentar deixar aquele farolzinho com o feixe de luz direcionado, acho que seria um ganho enorme em iluminação, e com qualidade, além da estética.
A noite vou fotografar o farol aceso, para ilustrar melhor.

Abraços

PS: Pra quem não conhece a lente do farol...
Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. Olhoboi.th


Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. Empty Re: Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz.

Mensagem  jeff Seg maio 28, 2012 12:27 pm

Cassio,

O farol é um espelho côncavo, e ele atua exatamente ao contrário de uma lupa.

Se o formato da concavidade for uma parábola perfeita, ela emitirá um feixe bem concentrado, ó o que usam nos holofotes e canhões de luz, aqueles que chegam nas nuvens.

Quanto mais aberta a parábola, mais a luz vai se espalhar. O espelho plano é o limite máximo de espalhamento da luz, não concentra absolutamente nada

Então, para concentrar o foco, ou você torna ele o mais parabólico possível, ou adiciona uma lente para concentrar o foco.

Mas vale lembrar que o espalhamento da luz é muito bom para iluminar os acostamentos da estrada e seus irracionais habitantes noturnos.

Mamíferos e mamados

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. Empty Re: Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz.

Mensagem  Péricles Seg maio 28, 2012 12:42 pm

Haueauheauehauhea "Mamíferos e mamados" levou o destaque da semana, muito boa! Hauehauheuaheuahea...
Péricles
Péricles
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 632
Idade : 44
Localização : Belém - PA
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 10/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. Empty Re: Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz.

Mensagem  Cássio Fernandes Seg maio 28, 2012 1:42 pm

Entendo jeff, mas, estava pensando em deixar um foco não tão fechado, de modo que eu possa direcionar o direito para o acostamento e o esquerto para frente, ao infinito e além...
Estava pensando em mandar um vidraceiro cortar um vidro plano e eu colocar, pra ver se funciona, mas, a minha dúvida é se vai ficar com o efeito desejado só com a troca das lentes.
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. Empty Re: Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz.

Mensagem  jeff Seg maio 28, 2012 4:35 pm

(obrigado, Péricles)

Cássio,

Apesar de chamar lente, aquilo é mais um vidro de proteção da lâmpada. Quem faz o trabalho de focalização é mesmo é o espelho parabólico do refletor.

Para funcionar como lente convergente, o vidro teria que ser convexo em uma ou ambas as faces. Colocar um vidro plano no lugar de outro de espessura constante não altera o espalhamento da luz.

Sem contar que tem que ser vidro temperado feito para se estilhaçar, o vidro comum pode gerar lascas cortantes e perfurantes potencialmente fatais.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. Empty Re: Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz.

Mensagem  Cássio Fernandes Ter maio 29, 2012 6:58 pm

Bem, como eu havia programado, vou postar fotos ilustrando melhor o que preciso, a kansas tem um farol muito bom para andar em bairro ou ruas iluminadas, em rodovia e avenidas desprovidas de iluminação pública, deixa muito a desejar, fica impraticável andar a mais de 40 km/l. Seguem as fotos

Como está:
Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. 29052012.th Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. 29052012001m.th
Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. 29052012002.th


Como deveria ser:
Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. 290520120023.th
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. Empty Re: Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz.

Mensagem  jeff Ter maio 29, 2012 9:47 pm

Cassio,

A que distância você estava da parede da casa?

Se você puder, bata uma foto da posição do parafuso de regulagem do teu farol (colocando a câmera na lateral para eu poder ver a posição em que está a fixação), assim eu posso comparar com a posição da minha.

Porque eu considero a iluminação da kansas bastante boa, e já peguei muita estrada sem iluminação. Comparando com a moto do Edi na estrada, a minha joga um facho que ilumina tudo à frente, sem ofuscar os motoristas (com o farol baixo — o farol alto ofusca mesmo).

E a única diferença entre elas era realmente a regulagem.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. Empty Re: Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz.

Mensagem  Dan Floripa Ter maio 29, 2012 9:59 pm

jeff escreveu:Cassio,

A que distância você estava da parede da casa?

Se você puder, bata uma foto da posição do parafuso de regulagem do teu farol (colocando a câmera na lateral para eu poder ver a posição em que está a fixação), assim eu posso comparar com a posição da minha.

Porque eu considero a iluminação da kansas bastante boa, e já peguei muita estrada sem iluminação. Comparando com a moto do Edi na estrada, a minha joga um facho que ilumina tudo à frente, sem ofuscar os motoristas (com o farol baixo — o farol alto ofusca mesmo).

E a única diferença entre elas era realmente a regulagem.

Um abraço,

Jeff

Não esqueçam de ver se o refletor está na posição certa.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. Empty Re: Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz.

Mensagem  jeff Ter maio 29, 2012 10:22 pm

Dan,

Tenho a impressão que o refletor não tem como ser montado muito fora de posição de uma moto para outra, mas vou ver isso amanhã de dia com atenção.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. Empty Re: Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz.

Mensagem  Dan Floripa Qua maio 30, 2012 9:13 am

jeff escreveu:Dan,

Tenho a impressão que o refletor não tem como ser montado muito fora de posição de uma moto para outra, mas vou ver isso amanhã de dia com atenção.

Um abraço,

Jeff


O refletor da minha pode ser montado invertido, por isso eu avisei.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. Empty Re: Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz.

Mensagem  Cássio Fernandes Qua maio 30, 2012 4:54 pm

Refletor do olho de boi ou do farol principal?
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. Empty Re: Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz.

Mensagem  Dan Floripa Qua maio 30, 2012 5:03 pm

Cássio Fernandes escreveu:Refletor do olho de boi ou do farol principal?

O principal
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. Empty Re: Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz.

Mensagem  Cássio Fernandes Qua maio 30, 2012 5:05 pm

Dan,
O farol principal tem uma luz de cortesia, que fica na parte de baixo, certo? Assim não tem como errar...
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. Empty Re: Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz.

Mensagem  Dan Floripa Qua maio 30, 2012 7:22 pm

Cássio Fernandes escreveu:Dan,
O farol principal tem uma luz de cortesia, que fica na parte de baixo, certo? Assim não tem como errar...


É que no meu caso estou com farol de Twister, e este tem como ser montado invertido
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. Empty Re: Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz.

Mensagem  jeff Qua maio 30, 2012 11:02 pm

Droga....

Esqueci de ver de dia... e também não ia adiantar muito, porque não ia conseguir comparar com a foto... Razz

Mas tenho uma novidade boa pra você:

Cheguei agora há pouco de uma esticada pela BR, na volta peguei alguns trechos completamente sem iluminação.

Tive dificuldade para ver a pista, como você falou. Se tivesse um buraco na frente eu não ia ver.

Estranhei, porque sempre achei a iluminação da kansas muito boa, como te falei.

Aí me deu o estalo:

Percebi que o farol estava mais alto que o normal. Parei no acostamento com o pisca-alerta ligado, peguei o estojo de ferramentas ah, pára com isso. Esse seria o jeito certo.

Sem parar a moto, dei um tapão no farol e bingo!

O farol voltou a ser exatamente como antes, tinha saído da posição durante a última lavagem.

Então descobri o seguinte:

A diferença entre um bom farol e um farol que não ilumina nada é questão de variação angular de poucos graus. O farol não estava solto, o tapão só acomodou pouca coisa o ângulo mais para baixo.

Então tente encontrar essa posição com carinho (ou uns tabefes, caso ela goste — mas lembre-se, é necessário consentimento mútuo) que o farol não vai te decepcionar.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. Empty Re: Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz.

Mensagem  Dan Floripa Qua maio 30, 2012 11:07 pm

jeff escreveu:Droga....

Esqueci de ver de dia... e também não ia adiantar muito, porque não ia conseguir comparar com a foto... Razz

Mas tenho uma novidade boa pra você:

Cheguei agora há pouco de uma esticada pela BR, na volta peguei alguns trechos completamente sem iluminação.

Tive dificuldade para ver a pista, como você falou. Se tivesse um buraco na frente eu não ia ver.

Estranhei, porque sempre achei a iluminação da kansas muito boa, como te falei.

Aí me deu o estalo:

Percebi que o farol estava mais alto que o normal. Parei no acostamento com o pisca-alerta ligado, peguei o estojo de ferramentas ah, pára com isso. Esse seria o jeito certo.

Sem parar a moto, dei um tapão no farol e bingo!

O farol voltou a ser exatamente como antes, tinha saído da posição durante a última lavagem.

Então descobri o seguinte:

A diferença entre um bom farol e um farol que não ilumina nada é questão de variação angular de poucos graus. O farol não estava solto, o tapão só acomodou pouca coisa o ângulo mais para baixo.

Então tente encontrar essa posição com carinho (ou uns tabefes, caso ela goste — mas lembre-se, é necessário consentimento mútuo) que o farol não vai te decepcionar.

Um abraço,

Jeff


Já estou iniciando os trabalhos para dar uma iluminação extra para nossas motos, acho que em uns 30 dias já poderei posta fotos.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. Empty Re: Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz.

Mensagem  Cássio Fernandes Seg Jun 04, 2012 9:12 pm

É impressão minha ou essa bike ilumina mais que a Carol...?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426274776-farol-bike-1800-lumens-_JM
lol! lol! lol! lol! lol!
Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz. Empty Re: Dúvida sobre direcionamento do feixe de luz.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos