jogando pra direita quando freia
5 participantes
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Kansas 150 :: Kansas 150 :: Defeitos
Página 1 de 1
jogando pra direita quando freia
boa tarde kanseiros tenho uma Kansas 150, quando freio a moto joga o guidon para a direita, nao e muita coisa mais e como se eu estivesse virando o guidon pra fazer uma curva, e outra coisa qndo freia faz um barulho tico ''quec'' qndo a frenagen meio brusca desde ja obrigado
Re: jogando pra direita quando freia
Edson tem que dar uma verificada nos rolamentos de rodas, calibragem das bengalas (nível de óleo e carga das molas), checar a cx. de direção, amortecedores traseiros, buchas do quadro elástico (balança) e as buchas dos amortecedores traseiro.
Um abraço!
Dan.
Ps. Dá uma verificada no quadro quanto a possível trinca/rachadura.
Um abraço!
Dan.
Ps. Dá uma verificada no quadro quanto a possível trinca/rachadura.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: jogando pra direita quando freia
Quando o bloco da pinça do freio está com folga e a freada é brusca, estala também...
Péricles- Membro Senior
- Número de Mensagens : 632
Idade : 44
Localização : Belém - PA
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 10/01/2011
Re: jogando pra direita quando freia
Verificação dos rolamentos da roda: Peça para alguém segurar firme o guidão e tente forçar a roda para os lados. Não pode ter folga lateral.
Calibragem das bengalas, só em oficina.
Caixa de direção: Gire o guidão de batente a batente, o movimento tem de ser suave, não pode apresentar resistência diferente em alguns pontos. Puxe o guidão para cima, não pode haver folga entre a mesa e o rolamento.
Buchas do quadro: Peça para alguém segurar a moto firmemente e tente mover a balança lateralmente. Ela não pode ter folga lateral.
Rolamentos da roda traseira: Mesma coisa, mas forçando a roda em vez da balança.
Buchas dos amortecedores traseiros: as buchas não podem estar desgastadas, os amortecedores devem estar firmes nos parafusos.
Você relatou um desvio do guidão... não sei se está acontecendo isso também, mas uma coisa que faz a roda traseira travar e desviar quando se usa o freio traseiro é sapata de freio não original. A sapata da marca fischer funciona muito bem, já a sapata fabreq trava a roda e pode até te derrubar.
Um abraço,
Jeff
Calibragem das bengalas, só em oficina.
Caixa de direção: Gire o guidão de batente a batente, o movimento tem de ser suave, não pode apresentar resistência diferente em alguns pontos. Puxe o guidão para cima, não pode haver folga entre a mesa e o rolamento.
Buchas do quadro: Peça para alguém segurar a moto firmemente e tente mover a balança lateralmente. Ela não pode ter folga lateral.
Rolamentos da roda traseira: Mesma coisa, mas forçando a roda em vez da balança.
Buchas dos amortecedores traseiros: as buchas não podem estar desgastadas, os amortecedores devem estar firmes nos parafusos.
Você relatou um desvio do guidão... não sei se está acontecendo isso também, mas uma coisa que faz a roda traseira travar e desviar quando se usa o freio traseiro é sapata de freio não original. A sapata da marca fischer funciona muito bem, já a sapata fabreq trava a roda e pode até te derrubar.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: jogando pra direita quando freia
Você relatou um desvio do guidão... não sei se está acontecendo isso também, mas uma coisa que faz a roda traseira travar e desviar quando se usa o freio traseiro é sapata de freio não original. A sapata da marca fischer funciona muito bem, já a sapata fabreq trava a roda e pode até te derrubar.
Um abraço,
Jeff
Jeff,eu troquei as sapatas de freio quando a kansas tinha pouco mais de 1000 km,devido a deficiencia do sistema,coloquei da fisher e continuou a mesma merba.Até mesmo a vespa que eu tinha,o freio trazeiro era beeeem melhor que o da kansas.
O da minha é tão ruim que numa descida eu não consiguo para-la somente com o trazeiro,alias quase não uso o trazeiro,mas estou pensando em colocar esse da fabreq.
Com relaçaõ ao travamento,é necessario"reaprender"a dosar a pressão no pedal,pois quem esta acostumado com o fisher,naturalmente vai acionar com força.
Eu conversei com um cara que tem CG e ele falou que não usa sapata fisher exatamente pelo mesmo motivo,ainda mais que a moto dele tem freio dianteiro a tambor e na unica vez que ele colocou fisher quase bateu a moto.
Um abraço,
Jeff
Jeff,eu troquei as sapatas de freio quando a kansas tinha pouco mais de 1000 km,devido a deficiencia do sistema,coloquei da fisher e continuou a mesma merba.Até mesmo a vespa que eu tinha,o freio trazeiro era beeeem melhor que o da kansas.
O da minha é tão ruim que numa descida eu não consiguo para-la somente com o trazeiro,alias quase não uso o trazeiro,mas estou pensando em colocar esse da fabreq.
Com relaçaõ ao travamento,é necessario"reaprender"a dosar a pressão no pedal,pois quem esta acostumado com o fisher,naturalmente vai acionar com força.
Eu conversei com um cara que tem CG e ele falou que não usa sapata fisher exatamente pelo mesmo motivo,ainda mais que a moto dele tem freio dianteiro a tambor e na unica vez que ele colocou fisher quase bateu a moto.
ernesto walter- Forista
- Número de Mensagens : 188
Idade : 57
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009
Re: jogando pra direita quando freia
ernesto walter escreveu:Você relatou um desvio do guidão... não sei se está acontecendo isso também, mas uma coisa que faz a roda traseira travar e desviar quando se usa o freio traseiro é sapata de freio não original. A sapata da marca fischer funciona muito bem, já a sapata fabreq trava a roda e pode até te derrubar.
Um abraço,
Jeff
Jeff,eu troquei as sapatas de freio quando a kansas tinha pouco mais de 1000 km,devido a deficiencia do sistema,coloquei da fisher e continuou a mesma merba.Até mesmo a vespa que eu tinha,o freio trazeiro era beeeem melhor que o da kansas.
O da minha é tão ruim que numa descida eu não consiguo para-la somente com o trazeiro,alias quase não uso o trazeiro,mas estou pensando em colocar esse da fabreq.
Com relaçaõ ao travamento,é necessario"reaprender"a dosar a pressão no pedal,pois quem esta acostumado com o fisher,naturalmente vai acionar com força.
Eu conversei com um cara que tem CG e ele falou que não usa sapata fisher exatamente pelo mesmo motivo,ainda mais que a moto dele tem freio dianteiro a tambor e na unica vez que ele colocou fisher quase bateu a moto.
Interessante... Estou com o mesmo problema no freio traseiro da M250 (apesar de estarem bem regulados), não tinha prestado atenção nesse lance de fabricante, e pra piorar agora acabei ficando confuso... Será que é o mesmo caso nas sapatas da Mirage? Vou tentar encontrar Fabreq e Fisher por aqui, mas provavelmente e só pra variar não deve ter...
Péricles- Membro Senior
- Número de Mensagens : 632
Idade : 44
Localização : Belém - PA
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 10/01/2011
Re: jogando pra direita quando freia
Hummmm....
Eu bem que tentei dosar a frenagem, fiquei com a fabreq várias semanas até ela me derrubar. O problema é que a gente só pensa nas condições de pista normal. O meu tombo foi num dia de chuva, quando o comportamento dela fica muito traiçoeiro.
Outra coisa: essa questão da "ineficiência" pode ser o jeito com que cada um freia.
Sempre usei preferencialmente o freio dianteiro desde que fiz o curso de pilotagem com segurança. 70% freio dianteiro e 30% freio traseiro é a receita para parar a moto na menor distância possível. Nunca tento parar a moto somente com o freio traseiro por dois motivos: para isso ele é ineficiente, e o desgaste do tambor implica tornear e depois trocar a roda, então não é negócio.
Um abraço,
Jeff
Eu bem que tentei dosar a frenagem, fiquei com a fabreq várias semanas até ela me derrubar. O problema é que a gente só pensa nas condições de pista normal. O meu tombo foi num dia de chuva, quando o comportamento dela fica muito traiçoeiro.
Outra coisa: essa questão da "ineficiência" pode ser o jeito com que cada um freia.
Sempre usei preferencialmente o freio dianteiro desde que fiz o curso de pilotagem com segurança. 70% freio dianteiro e 30% freio traseiro é a receita para parar a moto na menor distância possível. Nunca tento parar a moto somente com o freio traseiro por dois motivos: para isso ele é ineficiente, e o desgaste do tambor implica tornear e depois trocar a roda, então não é negócio.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: jogando pra direita quando freia
jeff escreveu:Hummmm....
Eu bem que tentei dosar a frenagem, fiquei com a fabreq várias semanas até ela me derrubar. O problema é que a gente só pensa nas condições de pista normal. O meu tombo foi num dia de chuva, quando o comportamento dela fica muito traiçoeiro.
Outra coisa: essa questão da "ineficiência" pode ser o jeito com que cada um freia.
Sempre usei preferencialmente o freio dianteiro desde que fiz o curso de pilotagem com segurança. 70% freio dianteiro e 30% freio traseiro é a receita para parar a moto na menor distância possível. Nunca tento parar a moto somente com o freio traseiro por dois motivos: para isso ele é ineficiente, e o desgaste do tambor implica tornear e depois trocar a roda, então não é negócio.
Um abraço,
Jeff
Já experimentou sempre manter os freios aquecidos? (de vez em quando andar com ele acionado) Freios aquecidos são mais difíceis de travar do que freios frios.
Um abraço!
Dan.
Ps. Sempre mantenho os freios aquecidos, já é um hábito.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: jogando pra direita quando freia
Boa dica.
Mas numa situação de chuva não tem muito o que fazer. Procuro manter os freios aquecidos, mas na hora do susto é pá-puf, você já foi pro chão.
Um abraço,
Jeff
Mas numa situação de chuva não tem muito o que fazer. Procuro manter os freios aquecidos, mas na hora do susto é pá-puf, você já foi pro chão.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Kansas 150 :: Kansas 150 :: Defeitos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos