Revisão dos 15000 km
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Revisão dos 15000 km
Boa tarde pessoal.
No dia 03/07/2012 finalmente levei a Citycom para revisão dos 15 mil, depois de passar mais de uma semana tentando agendar na concessionária aqui de BH na Av. Pedro II. Até o dia 3, eu ligava, o telefone tocava sem parar na oficina, mas ninguém atendia.
Essa é uma revisão mais simples, semelhante à revisão dos 3000 mil, por isso a minha expectativa era preço baixo e velocidade para entregar a motoneta. Felizmente a entrega foi rápida, feita no mesmo dia, mas como ninguém da concessionária me ligou avisando, só fui buscar no dia seguinte. Eu pedi enfaticamente para me ligarem avisando, mas isso é uma ilusão com a Dafra. O único profissional que parece dar atenção é o vendedor antes de fechar o negócio.
O preço foi salgado, como é de costume com essa moto e concessionária. O serviço ficou em R$ 70,00 e a pastilha de freio da frente custou R$ 64,98. Não tive que pagar o óleo porque comprei no supermercado e levei pra eles, economizando um bocado, porque o preço que eles cobram é mais ou menos o dobro do supermercado.
Recebi a moto em boas condições, lavada e com as rodas mais "livres" que antes. Até essa revisão, mesmo eu reclamando sempre, sentia que a moto era pesada demais para empurrar em pequenas manobras, sempre suspeitando que o freio da frente estava meio agarrando. Bem, parece que eu estava certo, porque depois da troca das pastilhas a moto está bem melhor.
Agora a parte ruim. O freio da frente está pior que antes, meio borrachudo. Preciso de mais força para executar as frenagens. Imaginei que era devido a nova pastilha, por isso andei bastante na moto antes de escrever isso aqui. Agora, depois de quase um mês andando 20km todos os dias o freio continua pior que antes. Difícil demais esse pessoal da Dafra...
Abraço,
-- dgrapiuna
No dia 03/07/2012 finalmente levei a Citycom para revisão dos 15 mil, depois de passar mais de uma semana tentando agendar na concessionária aqui de BH na Av. Pedro II. Até o dia 3, eu ligava, o telefone tocava sem parar na oficina, mas ninguém atendia.
Essa é uma revisão mais simples, semelhante à revisão dos 3000 mil, por isso a minha expectativa era preço baixo e velocidade para entregar a motoneta. Felizmente a entrega foi rápida, feita no mesmo dia, mas como ninguém da concessionária me ligou avisando, só fui buscar no dia seguinte. Eu pedi enfaticamente para me ligarem avisando, mas isso é uma ilusão com a Dafra. O único profissional que parece dar atenção é o vendedor antes de fechar o negócio.
O preço foi salgado, como é de costume com essa moto e concessionária. O serviço ficou em R$ 70,00 e a pastilha de freio da frente custou R$ 64,98. Não tive que pagar o óleo porque comprei no supermercado e levei pra eles, economizando um bocado, porque o preço que eles cobram é mais ou menos o dobro do supermercado.
Recebi a moto em boas condições, lavada e com as rodas mais "livres" que antes. Até essa revisão, mesmo eu reclamando sempre, sentia que a moto era pesada demais para empurrar em pequenas manobras, sempre suspeitando que o freio da frente estava meio agarrando. Bem, parece que eu estava certo, porque depois da troca das pastilhas a moto está bem melhor.
Agora a parte ruim. O freio da frente está pior que antes, meio borrachudo. Preciso de mais força para executar as frenagens. Imaginei que era devido a nova pastilha, por isso andei bastante na moto antes de escrever isso aqui. Agora, depois de quase um mês andando 20km todos os dias o freio continua pior que antes. Difícil demais esse pessoal da Dafra...
Abraço,
-- dgrapiuna
dgrapiuna- Novato
- Número de Mensagens : 9
Idade : 41
Localização : Belo Horizonte - MG
Moto : Citycom 300i
Data de inscrição : 06/02/2012
Re: Revisão dos 15000 km
Freio borrachudo pode ser ar ou agua no sistema. Acho que a recomendação é trocar o fluido do freio a cada 10 mil km. Veja se o fluido está no nível normal. Se bem que eu deixei cair um pouco de óleo diesel no disco da minha kansas e ele ficou borrachudo, lavei com agua e sabão e ficou normal.
Abraços
Abraços
Re: Revisão dos 15000 km
Hummm....
Uma moto tão nova não deveria ter esses problemas, Cássio. E pelo tempo que o dgrapiuna rodou, se fosse contaminação já teria desaparecido.
Estou suspeitando que trocaram a pastilha por uma marca diferente, talvez já seja a pastilha nacional. E dependendo do fabricante, algumas agarram mais do que outras, podendo dar essa sensação de freio borrachudo. Se a capacidade de frenagem foi prejudicada, recomendo exigir que a concessionária deixe a moto em perfeitas condições, porque o freio dianteiro é 90% de sua segurança.
Nunca pilotei a City, então não sei como é a característica de frenagem dela. Mas uma substituição por uma pastilha aparentemente "menos eficiente" poderia ocorrer se o freio original tivesse a tendência de travar a roda dianteira.
O travamento da roda nunca é desejável, porque leva à perda de controle da moto. Muita gente reclama do freio traseiro da kansas ser borrachudo e ineficiente, mas ele é perfeito para quem usa a técnica correta de frenagem, dosando os freios proporcionalmente com maior ênfase no freio dianteiro (no caso da kansas e demais motos).
Lembro que foi comentado aqui que scooters têm frenagem diferente das outras motos, e que deve-se acionar com maior ênfase o freio traseiro. Então escrevo tudo isso para questionar se o dgrapiuna está usando a técnica correta para frear sua sccoter.
Quanto ao nível de fluido mencionado pelo Cássio, muito cuidado para não fazer uma avaliação incorreta:
Normalmente não é necessário repor o fluido do reservatório, a menos que o sistema tenha um vazamento. Mas se este for o caso, o certo é reparar o mais rápido possível.
Com o desgaste das pastilhas, é normal o nível de fluido abaixar, já que elas passam a ficar mais próximas do disco e esse espaço adicional é preenchido pelo fluido. Quando se instala pastilhas novas, o nível de fluido volta a ser o que era, a menos que exista vazamento.
Completar o nível sem necessidade poderá provocar excesso de pressão e danos ao cilindro mestre se eventualmente as pastilhas forem substituídas e ninguém perceber que passou a haver excesso de fluido no reservatório. Por isso, não recomendo repor o fluido, salvo vazamento. O reservatório é dimensionado para atender à vida útil das pastilhas, sem problemas.
Um abraço,
Jeff
Uma moto tão nova não deveria ter esses problemas, Cássio. E pelo tempo que o dgrapiuna rodou, se fosse contaminação já teria desaparecido.
Estou suspeitando que trocaram a pastilha por uma marca diferente, talvez já seja a pastilha nacional. E dependendo do fabricante, algumas agarram mais do que outras, podendo dar essa sensação de freio borrachudo. Se a capacidade de frenagem foi prejudicada, recomendo exigir que a concessionária deixe a moto em perfeitas condições, porque o freio dianteiro é 90% de sua segurança.
Nunca pilotei a City, então não sei como é a característica de frenagem dela. Mas uma substituição por uma pastilha aparentemente "menos eficiente" poderia ocorrer se o freio original tivesse a tendência de travar a roda dianteira.
O travamento da roda nunca é desejável, porque leva à perda de controle da moto. Muita gente reclama do freio traseiro da kansas ser borrachudo e ineficiente, mas ele é perfeito para quem usa a técnica correta de frenagem, dosando os freios proporcionalmente com maior ênfase no freio dianteiro (no caso da kansas e demais motos).
Lembro que foi comentado aqui que scooters têm frenagem diferente das outras motos, e que deve-se acionar com maior ênfase o freio traseiro. Então escrevo tudo isso para questionar se o dgrapiuna está usando a técnica correta para frear sua sccoter.
Quanto ao nível de fluido mencionado pelo Cássio, muito cuidado para não fazer uma avaliação incorreta:
Normalmente não é necessário repor o fluido do reservatório, a menos que o sistema tenha um vazamento. Mas se este for o caso, o certo é reparar o mais rápido possível.
Com o desgaste das pastilhas, é normal o nível de fluido abaixar, já que elas passam a ficar mais próximas do disco e esse espaço adicional é preenchido pelo fluido. Quando se instala pastilhas novas, o nível de fluido volta a ser o que era, a menos que exista vazamento.
Completar o nível sem necessidade poderá provocar excesso de pressão e danos ao cilindro mestre se eventualmente as pastilhas forem substituídas e ninguém perceber que passou a haver excesso de fluido no reservatório. Por isso, não recomendo repor o fluido, salvo vazamento. O reservatório é dimensionado para atender à vida útil das pastilhas, sem problemas.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
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Re: Revisão dos 15000 km
Estou suspeitando da qualidade da pastilha mesmo. A Citycom tem um freio extremamente eficiente, mas bem dimensionado, de forma que a roda da frente só trava em piso liso molhado. Antes da revisão ele respondia muito rápido e precisava de pouco esforço. Agora está exigindo mais força.
Pensei primeiro que poderia ser ar na mangueira ou pouco fluido, mas imagino que não seja necessário alterar em nada os fluidos para se trocar pastilha. Tá certo isso?
Pensei primeiro que poderia ser ar na mangueira ou pouco fluido, mas imagino que não seja necessário alterar em nada os fluidos para se trocar pastilha. Tá certo isso?
dgrapiuna- Novato
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Localização : Belo Horizonte - MG
Moto : Citycom 300i
Data de inscrição : 06/02/2012
Re: Revisão dos 15000 km
O fluido não precisa ser alterado na troca da pastilha, salvo quando houver vazamento, que iria deixar o nível abaixo do mínimo com a pastilha nova.dgrapiuna escreveu:Estou suspeitando da qualidade da pastilha mesmo. A Citycom tem um freio extremamente eficiente, mas bem dimensionado, de forma que a roda da frente só trava em piso liso molhado. Antes da revisão ele respondia muito rápido e precisava de pouco esforço. Agora está exigindo mais força.
Pensei primeiro que poderia ser ar na mangueira ou pouco fluido, mas imagino que não seja necessário alterar em nada os fluidos para se trocar pastilha. Tá certo isso?
Abraços
PS: Minha kansas está com 20 mil km e nunca mechi com fluido de freio e nunca ficou borrachudo, a informação que coloquei de que deveria ser trocado a cada 10 mil km foi um mecânico que informou.
Abraços
Re: Revisão dos 15000 km
Exato, não é necessário mexer no fluido para trocar as pastilhas.
Agora foi uma revisão de 15 mil km, tem como você verificar se eles trocaram o fluido?
Porque ar preso no sistema realmente causa esse sintoma.
Enquanto pesquisava para ver se encontrava informação a respeito de pastilhas nacionais, encontrei essa discussão no orkut:
http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?na=4&nid=106391983-5597375446596908300-5664797585586268361&nst=-5&tid=5597375446596908300&cmm=106391983&hl=pt-BR
Sugiro você procurar mais informações, essa comunidade parece bem informada a respeito.
Um abraço,
Jeff
Agora foi uma revisão de 15 mil km, tem como você verificar se eles trocaram o fluido?
Porque ar preso no sistema realmente causa esse sintoma.
Enquanto pesquisava para ver se encontrava informação a respeito de pastilhas nacionais, encontrei essa discussão no orkut:
http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?na=4&nid=106391983-5597375446596908300-5664797585586268361&nst=-5&tid=5597375446596908300&cmm=106391983&hl=pt-BR
Sugiro você procurar mais informações, essa comunidade parece bem informada a respeito.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
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