Troca de marcha com barulho
4 participantes
Página 1 de 1
Troca de marcha com barulho
Bom dia amigos!
Sou novo aqui e nao entendo muito de mecânica, desde ja agradeço ajuda!
Possuo um Kansas 150 com cerca de 2300 Km 2011/2012.
Quando saio para rodar esta tudo OK, mas quando rodo alguns minutos que o motor esquenta, nas passagens de marcha 1 > 2 > 3, ocorre um barulho na engrenagem da marcha com se estivesse gasta ou frouxa e nao se encaixasse direito. Levei na assistencia tecnica da dafra aproveitando a troca de oleo dos 2000Km, e o mecanico informou que é normal e eu tenho que soltar a embreagem rapido. Mas caso eu faça isso a moto da um solavanco, e assim nao poderei tem uma pilotagem SUAVE??? Mas mesmo assim o barulho continua.
NÃO ENTENDO DE MECANICA, MAS JA TIVE CARRO E SABEMOS QUE ESSE BARULHO É ANORMAL, POIS PARA UMA PILOTAGEM/DIREÇÃO SUAVE NAO SE SOLTA EMBREAGEM OU ACELERA BRUSCAMENTE!
Mas por hora deixei passar, porque ainda vou fazer a revisao dos 3000!
Aguardo ajuda para cobrar da concerssionaria! Grato!!!
Eric Clauber
Sou novo aqui e nao entendo muito de mecânica, desde ja agradeço ajuda!
Possuo um Kansas 150 com cerca de 2300 Km 2011/2012.
Quando saio para rodar esta tudo OK, mas quando rodo alguns minutos que o motor esquenta, nas passagens de marcha 1 > 2 > 3, ocorre um barulho na engrenagem da marcha com se estivesse gasta ou frouxa e nao se encaixasse direito. Levei na assistencia tecnica da dafra aproveitando a troca de oleo dos 2000Km, e o mecanico informou que é normal e eu tenho que soltar a embreagem rapido. Mas caso eu faça isso a moto da um solavanco, e assim nao poderei tem uma pilotagem SUAVE??? Mas mesmo assim o barulho continua.
NÃO ENTENDO DE MECANICA, MAS JA TIVE CARRO E SABEMOS QUE ESSE BARULHO É ANORMAL, POIS PARA UMA PILOTAGEM/DIREÇÃO SUAVE NAO SE SOLTA EMBREAGEM OU ACELERA BRUSCAMENTE!
Mas por hora deixei passar, porque ainda vou fazer a revisao dos 3000!
Aguardo ajuda para cobrar da concerssionaria! Grato!!!
Eric Clauber
ericclauber- Novato
- Número de Mensagens : 5
Idade : 42
Localização : Fortaleza-CE
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 16/08/2012
Re: Troca de marcha com barulho
pode ser a quantidade de óleo que esta baixa dificultando as trocas de marchas
segundo o manual a quantidade é 1l porém proprietários constataram que essa quantidade é insuficiente
nosso amigo Jeff sempre alertou para esse fato
da uma olhada nesse link https://dafra.forumeiros.com/t3813-carta-aberta-aos-proprietarios-acionistas-da-dafra?highlight=quantidade+de+oleo
segundo o manual a quantidade é 1l porém proprietários constataram que essa quantidade é insuficiente
nosso amigo Jeff sempre alertou para esse fato
da uma olhada nesse link https://dafra.forumeiros.com/t3813-carta-aberta-aos-proprietarios-acionistas-da-dafra?highlight=quantidade+de+oleo
andré- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 67
Idade : 39
Localização : são paulo - são paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/05/2012
Re: Troca de marcha com barulho
andré escreveu:pode ser a quantidade de óleo que esta baixa dificultando as trocas de marchas
segundo o manual a quantidade é 1l porém proprietários constataram que essa quantidade é insuficiente
nosso amigo Jeff sempre alertou para esse fato
da uma olhada nesse link https://dafra.forumeiros.com/t3813-carta-aberta-aos-proprietarios-acionistas-da-dafra?highlight=quantidade+de+oleo
Andre muito bom esse link!
Outra situação que nao mensionei mas acho que deve ser o mesmo caso, so oleo entao!
Quando parava a moto reparei que o motor estava fazendo um barulho estranho, como se fosse ar ou super-aquecimento, mas prestando bem atenção, é como se fosse roçando(falta de lubrificação) mesmo so que bem de leve. E Com essa questao dos 200ml a mais, creio que possa ser isso, e esta quase imperseptível devido a talvez seja o começo e a moto seja semi-nova.
ericclauber- Novato
- Número de Mensagens : 5
Idade : 42
Localização : Fortaleza-CE
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 16/08/2012
Re: Troca de marcha com barulho
Olá, respondi sua postagem lá no outro tópico.
Ao contrário do que os "mecânicos" da dafra dizem, não é normal a moto fazer ruídos estranhos como esses. Tudo aponta para falta de óleo e óleo de má qualidade. Essas duas coisas são extremamente importantes para a longa vida útil do motor.
Passe a usar a quantidade certa de óleo (aquela que vai manter o nível entre as marcas de nível máximo e mínimo, preferencialmente mais próximo ao nível máximo) e use um bom óleo de categoria SG, como o motul 3000, ou óleos de categoria SL, como o yamalube ou o lubrax. Isso não vai contra as especificações do fabricante, porque eles dizem que o óleo deve ser categoria SG ou superior.
Fuja desses óleos com muita propaganda. Se fossem bons, não precisavam disso.
Você sentirá o motor e câmbio funcionando muito mais suavemente, sem ruídos anormais.
Um abraço,
Jeff
Ao contrário do que os "mecânicos" da dafra dizem, não é normal a moto fazer ruídos estranhos como esses. Tudo aponta para falta de óleo e óleo de má qualidade. Essas duas coisas são extremamente importantes para a longa vida útil do motor.
Passe a usar a quantidade certa de óleo (aquela que vai manter o nível entre as marcas de nível máximo e mínimo, preferencialmente mais próximo ao nível máximo) e use um bom óleo de categoria SG, como o motul 3000, ou óleos de categoria SL, como o yamalube ou o lubrax. Isso não vai contra as especificações do fabricante, porque eles dizem que o óleo deve ser categoria SG ou superior.
Fuja desses óleos com muita propaganda. Se fossem bons, não precisavam disso.
Você sentirá o motor e câmbio funcionando muito mais suavemente, sem ruídos anormais.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Troca de marcha com barulho
Concordo plenamente com o Jeff.
Assim que eu completei o nivel de óleo da minha Kansas (coloquei algo em torno de 300ml a mais) o câmbio ficou mais macio e praticamente não ouço mais os estalos na hora de passar as marchas.
Porém, o passar de marchas das motos é diferente dos carros (eu já li isso em algum lugar aqui...). Nos carros, você pode ficar com o pé na embreagem e passar as marchas devagar, na moto é diferente. Você tem que apertar a embreagem e passar a marcha rapidamente. O estalo que vc está ouvindo pode ser ocasionado por estar passando as marchas lento demais.
De início, complete o óleo e veja no que vai dar e posta as suas impressões aqui.
Abraços.
Assim que eu completei o nivel de óleo da minha Kansas (coloquei algo em torno de 300ml a mais) o câmbio ficou mais macio e praticamente não ouço mais os estalos na hora de passar as marchas.
Porém, o passar de marchas das motos é diferente dos carros (eu já li isso em algum lugar aqui...). Nos carros, você pode ficar com o pé na embreagem e passar as marchas devagar, na moto é diferente. Você tem que apertar a embreagem e passar a marcha rapidamente. O estalo que vc está ouvindo pode ser ocasionado por estar passando as marchas lento demais.
De início, complete o óleo e veja no que vai dar e posta as suas impressões aqui.
Abraços.
Gilberto Crespo- Membro Senior
- Número de Mensagens : 689
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/02/2011
Re: Troca de marcha com barulho
Muito bem lembrado, Gilberto!
Além de não poder passar as marchas como nos carros, o motor das motos de baixa cilindrada pede a troca de marchas com rotações mais elevadas.
Lembro que quando peguei a Jezebel, desacostumado que estava por ficar 28 anos sem pilotar, só dirigindo, era muito comum ouvir trancos na transmissão durante a mudança de marchas, cheguei a pensar que pudesse ser algum problema de fabricação.
Mas depois que voltei a pilotar como antes, trocando as marchas com giro alto, nunca mais ouvi isso.
Os motoristas trazem o hábito de acelerar pouco e já trocar marcha para tornar o carro econômico. Na moto isso não funciona por dois motivos:
A rotação do motor de uma moto como as nossas chega a quase 10 mil rpm, enquanto a de um carro chega aos 6 mil. Como o motor funciona melhor (tem mais torque) em regimes mais altos que o carro, fazer a mudança antes da hora vai exigir mais esforço do motor para aumentar a velocidade da moto, o que paradoxalmente aumenta o consumo.
O segundo motivo é que forçar o câmbio fazendo as trocas antes da hora acaba com a vida útil das engrenagens, e aí o conserto sai bem mais caro.
A moto já é econômica, então o negócio é esquecer essa preocupação com a economia mantendo o regime do motor baixo. Motos são mais felizes com o giro lá em cima.
Você até pode ver uma harley desfilando e fazendo popópó bem devagarinho, aí o cara nem troca de marcha, acelera e vai embora. Mas aquele é um motor 1600 cc de 2 cilindros de baixa rotação, cada um deles tem torque pra caramba.
O nosso motorzinho é só um 150 cc, então tem que saber extrair o máximo dele o tempo todo.
Um abraço,
Jeff
Além de não poder passar as marchas como nos carros, o motor das motos de baixa cilindrada pede a troca de marchas com rotações mais elevadas.
Lembro que quando peguei a Jezebel, desacostumado que estava por ficar 28 anos sem pilotar, só dirigindo, era muito comum ouvir trancos na transmissão durante a mudança de marchas, cheguei a pensar que pudesse ser algum problema de fabricação.
Mas depois que voltei a pilotar como antes, trocando as marchas com giro alto, nunca mais ouvi isso.
Os motoristas trazem o hábito de acelerar pouco e já trocar marcha para tornar o carro econômico. Na moto isso não funciona por dois motivos:
A rotação do motor de uma moto como as nossas chega a quase 10 mil rpm, enquanto a de um carro chega aos 6 mil. Como o motor funciona melhor (tem mais torque) em regimes mais altos que o carro, fazer a mudança antes da hora vai exigir mais esforço do motor para aumentar a velocidade da moto, o que paradoxalmente aumenta o consumo.
O segundo motivo é que forçar o câmbio fazendo as trocas antes da hora acaba com a vida útil das engrenagens, e aí o conserto sai bem mais caro.
A moto já é econômica, então o negócio é esquecer essa preocupação com a economia mantendo o regime do motor baixo. Motos são mais felizes com o giro lá em cima.
Você até pode ver uma harley desfilando e fazendo popópó bem devagarinho, aí o cara nem troca de marcha, acelera e vai embora. Mas aquele é um motor 1600 cc de 2 cilindros de baixa rotação, cada um deles tem torque pra caramba.
O nosso motorzinho é só um 150 cc, então tem que saber extrair o máximo dele o tempo todo.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Troca de marcha com barulho
Opa amigos!
Realmente não tenho experiencia em pilotagem e é minha primeira moto a 1 mes. Estou pilotando mas ainda estou esperando a nova habilitação(fiz o exame) vir pelos correios!!! rsrsrs. E ainda estou me acostumando com essa troca rápida e a aceleração.
MAS SO QUERO UMA PILOTAGEM SUAVE!!!
Hoje cedo fui completar com 200Ml de oleo para fazer os teste. E o rapaz colocou mas falou que não é correto porque o fabricante faz todo um estudo(engenharia) que tem no manual e bla bla bla. E eu inexperiente realmente fiquei com pé atrás. E o 'bom' é que ele so veio falar isso depois que colocou o óleo e eu paguei!!!
E na vinda para o trabalho, APARENTEMENTE diminiu os barulhos na troca de marcha mas não parou(REPETINDO: ESSE BARULHO SO FAZ QUANDO RODO ALGUM TEMPO, DEPOIS DO MOTOR E OLEO ESTAREM QUENTES). Talvez seja inexperiencia minha mesmo!
Realmente não tenho experiencia em pilotagem e é minha primeira moto a 1 mes. Estou pilotando mas ainda estou esperando a nova habilitação(fiz o exame) vir pelos correios!!! rsrsrs. E ainda estou me acostumando com essa troca rápida e a aceleração.
MAS SO QUERO UMA PILOTAGEM SUAVE!!!
Hoje cedo fui completar com 200Ml de oleo para fazer os teste. E o rapaz colocou mas falou que não é correto porque o fabricante faz todo um estudo(engenharia) que tem no manual e bla bla bla. E eu inexperiente realmente fiquei com pé atrás. E o 'bom' é que ele so veio falar isso depois que colocou o óleo e eu paguei!!!
E na vinda para o trabalho, APARENTEMENTE diminiu os barulhos na troca de marcha mas não parou(REPETINDO: ESSE BARULHO SO FAZ QUANDO RODO ALGUM TEMPO, DEPOIS DO MOTOR E OLEO ESTAREM QUENTES). Talvez seja inexperiencia minha mesmo!
ericclauber- Novato
- Número de Mensagens : 5
Idade : 42
Localização : Fortaleza-CE
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 16/08/2012
Re: Troca de marcha com barulho
Eric,
Realmente, isso é fato. Não se deve colocar mais óleo que o recomendado pelo fabricante porque ele fez estudos de engenharia e chegou à conclusão do que é correto.
No entanto....
O manual do proprietário de speeds e kansas passa duas informações:
1) Numa página ele diz que a quantidade é 0,9 litro e na outra 1,0 litro. Então vamos adotar 1 litro.
2) No procedimento de medição do nível, ele diz que se o óleo estiver baixo, deverá ser complementado até atingir a faixa intermediária da vareta medidora.
Uma informação contradiz a outra, porque é impossível atingir esse nível com essa quantidade. Um litro não chega até o mínimo da vareta de acordo com o procedimento indicado.
Portanto, uma das duas informações está incorreta. Por raciocínio lógico e experiência prática, a informação errada é a da quantidade de óleo.
Se funcionar com pouco óleo, seu motor se acabará em poucos mil km. E você não poderá reivindicar nada junto à dafra, porque a responsabilidade de verificar o nível e complementar o óleo é do proprietário*.
Assim, a preocupação dos proprietários não deveria ser com a quantidade de óleo na troca, mas sim com o nível de óleo todos os dias, porque ele pode baixar de um dia para o outro se a moto tiver um vazamento ou se fizer uma viagem longa.
Ninguém precisa se basear no que é dito aqui. Basta seguir rigorosamente o manual do proprietário e usar o bom senso.
A coisa é simples assim.
Um abraço,
Jeff
* Com isso, eles se eximem do fato concreto de terem colocado óleo insuficiente nas motos em todas as revisões. E o proprietário paga o preço de não ter lido o manual do proprietário e de ter confiado que uma empresa seria incapaz de trair a confiança de seus clientes dessa maneira.
Realmente, isso é fato. Não se deve colocar mais óleo que o recomendado pelo fabricante porque ele fez estudos de engenharia e chegou à conclusão do que é correto.
No entanto....
O manual do proprietário de speeds e kansas passa duas informações:
1) Numa página ele diz que a quantidade é 0,9 litro e na outra 1,0 litro. Então vamos adotar 1 litro.
2) No procedimento de medição do nível, ele diz que se o óleo estiver baixo, deverá ser complementado até atingir a faixa intermediária da vareta medidora.
Uma informação contradiz a outra, porque é impossível atingir esse nível com essa quantidade. Um litro não chega até o mínimo da vareta de acordo com o procedimento indicado.
Portanto, uma das duas informações está incorreta. Por raciocínio lógico e experiência prática, a informação errada é a da quantidade de óleo.
Se funcionar com pouco óleo, seu motor se acabará em poucos mil km. E você não poderá reivindicar nada junto à dafra, porque a responsabilidade de verificar o nível e complementar o óleo é do proprietário*.
Assim, a preocupação dos proprietários não deveria ser com a quantidade de óleo na troca, mas sim com o nível de óleo todos os dias, porque ele pode baixar de um dia para o outro se a moto tiver um vazamento ou se fizer uma viagem longa.
Ninguém precisa se basear no que é dito aqui. Basta seguir rigorosamente o manual do proprietário e usar o bom senso.
A coisa é simples assim.
Um abraço,
Jeff
* Com isso, eles se eximem do fato concreto de terem colocado óleo insuficiente nas motos em todas as revisões. E o proprietário paga o preço de não ter lido o manual do proprietário e de ter confiado que uma empresa seria incapaz de trair a confiança de seus clientes dessa maneira.
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Troca de marcha com barulho
Blz Jeff, obrigado pela atenção!
Novidades posto aqui.
Novidades posto aqui.
ericclauber- Novato
- Número de Mensagens : 5
Idade : 42
Localização : Fortaleza-CE
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 16/08/2012
Re: Troca de marcha com barulho
Existe uma regulagem na alavanca do cambio, que pode ficar mais curta ou mais longa em relação à pedaleira. Sei disso pq o mecânico fez essa regulagem (colocou mais distante, calço 43 ) quando eu tirei a moto da concessionária. Pode ser que vc deva fazer essa regulagem tb. Abraços.
Gilberto Crespo- Membro Senior
- Número de Mensagens : 689
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/02/2011
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos