quebra do rolamento do eixo secundario
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quebra do rolamento do eixo secundario
ola pessoal apos um ano e meio minha apache comercou a apresentar problemas, primeiro a quebra do sensor de velocidade, depois o motor comercou a embreagem desgastou assustadoramente e olha q troco o oleo rigorosamente com1000km ela ta com 53 .000km e por ultimo o rolamneto do eixo secundario quebrou, espalhouy esferas pelo moro e sio quebrando tudo inclusive a caixa de marcha, em relacao a isso, gosstaria de saber se alguem teve esses mesmos problemas e principalmente sobre o rolamento quebrar, ja tenho o contato de um apacheiro q aconteceu o mesmo com a dele aki em brasilia gostaria de ter o contato com outros pessoas, kero reunir provas de que ha um erro de engenharia e entrar na justica para q aconteca um recal, nao kero ser idenizado por dinheiro , amo sou louco por minha moto e kero o motor dela funcionando em perfeitas condicoes alguem pode me ajudar com imformacoes?? moro em brasilia, tim 061-83233219.
negrocleiton- Novato
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Localização : ceilândia -df
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 15/06/2012
Re: quebra do rolamento do eixo secundario
Oi Amigo,tivemos um caso como o seu no outro fórum que participo,onde o rolamento estourou e espalhou as esferas por consequencias de um tombo,Dê uma lida em todo o tópico e você entenderá:
http://comunidadertr.net/forum/index.php/topic,1773.msg25211.html#msg25211
http://comunidadertr.net/forum/index.php/topic,1773.msg25211.html#msg25211
Eliane- Forista
- Número de Mensagens : 124
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Localização : sao bernardo do campo
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 30/09/2011
Re: quebra do rolamento do eixo secundario
Taí uma coisa para todo mundo ficar atento.
Rolamentos têm vida útil, se desgastam e precisam ser trocados periodicamente para evitar uma falha catastrófica.
Não é comum se romperem sem dar aviso. Eles começam a chiar por causa das marcas de desgaste nas pistas, é um ruído característico e facilmente perceptível.
Se você ignorar esse sintoma e continuar a usar a moto, o rolamento vai estourar.
Quem está acostumado com carro estranha a curta vida útil de componentes em motocicletas, mas não leva em consideração que os componentes trabalham em condições muito piores: as rotações são quase três vezes mais altas, a temperatura é mais elevada nas motos arrefecidas a ar.
E eles também são menores que nos carros, o que significa grandes esforços sobre pequenas áreas.
Somando esses fatores, para um rolamento 50 mil km numa moto seriam equivalentes a mais de 200 mil km num carro.
Não descuide dos sintomas de rolamentos gastos, porque um travamento do motor coloca sua vida em risco.
Isso vale para todas as motos, e por isso não me parece que seja uma causa defensável ou motivo para recall, ao contrário dos quadros das kansas 2008/2010, ou motivo para processo, como a negligência quanto à quantidade de óleo de kansas e speeds.
Se o problema tivesse acontecido antes dos 30 mil km, talvez se pudesse pensar num problema de projeto.
Um abraço,
Jeff
Rolamentos têm vida útil, se desgastam e precisam ser trocados periodicamente para evitar uma falha catastrófica.
Não é comum se romperem sem dar aviso. Eles começam a chiar por causa das marcas de desgaste nas pistas, é um ruído característico e facilmente perceptível.
Se você ignorar esse sintoma e continuar a usar a moto, o rolamento vai estourar.
Quem está acostumado com carro estranha a curta vida útil de componentes em motocicletas, mas não leva em consideração que os componentes trabalham em condições muito piores: as rotações são quase três vezes mais altas, a temperatura é mais elevada nas motos arrefecidas a ar.
E eles também são menores que nos carros, o que significa grandes esforços sobre pequenas áreas.
Somando esses fatores, para um rolamento 50 mil km numa moto seriam equivalentes a mais de 200 mil km num carro.
Não descuide dos sintomas de rolamentos gastos, porque um travamento do motor coloca sua vida em risco.
Isso vale para todas as motos, e por isso não me parece que seja uma causa defensável ou motivo para recall, ao contrário dos quadros das kansas 2008/2010, ou motivo para processo, como a negligência quanto à quantidade de óleo de kansas e speeds.
Se o problema tivesse acontecido antes dos 30 mil km, talvez se pudesse pensar num problema de projeto.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
pois é mais sempre tive muito cuidados quanto a ruidos do motor,nao tivo alarmes avisos
a minha vida ficou em perigo pq a moto travou a 70/80 km por horas saiu kicando eu sustentando e os carros freando atraz de mim, e outra vc diz q talvez nao precise de recal porque talvez vc nunca passou por uma situacao assim e talvez vc nao tenha uma apache q a manutencao e altissima e , nao ta na minha situacao e de conhecidos aki no df q tiveram o mesmo problema antes dos 2 anos de uso,algo precisa ser feito os consumidores q ja possuem apaches e os que vao possuir nao podem ficar no prejuizo , algo precisa ser feito porque se a peça apresenta problemas em tods motocicletas , a qualidade dela precisa ser alterada, porque a quebra dela condena todo o motor.
negrocleiton- Novato
- Número de Mensagens : 2
Idade : 36
Localização : ceilândia -df
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 15/06/2012
Re: quebra do rolamento do eixo secundario
Eu tenho Apache, com mais quilometragem que a sua, e conheço outros donos de Apache com quilometragens proximas, iguais ou superiores a sua, nunca me informarão que tiverão este problema que quebra, apenas um trocou rolamentos internos do motor, pois a moto ja estava apresentando um grilo dentro do motor, não sei precisar qual o rolamento foi trocado.
Com relação a manutenção da Apache, realmente ela e cara se for realizada dentro da CC, isso e valido para qualquer marca, se for fazer na CC a coisa fica cara demais, A manutenção de uma moto e algo simples de se fazer, pois consiste em ajustes de parafusos e porcas, troca de oleo e filtro, e verificação de outros itens tais como sistema de tração, suspensão, parte eletrica e etc.
Esta semana mesmo troquei, o oleo da bengala e aproveitei fiz a troca da caixa de direção da minha, troca de oleo da bengala e feito periodicamente, e a a troca da caixa de direção e feita quando ocorre alguma anormalidade, mais mesmo não tendo nada de anormal deve ser feita a verificação e ajuste, abaixo segue as fotos que tirei para o tutorial.
Um detalhe que voce informou me chamou atenção, mais minha opnião iria causar polemica, pois foi algo semelhante que aconteceu com a moto que ficou com um grilo dentro do motor, mais prefiro ficar fora do merito.
Com relação a manutenção da Apache, realmente ela e cara se for realizada dentro da CC, isso e valido para qualquer marca, se for fazer na CC a coisa fica cara demais, A manutenção de uma moto e algo simples de se fazer, pois consiste em ajustes de parafusos e porcas, troca de oleo e filtro, e verificação de outros itens tais como sistema de tração, suspensão, parte eletrica e etc.
Esta semana mesmo troquei, o oleo da bengala e aproveitei fiz a troca da caixa de direção da minha, troca de oleo da bengala e feito periodicamente, e a a troca da caixa de direção e feita quando ocorre alguma anormalidade, mais mesmo não tendo nada de anormal deve ser feita a verificação e ajuste, abaixo segue as fotos que tirei para o tutorial.
Familia- Membro Senior
- Número de Mensagens : 663
Idade : 48
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009
Re: quebra do rolamento do eixo secundario
jeff escreveu:Taí uma coisa para todo mundo ficar atento.
Rolamentos têm vida útil, se desgastam e precisam ser trocados periodicamente para evitar uma falha catastrófica.
Não é comum se romperem sem dar aviso. Eles começam a chiar por causa das marcas de desgaste nas pistas, é um ruído característico e facilmente perceptível.
Se você ignorar esse sintoma e continuar a usar a moto, o rolamento vai estourar.
Quem está acostumado com carro estranha a curta vida útil de componentes em motocicletas, mas não leva em consideração que os componentes trabalham em condições muito piores: as rotações são quase três vezes mais altas, a temperatura é mais elevada nas motos arrefecidas a ar.
E eles também são menores que nos carros, o que significa grandes esforços sobre pequenas áreas.
Somando esses fatores, para um rolamento 50 mil km numa moto seriam equivalentes a mais de 200 mil km num carro.
Não descuide dos sintomas de rolamentos gastos, porque um travamento do motor coloca sua vida em risco.
Isso vale para todas as motos, e por isso não me parece que seja uma causa defensável ou motivo para recall, ao contrário dos quadros das kansas 2008/2010, ou motivo para processo, como a negligência quanto à quantidade de óleo de kansas e speeds.
Se o problema tivesse acontecido antes dos 30 mil km, talvez se pudesse pensar num problema de projeto.
Um abraço,
Jeff
Esta certo mesmo.
Familia- Membro Senior
- Número de Mensagens : 663
Idade : 48
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009
Re: quebra do rolamento do eixo secundario
Cleiton,
Sei o que é isso. A roda de minha primeira moto travou e fui para o chão. Mas foi falha minha, que protelei regular a corrente.
Caí uma meia dúzia de vezes com essa mesma moto por travamento da roda traseira ao acionar o freio traseiro. Hoje, com um pouco mais de experiência, diria que é uma falha grotesca de projeto que a honda não consertou até hoje, tive oportunidade de pilotar uma fan no curso de pilotagem defensiva que fiz novamente este ano e o freio traseiro continua a mesma dorga.
Mas considero isso, e acho que todos consideram, uma característica da moto, esse risco é inerente.
Falha de rolamento é risco inerente de qualquer máquina, mas em motos são ainda mais perigosos porque podem nos jogar ao chão.
Minha moto está com praticamente 50 mil km e o motor está um pouco barulhento por causa de rolamentos gastos. Estou considerando abrir o motor para fazer essa troca antes de pegar a estrada novamente, porque conheço os riscos.
Lamento sua experiência ruim com essa quebra e acidente, mas acho que você não terá chance de justificar uma indenização ou recall, ainda mais se não tiver feito todas as revisões em concessionária.
Se nas revisões os mecânicos da dafra tivessem verificado que os rolamentos estavam gastos e não tivessem trocado, você teria um ponto a defender. Mas depois de toda essa quilometragem, a responsabilidade pela manutenção da moto é sua, dá uma lida no manual do proprietário e nos termos da garantia.
Isso que estou falando é válido para qualquer moto de qualquer fabricante. Quem tem que ficar ligado na nossa segurança somos nós mesmos, o fabricante não está nem aí.
Seja carro, moto ou avião.
Um abraço,
Jeff
Sei o que é isso. A roda de minha primeira moto travou e fui para o chão. Mas foi falha minha, que protelei regular a corrente.
Caí uma meia dúzia de vezes com essa mesma moto por travamento da roda traseira ao acionar o freio traseiro. Hoje, com um pouco mais de experiência, diria que é uma falha grotesca de projeto que a honda não consertou até hoje, tive oportunidade de pilotar uma fan no curso de pilotagem defensiva que fiz novamente este ano e o freio traseiro continua a mesma dorga.
Mas considero isso, e acho que todos consideram, uma característica da moto, esse risco é inerente.
Falha de rolamento é risco inerente de qualquer máquina, mas em motos são ainda mais perigosos porque podem nos jogar ao chão.
Minha moto está com praticamente 50 mil km e o motor está um pouco barulhento por causa de rolamentos gastos. Estou considerando abrir o motor para fazer essa troca antes de pegar a estrada novamente, porque conheço os riscos.
Lamento sua experiência ruim com essa quebra e acidente, mas acho que você não terá chance de justificar uma indenização ou recall, ainda mais se não tiver feito todas as revisões em concessionária.
Se nas revisões os mecânicos da dafra tivessem verificado que os rolamentos estavam gastos e não tivessem trocado, você teria um ponto a defender. Mas depois de toda essa quilometragem, a responsabilidade pela manutenção da moto é sua, dá uma lida no manual do proprietário e nos termos da garantia.
Isso que estou falando é válido para qualquer moto de qualquer fabricante. Quem tem que ficar ligado na nossa segurança somos nós mesmos, o fabricante não está nem aí.
Seja carro, moto ou avião.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: quebra do rolamento do eixo secundario
A pergunta do nosso amigo foi se alguém já havia visto algo parecido,por isso citei um caso no outro fórum.Mas concordo com as palavras do Jeff,rolamentos precisam ser verificados e engraxados,e a qualquer sinal de barulho precisamos ficar atentos e não esperar que danifiquem de vez.
Quanto maior for a km da moto,mais atentos temos que ficar!
Familia,por acaso você vai criar um tuto sobre a troca de óleo das bengalas? minha moto está proxima dos 18.000 km e preciso fazer essa troca.
Quanto maior for a km da moto,mais atentos temos que ficar!
Familia,por acaso você vai criar um tuto sobre a troca de óleo das bengalas? minha moto está proxima dos 18.000 km e preciso fazer essa troca.
Eliane- Forista
- Número de Mensagens : 124
Idade : 42
Localização : sao bernardo do campo
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 30/09/2011
Re: quebra do rolamento do eixo secundario
Eliane escreveu:A pergunta do ...
Familia,por acaso você vai criar um tuto sobre a troca de óleo das bengalas? minha moto está proxima dos 18.000 km e preciso fazer essa troca.
Sim, logo posto aqui tambem.
Familia- Membro Senior
- Número de Mensagens : 663
Idade : 48
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009
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