FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Controlar reprovado

+3
jeff
firefox
X Jpn
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Controlar reprovado

Mensagem  X Jpn Sáb maio 04, 2013 9:04 pm

Boa noite, amigos!

Hj fui fazer o controlar na minha speed. A moto tem 5400km, nunca mexi no motor, nem carbura, nada...
A única coisa que fiz, foi colocar de volta o filtro original e o escapamento original, pois estava usando ambos esportivos.
E pra dar aquela "ajuda" coloquei gasolina Pódium.

O que me assutou foi a medição... O limite para emissão de COc(%Vol) é de 2,50... A minha moto está dando 9,58.
O HCc(ppm) máximo é 600, minha moto está com 1753...

Mas, pq isso? Pq esses valores absurdos?
Sendo que a moto anda bem, não engasga nada? Realmente, não entendi pq esses valores tão altos...
Nunca abri o motor, nunca mexi em nada na parte de regulagem desde que saiu da cc...
Mesmo usando o escapamento e filtro esportivo, não regulei o carburador... Está com a regulagem de fábrica...
Alguém (de SP) já passou por isso? Como resolveu?
Preciso resolver isso rápido e remarcar nova data...

Obrigado, amigos!

Abs!!

X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  firefox Ter maio 07, 2013 8:58 pm

Nossa, muito estranho em...? a Minha nunca reprovou, sempre passou de primeira, a dica q dou é, alguns dias antes do teste, eu troco o Oleo, regulo valvulas, Limpo carburas, troco vela e filtro de ar... e coloco uma V-Power... sempre foi de boa.

No seu caso pode ter ocorrido 3 problemas, ou as medições do posto do controlar que vc foi estão erradas, ou sua moto ja saiu da loja precisando de reparos (regulagens), ou o fato de vc ter retirado o filtro original permitiu a entrada de poluentes no motor, contaminando todo o conjunto.... Procura seguir minhas dicas, e mude de posto do controlar... Abraço
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  jeff Qua maio 08, 2013 9:06 am

Aí vai a pergunta:

Quanto óleo vocês estão usando?

Um nível de óleo mais alto tende a jogar mais óleo na mistura, e isso explicaria esse níveis mais altos de emissões.

Eu tenho a suspeita de que a dafra é teimosa quanto à quantidade de óleo por um motivo prático: se colocasse a quantidade certa, as motos não passariam no teste de emissões, então eles não dão o braço a torcer e prefeririam arcar com os motores abrindo o bico do que ver todas elas reprovadas no controlar.

Se todas as motos fossem reprovadas no teste de emissões, todos os clientes reclamariam ao mesmo tempo; mas como os motores abrem o bico em intervalos diferentes, e nem todo mundo reclama, e nem todo mundo roda o suficiente para o motor abrir o bico, a coisa passa mais suavemente para o mercado. É o que penso.

Se você estiver usando 1,4 litro de óleo, experimente repetir o teste do controlar com apenas 1 litro de óleo. E limpe a caixa do filtro de ar, pode haver um pouco de óleo retido ali, que subiu via respiro do motor.

E não deixe de voltar a usar a quantidade certa para preservar o motor contra o desgaste.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  Dan Floripa Qua maio 08, 2013 10:28 am

X Jpn escreveu:Boa noite, amigos!

Hj fui fazer o controlar na minha speed. A moto tem 5400km, nunca mexi no motor, nem carbura, nada...
A única coisa que fiz, foi colocar de volta o filtro original e o escapamento original, pois estava usando ambos esportivos.
E pra dar aquela "ajuda" coloquei gasolina Pódium.

O que me assutou foi a medição... O limite para emissão de COc(%Vol) é de 2,50... A minha moto está dando 9,58.
O HCc(ppm) máximo é 600, minha moto está com 1753...

Mas, pq isso? Pq esses valores absurdos?
Sendo que a moto anda bem, não engasga nada? Realmente, não entendi pq esses valores tão altos...
Nunca abri o motor, nunca mexi em nada na parte de regulagem desde que saiu da cc...
Mesmo usando o escapamento e filtro esportivo, não regulei o carburador... Está com a regulagem de fábrica...
Alguém (de SP) já passou por isso? Como resolveu?
Preciso resolver isso rápido e remarcar nova data...

Obrigado, amigos!

Abs!!


Tua moto está fazendo quanto por litro?
O motor tem válvula P.A.I.R.?

Um abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  X Jpn Qua maio 08, 2013 5:08 pm

O filtro está novinho... Usei uma semana na moto e já coloquei o esportivo.
Não tem uma gota de óleo... Está sequinho!

Coloco sempre 1,4~1,5L de óleo... Da última vez coloquei sintético Castrol ActiEvo.
Troco de óleo a cada 1000Km, impreterívelmente...

Da última vez que medi, estava fazendo 27km/L... Na aditivada...
Geralmente, abasteço com aditivada.

Marquei mecânico na segunda que vem... Ele falou que vai fazer uma regulagem fina, limpar carbura, talvez troque a vela, ver pistão... Dar uma boa regulada e falou para eu por gasolina comum...

Válvula P.A.I.R.... Me desculpe a ignorância... Ouvi falar dessa válvula, mas onde fica?

Agora estou rodando com o filtro original e escapamento original...
A moto continua andando igual, só que agora, não faz barulho... Estou estranhando pra cacete... hahaha
Vou deixar assim até voltar do mecânico e refazer o controlar... Depois, vou colocar de novo td esportivo...

Abs!!

X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  robra Qua maio 15, 2013 3:32 pm

Tive o mesmo problema e com todas as revisões feitas na autorizada DAFRA.
Relato o problema e a solução obtida no tópico Inspeção Veicular - 2011(SPEED 150).

Abraço. Controlar reprovado Cool
robra
robra
Novato
Novato

Número de Mensagens : 32
Idade : 54
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 09/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  X Jpn Sáb maio 18, 2013 2:08 pm

robra,

Vc colocou pódium, abriu 2 1/4 voltas do parafuso do ar e regulou a lenta?
No dia do controlar, vc fechou o parafuso do ar? é isso?

O meu mecânico deixou o parafuso do ar bem aberto... a moto está uma desgraça pra dar partida...
Ele disse pra fazer o controlar assim, depois ele regularia de novo pra andar normalmente... Pq a moto está muito xoxa agora..

Abs!

X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  robra Seg maio 20, 2013 8:48 pm

Vc colocou pódium, abriu 2 1/4 voltas do parafuso do ar e regulou a lenta?
Isso fiz para deixá-la regulada para andar com ela uns 3 dias antes da inspeção.
No dia agendado da CONTROLAR, antes de ir para o posto de inspeção, fui fechando o parafuso da mistura até ela "morrer". Quando ela "morreu", abri bem pouco o parafuso e a liguei. Ela ficou um pouco ligada e depois "morreu". Aí abri mais um pouco e ela não "morreu" mais. Cheguei lá, fiz a inspeção e obtive a aprovação com os dados mostrados no tópico que citei.

Abraço. Controlar reprovado Cool
robra
robra
Novato
Novato

Número de Mensagens : 32
Idade : 54
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 09/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  X Jpn Seg maio 20, 2013 9:48 pm

Entendi... Se regular o parafuso do ar, deve dar certo... e a lenta? Qtos RPM vc deixou?
A propósito... vc comprou essa chave de regular? Eu estou tentando com um bico de chave de fenda, mas como não dá apoio, mal vira 1/4 de volta...

Abs!!

X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  robra Qua maio 29, 2013 3:50 pm

A propósito... vc comprou essa chave de regular?
Usei chave de relojoeiro, que geralmente vem em um conjunto, igual a imagem abaixo:
Controlar reprovado Images?q=tbn:ANd9GcTfW5MOyLe5MIyGXAZpjKwJLVRxjfnlENMwtASnlkkmwDPr8Gv_Nw

Qtos RPM vc deixou?
Tá lá no resultado da aprovação, no tópico que citei anteriormente.

Abraço. Controlar reprovado Cool
robra
robra
Novato
Novato

Número de Mensagens : 32
Idade : 54
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 09/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  X Jpn Qua maio 29, 2013 7:02 pm

Essa chave entra naquele espacinho? O meu, mal cabe aquela ponta de chave de fenda que vem naqueles estojos com chave intercambiável...

Tentei com uma ponta de chave de fenda... até que girou um pouco, mas o parafuso está duro... é assim mesmo? Eu vi um vídeo que o cara girava o parafuso com uma facilidade...
Td bem que era uma intruder... mas, virava muito fácil... o da minha speed, é bem dura... difícil de girar mesmo...

abs!!

X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  X Jpn Qua Jun 05, 2013 2:03 pm

Amigos, minha moto passou no controlar... Acreditem ou não, o fator de poluição dela é 0,00! wahahaha
Ou seja, minha moto não polui nada... EStou andando numa speed elétrica e não sabia...

Mas, enfim, deixando de lado essa roubalheira de controlar de lado, agora estou com outra dúvida...
Regulei a moto de maneira que voltasse a andar normalmente, pq para o controlar estava super xoxa...
Só que agora, nas reduzidas, ela dá uns pipocos no escapamento... Eu, particularmente, não curto isso...
Isso seria sintoma de regulagem mal feita... O mecânico só mexeu no parafuso da mistura depois do controlar e ficou assim...
Então, para resolver isso, teria que abrir ou fechar o parafuso da mistura?
Pelo meu parco conhecimento, isso é excesso de gasolina, ou seja, falta ar, então teria que abrir um pouco mais o parafuso... Correto ou não?

Ah, esqueci de falar... Já coloquei de volta o filtro e escape esportivo... Antes de fazer o controlar, ou seja, antes do mecânico mexer, estava com o mesmo filtro e o mesmo escape e isso não acontecia...
Será que só dar uma reguladinha no parafuso, resolveria?

abs!!

X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  jeff Sex Jun 07, 2013 7:53 pm

Basicamente sim.

Mas lembre-se que uma regulagem pobre é econômica, mas faz o motor trabalhar mais quente do que o normal, então também não é uma condição saudável.

Um ou dois estouros no escape nas reduzidas violentas são normais, agora fabricação de pipocas indica excesso excessivo (ops!) e isso pesa no bolso.

Em motos não mexidas, precisa ver no manual qual a regulagem padrão do parafuso de mistura, fechar totalmente sem forçar e retornar o parafuso pelo número de voltas determinado.

Mas no seu caso, com escape aberto e etc., a afinação terá de ser feita de "ouvido", só na prática para descobrir a regulagem ideal.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  X Jpn Qui Jun 13, 2013 7:43 am

Fala, Jeffão!

Cara, eu dei uma abridinha no parafuso da mistura e diminuiu bastante... Mas ainda tem uns estouros de vez em qdo...
Sinceramente, não sei dizer se reduzir a marcha é uma boa. Eu costumo fazer isso qdo estou chegando no farol... 
Recomendável ou não? Por causa disso, gasta mais combustível? 
Bom, se tem estouro, é pq está consumindo combustível, né? ou não?

abs!

X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  jeff Qui Jun 13, 2013 8:29 am

A gasolina que pipoca no escapamento é apenas aquela que não foi queimada no motor. 

Isso é normal quando se reduz de marcha, porque o motor estava trabalhando num regime de alta rotação com um determinado volume de mistura e de repente você corta o ar (o carburador fundamentalmente é uma válvula de ar que aspira a gasolina proporcionalmente ao ar), então na transição entre um regime de trabalho e outro o excedente de gasolina acaba indo para o escape.

Isso não quer dizer necessariamente que o consumo esteja acima do recomendável, mas apenas que sobrou um pouco de gasolina durante aquela transição. Quem vai te dizer se o motor está precisando de regulagem ou não é o consumo, se ele estiver normal, não há com que se preocupar.

E vale a pena usar o freio motor, além de ajudar a reduzir a velocidade da moto, facilita a mudança de marchas, e é superimportante estar sempre na marcha correta para cada velocidade. 

Isso pode fazer muita diferença numa situação de frenagem de emergência, quando você for obrigado a sair rápido do local porque outros vêm atrás ou a situação exigir (por exemplo, um carro desgovernado vindo na sua direção).

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  firefox Ter Ago 06, 2013 5:40 pm

É galera depois de 5 anos minha pretinha reprovou no controlar, na emissaõ de CO2 o limite era 6 ela emitiu 7,4, alguem sabe como amenizar isso? Outra coisa, o pessoal da controlar disse q se eu não colocar a mangueira da valvula pear, ela pde reprovar novamente....
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  jeff Ter Ago 06, 2013 6:25 pm

A função da válvula PAIR é abaixar o nível de CO e hidrocarbonetos, e com isso ela gera mais CO2, que é um gás menos prejudicial que o CO.

Ela permite a entrada de ar fresco proveniente do filtro de ar diretamente no escape, onde o oxigênio adicional oxida os restos de CO (2 CO + O2 = 2 CO2) e hidrocarbonetos não queimados na câmara de combustão.

Uma regulagem pobre da mistura ajuda a diminuir o nível de CO e CO2, mas aumenta o nível de NOx (óxidos de nitrogênio). Apesar de tornar a moto muito econômica, a mistura pobre tende a superaquecer o cilindro, seu uso em condições extremas por tempo prolongado pode até furar o pistão.

Instale de novo a válvula, sem ela sua moto não vai passar no teste.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  X Jpn Qui Ago 08, 2013 7:15 pm

Amigos,

aproveitando o tópico, existe alguma vantagem considerável se tirar essa válvula?
Alias... Onde fica essa bendita?

Abs!!

X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  jeff Qui Ago 08, 2013 8:00 pm

A única finalidade dessa válvula é reduzir o nível de emissões.

Ela não interfere com o desempenho ou consumo do motor porque apenas joga ar fresco no escapamento.

Se não estiver com problemas, deixe ela quietinha ali onde está, debaixo do tanque de gasolina.

Nos EUA é crime adulterar o sistema de emissões (eliminar essa válvula, furar o escape, etc.).

Se as palhetas se desgastarem ou deformarem, não é um componente caro para substituição.

Sua eliminação pode causar trinca da válvula de escapamento por choque térmico devido à entrada de ar frio diretamente no escape (sem passar pelo filtro).

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  X Jpn Seg Ago 12, 2013 11:07 pm

Fala, Jeffão!

Desculpe a demora em responder... Correria do dia a dia... tinha até esquecido da pergunta...

Bom... Se ela não interfere em nada, melhor deixar quieto, do jeito que veio... Nem vou fazer graça com isso... Ainda mais se tem risco de quebra de algum componente...

Enfim... A motoca está bem, funcionando que é uma beleza... Se tivesse algo que realmente melhorasse o desempenho dela, talvez desse uma fuçada, mas tá bom demais...

Agora, quero cair na estrada com ela... Infelizmente, foi a única coisa que não fiz com ela ainda!

Abs! E obrigado pelas dicas, como sempre!!

X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  luizzzcarlosss Qua Jan 08, 2014 11:58 pm

Então, a minha moto é uma speedy 150 e já reprovou "feio" logo na primeira inspeção veicular. rsrs

Ela é 2011, peguei ZERO e até então eu só havia mexido um pouco na regulagem da mistura p/ deixar a lenta mais redondinha, mas foi coisa de 1/2 volta a mais de abertura.

Semana passada levei ela p/ a inspeção e p/ a minha surpresa ela reprovou com 7,49% de COc, ou seja, 3x mais que o limite que p/ esse modelo é de 2,50%.
Obs: RPM da lenta estava em 990.

Essa semana vou levá-la de novo, mas desta vez com gasolina "comum" nova, c/ uns 10% de álcool, parafuso da mistura bem fechado (o máximo que puder) e 1100/1200 rpm de lenta.

Vamos ver no que vai dar.

Me desejem boa sorte. hehe





luizzzcarlosss
Novato
Novato

Número de Mensagens : 14
Idade : 64
Localização : São Paulo/SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 08/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  firefox Qui Jan 09, 2014 3:43 pm

(...) amigo a minha reprovou ano passado tambem, postei aki, a dica que eu te dou é: leva ela numa pré-inspeção, vc vai pagar 40pilas + ou -, porem a motoca passa de primeira, a minha moto nunca tinha reprovado, foram 4 testes tranquilos, no ano passado reprovou e tive q fazer isso, o ideal e fazer a pré antes de leva pra primeira medição, assim vc passa de primeira e tem a grana do controlar de volta ( ameniza o preju)... Fica a Dica.
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  luizzzcarlosss Qui Jan 09, 2014 9:06 pm

Foi exatamente o que fiz hoje. Levei ela na oficina de um amigo que tem o simulador de inspeção e foi só ajustar a mistura que ela já baixou p/ 1,25% o COc. Baixou também o HCc e amanhã eu espero que ela não me decepcione de novo, na frente dos examinadores da Controlar.

Depois eu conto o final do "filme". rsrs

Valeu !!!

luizzzcarlosss
Novato
Novato

Número de Mensagens : 14
Idade : 64
Localização : São Paulo/SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 08/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  luizzzcarlosss Ter Jan 14, 2014 3:39 pm

Bem, conforme o prometido, aí vai o resultado da Inspeção Veicular de hoje, c/ aprovação:

COc = 0,20
HCc = 80
Fator Dil. = 1,12
RPM = 1300

Pois é.....de fato a regulagem da mistura (ar/combustível) faz toda a diferença na hora de passar pela inspeção.

luizzzcarlosss
Novato
Novato

Número de Mensagens : 14
Idade : 64
Localização : São Paulo/SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 08/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  firefox Qua Jan 15, 2014 1:44 pm

Baixou pra caramba em??
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Controlar reprovado Empty Re: Controlar reprovado

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos