Reduzida pipocando
3 participantes
Página 1 de 1
Reduzida pipocando
Boa tarde, amigos!
Depois da saga do controlar, acontece o seguinte:
Toda vez que eu uso o freio motor, o motor pipoca, fazendo aqueles estalos no escapamento...
Eu deixo a moto ir diminuindo a velocidade sozinha, engatada e com freio motor e sempre acontece esses pipocos...
O escapamento está em ordem, bem preso, vedado com veda escapamento no bloco... mas como o mecânico mexeu no parafuso da mistura, creio que deve estar ou com muito ar ou pouco ar... Pelo que eu sei, deve estar com pouco ar, e sobrando gasolina na mistura... Se eu abrir um pouco mais o parafuso, esses pipocos diminuem? Ou o acerto é mais complicado?
Tirando isso, a moto está andando bem, sem engasgar, sem nada... Apenas pra pegar de manhã, tenho que dar umas boas pedaladas, senão não pega...
Abs!
Toda vez que eu uso o freio motor, o motor pipoca, fazendo aqueles estalos no escapamento...
Eu deixo a moto ir diminuindo a velocidade sozinha, engatada e com freio motor e sempre acontece esses pipocos...
O escapamento está em ordem, bem preso, vedado com veda escapamento no bloco... mas como o mecânico mexeu no parafuso da mistura, creio que deve estar ou com muito ar ou pouco ar... Pelo que eu sei, deve estar com pouco ar, e sobrando gasolina na mistura... Se eu abrir um pouco mais o parafuso, esses pipocos diminuem? Ou o acerto é mais complicado?
Tirando isso, a moto está andando bem, sem engasgar, sem nada... Apenas pra pegar de manhã, tenho que dar umas boas pedaladas, senão não pega...
Abs!
X Jpn- Forista
- Número de Mensagens : 137
Moto : Speed 150cc
Re: Reduzida pipocando
X Jpn escreveu:Boa tarde, amigos!
Abs!
Um conselho, em motos de baixa e média cilindrada como as nossas, não é recomendável usar somente o freio motor, isso pode entortar a biela, aconselho reduzir com o auxilio dos freios para amenizar este risco, este sintoma de pipoco no escapamento, é sinal de que a mistura não está sendo completamente queimada, pode ser mistura rica demais (onde entra quantidade de gasolina muito grande para a quantidade de ar), ou a vela estar com problemas, para verificar, retire a vela e verifique a cor dela, se estiver esbranquiçada, mistura pobre (muito ar e pouco combustível), se estiver preta, mistura rica, se estiver na cor marrom, parecido com tijolo, então a mistura está correta, verificando se a mistura está correta, vamos verificar a bobina, se está funcionando corretamente, sugiro que veja com um mecânico para fazer o teste, com um multímetro é possível fazer o teste, na escala de Ohms, deve estar entre 0,5 e 2 Ohms entre o positivo e negativo, já entre o negativo e o secundário (ponta que vai na vela), deve estar entre 6000 e 30000 Ohms, lembre-se que o próprio cabo com pontas de prova do velocímetro tem uma certa resistência, que deve ser considerada e subtraida para que seja feito um teste exato. Se a mistura estiver correta e a bobina também, resta uma alternativa pouco comum e pouco observada, o cachimbo, se ele estiver frouxo e ficar saltando, pode ocasionar isso e falhas no funcionamento normal do motor, como em retomadas e acelerações, se acontecer aquela "engasgada" seguido de algum pipoco, verifique isso também, parece besteira, mas pode solucionar.
Abraços
Pelos sintomas provavelmente é excesso de combustivel na mistura!!!
Magdiel
Magdiel
Magdiel- Forista
- Número de Mensagens : 224
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
A vela é nova... O mecânico trocou a velha por causa do controlar... Ele deu uma boa limpada no carbura e deixou o parafuso da mistura bem fechado para a moto passar no controlar...
Depois que a moto foi aprovada, ele só abriu o parafuso e regulou a lenta... Tirando isso, não fez mais nada...
Dei uma abridinha a mais no parafuso... vou andar amanhã e ver como ficou... se melhorar, vou deixar assim... se não, volto para onde estava...
Realmente, muito difícil acertar o ponto com esse parafuso... as vezes, acho que é melhor nem ficar mexendo, mas esses estouros no escapamento me incomodam muito...
E sinceramente, não sei dizer se isso faz algum mal pro motor ou pro próprio escapamento...
Abs!
Depois que a moto foi aprovada, ele só abriu o parafuso e regulou a lenta... Tirando isso, não fez mais nada...
Dei uma abridinha a mais no parafuso... vou andar amanhã e ver como ficou... se melhorar, vou deixar assim... se não, volto para onde estava...
Realmente, muito difícil acertar o ponto com esse parafuso... as vezes, acho que é melhor nem ficar mexendo, mas esses estouros no escapamento me incomodam muito...
E sinceramente, não sei dizer se isso faz algum mal pro motor ou pro próprio escapamento...
Abs!
X Jpn- Forista
Mal sempre faz, a moto vai ficar mais gastona, peça ao seu mecânico fazer a verificação da vela antes de alterar o parafuso da mistura, ou veja você mesmo, se a mistura estiver rica, vai gastar mais combustível, já a mistura pobre, pode causar até uma economia, mas, o motor vai trabalhar com uma temperatura mais alta, e isso nunca é bom pra qualquer máquina. Uma dica ai para o pessoal, aquele parafuso da mistura da Carol estava se movimentando, tasquei um pouco de silicone nele por fora e foi solucionado, pra quem tem kansas ai que nunca chega na regulagem, verifique isso.
Abraços
Abraços
X Jpn escreveu:A vela é nova... O mecânico trocou a velha por causa do controlar... Ele deu uma boa limpada no carbura e deixou o parafuso da mistura bem fechado para a moto passar no controlar...
Abs!
Após ter aberto um pouco mais o parafuso da mistura, diminuiu bastane a fábrica de pipocas, mas ainda continua fazendo estalos.
Talvez se abrir um pouco mais, quem sabe, diminua mais ainda... Vou testar esses dias e posto o resultado aqui...
Obrigado pelas dicas!!
Abs!
Talvez se abrir um pouco mais, quem sabe, diminua mais ainda... Vou testar esses dias e posto o resultado aqui...
Obrigado pelas dicas!!
Abs!
X Jpn- Forista
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos