Quebra no motor
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Quebra no motor
Hoje indo ao trabalho com minha Kansas 150, uma das válvulas quebrou e perfurou o pistão caindo dentro da caixa do motor.
Resultado provisório: ver se cabeçote da retifica ( se não der alguém sabe de algum que serve? ou valor de um novo?)
se der retifica , trocar válvulas (alguém sabe se serve de alguma outra moto e qual?)
trocar pistão que furou no meio ( alguém sane de algum que sirva?)
Agora falta abrir ainda a parte da caixa pra ver o restante , virabrequim , biela ....etc.
Será que compensa abrir a camisa e fazer modificações já que pode ter ferrado tudo , que modificações?
agradeço desde já
Fabrício
obs: moto com apenas 20mil KM
Resultado provisório: ver se cabeçote da retifica ( se não der alguém sabe de algum que serve? ou valor de um novo?)
se der retifica , trocar válvulas (alguém sabe se serve de alguma outra moto e qual?)
trocar pistão que furou no meio ( alguém sane de algum que sirva?)
Agora falta abrir ainda a parte da caixa pra ver o restante , virabrequim , biela ....etc.
Será que compensa abrir a camisa e fazer modificações já que pode ter ferrado tudo , que modificações?
agradeço desde já
Fabrício
obs: moto com apenas 20mil KM
Fabricius- Novato
- Número de Mensagens : 17
Idade : 44
Localização : Bauru
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 13/01/2011
Re: Quebra no motor
Fabricius escreveu:Hoje indo ao trabalho com minha Kansas 150, uma das válvulas quebrou e perfurou o pistão caindo dentro da caixa do motor.
Resultado provisório: ver se cabeçote da retifica ( se não der alguém sabe de algum que serve? ou valor de um novo?)
se der retifica , trocar válvulas (alguém sabe se serve de alguma outra moto e qual?)
trocar pistão que furou no meio ( alguém sane de algum que sirva?)
Agora falta abrir ainda a parte da caixa pra ver o restante , virabrequim , biela ....etc.
Será que compensa abrir a camisa e fazer modificações já que pode ter ferrado tudo , que modificações?
agradeço desde já
Fabrício
obs: moto com apenas 20mil KM
Que chato Fabricius!
Tem que ver se danificou muito o cabeçote, se não danificou basta trocar as válvulas e as guias de válvulas. O cabeçote da CG 125 se não me engano serve só muda o diâmetro da rosca do coletor (Honda rosca 6mm cabeça do parafuso 8mm, Dafra rosca 8mm cabeça parafuso 10mm). O virabrequim acho que não sofreu dano, mas o câmbio sim (com base no que você relata).
Bom lá vão as peças compatíveis que você possa vir a usar:
Biela CBX AERO;
Pistão tem que ver se danificou a camisa para ver a medida, mas o da CBX aero deve de servir (no caso ele seria o 0,50 da Kansas);
Câmbio da CG (exceto o eixo primário, que nas Kansas/Speeds são um pouco maiores).
Um abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Quebra no motor
Dan,
Baseado no quê exatamente você diz que o câmbio está danificado? Não identifiquei no relato do Fabricius.
Fabricius, só por curiosidade, quanto óleo você estava usando no seu motor?
Pode acontecer de uma válvula se quebrar por defeito de fabricação, mas a chance aumenta se o motor trabalhar superaquecido, o que é típico na condição de falta de óleo crônica que a dafra diz que é o correto.
Um abraço, e boa sorte,
Jeff
Baseado no quê exatamente você diz que o câmbio está danificado? Não identifiquei no relato do Fabricius.
Fabricius, só por curiosidade, quanto óleo você estava usando no seu motor?
Pode acontecer de uma válvula se quebrar por defeito de fabricação, mas a chance aumenta se o motor trabalhar superaquecido, o que é típico na condição de falta de óleo crônica que a dafra diz que é o correto.
Um abraço, e boa sorte,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Quebra no motor
obrigado desde já, o mecânico só abriu a parte de cima do motor não abriu ainda onde fica o virabrequim e as marchas, tenho pedido para colocar 1,2l de óleo.
quebrou apenas uma válvula, parece que a de admissão porque quando ela parou saiu fumaça pelo carburador e filtro de ar e nada pelo escapamento.
ele me mostrou que a parte que fica as válvulas danificou bastante, e vai ver se da retifica, o pistão furou no meio e a camisa danificou um pouco, segunda vai abrir o restante para ver o que aconteceu na outra parte.
se me lembro quando parou o pedal de marcha não estava movendo se não me lembro
estava com 20860 troquei o oleo com 20000 e iria trocar com 21000
quebrou apenas uma válvula, parece que a de admissão porque quando ela parou saiu fumaça pelo carburador e filtro de ar e nada pelo escapamento.
ele me mostrou que a parte que fica as válvulas danificou bastante, e vai ver se da retifica, o pistão furou no meio e a camisa danificou um pouco, segunda vai abrir o restante para ver o que aconteceu na outra parte.
se me lembro quando parou o pedal de marcha não estava movendo se não me lembro
estava com 20860 troquei o oleo com 20000 e iria trocar com 21000
Fabricius- Novato
- Número de Mensagens : 17
Idade : 44
Localização : Bauru
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 13/01/2011
Re: Quebra no motor
Pois é, Fabricius
A dafra fala que o certo é 1 litro e que o máximo de óleo para se colocar nesse motor é 1,2 litro.
Mas a verdade é que se você fizer o procedimento de medição de acordo com o manual antigo, 1,2 litro chega apenas ao mínimo da vareta, e essa marca indica a hora de colocar mais óleo.
A dafra pisou na bola feio, foi avisada, teve todas as chances do mundo de se redimir, foi burra (no sentido de empacar e ser teimosa), foi burra, e optou por insistir nessa quimera.
O resultado não podia ser outro, você é apenas mais um dos tantos que contam a mesma história.
Provavelmente por orientação da dafra, a concessionária daqui de Floripa começou a colocar 1,2 litro nas revisões, mas a informação que consta no manual continua sendo 1 litro.
Ou seja, fizeram as coisas às escuras, sem dar conhecimento aos clientes, que continuarão absorvendo o prejuízo ou sendo expostos a risco de vida, como ocorreu contigo.
Os problemas vão continuar acontecendo enquanto não for colocado de 1,3 a 1,4 litro de óleo em cada troca.
Agora tente convencer aquele pessoal empacado de lá.
Um abraço, e boa sorte,
Jeff
A dafra fala que o certo é 1 litro e que o máximo de óleo para se colocar nesse motor é 1,2 litro.
Mas a verdade é que se você fizer o procedimento de medição de acordo com o manual antigo, 1,2 litro chega apenas ao mínimo da vareta, e essa marca indica a hora de colocar mais óleo.
A dafra pisou na bola feio, foi avisada, teve todas as chances do mundo de se redimir, foi burra (no sentido de empacar e ser teimosa), foi burra, e optou por insistir nessa quimera.
O resultado não podia ser outro, você é apenas mais um dos tantos que contam a mesma história.
Provavelmente por orientação da dafra, a concessionária daqui de Floripa começou a colocar 1,2 litro nas revisões, mas a informação que consta no manual continua sendo 1 litro.
Ou seja, fizeram as coisas às escuras, sem dar conhecimento aos clientes, que continuarão absorvendo o prejuízo ou sendo expostos a risco de vida, como ocorreu contigo.
Os problemas vão continuar acontecendo enquanto não for colocado de 1,3 a 1,4 litro de óleo em cada troca.
Agora tente convencer aquele pessoal empacado de lá.
Um abraço, e boa sorte,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Quebra no motor
jeff escreveu:Dan,
Baseado no quê exatamente você diz que o câmbio está danificado? Não identifiquei no relato do Fabricius.
Fabricius, só por curiosidade, quanto óleo você estava usando no seu motor?
Pode acontecer de uma válvula se quebrar por defeito de fabricação, mas a chance aumenta se o motor trabalhar superaquecido, o que é típico na condição de falta de óleo crônica que a dafra diz que é o correto.
Um abraço, e boa sorte,
Jeff
Baseado nos detritos do pistão e da válvula que devem ter caído diretamente em cima do câmbio.
Um abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
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Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Quebra no motor
Ah, tá....
Estava visualizando o câmbio um pouco mais para trás.
Um abraço,
Jeff
Estava visualizando o câmbio um pouco mais para trás.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Quebra no motor
jeff escreveu:Ah, tá....
Estava visualizando o câmbio um pouco mais para trás.
Um abraço,
Jeff
Mas o câmbio fica um pouco mais atrás, mas como estão em movimento, os detritos são lançados em todas as direções!
Um abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
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