O motor se foi!
+3
Bailarino
jeff
Dan Floripa
7 participantes
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Speed 150 :: Speed 150 :: Defeitos !
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
O motor se foi!
Hoje a tarde (16:40) indo buscar a patroa no serviço, paro no posto, abasteço a moto e vou em direção à BR-101 , entro na marginal e dou uma esticadinha básica e quando jogo a 2ª o motor se vai...
Me lembrou dos motores GM F1 (motor dos Monzas, kadetts, vetras etc...) que adoram fazer isso, o pessoal dá uma esticada para fazer uma ultrapassagem e ao pisar na embreagem, roda o casquilho (bronzina) dentro da biela e com muita sorte se a árvore de manivelas for standart dá retífica em 0,50mm (pois geralmente vai para 0,75mm ou não dá retífica). Só que se tratando de motor de moto, muito provavelmente flutuou válvula (devido ao barulho que ouvi). Bom menos mal que o reflexo ainda anda afiado e ao ouvir o barulho diferente automaticamente minha mão colou a manete da embreagem junto ao punho e já fui para calçada (já que na marginal da BR não existe acostamento. Bom depois de empurrar a moto dois quilômetros e meio até em casa, vim agradecendo por estar sozinho e, o motor não ter travado. A história poderia se outra se o motor tivesse travado a 80km/h em cima da ponte com minha esposa na garupa.
Bom agora vou lá abrir o motor e ver o tamanho do estrago, assim que der e o celular permitir, posto fotos.!
Um abraço!
Dan.
Me lembrou dos motores GM F1 (motor dos Monzas, kadetts, vetras etc...) que adoram fazer isso, o pessoal dá uma esticada para fazer uma ultrapassagem e ao pisar na embreagem, roda o casquilho (bronzina) dentro da biela e com muita sorte se a árvore de manivelas for standart dá retífica em 0,50mm (pois geralmente vai para 0,75mm ou não dá retífica). Só que se tratando de motor de moto, muito provavelmente flutuou válvula (devido ao barulho que ouvi). Bom menos mal que o reflexo ainda anda afiado e ao ouvir o barulho diferente automaticamente minha mão colou a manete da embreagem junto ao punho e já fui para calçada (já que na marginal da BR não existe acostamento. Bom depois de empurrar a moto dois quilômetros e meio até em casa, vim agradecendo por estar sozinho e, o motor não ter travado. A história poderia se outra se o motor tivesse travado a 80km/h em cima da ponte com minha esposa na garupa.
Bom agora vou lá abrir o motor e ver o tamanho do estrago, assim que der e o celular permitir, posto fotos.!
Um abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Moto : Speed 150cc
Re: O motor se foi!
Bom, foi o que eu suspeitei mesmo, flutuou válvula!. A premiada foi a de admissão.
Como dá para ver nas imagens, a válvula escapou e deixou as molas no alojamento:
Dá até de ver as travinhas no lugar, só falta a haste da válvula!
Por hoje é só!
Amanhã tem mais!
Um abraço!
Dan.
Como dá para ver nas imagens, a válvula escapou e deixou as molas no alojamento:
Dá até de ver as travinhas no lugar, só falta a haste da válvula!
Por hoje é só!
Amanhã tem mais!
Um abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
Putz grila, Dan!!!!
Amanhã cedo estou passando aí, se precisar que eu leve alguma coisa daqui, é só dizer.
Um abraço,
Jeff
Amanhã cedo estou passando aí, se precisar que eu leve alguma coisa daqui, é só dizer.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Moto : Kansas 150cc
Indo desmontar o motor, logo posto fotos do estrago!
Dan Floripa- Guru
O estrago foi bem menor do que imaginei, desmontei o motor hoje com a ajuda do Jeff (valeu pela força Jeff; ah! e do pão de queijo!). Para minha surpresa, eu poderia mandar fazer apenas o cabeçote, mas vou deixa-lo novinho trocando tudo.
O pistão levou (ou bateu) apenas 5 vezes na válvula como dá de ver na foto:
O cilindro está bonito, sem ranhuras, apresentando desaste normal:
E aqui a válvula que flutuou, levou uma para ficar esperta e trancou na guia:
O que me espantou foi o desgaste do câmbio, que é novo!.
Logo posto mais fotos.
Um abraço!
Dan.
O pistão levou (ou bateu) apenas 5 vezes na válvula como dá de ver na foto:
O cilindro está bonito, sem ranhuras, apresentando desaste normal:
E aqui a válvula que flutuou, levou uma para ficar esperta e trancou na guia:
O que me espantou foi o desgaste do câmbio, que é novo!.
Logo posto mais fotos.
Um abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
qtos kilometros tem o motor?
Bailarino- Forista
- Número de Mensagens : 183
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Beirando 90.000km e bem rodados!Bailarino escreveu:qtos kilometros tem o motor?
Um abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
vixi , aguentou bem entao
Bailarino- Forista
- Número de Mensagens : 183
Aguentou e, aguentou bonito!Bailarino escreveu:vixi , aguentou bem entao
O que me espantou foi o desgaste do câmbio. Troquei o câmbio fazem uns 10 meses, mas pelo estado dele, parece que fazem uns 10 anos! Daqui a pouco posto fotos.
Um abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
...a parte chata é ter que esperar as peças da retífica!
Dan Floripa- Guru
Caraca... que medo, a minha esta com 93.000km e nunca mexi em nada no motor, ja estou esperando esse momento acontecer, mas nem sei como vou ficar sem ela, graças a ela posso ir pro meu trabalho e curso, cruzo a cidade de São Paulo todos os dias, quase 100 km diarios....Como previnir isso??????????? Obrigado
firefox- Guru
- Número de Mensagens : 1365
firefox escreveu:Caraca... que medo, a minha esta com 93.000km e nunca mexi em nada no motor, ja estou esperando esse momento acontecer, mas nem sei como vou ficar sem ela, graças a ela posso ir pro meu trabalho e curso, cruzo a cidade de São Paulo todos os dias, quase 100 km diarios....Como previnir isso??????????? Obrigado
Fire, o comando da minha moto era um WW3 (preparado). Esse comando tem um maior "levante" e, com isso, ele cansa mais as molas das válvulas além de desgastar mais os braços oscilantes e o próprio comando.
Como precaução, poderia mandar fazer o cabeçote (trocar as guias de válvulas, válvulas e principalmente as molas da válvulas. O problema de fazer isso, é que a vedação das válvulas ficará como nova e os anéis podem sofrer com uma maior compressão.
Um abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
Ai 90 mil Km... acho q é uma média boa. Na verdade não sei até quantos Km esses motores aguentam, acho q bem cuidadinho podem chegar até uns 100 mil, não?
O meu tive q abri aos 20 mil, mas foi pra trocar o cambio, porém no restante tá ok!!!
Fechei o motor e rodei uns 500 Km, ai começou a sai pressão pela junta do cabeçote... fui até um mecânico (Experiência é tudo) amigo meu e ele perguntou se eu já tinha feito o reaperto... disse q não!!!
Fiz o reaperto e ficou dez... agora tá q é uma blz!!!
abç
Magdiel
O meu tive q abri aos 20 mil, mas foi pra trocar o cambio, porém no restante tá ok!!!
Fechei o motor e rodei uns 500 Km, ai começou a sai pressão pela junta do cabeçote... fui até um mecânico (Experiência é tudo) amigo meu e ele perguntou se eu já tinha feito o reaperto... disse q não!!!
abç
Magdiel
Magdiel- Forista
- Número de Mensagens : 224
Magdiel escreveu:Ai 90 mil Km... acho q é uma média boa. Na verdade não sei até quantos Km esses motores aguentam, acho q bem cuidadinho podem chegar até uns 100 mil, não?
abç
Magdiel
Magdiel motorzinho bem cuidado e não pauleado vai além dos 100.000km. O problema é que sempre ando pauleando minha moto. O que me espantou foi que com o câmbio original ela rodou +ou- 70.000km e a dez meses atrás tive que troca-lo. Ao abrir o motor agora, pude ver um desgaste anormal na engrenagem da terceira. Isso que botei um câmbio novo (importado) por R$150,00. Agora vou botar um câmbio original Honda, porém usado, mas em excelente estado que vai custar R$200,00. Só que como a qualidade metalúrgica desse câmbio, que é feito aqui, é muito superior e durável!.
Um abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
Já aproveitei e consertei o marcador de combustível!
Um abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
Rapaz, lendo isso eu penso, todo barulho diferente que a moto faz eu seguro na embreagem por via das dúvidas.
Quantas vezes ela engasgou ou morreu e cheguei na calçada/acostamento segurando a embreagem antes dela morrer...
Sorte mesmo você estar sozinho, pois a 80/90km/h talvez sua esposa se assustasse e acabasse derrubando os 2.
Abraço
Quantas vezes ela engasgou ou morreu e cheguei na calçada/acostamento segurando a embreagem antes dela morrer...
Sorte mesmo você estar sozinho, pois a 80/90km/h talvez sua esposa se assustasse e acabasse derrubando os 2.
Abraço
Cassius- Guru
- Número de Mensagens : 1810
Moto : Kansas 150cc
Cassius, o Pai Fresco! escreveu:Rapaz, lendo isso eu penso, todo barulho diferente que a moto faz eu seguro na embreagem por via das dúvidas.
Abraço
Quando é o cabeçote geralmente o motor não trava, mas os rolamentos travam o motor e, aí é que mora o perigo!
Tinha um rolamento que já estava chiando e, já aproveitei para trocar quase todos (só não vou trocar o rolamentos de agulhas do tambor seletor e do eixo secundário).
Um abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
Opa,
Que susto hein Dan! Bom que tenha sido só o susto mesmo!
Rápidas melhoras para sua moto.
Abraço,
P.S. Esse tópico me fez pensar um pouco, principalmente em como ando judiando da motoca ultimamente. CG nenhuma me deixa pra trás esses dias!!! É melhor diminuir a toada.... he he he he
Abraço,
P.S. Esse tópico me fez pensar um pouco, principalmente em como ando judiando da motoca ultimamente. CG nenhuma me deixa pra trás esses dias!!! É melhor diminuir a toada.... he he he he
Convidad- Convidado
É bom diminuir a tocada sim, o motor e o tanque agradecem!!Edifrans escreveu:Opa,
Abraço,
Um abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
pô Dan....que zika hein brother!!
porém dos males o menor..está inteiro e estava sozinho na motoca...essa charmosas são cruéis!
boa sorte no conserto!!!
abs
Wagner
porém dos males o menor..está inteiro e estava sozinho na motoca...essa charmosas são cruéis!
boa sorte no conserto!!!
abs
Wagner
wagner mota- Guru
- Número de Mensagens : 2072
Moto : Apache 150cc
Valew Wagnão!wagner mota escreveu:pô Dan....que zika hein brother!!
boa sorte no conserto!!!
abs
Wagner
Hoje com a ajuda do Jeff busquei as peças que estavam na retífica e o resto na motopeça!
Amanhã ela voltará a vida!
Um abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
Nossaaaa Dan...agora fiquei cabrero, coloquei um cambio da Cg 99 e paguei 165,00, porém o desgraçado é da china tmbm e eu eando meio chutadinho... tipo cabo enrolado sabe... será q vo ter problemas cedo???
abç
Magdiel
abç
Magdiel
Magdiel- Forista
- Número de Mensagens : 224
Magdiel não posso afirmar se acontecerá contigo, aconteceu comigo. Eu acabei comprando a engrenagem da 3ª e a da 5ª o Jeff tinha uma câmbio de kansas e me cedeu as engrenagens.Magdiel escreveu:Nossaaaa Dan...agora fiquei cabrero, coloquei um cambio da Cg 99 e paguei 165,00, porém o desgraçado é da china tmbm e eu eando meio chutadinho... tipo cabo enrolado sabe... será q vo ter problemas cedo???
abç
Magdiel
Comprei Militec para fazer o tratamento do câmbio. Se tudo der certo, ano que vem vou botar o câmbio Honda original, mas usado. Aqui custa R$200,00.
No teu caso, só abrindo para ter certeza. O câmbio da minha moto estava com vinte e poucos mil rodados com esse câmbio. Ando 50% do tempo engarupado.
Um abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
Bom depois de quase uma semana de espera pelas peças, montei o motor, funcionou, fui sair para testar, lá se foi a engrenagem da segunda do eixo secundário, que por sua vez acabou com boa parte do câmbio. Como essas engrenagens que vem em Nossas motos (Kansas e Speeds) ou essas importadas que estava usando na minha Speed são... ...digamos mais frágeis, optei por um câmbio usado, porém original Honda (feito aqui no Brasil).
A diferença de qualidade entre as engrenagens é gritante. O motor que cedeu o câmbio foi o motor de uma Turuna 1983 e, apesar desse motor ter 30 anos, as engrenagens estão lindas, sem sinal de desgaste. Bom entre um câmbio novo, porém importado custando R$150,00 com uma durabilidade baixa e um câmbio usado, porém de excelente qualidade por R$200,00, optei pela segunda opção. Pena que eu não bati algumas fotos, mesmo porque a qualidade de imagem do celular, não mostraria a diferença.
Bom depois de alguns probleminhas e imprevistos, a Cocota está de volta a ativa e, rodando bem!
Um abraço!
Dan.
Ps. Utilizei os garfos do motor da Turuna, pois apesar de terem 30 anos, estavam como novos enquanto os originas com 5 anos já apresentavam sinal de desgaste.
A diferença de qualidade entre as engrenagens é gritante. O motor que cedeu o câmbio foi o motor de uma Turuna 1983 e, apesar desse motor ter 30 anos, as engrenagens estão lindas, sem sinal de desgaste. Bom entre um câmbio novo, porém importado custando R$150,00 com uma durabilidade baixa e um câmbio usado, porém de excelente qualidade por R$200,00, optei pela segunda opção. Pena que eu não bati algumas fotos, mesmo porque a qualidade de imagem do celular, não mostraria a diferença.
Bom depois de alguns probleminhas e imprevistos, a Cocota está de volta a ativa e, rodando bem!
Um abraço!
Dan.
Ps. Utilizei os garfos do motor da Turuna, pois apesar de terem 30 anos, estavam como novos enquanto os originas com 5 anos já apresentavam sinal de desgaste.
Dan Floripa- Guru
Opa,
Abraço,
Bom que apesar dos pesares sua moto esteja rodando novamente... bóra pra estrada!!!Dan Floripa escreveu:Bom depois de quase uma semana de espera pelas peças, montei o motor, funcionou, fui sair para testar, lá se foi a engrenagem da segunda do eixo secundário, que por sua vez acabou com boa parte do câmbio. Como essas engrenagens que vem em Nossas motos (Kansas e Speeds) ou essas importadas que estava usando na minha Speed são... ...digamos mais frágeis, optei por um câmbio usado, porém original Honda (feito aqui no Brasil).
Um abraço!
Dan.
Abraço,
Convidad- Convidado
Página 1 de 2 • 1, 2
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Speed 150 :: Speed 150 :: Defeitos !
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos