Como verificar as Velas
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Como verificar as Velas
Diagnóstico das velas
Você sabia que alguns dos problemas do motor podem ser identificados por um simples exame do estado das velas? Pois é isso mesmo, nesta matéria abordaremos as velas, um item vital mas que poucas pessoas verificam. Pelo aspecto e cor das velas é possível descobrir se seu motor está funcionando em perfeitas condições ou se está acontecendo algo de errado.
Existem diversos tipos de velas, cada qual servindo a um determinado tipo de motor, já que de um para outro existem diferentes roscas de cabeçote, grau térmico, etc. A seguir daremos algumas dicas e as prováveis causas do que está acontecendo com seu motor.
RESÍDUOS DE IMPUREZAS
Problema - O motor falha em altas rotações ou em razão de sobre cargas elevadas.
Aspecto da vela - Resíduos de coloração avermelhada, marrom, amarela, verde e branca incrustados no bico isolador e nos eletrodos.
Causas - Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo, que não são queimados totalmente, depositam-se na ponta ignífera das velas. Em altas temperaturas, esses depósitos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas no centelhamento.
Solução - As incrustações nesse caso podem ser facilmente removidas. Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza. Em caso de resíduo de chumbo substituir a vela.
RESÍDUOS DE CARVÃO
Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.
Causas
1. Ignição atrasada.
2. Mistura ar/gasolina demasiadamente rica.
3. Filtro de ar obstruído.
4. Deficiência de energia para ignição.
5. Uso excessivo do afogador.
6. Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante longo tempo.
7. Vela de ignição muito fria.
Soluções
1. Causas 1 a 6 - Fazer as regulagens necessárias.
2. Causa 7 - Substituir as velas por tipo correto (procure no manual do seu carro ou em uma tabela de velas atualizada).
CARBONIZAÇÃO ÚMIDA
Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, úmido e preto.
Causas
1. Anéis do pistão ou cilindro desgastados.
2. Falta do assentamento do pistão/anéis/cilindro. Principalmente em motores retificados.
3. Se o motor for 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.
Soluções
1. Substituir os anéis ou retificar os cilindros.
2. Revisar o estado dos pistões, anéis e cilindro.
3. Corrigir a proporção óleo/combustível.
ENCHARCAMENTO
Problema - Dificuldade na partida, marcha lenta irregular ou falha no motor.
Aspecto da vela - Ponta da vela encharcada de combustível.
Causas - Motor afogado, problemas na carburação, umidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível, folga dos eletrodos fora do padrão, problemas no sistema de ignição.
Solução - Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas estiverem em boas condições efetuar uma boa secagem e regular as folgas dos eletrodos dentro das especificações.
SUPERAQUECIMENTO
Problema - O motor bate pino e apresenta perda de desempenho em altas velocidades, em subidas ou com cargas elevadas.
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se esbranquiçado com grânulos na superfície.
Causas
1. Ponto de ignição adiantado.
2. Mistura ar/combustível muito pobre.
3. Deficiência no resfriamento do motor.
4. Aperto insuficiente de vela.
5. Combustível com baixa octanagem.
6. Vela de ignição muito quente.
Soluções
1. Causas 1 a 4 - Efetuar as regulagens necessárias.
2. Causa 5 - Utilizar combustível adequado ao motor.
3. Causa 6 - Substituir as velas por tipo correto.
RESÍDUOS/ÁLCOOL
Problema - O motor falha principalmente na aceleração.
Aspecto da vela - Resíduos de coloração vermelha, marrom ou amarela no bico do isolador.
Causas - Impurezas ou aditivos no álcool ou lubrificantes que não se queimam em determinadas condições.
Solução - Substituir a vela, porque os resíduos são de difícil remoção.
ISOLADOR QUEBRADO
Problema - Falha e baixo desempenho do motor.
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se quebrado ou trincado.
Causas - É causada normalmente pela expansão térmica ou choque térmicos, originados por aquecimento e resfriamento brusco ou pelo choque mecânico da detonação (batida de pino). Uso de ferramenta inadequada para a calibragem da folga.
Soluções - Evitar sobrecarga no veículo e revisar a regulagem do motor. Utilizar calibrador adequado.
http://www.envenenado.com.br/manutencao/velas/vela_07.jpg
PRÉ-IGNIÇÃO
Problema - Há grande perda de potência no motor. A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no pistão.
Aspecto da vela - Eletrodos fundidos. Nos casos extremos, o eletrodo desaparece completamente na ponta ignífera, ocorrendo também a fusão do isolador.
Causas
1. Ignição excessivamente adiantada.
2. Deficiência no resfriamento do motor.
3. Resíduos de impurezas superaquecidos na câmara de combustão.
4. Vela de ignição muito quente.
Soluções
1. Causas 1 e 2 - Regular o ponto de ignição e revisar o sistema de arrefecimento do motor.
2. Causa 3 - Remover todos os resíduos de impurezas que se acharem incrustados na câmara de combustão.
3. Causa 4 - Substituir as velas por tipo correto.
MOTOR EM BOAS CONDIÇÕES
Aspecto da vela - Com depósitos de coloração marrom, marrom claro, cinza ou cinza claro.
Causas - A vela está cumprindo normalmente sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório.
Solução - Para assegurar essa operação de maneira contínua e satisfatória, limpe as velas e regule as folgas dos eletrodos a cada 3.000 km e troque-as conforme a especificação no manual do proprietário.
FIM DA VIDA ÚTIL
Problema - Dificuldade na partida. Perda de desempenho do motor e aumento de elementos poluentes nos gases de emissão.
Aspecto da vela - Folga dos eletrodos aumentada. Eletrodos arredondados.
Causas - A vela se desgastou normalmente e, nesse estado, provoca sobrecarga no sistema de ignição requerendo voltagem maior, além de aumentar o consumo de combustível porque sua vida útil acabou.
Solução - Coloque velas novas.
Você sabia que alguns dos problemas do motor podem ser identificados por um simples exame do estado das velas? Pois é isso mesmo, nesta matéria abordaremos as velas, um item vital mas que poucas pessoas verificam. Pelo aspecto e cor das velas é possível descobrir se seu motor está funcionando em perfeitas condições ou se está acontecendo algo de errado.
Existem diversos tipos de velas, cada qual servindo a um determinado tipo de motor, já que de um para outro existem diferentes roscas de cabeçote, grau térmico, etc. A seguir daremos algumas dicas e as prováveis causas do que está acontecendo com seu motor.
RESÍDUOS DE IMPUREZAS
Problema - O motor falha em altas rotações ou em razão de sobre cargas elevadas.
Aspecto da vela - Resíduos de coloração avermelhada, marrom, amarela, verde e branca incrustados no bico isolador e nos eletrodos.
Causas - Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo, que não são queimados totalmente, depositam-se na ponta ignífera das velas. Em altas temperaturas, esses depósitos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas no centelhamento.
Solução - As incrustações nesse caso podem ser facilmente removidas. Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza. Em caso de resíduo de chumbo substituir a vela.
RESÍDUOS DE CARVÃO
Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.
Causas
1. Ignição atrasada.
2. Mistura ar/gasolina demasiadamente rica.
3. Filtro de ar obstruído.
4. Deficiência de energia para ignição.
5. Uso excessivo do afogador.
6. Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante longo tempo.
7. Vela de ignição muito fria.
Soluções
1. Causas 1 a 6 - Fazer as regulagens necessárias.
2. Causa 7 - Substituir as velas por tipo correto (procure no manual do seu carro ou em uma tabela de velas atualizada).
CARBONIZAÇÃO ÚMIDA
Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, úmido e preto.
Causas
1. Anéis do pistão ou cilindro desgastados.
2. Falta do assentamento do pistão/anéis/cilindro. Principalmente em motores retificados.
3. Se o motor for 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.
Soluções
1. Substituir os anéis ou retificar os cilindros.
2. Revisar o estado dos pistões, anéis e cilindro.
3. Corrigir a proporção óleo/combustível.
ENCHARCAMENTO
Problema - Dificuldade na partida, marcha lenta irregular ou falha no motor.
Aspecto da vela - Ponta da vela encharcada de combustível.
Causas - Motor afogado, problemas na carburação, umidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível, folga dos eletrodos fora do padrão, problemas no sistema de ignição.
Solução - Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas estiverem em boas condições efetuar uma boa secagem e regular as folgas dos eletrodos dentro das especificações.
SUPERAQUECIMENTO
Problema - O motor bate pino e apresenta perda de desempenho em altas velocidades, em subidas ou com cargas elevadas.
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se esbranquiçado com grânulos na superfície.
Causas
1. Ponto de ignição adiantado.
2. Mistura ar/combustível muito pobre.
3. Deficiência no resfriamento do motor.
4. Aperto insuficiente de vela.
5. Combustível com baixa octanagem.
6. Vela de ignição muito quente.
Soluções
1. Causas 1 a 4 - Efetuar as regulagens necessárias.
2. Causa 5 - Utilizar combustível adequado ao motor.
3. Causa 6 - Substituir as velas por tipo correto.
RESÍDUOS/ÁLCOOL
Problema - O motor falha principalmente na aceleração.
Aspecto da vela - Resíduos de coloração vermelha, marrom ou amarela no bico do isolador.
Causas - Impurezas ou aditivos no álcool ou lubrificantes que não se queimam em determinadas condições.
Solução - Substituir a vela, porque os resíduos são de difícil remoção.
ISOLADOR QUEBRADO
Problema - Falha e baixo desempenho do motor.
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se quebrado ou trincado.
Causas - É causada normalmente pela expansão térmica ou choque térmicos, originados por aquecimento e resfriamento brusco ou pelo choque mecânico da detonação (batida de pino). Uso de ferramenta inadequada para a calibragem da folga.
Soluções - Evitar sobrecarga no veículo e revisar a regulagem do motor. Utilizar calibrador adequado.
http://www.envenenado.com.br/manutencao/velas/vela_07.jpg
PRÉ-IGNIÇÃO
Problema - Há grande perda de potência no motor. A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no pistão.
Aspecto da vela - Eletrodos fundidos. Nos casos extremos, o eletrodo desaparece completamente na ponta ignífera, ocorrendo também a fusão do isolador.
Causas
1. Ignição excessivamente adiantada.
2. Deficiência no resfriamento do motor.
3. Resíduos de impurezas superaquecidos na câmara de combustão.
4. Vela de ignição muito quente.
Soluções
1. Causas 1 e 2 - Regular o ponto de ignição e revisar o sistema de arrefecimento do motor.
2. Causa 3 - Remover todos os resíduos de impurezas que se acharem incrustados na câmara de combustão.
3. Causa 4 - Substituir as velas por tipo correto.
MOTOR EM BOAS CONDIÇÕES
Aspecto da vela - Com depósitos de coloração marrom, marrom claro, cinza ou cinza claro.
Causas - A vela está cumprindo normalmente sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório.
Solução - Para assegurar essa operação de maneira contínua e satisfatória, limpe as velas e regule as folgas dos eletrodos a cada 3.000 km e troque-as conforme a especificação no manual do proprietário.
FIM DA VIDA ÚTIL
Problema - Dificuldade na partida. Perda de desempenho do motor e aumento de elementos poluentes nos gases de emissão.
Aspecto da vela - Folga dos eletrodos aumentada. Eletrodos arredondados.
Causas - A vela se desgastou normalmente e, nesse estado, provoca sobrecarga no sistema de ignição requerendo voltagem maior, além de aumentar o consumo de combustível porque sua vida útil acabou.
Solução - Coloque velas novas.
tecnicomauricio- Forista
- Número de Mensagens : 355
Idade : 48
Localização : Piracicaba-SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 10/06/2008
Re: Como verificar as Velas
Grande Mauricio, vlw pelas dicas...aproveitando este assunto queria pedir humildimente a sua opinião sobre um assunto já muito comentado aqui no Fórum, sobre a troca da vela das nossas speeds, pois a smesmas utilizam uma vela platinada presente muito em motos antes do CDI, motos ates do ano de 91, será que nao seria o caso de trocarmos pela DP8EA-9, será que teremos algun problema.
Abs!!!
Abs!!!
marlon- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 67
Idade : 38
Localização : Feira de Santana
Data de inscrição : 11/07/2008
Re: Como verificar as Velas
marlon escreveu:Grande Mauricio, vlw pelas dicas...aproveitando este assunto queria pedir humildimente a sua opinião sobre um assunto já muito comentado aqui no Fórum, sobre a troca da vela das nossas speeds, pois a smesmas utilizam uma vela platinada presente muito em motos antes do CDI, motos ates do ano de 91, será que nao seria o caso de trocarmos pela DP8EA-9, será que teremos algun problema.
Abs!!!
Eu acredito que poderria ser instalada uma vela dessas sem problemas, e particularmente a dafra deve ter feito algum acorco com o fornecedor de velas, para obter maior desconto na compra de lotes fechados desse tipo de vela mais antigo. estou postando mais abaixo uma tabela de modelos e tipos de velas usadas pelos fabricantes de motos, espero que a turma do fporum veja e tirem suas conclusões e compartilhem com agente.
PS:. espero que a dafra tenha mesmo economizado mesmo na vela, pois é um item barato e fácil de trocar!
tecnicomauricio- Forista
- Número de Mensagens : 355
Idade : 48
Localização : Piracicaba-SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 10/06/2008
tecnicomauricio- Forista
- Número de Mensagens : 355
Idade : 48
Localização : Piracicaba-SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 10/06/2008
Re: Como verificar as Velas
Belo tópico Técnico Maurício, são dicas assim que enriquecem o forum... Abraços
Re: Como verificar as Velas
só complementando aki tem o link pro site da ngk... onde explica cada significado dos codigos da vela...
http://www.ngkntk.com.br/direct/p4.html
vale a pena conferir
http://www.ngkntk.com.br/direct/p4.html
vale a pena conferir
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