Troca de oleo
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Troca de oleo
To com uma dúvida, a minha fiz revisão de 1000 na segunda - feira, e acontece o seguinte: quando olho pelo visor, aparece muito baixo (mesmo depois de quente), agora quando olho pela vareta, fica como se tivessa quase cheio. Qual devo confiar?
Ps.: Essa é a minha primeira moto, e não entendo bolhufas de mecânica, mas percebi que o óleo pelo viso está bemmmm mais claro do que estava ao fazer a revisão. Isso também é normal?
Abraços.
Thiago
Ps.: Essa é a minha primeira moto, e não entendo bolhufas de mecânica, mas percebi que o óleo pelo viso está bemmmm mais claro do que estava ao fazer a revisão. Isso também é normal?
Abraços.
Thiago
thiagogarcia- Novato
- Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/09/2008
Re: Troca de oleo
Olá, Thiago!
O óleo claro é normal. À medida que ele vai ficando velho, vai limpando o carvão da câmara de combustão e ficando mais escuro.
O procedimento preferencial para medir o nível do óleo é por meio da vareta, por ser mais exato e dar uma idéia da quantidade de óleo a ser adicionada. Entretanto, essa indicação somente será exata se o procedimento for realizado corretamente.
1) Você está medindo com a moto nivelada?
2) Está aguardando alguns minutos para que todo o óleo desça para o cárter?
3) Está limpando a vareta e reintroduzindo no gargalo?
4) Ao reintroduzir, está rosqueando a vareta ou não?
Ou seja, está fazendo o procedimento conforme recomendado pelo manual do proprietário? Normalmente, a indicação da vareta se refere ao nível apenas encostando a vareta, sem rosquear, a menos que o manual especifique um procedimento diferente.
Essas questões podem parecer tolas, mas já vi gente desinformada e/ou desligada fazendo cada coisa que nem se imagina (não que este seja o seu caso, mas escrevo para alertar o maior número possível de pessoas).
Quanto ao visor, você está verificando com a moto nivelada? Ele deve ter duas indicações de nível máximo e mínimo. O óleo deve ficar entre essas duas. O óleo das motocicletas é consumido mais rapidamente que o de um carro, por causa das condições de trabalho mais intensas (maior rotação e temperatura).
Assim, sempre que perceber pelo visor que o nível abaixou, reponha a quantidade indicada pela vareta (adicione um pouco, aguarde e veja se o nível chega no ideal. Não coloque óleo em excesso).
Quem está acostumado com automóveis, costuma repor o óleo de 0,5 em 0,5 litro. Se você deixar para fazer isso com uma moto, adeus motor (0,5 litro representa 50% da capacidade de óleo da Speed...). O ideal é verificar todo dia, mas aí já é demais, né? Todo final de semana, no mínimo, e antes e depois de uma viagem prolongada, já está de bom tamanho.
E vou ficando por aqui. Qualquer dúvida, nosso colega Nego pode dar boas dicas, ele também tem uma Super100 e pode falar por experiência com mais detalhes.
Um abraço,
Jeff
O óleo claro é normal. À medida que ele vai ficando velho, vai limpando o carvão da câmara de combustão e ficando mais escuro.
O procedimento preferencial para medir o nível do óleo é por meio da vareta, por ser mais exato e dar uma idéia da quantidade de óleo a ser adicionada. Entretanto, essa indicação somente será exata se o procedimento for realizado corretamente.
1) Você está medindo com a moto nivelada?
2) Está aguardando alguns minutos para que todo o óleo desça para o cárter?
3) Está limpando a vareta e reintroduzindo no gargalo?
4) Ao reintroduzir, está rosqueando a vareta ou não?
Ou seja, está fazendo o procedimento conforme recomendado pelo manual do proprietário? Normalmente, a indicação da vareta se refere ao nível apenas encostando a vareta, sem rosquear, a menos que o manual especifique um procedimento diferente.
Essas questões podem parecer tolas, mas já vi gente desinformada e/ou desligada fazendo cada coisa que nem se imagina (não que este seja o seu caso, mas escrevo para alertar o maior número possível de pessoas).
Quanto ao visor, você está verificando com a moto nivelada? Ele deve ter duas indicações de nível máximo e mínimo. O óleo deve ficar entre essas duas. O óleo das motocicletas é consumido mais rapidamente que o de um carro, por causa das condições de trabalho mais intensas (maior rotação e temperatura).
Assim, sempre que perceber pelo visor que o nível abaixou, reponha a quantidade indicada pela vareta (adicione um pouco, aguarde e veja se o nível chega no ideal. Não coloque óleo em excesso).
Quem está acostumado com automóveis, costuma repor o óleo de 0,5 em 0,5 litro. Se você deixar para fazer isso com uma moto, adeus motor (0,5 litro representa 50% da capacidade de óleo da Speed...). O ideal é verificar todo dia, mas aí já é demais, né? Todo final de semana, no mínimo, e antes e depois de uma viagem prolongada, já está de bom tamanho.
E vou ficando por aqui. Qualquer dúvida, nosso colega Nego pode dar boas dicas, ele também tem uma Super100 e pode falar por experiência com mais detalhes.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Troca de oleo
Jeff, obrigado pelas informações.
Os 4 passos que você citou estão sendo seguidos rigorosamente. Vou ficar de olho pela vareta, assim fico mais tranqüilo.
Abraços,
Thiago
Os 4 passos que você citou estão sendo seguidos rigorosamente. Vou ficar de olho pela vareta, assim fico mais tranqüilo.
Abraços,
Thiago
thiagogarcia- Novato
- Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/09/2008
Re: Troca de oleo
Bom saber.
Curiosidade: O manual da Super recomenda rosquear a vareta, ou só encostar no gargalo?
Isso faz toda a diferença.
Um abraço,
Jeff
Curiosidade: O manual da Super recomenda rosquear a vareta, ou só encostar no gargalo?
Isso faz toda a diferença.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Troca de oleo
jeff escreveu:Bom saber.
Curiosidade: O manual da Super recomenda rosquear a vareta, ou só encostar no gargalo?
Isso faz toda a diferença.
Um abraço,
Jeff
Recomenda encostar no gargalo...
Abraço
thiagogarcia- Novato
- Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/09/2008
Re: Troca de oleo
lá se vai minha teoria...
eu achava que as motos poderiam estar circulando com pouco óleo devido a um procedimento incorreto de medição do nível de óleo. Mas se a vareta é apenas encostada, não há como.
eu achava que as motos poderiam estar circulando com pouco óleo devido a um procedimento incorreto de medição do nível de óleo. Mas se a vareta é apenas encostada, não há como.
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Troca de oleo
E como é que ficou aquele lance de que algumas varetas medidoras estavam fora do padrão? Foi só lenda urbana ou foi fato concreto?
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Como trocar o oleo speed 150
Sou novato com motos, estive lendo as mensagens do fórum, gostaria de saber onde fica o dito 'parafuso' para retirar o oleo, pois pretendo trocar o da minha moto em casa, ja esta com 1980 k.
assj- Novato
- Número de Mensagens : 9
Idade : 52
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 21/11/2008
Re: Troca de oleo
assj,
O bujão de drenagem (que você chamou de parafuso) fica na parte de baixo do motor, bem no meio. É recomendável trocar a arruela de vedação a cada troca de óleo.
Na lateral esquerda inferior do motor está o filtro de óleo, uma grande tampa redonda com um sextavado no meio. Ao abrir, você vai encontrar um filtro de tela, uma mola e um anel de vedação. Observe bem a posição para não montar invertido nem esquecer alguma peça.
Apenas escoar o óleo pelo bujão de drenagem não elimina contaminantes presos no filtro de tela. É recomendável limpar esse filtro a cada troca.
Lembre-se que a carcaça é de alumínio, o aperto do bujão de drenagem/tampa do filtro de óleo tem que ser feito corretamente, com cuidado para não exagerar.
Qualquer dúvida, é só postar.
Jeff
O bujão de drenagem (que você chamou de parafuso) fica na parte de baixo do motor, bem no meio. É recomendável trocar a arruela de vedação a cada troca de óleo.
Na lateral esquerda inferior do motor está o filtro de óleo, uma grande tampa redonda com um sextavado no meio. Ao abrir, você vai encontrar um filtro de tela, uma mola e um anel de vedação. Observe bem a posição para não montar invertido nem esquecer alguma peça.
Apenas escoar o óleo pelo bujão de drenagem não elimina contaminantes presos no filtro de tela. É recomendável limpar esse filtro a cada troca.
Lembre-se que a carcaça é de alumínio, o aperto do bujão de drenagem/tampa do filtro de óleo tem que ser feito corretamente, com cuidado para não exagerar.
Qualquer dúvida, é só postar.
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Troca de oleo
jeff escreveu:assj,
O bujão de drenagem (que você chamou de parafuso) fica na parte de baixo do motor, bem no meio. É recomendável trocar a arruela de vedação a cada troca de óleo.
Na lateral esquerda inferior do motor está o filtro de óleo, uma grande tampa redonda com um sextavado no meio. Ao abrir, você vai encontrar um filtro de tela, uma mola e um anel de vedação. Observe bem a posição para não montar invertido nem esquecer alguma peça.
Apenas escoar o óleo pelo bujão de drenagem não elimina contaminantes presos no filtro de tela. É recomendável limpar esse filtro a cada troca.
Lembre-se que a carcaça é de alumínio, o aperto do bujão de drenagem/tampa do filtro de óleo tem que ser feito corretamente, com cuidado para não exagerar.
Qualquer dúvida, é só postar.
Jeff
Jeff, conforme comentei sou novato com moto, para esclarecer a duvida, coloquei algumas fotos do assunto comentado.
:
- Bujão do oleo
- filtro do oleo ???
- filtro do oleo ???
Tem algum produto em especial para lavar o filtro do oleo?
Obrigado.
assj- Novato
- Número de Mensagens : 9
Idade : 52
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 21/11/2008
Re: Troca de oleo
assj,
a primeira foto é do bujão de drenagem de óleo que fica embaixo do motor. a segunda é do visor de nível de óleo e tampa de abastecimento/vareta medidora. esqueci de dizer que você deve tirar essa tampa para o óleo escoar mais rápido, mas isso é igual nos automóveis.
o filtro de óleo apareceria na terceira foto se vocè tivesse se abaixado mais. ele está em um nível mais baixo que a tampa cromada com o nome dafra. procure na direção da linha formada pela letra D e o parafuso mais próximo.
Esta moto mostra um filtro de óleo (o bujão sextavado com a grande tampa circular atrás do pedal do câmbio). O da Speed fica na mesma altura em uma posição um pouco mais à frente (esta moto não é uma speed, mas foi a única foto que encontrei):
a primeira foto é do bujão de drenagem de óleo que fica embaixo do motor. a segunda é do visor de nível de óleo e tampa de abastecimento/vareta medidora. esqueci de dizer que você deve tirar essa tampa para o óleo escoar mais rápido, mas isso é igual nos automóveis.
o filtro de óleo apareceria na terceira foto se vocè tivesse se abaixado mais. ele está em um nível mais baixo que a tampa cromada com o nome dafra. procure na direção da linha formada pela letra D e o parafuso mais próximo.
Esta moto mostra um filtro de óleo (o bujão sextavado com a grande tampa circular atrás do pedal do câmbio). O da Speed fica na mesma altura em uma posição um pouco mais à frente (esta moto não é uma speed, mas foi a única foto que encontrei):
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Troca de oleo
jeff escreveu:assj,
a primeira foto é do bujão de drenagem de óleo que fica embaixo do motor. a segunda é do visor de nível de óleo e tampa de abastecimento/vareta medidora. esqueci de dizer que você deve tirar essa tampa para o óleo escoar mais rápido, mas isso é igual nos automóveis.
o filtro de óleo apareceria na terceira foto se vocè tivesse se abaixado mais. ele está em um nível mais baixo que a tampa cromada com o nome dafra. procure na direção da linha formada pela letra D e o parafuso mais próximo.
Esta moto mostra um filtro de óleo (o bujão sextavado com a grande tampa circular atrás do pedal do câmbio). O da Speed fica na mesma altura em uma posição um pouco mais à frente (esta moto não é uma speed, mas foi a única foto que encontrei):
Ok Jeff.
Seria este aqui?
(tem algum produto em especial para lavar este filtro de oleo)
Obrigado.
assj- Novato
- Número de Mensagens : 9
Idade : 52
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 21/11/2008
Re: Troca de oleo
Ele mesmo, não está tão à frente quanto eu lembrava (essa minha memória é fogo...).
Esse filtro é feito de tela de arame, você pode usar querosene ou gasolina e um pincel, não há dificuldade. Não deixe o anel de vedação imerso em gasolina por tempo prolongado, lave-o e seque-o rapidamente.
Um abraço,
Jeff
Esse filtro é feito de tela de arame, você pode usar querosene ou gasolina e um pincel, não há dificuldade. Não deixe o anel de vedação imerso em gasolina por tempo prolongado, lave-o e seque-o rapidamente.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Troca de oleo
assj,
Não esqueça que trocando o óleo com 2000 km em casa você perde o direito à garantia do motor. Leia seu manual do proprietário e certificado de garantia.
Um abraço,
Jeff
Não esqueça que trocando o óleo com 2000 km em casa você perde o direito à garantia do motor. Leia seu manual do proprietário e certificado de garantia.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
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