[DÚVIDA] Consumo...
+52
Lobo & Loba
Kaiser Marcellus
SergioSSR
Gleison
leozinho
junior
Thiefbull
Roots
Rafael.RS
joao vitor(speed preta)
Bishop
PoliZero
will_santana
Fuzzy Logic
nego
fulô
Helinho
xello 81
Beto Pesca
Motoqueiro Fantasma
Fernando Moreira
Sérgio Carvalho
mi_jones
Hellizeus
firefox
adm-mg-2006
Kvrao
marlon
rodrigofj
Aurelio
tecnicomauricio
amsbetinho
Marcelo Soares Calçada
jeff
HP
marcosprocopio
RICARDO
albari Rj
tonywalker
marcelo_rsb
ls_floripa
LION
tos3719
ANDERSON-floripa
danyew2000
Petrucelli
Tuco Benedito
HugoSA
pulatampinha
Roch@
coyote182
shinecrazy
56 participantes
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Speed 150 :: Speed 150 :: Dicas Úteis !
Página 5 de 10
Página 5 de 10 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10
Re: [DÚVIDA] Consumo...
Acho que meu amigo, o Zé, conhece este Tutiba. Ele é de São Paulo não é?
Falows
Falows
tonywalker- Admin
- Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
Huuhahuahuahuhua, a gasolina pode faltar, mas o bom humor não falta nem acaba!!!!
Pois é galera, bora ficar esperto pois o trem tá parecendo ser aleatório mesmo!!!
Pois é galera, bora ficar esperto pois o trem tá parecendo ser aleatório mesmo!!!
marcelo_rsb- Membro Senior
- Número de Mensagens : 515
Idade : 36
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
Ele me disse que o Zé é um grande amigo dele!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Roch@- Admin
- Número de Mensagens : 295
Idade : 50
Localização : Guarulhos.
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 01/04/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
Abraços ao Tubiba e ao Zé.
Ainda bem que temos a sorte de conhecer amigos como esses.
hehehehe
jeff
Ainda bem que temos a sorte de conhecer amigos como esses.
hehehehe
jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
O Zé manda um abraço a todo mundo!
tonywalker- Admin
- Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008
Tubiba - O retorno
Depois de ter falado com o Tubiba anteriormente, veja só oque ele me disse:
Numa bela sexta-feira, o Tubiba percebeu que o marcador do combustível estava no "E" do verbo "é agora!", ao sair de casa para ir para o trabalho, o Tubiba estava com receio de acabar a gasolina, até porque isso havia acontecido com ele anteriormente, mas com fé e coragem seguiu sua jornada.
A moto foi e voltou e a gasolina não acabou! e o tubiba louco de curiosidade para saber sobre a reserva da moto! ele queria ter uma média de quanto daria para percorrer com a reserva da moto.
Bom, ele voltou do serviço e a gsolina nada de acabar, no sábado ele deu umas voltas pelo bairro e nada da gasolina acabar, no domingo ele começou a dar umas voltas de manhã e nada de acabar a gasolina, ele não sabia de onde vinha tanta gasolina e nada de chegar na reserva.
Na tarde do domingo ele convidou a sua senhora esposa "Dona Tubiba" para passear pelo bairro para acabara com a gasolina, e eles rodaram, rodaram, rodaram, conheceram todas as ruas do bairro inclusive as ruas sem saidas e nada da gasolina acabar.
A Dona Tubiba, cansada e com dores nas partes de baixo (de trás) pediu para retornar para o seu lar. O Tubiba não corformado, disse que iria seguir o passeio pelo bairro para acabar com a gasolina.
Depois de tantas horas e (60 KM) rodados, a gasolina acabou, O tubiba quase que não acreditou! O pessoal do bairro estava achando que o vigia que passa as noites e madrugada tinha começado o trampo cedo.
Bom, quando acabou a gasolina o Tubiba rodou 200 m (isso mesmo, estava na rua detrás) até a casa dele para fazer o segundo teste.... o da reserva.
Veja abaixo o que ele fez:
Na Foto abaixo, o Tubiba retirou a gasolina que estava na reserva.
Na foto abaixo, segue o resultado da reserva da moto do Tubiba (1 litro e alguma coisa), vamos dizer que dá para rodar uns 30 KM, porem consideramos a margem segura de 25 KM.
Numa bela sexta-feira, o Tubiba percebeu que o marcador do combustível estava no "E" do verbo "é agora!", ao sair de casa para ir para o trabalho, o Tubiba estava com receio de acabar a gasolina, até porque isso havia acontecido com ele anteriormente, mas com fé e coragem seguiu sua jornada.
A moto foi e voltou e a gasolina não acabou! e o tubiba louco de curiosidade para saber sobre a reserva da moto! ele queria ter uma média de quanto daria para percorrer com a reserva da moto.
Bom, ele voltou do serviço e a gsolina nada de acabar, no sábado ele deu umas voltas pelo bairro e nada da gasolina acabar, no domingo ele começou a dar umas voltas de manhã e nada de acabar a gasolina, ele não sabia de onde vinha tanta gasolina e nada de chegar na reserva.
Na tarde do domingo ele convidou a sua senhora esposa "Dona Tubiba" para passear pelo bairro para acabara com a gasolina, e eles rodaram, rodaram, rodaram, conheceram todas as ruas do bairro inclusive as ruas sem saidas e nada da gasolina acabar.
A Dona Tubiba, cansada e com dores nas partes de baixo (de trás) pediu para retornar para o seu lar. O Tubiba não corformado, disse que iria seguir o passeio pelo bairro para acabar com a gasolina.
Depois de tantas horas e (60 KM) rodados, a gasolina acabou, O tubiba quase que não acreditou! O pessoal do bairro estava achando que o vigia que passa as noites e madrugada tinha começado o trampo cedo.
Bom, quando acabou a gasolina o Tubiba rodou 200 m (isso mesmo, estava na rua detrás) até a casa dele para fazer o segundo teste.... o da reserva.
Veja abaixo o que ele fez:
Na Foto abaixo, o Tubiba retirou a gasolina que estava na reserva.
Na foto abaixo, segue o resultado da reserva da moto do Tubiba (1 litro e alguma coisa), vamos dizer que dá para rodar uns 30 KM, porem consideramos a margem segura de 25 KM.
Roch@- Admin
- Número de Mensagens : 295
Idade : 50
Localização : Guarulhos.
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 01/04/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
boa Tuliba!
25km ja sabemos que podemos rodar entao
valeu pela dica
25km ja sabemos que podemos rodar entao
valeu pela dica
tos3719- Forista
- Número de Mensagens : 236
Idade : 42
Localização : Osasco-SP
Data de inscrição : 16/04/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
AH! depois ele foi abastecer e para a surpresa dele couberam 15,05 litros + 1 litro e merrequinha = da para colocar 16 litros no tanque, respeitando o limite - o nível - (sem encher até a boca)
Roch@- Admin
- Número de Mensagens : 295
Idade : 50
Localização : Guarulhos.
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 01/04/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
Roch@, na boa, mas eu acho que isso é bomba marcando errado. Hehehe, manda o INMETRO dar uma olhada!!Roch@ escreveu:AH! depois ele foi abastecer e para a surpresa dele couberam 15,05 litros + 1 litro e merrequinha = da para colocar 16 litros no tanque, respeitando o limite - o nível - (sem encher até a boca)
Já tive uma pane seca (sim, confiei nessa reserva e cai do cavalo), e couberam pouco mais de 15 litros na minha moto... tipo uns 15,1 litros, até o nível.
Abraços!!
HugoSA- Forista
- Número de Mensagens : 188
Localização : Santo André - SP
Data de inscrição : 06/04/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
O Zé falou que vai fazer este teste amanhã. O ponteiro do marcador dele já está encostado ou seja, o "E" já passou a muitos quilômetros, e nada de entrar na reserva.Roch@ escreveu:AH! depois ele foi abastecer e para a surpresa dele couberam 15,05 litros + 1 litro e merrequinha = da para colocar 16 litros no tanque, respeitando o limite - o nível - (sem encher até a boca)
Caso haja menos de dois litros no tanque ele vai levar lá na concessionária amanhã mesmo.
Falows
tonywalker- Admin
- Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
Outro dia tbm fiquei a pé...Com D.Onça a tira-colo e tudo....!!
Petrucelli- Forista
- Número de Mensagens : 361
Idade : 57
Localização : Pindamonhangaba/SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/04/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
Ow, vou fazer uma pergunta meio idiota, mas lá vai.
Como eu sei onde é o nível do tanque da moto?? pois eu olho akele adesivo do tanque e ñ consigo entender...rs..rs
E eu mando completar e os fdps dos frentistas colocam até a boca tenho q ficar de olho, a última vez q fiz isso eu ñ estava na reserva e couberam mais de 15l, mas os caras encheram até a boca tb.
Então alguém me explica, como ver este tal nível??
Vlw
Como eu sei onde é o nível do tanque da moto?? pois eu olho akele adesivo do tanque e ñ consigo entender...rs..rs
E eu mando completar e os fdps dos frentistas colocam até a boca tenho q ficar de olho, a última vez q fiz isso eu ñ estava na reserva e couberam mais de 15l, mas os caras encheram até a boca tb.
Então alguém me explica, como ver este tal nível??
Vlw
coyote182- Admin
- Número de Mensagens : 407
Idade : 44
Data de inscrição : 07/04/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
velho, eu tb sei onde fica o nivel
boa coyote!
boa coyote!
tos3719- Forista
- Número de Mensagens : 236
Idade : 42
Localização : Osasco-SP
Data de inscrição : 16/04/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
Pessoal...
Demorei p/ enxergar tbm...Um frentista que tem uma Twister foi quem me mostrou...Segundo ele disse, há um rebaixo no bocal da 250 da Honda tbm...É um anel ao redor do bocal, dentro do tq...Bate certinho com o adesivo que indica o nivel correto, colado no tanque. Quando a gasolina facear com o anel, é o limite.
Demorei p/ enxergar tbm...Um frentista que tem uma Twister foi quem me mostrou...Segundo ele disse, há um rebaixo no bocal da 250 da Honda tbm...É um anel ao redor do bocal, dentro do tq...Bate certinho com o adesivo que indica o nivel correto, colado no tanque. Quando a gasolina facear com o anel, é o limite.
Petrucelli- Forista
- Número de Mensagens : 361
Idade : 57
Localização : Pindamonhangaba/SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/04/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
Acabei de chegar em casa agorinha e eis que a moto entra na reserva! Em frente ao meu portão! Isto é que é sorte.
Muito estranho! Balancei a moto e hoje parece ter bastante gasolina no tanque ainda. Suponho que deva ter quase um litro, da outra vez nem parecia ter um copo de tão vazio.
Eu ia fazer a mesma medida que o Roch@ mas não sei de qual mangueira sai a gasolina
Será que alguém pode postar uma foto explicando. O ideal seria hoje pois não vou sair mais, e poderia medir tranqüilamente. Mas se deixar para amanhã fatalmente vou ter que abastecer.
Outra coisa, estive pensando se o problema não seria algum tipo de folga, vazamento no sistema que compõe o afogador... sei lá me veio isto na cabeça, provavelmente estou falando besteira....
Falows
Muito estranho! Balancei a moto e hoje parece ter bastante gasolina no tanque ainda. Suponho que deva ter quase um litro, da outra vez nem parecia ter um copo de tão vazio.
Eu ia fazer a mesma medida que o Roch@ mas não sei de qual mangueira sai a gasolina
Será que alguém pode postar uma foto explicando. O ideal seria hoje pois não vou sair mais, e poderia medir tranqüilamente. Mas se deixar para amanhã fatalmente vou ter que abastecer.
Outra coisa, estive pensando se o problema não seria algum tipo de folga, vazamento no sistema que compõe o afogador... sei lá me veio isto na cabeça, provavelmente estou falando besteira....
Falows
tonywalker- Admin
- Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
Tony,
Faça como o Roch@ aparentemente fez, feche a chave de combustível, tire aquela mangueira mais fina que sai pela lateral dela, coloque alguma coisa no dutinho para captar a gasolina que sai, e vire a chave para a reserva. Espera sangrar tudo, coloque o tubo de volta...
Faça como o Roch@ aparentemente fez, feche a chave de combustível, tire aquela mangueira mais fina que sai pela lateral dela, coloque alguma coisa no dutinho para captar a gasolina que sai, e vire a chave para a reserva. Espera sangrar tudo, coloque o tubo de volta...
HugoSA- Forista
- Número de Mensagens : 188
Localização : Santo André - SP
Data de inscrição : 06/04/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
Tony, todo vazamento de combustível cheira demais... e é perigoso.
A moto não deve cheirar (excessivamente) a gasolina, a menos que o tanque esteja aberto...
A moto não deve cheirar (excessivamente) a gasolina, a menos que o tanque esteja aberto...
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
Beleza, vou jantar e vejo se a Dona Walker me permite fazer o procedimento ainda hoje, senão vou acordar mais cedo amanhã. Até que é simples! Valeu!HugoSA escreveu:Tony,
Faça como o Roch@ aparentemente fez, feche a chave de combustível, tire aquela mangueira mais fina que sai pela lateral dela, coloque alguma coisa no dutinho para captar a gasolina que sai, e vire a chave para a reserva. Espera sangrar tudo, coloque o tubo de volta...
tonywalker- Admin
- Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
Não não! O Vazamento que eu digo é que pode estar vazando da reserva para o tanque principal por conta de algum ajuste ruim no afogador. Pois mesmo que se entre na reserva se puxar o afogador a moto funciona. Não sei como é o sistema, é só um palpite mal-formado mesmo.jeff escreveu:Tony, todo vazamento de combustível cheira demais... e é perigoso.
A moto não deve cheirar (excessivamente) a gasolina, a menos que o tanque esteja aberto...
tonywalker- Admin
- Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
Então vamos lá:
O tanque principal e o reserva não têm divisão entre eles: quem define isso é o tubinho dentro do tanque, ligado ao registro de combustível (a "torneirinha").
Quando você gira o registro, seleciona o tubo mais comprido (uso normal) ou o tubo mais curto (reserva).
O afogador é uma borboleta do carburador que serve para controlar a quantidade de ar que passa pelo danado. Quando você aciona o afogador, bloqueia a passagem de ar e proporcionalmente mais gasolina é sugada pelo motor. Mas não tem chance de isso influir no nível da reserva.
A maneira mais segura de verificar é essa que foi indicada: solte a mangueirinha que sai do registro (não perde a garantia ) e recolhe a quantidade em uma garrafa limpa e seca. Só não vai esquecer de reconectar direito!
Um abraço,
Jeff
O tanque principal e o reserva não têm divisão entre eles: quem define isso é o tubinho dentro do tanque, ligado ao registro de combustível (a "torneirinha").
Quando você gira o registro, seleciona o tubo mais comprido (uso normal) ou o tubo mais curto (reserva).
O afogador é uma borboleta do carburador que serve para controlar a quantidade de ar que passa pelo danado. Quando você aciona o afogador, bloqueia a passagem de ar e proporcionalmente mais gasolina é sugada pelo motor. Mas não tem chance de isso influir no nível da reserva.
A maneira mais segura de verificar é essa que foi indicada: solte a mangueirinha que sai do registro (não perde a garantia ) e recolhe a quantidade em uma garrafa limpa e seca. Só não vai esquecer de reconectar direito!
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
Entendi professorjeff escreveu:Então vamos lá:
O tanque principal e o reserva não têm divisão entre eles: quem define isso é o tubinho dentro do tanque, ligado ao registro de combustível (a "torneirinha").
Quando você gira o registro, seleciona o tubo mais comprido (uso normal) ou o tubo mais curto (reserva).
O afogador é uma borboleta do carburador que serve para controlar a quantidade de ar que passa pelo danado. Quando você aciona o afogador, bloqueia a passagem de ar e proporcionalmente mais gasolina é sugada pelo motor. Mas não tem chance de isso influir no nível da reserva.
A maneira mais segura de verificar é essa que foi indicada: solte a mangueirinha que sai do registro (não perde a garantia ) e recolhe a quantidade em uma garrafa limpa e seca. Só não vai esquecer de reconectar direito!
Um abraço,
Jeff
Beleza, tive que ir levar a dona Walker no ponto de ônibus (1,7km) mas já voltei. Quando for sair de novo já separei a garrafa para testar, mas acho que no máximo deve ter um litro mesmo...
Falows
tonywalker- Admin
- Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
Aproveitando! O que é esta peça?
Me perguntaram isto ontem e não soube responder.
Falows
Me perguntaram isto ontem e não soube responder.
Falows
tonywalker- Admin
- Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
Constando rapidamente pois estou atrasado! Tinha 1L
tonywalker- Admin
- Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
tonywalker escreveu:Aproveitando! O que é esta peça?
Me perguntaram isto ontem e não soube responder.
Falows
Respondendo sua pergunta:
meu amigo, trabalhei em um projeto de um motor Diesel usado nos caminhões constellation da Volkswagen, especificamente o motor MWM-international do 25-370 (25 toneladas- 370 cavalos) de potência, e nesse motor tinha um sistema parecedo, chamado de "Blow-By"
Não comparando o motor de uma moto com o de um caminhão, mas como trabalho nesse setor, vejo que os caminhões estão á frente em qualquer quisito de tecnologia e controle de emissões. este sistema consiste em captar possíveis vapores de óleo e combustível e retorná-lo ao motor, note que a conexão que você destacou está um pouco acima da vela, e o retorno é pela mangueirinha conectada no tubo de admissão entre o carburador e o cabeçote do motor, então o que acontece:
os gases inerentes do calor evaporam e através da mangueira sobem até um condensador, onde esses gases se resfriam, e passando para a forma líquida, retornando para a queima.
Talves você esteja se perguntando: vapores de óleo e combustível??
é na verdade, devido ás altas rotações e calor, o óleo também evapora, em pequeníssimas gotículas e também entre os anéis de compressão pequeníssimas (quase insignificantes) quantidades de combustível também evaporam.
o resiltado deste sistema?? aproveitar melhor o combustívele e principalmente diminuir a emissão de poluentes já que o pessoal da CONAMA (conselho nacional do meio ambiente) tá en cima de todos os fabricantes de veículos para desenvolverem sistemas de redução de poluentes.
tecnicomauricio- Forista
- Número de Mensagens : 355
Idade : 48
Localização : Piracicaba-SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 10/06/2008
Re: [DÚVIDA] Consumo...
Passou perto, amigo caminhoneiro!
Nas motos também existe o sistema de reaproveitamento do blow-by, mas não é esse mostrado no destaque. Você pode vê-lo na mesma foto, do lado esquerdo. Trata-se daquela mangueira larga que leva os gases do cárter para o filtro de ar.
Na verdade, este sistema mostrado na foto introduz uma quantidade de ar fresco proveniente do filtro de ar diretamente no fluxo dos gases de escapamento. Com isso, promove uma oxidação adicional do CO (queima incompleta) e dos vapores de gasolina não queimados (são mínimos, mas sobrevivem à explosão). Como resultado, menor nível de CO e HC no escape, que são os gases controlados nos testes de nível de emissões.
A válvula que existe logo acima desse tubo/mangueira controla o fluxo de ar fresco e evita o retorno de gases na direção do filtro. Alguns sistemas são projetados para que o sistema atue somente com determinadas condições do motor, mas não parece ser o caso nesses motores.
Espero ter colaborado,
jeff
Nas motos também existe o sistema de reaproveitamento do blow-by, mas não é esse mostrado no destaque. Você pode vê-lo na mesma foto, do lado esquerdo. Trata-se daquela mangueira larga que leva os gases do cárter para o filtro de ar.
Na verdade, este sistema mostrado na foto introduz uma quantidade de ar fresco proveniente do filtro de ar diretamente no fluxo dos gases de escapamento. Com isso, promove uma oxidação adicional do CO (queima incompleta) e dos vapores de gasolina não queimados (são mínimos, mas sobrevivem à explosão). Como resultado, menor nível de CO e HC no escape, que são os gases controlados nos testes de nível de emissões.
A válvula que existe logo acima desse tubo/mangueira controla o fluxo de ar fresco e evita o retorno de gases na direção do filtro. Alguns sistemas são projetados para que o sistema atue somente com determinadas condições do motor, mas não parece ser o caso nesses motores.
Espero ter colaborado,
jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Página 5 de 10 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10
Tópicos semelhantes
» BAULETO NA LASER
» Comando Avançado
» conselhos de dafreiros!!!!!!!
» Pneu Rinaldi
» CAPACETE, QUAL VOCÊ USA?
» Comando Avançado
» conselhos de dafreiros!!!!!!!
» Pneu Rinaldi
» CAPACETE, QUAL VOCÊ USA?
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Speed 150 :: Speed 150 :: Dicas Úteis !
Página 5 de 10
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos