Pedal de freio baixo em relação a pedaleira?... Pode ser?...
+2
will_santana
Fuzzy Logic
6 participantes
Página 1 de 1
Olá a todos!
Estava navegando pelos relatos sobre a Kansas 150cc e observei um "Teste e Avaliação" publicado dia 13/06/2008 que me deixou curioso nesta questão... Realmente o pedal de freio da Kansas é muito abaixo em relação a pedaleira?
Conforme a pessoa que realizou o teste informou, segue abaixo:
http://www.zap.com.br/carros/dicas-materias-veiculos/testes-e-avaliacoes/default.aspx?mat=5205
Pela foto da matéria citada acima (a que tem o pé do cara em close montado na moto), dá para se notar que realmente existe uma distância significative a qual deve sim interferir na utilização do freio traseiro, principalmente em ladeiras.
Gostaria de opinião dos proprietórios da Kansas com relação a isto, e saber se com uma simples regulagem na altura do pedal o problema se resolve. Sou novo com motos, mas vi neste fórum, na parte das Speeds 150cc, que há um parafuso na base do pedal de freio pelo qual é possível regular a altura do pedal, a Kansas tem este tal parafuso e este é inerente as motos em geral ou só a alguns modelos?
Outra questão, quando se regular a altura do pedal em relação a pedaleira através da regulagem deste tal parafuso, há alteração na ação do freio? Necessita regular o freio também no parafuso traseiro (aquele próximo da roda, no eixo)?
Abraços!
Estava navegando pelos relatos sobre a Kansas 150cc e observei um "Teste e Avaliação" publicado dia 13/06/2008 que me deixou curioso nesta questão... Realmente o pedal de freio da Kansas é muito abaixo em relação a pedaleira?
Conforme a pessoa que realizou o teste informou, segue abaixo:
Para ler a matéria na íntegra, clique no link abaixo:Seu principal defeito está no freio traseiro. O pedal está posicionado muito baixo em relação ao suporte. Fica difícil acioná-lo por conta da posição do assento. Em descidas é preciso deslocar todo o corpo para utilizar esse freio.
http://www.zap.com.br/carros/dicas-materias-veiculos/testes-e-avaliacoes/default.aspx?mat=5205
Pela foto da matéria citada acima (a que tem o pé do cara em close montado na moto), dá para se notar que realmente existe uma distância significative a qual deve sim interferir na utilização do freio traseiro, principalmente em ladeiras.
Gostaria de opinião dos proprietórios da Kansas com relação a isto, e saber se com uma simples regulagem na altura do pedal o problema se resolve. Sou novo com motos, mas vi neste fórum, na parte das Speeds 150cc, que há um parafuso na base do pedal de freio pelo qual é possível regular a altura do pedal, a Kansas tem este tal parafuso e este é inerente as motos em geral ou só a alguns modelos?
Outra questão, quando se regular a altura do pedal em relação a pedaleira através da regulagem deste tal parafuso, há alteração na ação do freio? Necessita regular o freio também no parafuso traseiro (aquele próximo da roda, no eixo)?
Abraços!
Última edição por Fuzzy Logic em Seg Out 13, 2008 11:28 am, editado 1 vez(es)
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Re: Pedal de freio baixo em relação a pedaleira?... Pode ser?...
tem 1 tutorial no forum da speed q ensina a regular o pedal e o freio direitinho
[]s
[]s
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Moto : Kansas 150cc
Fuzzy,
Na Speed o procedimento é bastante simples, e está explicado, como disse o will.
Quanto à necessidade de regulagem, sim, a mudança de posição alterará a posição da frenagem, será necessário ajustar a porca da haste do freio.
Além disso, muito importante: você deverá ajustar o ponto de acionamento do interruptor do freio traseiro para que a luz se acenda logo após pisar no pedal, mesmo antes de o freio propriamente dito começar a atuar.
São regulagens simples do tipo afrouxar a contraporca, girar a porca de ajuste para o ponto desejado e reapertar a contraporca. Uma olhada com atenção permitirá entender o funcionamento, é mais simples do que explicar por tutorial.
Só é preciso tomar cuidado para não torcer o interruptor durante o aperto.
Um abraço,
Jeff
Na Speed o procedimento é bastante simples, e está explicado, como disse o will.
Quanto à necessidade de regulagem, sim, a mudança de posição alterará a posição da frenagem, será necessário ajustar a porca da haste do freio.
Além disso, muito importante: você deverá ajustar o ponto de acionamento do interruptor do freio traseiro para que a luz se acenda logo após pisar no pedal, mesmo antes de o freio propriamente dito começar a atuar.
São regulagens simples do tipo afrouxar a contraporca, girar a porca de ajuste para o ponto desejado e reapertar a contraporca. Uma olhada com atenção permitirá entender o funcionamento, é mais simples do que explicar por tutorial.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Valeu Jeff!jeff escreveu:Fuzzy,
Um abraço,
Jeff
Só completando, meu intuito principal aqui era de avaliar se ocorre mesmo tal problema com o pedal de freio da Kansas, pois se a regulagem é realmente algo inerente a todas as motos, então deve haver um limite de regulagem. A questão é se o cara que fez a matéria do link mencionado no início do tópico, será que ele não tem ciência da existência desta regulagem ou será que mesmo regulando o pedal todo para cima o mesmo continua ficando mais baixo que a altura da pedaleira devido a limites de regulagem?
Tá sacanado o ponto de vista? Então tava na espectativa de respostas de usuários de Kansas, não que a informação vinda de demais usuários não sejam importantes, lógico que são, mas como o problema referido é no freio da Kansas... fica a questão.
Abraços!
Fuzzy Logic- Guru
Fuzzy,
Tem tantos interesses em jogo nesse mercado, que esses "lapsos" de informação da mídia podem ser um monte de coisas... até mesmo simpatia e afeição por outra marca, vai saber...
Tem tantos interesses em jogo nesse mercado, que esses "lapsos" de informação da mídia podem ser um monte de coisas... até mesmo simpatia e afeição por outra marca, vai saber...
jeff- Jedi
Sou proprietário de uma kansas, e realmente, o pedal fica baixo, mas como já foi dito no forum é possível fazer uma regulagem, inclusive fiz ontem. Retirei a contraporca que fica embaixo do pedal do freio e deixei só o parafuso, e coloquei a contraporta embaixo, depois de rosquear o parafuso (Espero que não tenha ficado confuso).
E deu resultado esperado?... Ou mesmo assim continuou baixo para você?wandao.a escreveu:Sou proprietário de uma kansas, e realmente, o pedal fica baixo, mas como já foi dito no forum é possível fazer uma regulagem, inclusive fiz ontem. Retirei a contraporca que fica embaixo do pedal do freio e deixei só o parafuso, e coloquei a contraporta embaixo, depois de rosquear o parafuso (Espero que não tenha ficado confuso).
Fuzzy Logic- Guru
É que estou lendo tudo que encontro sobre a Kansas, pois já estou determinado a pegar uma até o final do ano... Apesar da Hunter 100cc ser show de bola, principalmente pelo preço pago (R$3.100,00), ela cumpre muito bem seu papel ao meu ver... Mas infelizmente ela é pequena para mim, tipo, se viro muito o guidão ele pega no meu joelho (minhas pernas são a limitação do guidão hehehe), acho o guidão dela muito baixo e fico meio que jogado pra cima dele... Fora a perna que fica meio dobrada para trás, acho que minha perna é muito comprida para a posição da pedaleira, fico muito mais confortável (em relação as pernas) na YBR da auto-escola. Então, a pesar da moto ser boa, estou achando ela pequena para mim, fora que tenho 1,75m com 103Kg, e como fiz 7 anos de natação (dos 8 as 15 anos) tenho o físico largo, então fia até meio desproporcional hehehehehe.jeff escreveu:Fuzzy,
Abraços!
Fuzzy Logic- Guru
Putz, também to lendo muito da Kansas (o fórum aqui ajuda muito) e só to esperando minha habilitação pra poder comprá-la...Fuzzy Logic escreveu:É que estou lendo tudo que encontro sobre a Kansas, pois já estou determinado a pegar uma até o final do ano... Apesar da Hunter 100cc ser show de bola, principalmente pelo preço pago (R$3.100,00), ela cumpre muito bem seu papel ao meu ver... Mas infelizmente ela é pequena para mim, tipo, se viro muito o guidão ele pega no meu joelho (minhas pernas são a limitação do guidão hehehe), acho o guidão dela muito baixo e fico meio que jogado pra cima dele... Fora a perna que fica meio dobrada para trás, acho que minha perna é muito comprida para a posição da pedaleira, fico muito mais confortável (em relação as pernas) na YBR da auto-escola. Então, a pesar da moto ser boa, estou achando ela pequena para mim, fora que tenho 1,75m com 103Kg, e como fiz 7 anos de natação (dos 8 as 15 anos) tenho o físico largo, então fia até meio desproporcional hehehehehe.
Abraços!
Infelizmente a Hunter 100 também "não me cabe", pois tenho 1,90m e 90Kg. Fica parecendo um "velotrol"...
Uma pena, pois o preço é metade de uma Kansas (apesar de serem motos distintas)...
[]'s
Draco.
Draco[LOCO]- Novato
- Número de Mensagens : 8
1,90 numa 100cc vai parece q estah d bicicleta
vao perguntar ateh do pedal
acho q msm a kansas e outras 150 vao parecer pequenas pois nao sao tao compridas ou largas
eu tenho 1,71 e 85kg (sim, to 1 bola) e a moto fica completamente proporcional e nao eh pesada
acho q vc nao vai ter muito prob, fuzy. talvez passar pelos espelhos dos carros pq nadador d londa data tem ombro q parece mais 1 armario!
heheheheh
[]s
vao perguntar ateh do pedal
acho q msm a kansas e outras 150 vao parecer pequenas pois nao sao tao compridas ou largas
eu tenho 1,71 e 85kg (sim, to 1 bola) e a moto fica completamente proporcional e nao eh pesada
acho q vc nao vai ter muito prob, fuzy. talvez passar pelos espelhos dos carros pq nadador d londa data tem ombro q parece mais 1 armario!
heheheheh
[]s
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Pessoal, o pedal de freio da Kansas é realmente problemático; é muito baixo em relação a posição confortável de pilotagem. Se vc regula de uma forma que fique melhor (e dá), quando se pilota com garupa a roda prende. Cuidado, pois vivi essa experiência. O ideal é que fosse posicionado como nas motocicletas maiores - mais em pé. O pedal do câmbio também deveria ter uma posição mais em pé, mas para este, há prolongadores (só não sei se já existem para a Kansas). Volto a alertar: muito cuidado ao regular o freio traseiro, pois com mais peso na garupa ele sofre modificação na regulagem. Talvez dê certo mudar o braço do freio (na campana), ou seja, adiantando um pouco. Se tentarem e der bom resultado, postem por favor. Abraços.
Paulinho Alma- Forista
- Número de Mensagens : 333
Não seria possível adaptar algo para aumentar a altura do pedal, tipo aquelas capas de borracha que são instaladas nos pedais de automóveis?
jeff- Jedi
Pensei nisso e também em um prolongador como o tal que existe para o cambio; não tive tempo ainda para experimentar as idéias. Deve melhorar sim. Abraços.
Paulinho Alma- Forista
- Número de Mensagens : 333
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos