FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Consumo da Laser

+15
will_santana
Paulo M.
Fuzzy Logic
Vinicius Araujo
HEITOR CARVALHO
stenio arraes
Grigorevski
Rui Jr
alanfa
PC Piratas da Serra
marcosprocopio
EMERSON LUIS
Ettoree
Marcelo Soares Calçada
Floripa-CE
19 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Consumo da Laser - Página 2 Empty Re: Consumo da Laser

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Jun 04, 2009 11:19 pm

Paulo M. escreveu:A minha já fez de 19 Km/L à 34 Km/L. O normal dela é entre 23, 24KM/L. Meu percurso não ajuda muito, tem ladeiras muito íngrimes e ando sempre com garupa.
Mas notei que curiosamente o consumo é menor com gasolina comum do que com a Podium...Alguém já viu isso?....
Talvez se você colocar aditivada o consumo possa melhorar, pois como já foi debatido diversas vezes no fórum, inclusive com textos técnicos, a Podium de nada adianta nestas motos e tende realmente a aumentar o consumo, devido suas características.


Última edição por Fuzzy Logic em Sex Jun 26, 2009 5:52 pm, editado 1 vez(es)
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da Laser - Página 2 Empty Re: Consumo da Laser

Mensagem  HEITOR CARVALHO Sex Jun 26, 2009 5:31 pm

Bem, quanto ao problema de consumo da minha LASER, na semana passada levei ela na Dafra do Norte Shopping... ela estava fazendo 23km/Lt em média... depois que o mecânico ajustou, ficou "muito melhor"... 19km/Lt. retornei na loja e reclamei... ele disse que estava bom (brincadeira)... depois de muito eu questionar, ele resolveu aceitar mexer novamente... mas disse que mais do que 25km/Lt "não existe"... (tenha paciência) ela já está lá há dois dias, vamos ver se na segunda-feira devolvem... e vou torcer para não voltar fazendo 10km/Lt. Depois conto como ficou!!!
HEITOR CARVALHO
HEITOR CARVALHO
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 52
Idade : 56
Localização : Méier - RJ
Data de inscrição : 14/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da Laser - Página 2 Empty Re: Consumo da Laser

Mensagem  HEITOR CARVALHO Qua Jul 15, 2009 5:24 pm

Bem, o mecânico conseguiu descobrir que a "mola da admissão", bem como os "cabeçotes" ou "pinos" não sei muito bem, tinham ido para o espaço, motivo pelo qual - entre outras coisas - o consumo estava alto. Ela ficou de férias durante longos 20 dias... não tinham peça... tive que abrir uma reclamação na Dafra e só depois é que as peças foram entregues na loja. Vamos ver agora qual será o consumo... O mecânico me alertou que "provavelmente" um dos problemas causadores seja o uso constante de gasolina aditivada?!?!? segundo ele, alguns aditivos presentes na gasolina podem causar um superaquecimento e sobrecarrega o motor?!?!?!? bem, vou passar a utilizar a comum... vamos ver no que dá!!! Abçs a todos.
HEITOR CARVALHO
HEITOR CARVALHO
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 52
Idade : 56
Localização : Méier - RJ
Data de inscrição : 14/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da Laser - Página 2 Empty Re: Consumo da Laser

Mensagem  will_santana Qua Jul 15, 2009 5:39 pm

HEITOR CARVALHO escreveu:Bem, o mecânico conseguiu descobrir que a "mola da admissão", bem como os "cabeçotes" ou "pinos" não sei muito bem, tinham ido para o espaço, motivo pelo qual - entre outras coisas - o consumo estava alto. Ela ficou de férias durante longos 20 dias... não tinham peça... tive que abrir uma reclamação na Dafra e só depois é que as peças foram entregues na loja. Vamos ver agora qual será o consumo... O mecânico me alertou que "provavelmente" um dos problemas causadores seja o uso constante de gasolina aditivada?!?!? segundo ele, alguns aditivos presentes na gasolina podem causar um superaquecimento e sobrecarrega o motor?!?!?!? bem, vou passar a utilizar a comum... vamos ver no que dá!!! Abçs a todos.

asneira d mecanico q ainda por cima quer s achar engenheiro
pode usar aditivada sem medo
soh troque d posto pq o seu atual pode estar batizando a gasolina com alcool ou solventes q prejudicaram seu carburador
simples

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da Laser - Página 2 Empty Re: Consumo da Laser

Mensagem  mcaccia Qui Jul 16, 2009 9:42 am

A minha faz na faixa de 25 a 27km/l, ando sempre meio rápido. Só uso gasolina adtivada, pois mantém as peças internas mais limpas e lubrificadas.
mcaccia
mcaccia
Forista
Forista

Número de Mensagens : 106
Localização : Fortaleza
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da Laser - Página 2 Empty Re: Consumo da Laser

Mensagem  rssalazar Seg Jul 20, 2009 6:26 pm

A minha está fazendo por volta de 24 / 25 km/l, não estou gostando muito desse consumo, qual o segredo da galera que anda fazendo 30 e 33?

rssalazar
Novato
Novato

Número de Mensagens : 3
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 17/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da Laser - Página 2 Empty CONSUMO EXAGERADO.

Mensagem  Aloysio Qui Out 15, 2009 9:10 am

Olá pessoal.

Tenho um laser 150 com 2500 km rodados. E observei que é o maior consumo já visto para essa categoria. Ando sempre leve e a moto não faz mais de 29 km p/ litro. Gostaria de compartilhar com vocês as possíveis causas. Há quem diga aqui que faz 33 com peso. Ando sempre no transito e não sei se é o estilo de pilotagem, o fato da scooter só possuir apenas 4 velocidades, ou por não haver relações longas. A scooter tem boa arrancada, mas a final é lastimável - não dá mais de 100km, mesmo na descida. Se alguém já teve problemas de consumo excessivo e consiguiu resolver, por favor compartilhe comigo. Parece que entendemos mais do que os mecanicos da Dafra.

Aloysio
Salvador-Ba
Aloysio
Aloysio
Novato
Novato

Número de Mensagens : 31
Idade : 52
Localização : Salvador
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 09/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da Laser - Página 2 Empty Re: Consumo da Laser

Mensagem  jeff Qui Out 15, 2009 10:34 am

Aloysio,

O consumo da Laser 150 realmente é mais alto, e vários fatores contribuem: peso da própria moto e aerodinâmica, isso sem considerar o peso do piloto, que você não informou.

Os dados precisam ser comparados com os de outras scooters equivalentes, não dá para concorrer com uma Lead 110 ou uma Neo 115. O modelo de configuração mais próxima que eu vejo é a Burgman 125, que tem área frontal (resistência ao vento) menor e é cerca de 8 kg mais leve.

No teste comparativo da revista Duas Rodas de agosto, os valores obtidos foram os seguintes:

Burgman 125:

Velocidade máxima de 93,9 km/h, consumo de 32,33 km/litro.

Laser 150:

Velocidade máxima de 89,2 km/h, consumo de 24,18 km/litro.

Se a sua está fazendo 29 por litro, está perto do melhor desempenho que ela pode obter.

Quanto à velocidade máxima, nenhuma scooter de baixa potência é feita para andar a 100 km/h. Você consegue imaginar uma Lambretta ou uma Vespa andando junto com uma YBR ou uma Titan? Nem eu.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da Laser - Página 2 Empty Consumo da Laser

Mensagem  Convidad Qui Out 29, 2009 7:01 pm

A situação é a seguinte: A compra da minha Laser foi destinada ao prazer de andar sobre duas rodas. Juntando o útil ao agradável ela é usada para passeios e às vezes em atividades profissionais
Hoje ela está com 750 km rodados após 6 meses....rodo pouco
Hoje tirei a media de consumo deu 23 km/litro, muito pouco, usando a Max da Esso
Fiz neste mês a revisão dos seis meses
achei um consumo exagerado, mas ela já fez 28 km/l antes da revisão usando gasolina podium

PS: estou postando com a finalidade de colaborar
Pretendo fazer o proximo abastecimento com podium e moderar no manete do acelerador e postar a media de km/l
afinal ela tem que ser um veículo economico
abraços a todos

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da Laser - Página 2 Empty Consumo da Laser

Mensagem  Convidad Qui Out 29, 2009 7:08 pm

Floripa-CE escreveu:Ae galera, estou entrando no fórum agora. Estou muito interessado em entrar também no mundo das 2 rodas e pensando em comprar uma Laser. Vcs podem informar como está sendo o consumo das suas possantes? Faz muita diferença em usar gasolina comum ou aditivida?
Vlw e um abraço a todos.

Floripa
Com certeza faz muita diferença: gasolina aditivada proporciona mais km/litro

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da Laser - Página 2 Empty Re: Consumo da Laser

Mensagem  Aloysio Sex Out 30, 2009 7:22 am

Valeu Jeff, pelas informações. O pessoal diz que suas motonetas fazem acima 30km por litro, então eles pilotam só em retões -não pegam transito. Meu consumo de fato girava em torno de 27 à 29. De fato a Laser 150 bate e todas concorrentes nos quesito beleza, conforto e espaço. Contudo desempenho é rídiculo. Eu levo em média 90 kilos (piloto e bagagem). Não tenho aferição com garupa. Já usei gasolina aditivada, mas não vi nenhuma diferença- vou tentar novamente. Desde que postei minha dúvida, comecei a fazer meus próprios testes. Semana passada fiz a revisão de 3000km e a regulagem do carburador melhorou um pouco. De fato o estilo de pilotagem influencia bastante. Aconselho a galera a só dá arrancada em caso extremos, na de arracanda em sinaleiras (é o momento onde mais gasta combustivel), não andar com o punho coloda acima dos 80 km. Também não ande abaixo dos 50 km. Tipo passeando pela cidade. A moto trafega em marcha de força e o consumo também sobe. Há um giclê de ato que abre e consumo dobra. Quando pegar muito vento contra, não insistir pois a moto não conseguira vencer a resistencia do ar - é só disperdicio de gas. Seguinda apenas esses pontos, minha scooter nos dois últimos abastecimento consegui fazer 31 km por litro. Ainda está cedo para contar vitória, precisarei de mais um tempo.
Aloysio
Aloysio
Novato
Novato

Número de Mensagens : 31
Idade : 52
Localização : Salvador
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 09/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da Laser - Página 2 Empty Re: Consumo da Laser

Mensagem  jeff Sex Out 30, 2009 11:22 am

É isso mesmo, Aloysio

Isso tudo que você disse, mais a calibragem dos pneus.

Pneu com pressão baixa é o maior vilão do consumo, mas todo mundo descuida disso (incluindo este que vos fala).

Precisa calibrar toda semana, no mínimo.

Um abraço,

Jeff


Última edição por jeff em Sáb Dez 26, 2009 1:48 pm, editado 2 vez(es)
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da Laser - Página 2 Empty Consumo da laser

Mensagem  Convidad Sáb Dez 26, 2009 6:33 am

A minha está bem beberrona

Medias tiradas rodando na cidade e sem garupa, meu peso é 82 kg: chegou a fazer somente 18 km com 1 litro, a ultima medição, após atingir 1000 km, fez 25 km com 1 litro usando Supra da Petrobras
O mecânico da Dafra do Itaim Bibi, disse que o consumo estava alto devido à baixa quilometragem, pode ser...inclusive por rodar pouco

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da Laser - Página 2 Empty Re: Consumo da Laser

Mensagem  Convidad Sáb Dez 26, 2009 9:01 am

Caro amigo.

Realmente as motos só se soltam (amaciamento) após os primeiros 1000 km.

Porem a verdade é a seguinte scooter geralmente só faz 25lm/l variando de acordo com alguns fatores como: peso, temperatura, velocidade, tocada do piloto, combustível etc.

Esta converça que “minha moto faz 41 KM/L” ou mais é sonho de alguns usuários muito otimista ou CONVERÇA DE VENDEDOR.

Só conheço uma moto que faz 45 km/l mais é outro modelo e de outro fabricante o que não é o caso.

Acredite se tiver fazendo 25 km/l está muito bom, dentro de sua faixa de consumo.

E seja feliz.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da Laser - Página 2 Empty CONSUMO EXAGERADO.

Mensagem  Aloysio Seg Dez 28, 2009 6:35 am

Oi, Pessoal

Renteiro o que escrevi acima, mais o comentário de Jeff sobre calibragem. Da sim para fazer 30km por litro com só um passageiro. Acredita que por ser CVT seria mais economica, mas isso não é verdade. Realmente, a scooter bebe mais. Elas ainda são novas e não dominamos a mecânica. No futuro acredito que poderemos mexer no carburador para obter melhor queima. Para quem roda todos os dias, o tipo de gasolina não influencia no consumo.

Aloysio

P.S. O tanque cabe quase 6 litros e não os 4 litros citados no manual.
Aloysio
Aloysio
Novato
Novato

Número de Mensagens : 31
Idade : 52
Localização : Salvador
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 09/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da Laser - Página 2 Empty Re: Consumo da Laser

Mensagem  Convidad Seg Dez 28, 2009 7:39 am

Como eu já tinha dito anteriormente:

“Porem a verdade é a seguinte scooter geralmente só faz 25lm/l variando de acordo com alguns fatores como: peso, temperatura, velocidade, tocada do piloto, combustível etc.
Esta convença que “minha moto faz 41 KM/L” ou mais é sonho de alguns usuários muito otimista ou CONVERÇA DE VENDEDOR.”


Devido ao porte (tamanho e peso) da Laser ela não tem muita aerodinâmica (resistência ao vento), como vocês devem ter notado.se na estrada com ventos fortes o piloto insistir em manter uma media horária alta vai ter de acelerar mais e gastar mais.aumentando assim o consumo.

Motos com CVT não adianta forçar muito o acelerador porque ela só ira usar a potencia necessária. (automática)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da Laser - Página 2 Empty Re: Consumo da Laser

Mensagem  jeff Seg Dez 28, 2009 9:27 am

E voltando a falar sobre calibragem, percebi uma coisa na minha:

Quando o tempo muda de um dia quente para um dia frio, você precisa calibrar de novo. Se a temperatura variar muito de um dia para o outro, a diferença pode chegar a 4 libras.

Isso pesa muito no consumo.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da Laser - Página 2 Empty Re: Consumo da Laser

Mensagem  Convidad Seg Dez 28, 2009 9:57 am

A calibragem de pneus implica diretamente no consumo e na estabilidade sendo ainda mais sensível em scooter como a laser.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo da Laser - Página 2 Empty Re: Consumo da Laser

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos