FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou?

+3
Franco "F-31"
firefox
Spotinick
7 participantes

Ir para baixo

Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou? Empty Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou?

Mensagem  Spotinick Dom Ago 09, 2009 6:22 pm

Tive um problema com um prego no meu pneu traseiro, fui levando minha motoca até um borracheiro perto e levei para consertar o furo.
A borracharia era meio boqueta e o cara começou a desmontra a traseira dela e começou a medar muito medo, pq tinha parafuso para tudo que é lado e achei que ele não iria saber montar mais.
Bom, no fim ele conseguiu montar e não sobrou uma porca. Graças a Deus!!!
Mas agora a moto está estranha, tenho a sensação que a traseira vai sair de lado, sem brincadeiras...
Vou precisar fazer alinhamento???

Me ajudem

Obrigado
Spotinick
Spotinick
Novato
Novato

Número de Mensagens : 39
Idade : 43
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 02/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou? Empty Re: Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou?

Mensagem  firefox Dom Ago 09, 2009 6:43 pm

Coloca ela no cavalete central e gira a roda, v c ela roda certinho, caso o contrario vc po ter empenado a roda andando com pneu furado, vc levou ela empurrando? ou sentado? no tanque ou no banco?
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou? Empty Re: Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou?

Mensagem  Franco "F-31" Dom Ago 09, 2009 8:02 pm

Spotinick escreveu:Tive um problema com um prego no meu pneu traseiro, fui levando minha motoca até um borracheiro perto e levei para consertar o furo.
A borracharia era meio boqueta e o cara começou a desmontra a traseira dela e começou a medar muito medo, pq tinha parafuso para tudo que é lado e achei que ele não iria saber montar mais.
Bom, no fim ele conseguiu montar e não sobrou uma porca. Graças a Deus!!!
Mas agora a moto está estranha, tenho a sensação que a traseira vai sair de lado, sem brincadeiras...
Vou precisar fazer alinhamento???

Me ajudem

Obrigado

Se o aro não empenou, pode ser q o borracheiro tenha fixado o eixo com com um lado mais para frente ou mais para tras verifique nas porcas onde se faz a regulagem da corrente..
Franco
Franco "F-31"
Novato
Novato

Número de Mensagens : 44
Idade : 40
Localização : Brasila - DF
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 16/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou? Empty Re: Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou?

Mensagem  Fuzzy Logic Dom Ago 09, 2009 9:25 pm

Como o Franco disse, a primeira coisa que tem que ser vista é se o borracheiro instalou a roda devidamente, ele pode ter colocado o eixo desalinhado, faça o procedimento de esticar corrente e verifique se o eixo está alinhado, se ambas as porcas que prendem a roda traseira estão na mesma marcação, aproveita e veja se a corrente não está folgada ou está muito esticada, ela deve ficar com uma folga de NO MÁXIMO dois dedos, e nunca pode ficar esticadona pois arrebentará.

Se não for problema da instalação da roda, alinhamento do eixo, então você deve ter feito algo que realmente prejudicou seu aro, e daí você tem que colocar a moto sobre o cavalete central e girá-la, acompanhe o giro e veja se está alinhada, se empenou você facilmente perceberá, agora o problema maior será arrumar um local que faça o serviço de desempeno de roda de moto, pois o serviço em si é tranquilo.

Esse lance de furar pneu em moto é complicado, muitos caso se dão porque as motociclistas teimam em andar no cantinho da rua, bem próximos ao meio-fio, e este é exatamente o local onde fica o lixo das vias, ou então, para não passar sobre o quebramolas (as lambadas), o motociclista vai lá no cantinho e assim acaba encontrando algo indesejável.

Eu, por exemplo, passo sobre os quebramolas normalmente, como se fosse carro, não vou no cantinho do meio-fio pra desvilar da lombada não, pois sei que posso ser surpreendido.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou? Empty Re: Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou?

Mensagem  Spotinick Seg Ago 10, 2009 6:16 am

Firefox escreveu:Coloca ela no cavalete central e gira a roda, v c ela roda certinho, caso o contrario vc po ter empenado a roda andando com pneu furado, vc levou ela empurrando? ou sentado? no tanque ou no banco?
Logo que senti que havia furado o pneu, levei ela empurrando, já para não exercer um peso maior e possivelmente cortar o pneu.
Andei com ela uns 500 metros até o borracheiro. Acho que não tenha dado tempo de empenar a roda.

Franco "F-31" escreveu:
Se o aro não empenou, pode ser q o borracheiro tenha fixado o eixo com com um lado mais para frente ou mais para tras verifique nas porcas onde se faz a regulagem da corrente..
Talvez tenha acontecido isso, nem tinha pensado nessa possbilidade, vou ver direito as marcas, pois percebi q qdo estou trocando de marcha, a corrente tá batendo no quadro, então ele deve ter deixado frouxa.


Valew pela força
Spotinick
Spotinick
Novato
Novato

Número de Mensagens : 39
Idade : 43
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 02/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou? Empty Re: Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou?

Mensagem  Spotinick Seg Ago 10, 2009 6:23 am

Fuzzy Logic escreveu:Como o Franco disse, a primeira coisa que tem que ser vista é se o borracheiro instalou a roda devidamente, ele pode ter colocado o eixo desalinhado, faça o procedimento de esticar corrente e verifique se o eixo está alinhado, se ambas as porcas que prendem a roda traseira estão na mesma marcação, aproveita e veja se a corrente não está folgada ou está muito esticada, ela deve ficar com uma folga de NO MÁXIMO dois dedos, e nunca pode ficar esticadona pois arrebentará.

Vou fazer assim, se caso eu não conseguir arrumar pelas marcas do quadro, vou acabar levando num mecanico mesmo, pq assim vou pedir para ele desmontar a traseira e ver qual cagada o cara fez na minha motoca.

Valew pela ajuda
Spotinick
Spotinick
Novato
Novato

Número de Mensagens : 39
Idade : 43
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 02/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou? Empty Re: Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou?

Mensagem  Rafael.RS Seg Ago 10, 2009 9:18 am

Cara com certeza o borracheiro colocou a roda errado ou a balança pode estar frouxa.

aconteceu comigo isso . tava no carnaval indo pra praia de moto furou meu pneu o resgate me pegou e levou no borracheiro ele reparou o pneu e segui viagem porem eu sentia q a moto puxava pra direita toda vez q eu freiava e dava medo pq a moto fico muito instavel. chegando na praia no outro dia levei num mecanico e ele falou q a roda tava bem fora do lugar e q a balança tava com folga por isso q ela tava com essa instabilidade de sair pra direita a traseira.

é isso ae Razz
Rafael.RS
Rafael.RS
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 90
Idade : 40
Localização : Rio Grande do Sul / Porto Alegre
Data de inscrição : 08/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou? Empty Re: Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou?

Mensagem  Spotinick Seg Ago 10, 2009 10:06 am

Rafael.RS escreveu:Cara com certeza o borracheiro colocou a roda errado ou a balança pode estar frouxa.

aconteceu comigo isso . tava no carnaval indo pra praia de moto furou meu pneu o resgate me pegou e levou no borracheiro ele reparou o pneu e segui viagem porem eu sentia q a moto puxava pra direita toda vez q eu freiava e dava medo pq a moto fico muito instavel. chegando na praia no outro dia levei num mecanico e ele falou q a roda tava bem fora do lugar e q a balança tava com folga por isso q ela tava com essa instabilidade de sair pra direita a traseira.

é isso ae Razz

Cara, é isso ai q tá acontecendo comigo...
Então vou levar no mecanico direto.
Valew pela orientação, já vou chegar no mecanico falando isso para ele
Spotinick
Spotinick
Novato
Novato

Número de Mensagens : 39
Idade : 43
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 02/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou? Empty Re: Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou?

Mensagem  Franco "F-31" Seg Ago 10, 2009 9:16 pm

Spotinick escreveu:
Firefox escreveu:Coloca ela no cavalete central e gira a roda, v c ela roda certinho, caso o contrario vc po ter empenado a roda andando com pneu furado, vc levou ela empurrando? ou sentado? no tanque ou no banco?
Logo que senti que havia furado o pneu, levei ela empurrando, já para não exercer um peso maior e possivelmente cortar o pneu.
Andei com ela uns 500 metros até o borracheiro. Acho que não tenha dado tempo de empenar a roda.

Franco "F-31" escreveu:
Se o aro não empenou, pode ser q o borracheiro tenha fixado o eixo com com um lado mais para frente ou mais para tras verifique nas porcas onde se faz a regulagem da corrente..
Talvez tenha acontecido isso, nem tinha pensado nessa possbilidade, vou ver direito as marcas, pois percebi q qdo estou trocando de marcha, a corrente tá batendo no quadro, então ele deve ter deixado frouxa.


Valew pela força

O Procedimento para ver se o eixo esta desalinhado é muito simples, vc mesmo pode ver ai na sua cas, ao lado da porca q aperta o eixo traseirto tem ums pontinhos ..... se não me engano são cinco, basta contar quantos tem de cada lado do eixo os dois lados tem q ter a mesma quantidade 3 na direita 3 na esuqerda , 4 dir e 4 esq., etc...
Franco
Franco "F-31"
Novato
Novato

Número de Mensagens : 44
Idade : 40
Localização : Brasila - DF
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 16/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou? Empty Re: Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou?

Mensagem  Spotinick Qua Set 09, 2009 6:20 am

Spotinick escreveu:
Rafael.RS escreveu:Cara com certeza o borracheiro colocou a roda errado ou a balança pode estar frouxa.

aconteceu comigo isso . tava no carnaval indo pra praia de moto furou meu pneu o resgate me pegou e levou no borracheiro ele reparou o pneu e segui viagem porem eu sentia q a moto puxava pra direita toda vez q eu freiava e dava medo pq a moto fico muito instavel. chegando na praia no outro dia levei num mecanico e ele falou q a roda tava bem fora do lugar e q a balança tava com folga por isso q ela tava com essa instabilidade de sair pra direita a traseira.

é isso ae Razz

Cara, é isso ai q tá acontecendo comigo...
Então vou levar no mecanico direto.
Valew pela orientação, já vou chegar no mecanico falando isso para ele

Realmente o borracheiro montou tudo errado, a bucha q é do lado esquerdo ele colocou no direito e assim por diante, dando a impressao da moto estar desalinhada.
Levei num mecanico perto de casa e ele inverteu tudo novamente e a moto voltou ao normal.
Só postei para dar uma resposta como resolvi o problema ok??

Abraços
Spotinick
Spotinick
Novato
Novato

Número de Mensagens : 39
Idade : 43
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 02/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou? Empty Re: Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou?

Mensagem  will_santana Qua Set 09, 2009 8:57 am

fica apenas a observacao q tem "mexânico" em qq lugar, nao soh na dafra
hehehehe

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou? Empty Re: Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou?

Mensagem  kako Ter Mar 09, 2010 10:26 am

Firefox escreveu:Coloca ela no cavalete central e gira a roda, v c ela roda certinho, caso o contrario vc po ter empenado a roda andando com pneu furado, vc levou ela empurrando? ou sentado? no tanque ou no banco?


Roda estrela não empena, quebra. certo????
é a corrente. ela está frocha, então o pinhão pucha para um lado, aí dá a sensação que a trazeira está de lado. vai por mim.

kako
Novato
Novato

Número de Mensagens : 10
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 09/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou? Empty Re: Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou?

Mensagem  firefox Ter Mar 09, 2010 10:30 am

kako escreveu:
Firefox escreveu:Coloca ela no cavalete central e gira a roda, v c ela roda certinho, caso o contrario vc po ter empenado a roda andando com pneu furado, vc levou ela empurrando? ou sentado? no tanque ou no banco?


Roda estrela não empena, quebra. certo????
é a corrente. ela está frocha, então o pinhão pucha para um lado, aí dá a sensação que a trazeira está de lado. vai por mim.

errado kako, roda de liga-leve, empena sim, ja existe lugares propriados pra desempena-las.... chama-se usinagem
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou? Empty Re: Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou?

Mensagem  kako Qua Mar 10, 2010 8:16 am

Rafael.RS escreveu:Cara com certeza o borracheiro colocou a roda errado ou a balança pode estar frouxa.

aconteceu comigo isso . tava no carnaval indo pra praia de moto furou meu pneu o resgate me pegou e levou no borracheiro ele reparou o pneu e segui viagem porem eu sentia q a moto puxava pra direita toda vez q eu freiava e dava medo pq a moto fico muito instavel. chegando na praia no outro dia levei num mecanico e ele falou q a roda tava bem fora do lugar e q a balança tava com folga por isso q ela tava com essa instabilidade de sair pra direita a traseira.

é isso ae Razz

essa meleca tá acontecebdo com a minha moto. como que eu faço pra ajustar a balança? ou só um mecânico tem esse privilégio?
abração!!!!!!

kako
Novato
Novato

Número de Mensagens : 10
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 09/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou? Empty Re: Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou?

Mensagem  firefox Qui Mar 11, 2010 9:22 am

Kako, a melhor maneira d vc ver c sua balança ta com folga, é colocando a moto no cavalete central, e forçando a roda pra direita e esquerda, c ela c deslocar com facilidade é pq ta frouxa, ai oq deve se feito é trocar as buchas (serviço simples e barato), agora c la n tiver com folga, vc deve verificar as marcas dos reguladores de corrente, c estão no mesmo nivel!!!!
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou? Empty Re: Pneu traseiro furou, minha moto desalinhou?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos