Qual é o melhor capacete?
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Qual é o melhor capacete?
Qual é o melhor capacete?
Este item obrigatório de segurança precisa de atenção na hora da escolha
Desde 1982 este acessório é considerado obrigatório pela Constituição Brasileira. Apesar de muitos não gostarem de utilizá-lo da forma correta (os modelos indicados e com a viseira fechada), este item realmente protege quem usa.
Estudos do SHARP (Safety Helmet Assessment Rating Programme, em português Programa de Classificação de Segurança e Conformidade) demonstram quais zonas sofrem maior impacto na hora do acidente. A parte lateral recebe 53% da força do golpe, já a parte frontal fica com 24%, a traseira 21% e a superior 2%. O diagrama abaixo é mais detalhado e mostra a porcentagem do impacto recebida na cabeça:
O fato do capacete tipo “coquinho” proteger uma porção tão pequena da cabeça, fez com que o modelo fosse proibido por lei. Quanto menor o modelo do capacete, menor é a proteção recebida. O “coquinho” por exemplo, protege apenas 39% da cabeça.
Na hora de escolher um modelo de capacete é importante ficar atento ao que diz a legislação sobre o assunto. O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) afirma que só os que possuem selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) podem ser utilizados. O Inmetro é responsável por garantir a qualidade do produto, para isso realiza testes com os vários modelos e marcas disponíveis no mercado.
O motociclista que for pego pilotando sem capacete ou utilizando o “coquinho” está passível a multas. A falta do equipamento é considerada uma infração gravíssima, rende a perda de 7 pontos na carteira, suspensão do direito de dirigir, recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 191,54. Outras exigências são o uso da viseira fechada ou óculos de proteção (no caso do capacete não possuir o item), faixas reflexivas e selo do Inmetro. Além disso, o equipamento precisa estar na data de validade e com a cinta fechada.
Os modelos regulamentados pelo Inmetro são os descritos abaixo:
- Integral (fechado): é o tipo que oferece maior proteção, porém esquentam muito no verão. Costumam ter valor mais elevado por agregarem itens funcionais (canais de circulação de ar, forros removíveis, viseiras destacáveis, etc). Nesta categoria estão inclusos aqueles modelos projetados para MotoCross.
Misto (queixeira removível): a queixeira pode ser removida e o capacete fica com a aparência de um modelo "aberto". Modelo adequado para longas viagens, pois permitem um “respiro” para a cabeça.
- Modular (frente móvel): consegue proteger os principais pontos da cabeça e dão liberdade para usá-lo quase aberto. A queixeira pode ser deslocada para a parte de cima do capacete.
- Aberto (sem queixeira): área de proteção reduzida. Modelo barato e usado principalmente por quem percorre trajetos curtos em vias urbanas.
Outro item que precisa de atenção é o tamanho correto. É necessário saber a medida da cabeça para escolher o tamanho equivalente. Para isso basta medir em casa com uma fita métrica comum a circunferência da cabeça no sentido horizontal. A fita deve estar na altura das sobrancelhas e orelhas.
De acordo com a medida em centímetros você deverá escolher o seguinte tamanho:
55/56 = S
57/58 = M
59/60 = L
61/62 = XL
63/64 = XXL
Alerta: algumas marcas e modelos podem não obedecer esta tabela ou usar simplesmente a numeração em centímetros.
Você sentirá que o capacete é do tamanho correto se senti-lo justo na cabeça, porém confortável. As almofadas superiores deverão encostar na parte superior da cabeça, assim como as almofadas laterais nas bochechas. Não deve haver muito espaço entre o interior do capacete e a cabeça. Quando você tentar movê-lo com as mãos, ele deve oferecer alguma dificuldade. Teste o capacete por alguns minutos e verifique se após a prova ele deixou marcas, caso isso ocorra é porque o tamanho é menor do que o recomendado. Se ele obedecer a tudo isto, você encontrou o tamanho correto!
Antes de finalizar a compra lembre-se de ajustar a cinta e verificar se ela está adequada. Ela deve ficar justa no queixo, mas sem incomodar. Também deve-se observar se o capacete não “escapa” mesmo utilizando a cinta.
O material do capacete influencia na qualidade do mesmo. A camada exterior (também chamado de casco ou calota) pode ser de fibra de vidro, fibra de carbono e/ou Kevlar (os mais indicados) ou policarbonato (os mais comuns). A diferença entre eles, é que o primeiro é considerado mais resistente a impactos violentos e possui maior durabilidade. Já o segundo é mais leve e muito rígido e também mais barato. Independente do material ele deve ser uma peça única, sem “remendos”.
Para limpar o casco do capacete pode-se utilizar o mesmo material que o usado para a limpeza de automóveis. O polimento é aconselhado, mas não em excesso (corre-se o risco de abrasar o material). Se for feita a retirada de algum adesivo autocolante, os resíduos de cola poderão ser retirados com álcool. A limpeza do álcool é feita com água e sabão.
A parte interna do capacete costuma ser revestida com poliuretano. Esse material garante a absorção do impacto num eventual acidente. Fique atento, pois algumas péssimas marcas não utilizam essa camada, assim o capacete fica mais leve e prático, porém sua cabeça fica mais desprotegida.
O forro é responsável por proporcionar conforto ao motociclista, afinal, é esta camada que fica em contato direto com a cabeça. Adaptável ao rosto e capaz de absorver suor, o forro também precisa contar com um bom sistema de ventilação. É esse sistema que garantirá um ar renovado dentro do capacete. Isso significa arejamento e o não-embaçamento da viseira. Se você escutar ruídos dentro do capacete, significa que esse item, o sistema de ventilação, não foi totalmente considerado nos testes da fabricante.
O forro também é chamado de camada de proteção. É recomendável a utilização do forro destacável, pois este pode ser lavado. O ideal é lavá-lo com certa freqüência para que o produto fique livre da proliferação de bactérias. Comumente feito de espuma coberto com tecido. Água e sabão resolverão o problema. Deve-se deixar o forro secar à sombra.
O tipo de viseira que compõe o capacete também é importante, afinal alguns tipos são proibidos por lei. O uso da viseira fumê é vedado durante a noite, pois prejudica a visualização. Vale conferir como é a vedação desse item (ele protege contra a chuva?), a forma como abre e até se é possível fazer a substituição de algum item do conjunto da viseira.
Se o modelo do capacete não incluir a viseira deve-se utilizar óculos protetores (essa é uma obrigação do motociclista e está previsto por lei).
Outra recomendação é que o capacete seja de cor clara (tornando o motociclista mais visível aos demais motoristas).
Fique atento a marcas de confiança e certificadas pelo Inmetro, isso garante que você estará levando para casa um produto testado e aprovado. Se notar algum erro de fabricação, contate o fabricante, pois este deve reparar o estrago ou substituir por um capacete em perfeito estado. A maior parte das marcas oferece uma garantia.
Algumas marcas que fabricam capacetes: Arai, AFX, AGV, Airoh, Arashi, Shoei, Fox, Peels, Cross, Shark, Asw, Bieffe, CMS, Taurus, entre outras.
Agora que você já conhece parte a parte do capacete e quais itens devem ser analisados, pode ir até uma loja para comprar ou substituir seu capacete.
Fonte: Minha Moto Nova/Ailime Kamaia 31/08/2010
Este item obrigatório de segurança precisa de atenção na hora da escolha
Desde 1982 este acessório é considerado obrigatório pela Constituição Brasileira. Apesar de muitos não gostarem de utilizá-lo da forma correta (os modelos indicados e com a viseira fechada), este item realmente protege quem usa.
Estudos do SHARP (Safety Helmet Assessment Rating Programme, em português Programa de Classificação de Segurança e Conformidade) demonstram quais zonas sofrem maior impacto na hora do acidente. A parte lateral recebe 53% da força do golpe, já a parte frontal fica com 24%, a traseira 21% e a superior 2%. O diagrama abaixo é mais detalhado e mostra a porcentagem do impacto recebida na cabeça:
O fato do capacete tipo “coquinho” proteger uma porção tão pequena da cabeça, fez com que o modelo fosse proibido por lei. Quanto menor o modelo do capacete, menor é a proteção recebida. O “coquinho” por exemplo, protege apenas 39% da cabeça.
Na hora de escolher um modelo de capacete é importante ficar atento ao que diz a legislação sobre o assunto. O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) afirma que só os que possuem selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) podem ser utilizados. O Inmetro é responsável por garantir a qualidade do produto, para isso realiza testes com os vários modelos e marcas disponíveis no mercado.
O motociclista que for pego pilotando sem capacete ou utilizando o “coquinho” está passível a multas. A falta do equipamento é considerada uma infração gravíssima, rende a perda de 7 pontos na carteira, suspensão do direito de dirigir, recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 191,54. Outras exigências são o uso da viseira fechada ou óculos de proteção (no caso do capacete não possuir o item), faixas reflexivas e selo do Inmetro. Além disso, o equipamento precisa estar na data de validade e com a cinta fechada.
Os modelos regulamentados pelo Inmetro são os descritos abaixo:
- Integral (fechado): é o tipo que oferece maior proteção, porém esquentam muito no verão. Costumam ter valor mais elevado por agregarem itens funcionais (canais de circulação de ar, forros removíveis, viseiras destacáveis, etc). Nesta categoria estão inclusos aqueles modelos projetados para MotoCross.
Misto (queixeira removível): a queixeira pode ser removida e o capacete fica com a aparência de um modelo "aberto". Modelo adequado para longas viagens, pois permitem um “respiro” para a cabeça.
- Modular (frente móvel): consegue proteger os principais pontos da cabeça e dão liberdade para usá-lo quase aberto. A queixeira pode ser deslocada para a parte de cima do capacete.
- Aberto (sem queixeira): área de proteção reduzida. Modelo barato e usado principalmente por quem percorre trajetos curtos em vias urbanas.
Outro item que precisa de atenção é o tamanho correto. É necessário saber a medida da cabeça para escolher o tamanho equivalente. Para isso basta medir em casa com uma fita métrica comum a circunferência da cabeça no sentido horizontal. A fita deve estar na altura das sobrancelhas e orelhas.
De acordo com a medida em centímetros você deverá escolher o seguinte tamanho:
55/56 = S
57/58 = M
59/60 = L
61/62 = XL
63/64 = XXL
Alerta: algumas marcas e modelos podem não obedecer esta tabela ou usar simplesmente a numeração em centímetros.
Você sentirá que o capacete é do tamanho correto se senti-lo justo na cabeça, porém confortável. As almofadas superiores deverão encostar na parte superior da cabeça, assim como as almofadas laterais nas bochechas. Não deve haver muito espaço entre o interior do capacete e a cabeça. Quando você tentar movê-lo com as mãos, ele deve oferecer alguma dificuldade. Teste o capacete por alguns minutos e verifique se após a prova ele deixou marcas, caso isso ocorra é porque o tamanho é menor do que o recomendado. Se ele obedecer a tudo isto, você encontrou o tamanho correto!
Antes de finalizar a compra lembre-se de ajustar a cinta e verificar se ela está adequada. Ela deve ficar justa no queixo, mas sem incomodar. Também deve-se observar se o capacete não “escapa” mesmo utilizando a cinta.
O material do capacete influencia na qualidade do mesmo. A camada exterior (também chamado de casco ou calota) pode ser de fibra de vidro, fibra de carbono e/ou Kevlar (os mais indicados) ou policarbonato (os mais comuns). A diferença entre eles, é que o primeiro é considerado mais resistente a impactos violentos e possui maior durabilidade. Já o segundo é mais leve e muito rígido e também mais barato. Independente do material ele deve ser uma peça única, sem “remendos”.
Para limpar o casco do capacete pode-se utilizar o mesmo material que o usado para a limpeza de automóveis. O polimento é aconselhado, mas não em excesso (corre-se o risco de abrasar o material). Se for feita a retirada de algum adesivo autocolante, os resíduos de cola poderão ser retirados com álcool. A limpeza do álcool é feita com água e sabão.
A parte interna do capacete costuma ser revestida com poliuretano. Esse material garante a absorção do impacto num eventual acidente. Fique atento, pois algumas péssimas marcas não utilizam essa camada, assim o capacete fica mais leve e prático, porém sua cabeça fica mais desprotegida.
O forro é responsável por proporcionar conforto ao motociclista, afinal, é esta camada que fica em contato direto com a cabeça. Adaptável ao rosto e capaz de absorver suor, o forro também precisa contar com um bom sistema de ventilação. É esse sistema que garantirá um ar renovado dentro do capacete. Isso significa arejamento e o não-embaçamento da viseira. Se você escutar ruídos dentro do capacete, significa que esse item, o sistema de ventilação, não foi totalmente considerado nos testes da fabricante.
O forro também é chamado de camada de proteção. É recomendável a utilização do forro destacável, pois este pode ser lavado. O ideal é lavá-lo com certa freqüência para que o produto fique livre da proliferação de bactérias. Comumente feito de espuma coberto com tecido. Água e sabão resolverão o problema. Deve-se deixar o forro secar à sombra.
O tipo de viseira que compõe o capacete também é importante, afinal alguns tipos são proibidos por lei. O uso da viseira fumê é vedado durante a noite, pois prejudica a visualização. Vale conferir como é a vedação desse item (ele protege contra a chuva?), a forma como abre e até se é possível fazer a substituição de algum item do conjunto da viseira.
Se o modelo do capacete não incluir a viseira deve-se utilizar óculos protetores (essa é uma obrigação do motociclista e está previsto por lei).
Outra recomendação é que o capacete seja de cor clara (tornando o motociclista mais visível aos demais motoristas).
Fique atento a marcas de confiança e certificadas pelo Inmetro, isso garante que você estará levando para casa um produto testado e aprovado. Se notar algum erro de fabricação, contate o fabricante, pois este deve reparar o estrago ou substituir por um capacete em perfeito estado. A maior parte das marcas oferece uma garantia.
Algumas marcas que fabricam capacetes: Arai, AFX, AGV, Airoh, Arashi, Shoei, Fox, Peels, Cross, Shark, Asw, Bieffe, CMS, Taurus, entre outras.
Agora que você já conhece parte a parte do capacete e quais itens devem ser analisados, pode ir até uma loja para comprar ou substituir seu capacete.
Fonte: Minha Moto Nova/Ailime Kamaia 31/08/2010
Convidado- Convidado
Re: Qual é o melhor capacete?
Cai Baba diz:
Capacete é segurança. Ponha isso na cabeça.
Agora tirando a brincadeira, o texto dessa menina é excelente. E vale muito a pena o investimento em um bom capacete, e nem sequer por ele servir ao fim a que se destina (espero que ninguém precise dele para essa finalidade).
Aproveito para acrescentar um ponto que não foi mencionado, há o capacete integral que além da viseira conta com uma lente escura interna rebatível. Essa é uma vantagem que não tem preço para quem tem dificuldade com luz forte.
Um abraço,
Jeff
Capacete é segurança. Ponha isso na cabeça.
Agora tirando a brincadeira, o texto dessa menina é excelente. E vale muito a pena o investimento em um bom capacete, e nem sequer por ele servir ao fim a que se destina (espero que ninguém precise dele para essa finalidade).
Aproveito para acrescentar um ponto que não foi mencionado, há o capacete integral que além da viseira conta com uma lente escura interna rebatível. Essa é uma vantagem que não tem preço para quem tem dificuldade com luz forte.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
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Re: Qual é o melhor capacete?
hoje me livrei do ebf e comprei no risk achei muito bom capacete e deo certo no meo bolso
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-163016415-capacete-norisk-koi-warrior-bad-bones-arachnid-_JM
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cristianobj470- Forista
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CAPACETES MODULADOS
Os capacetes modulados, onde a queixeira pode ser levantada, por lei a queixeira deve estar rebatida, ou seja, abaixada.
Gilberto Crespo- Membro Senior
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Re: Qual é o melhor capacete?
Seja bem vindo ao fórum Givanildo Gilberto, (de onde eu tirei givanildo ... Será que estou ficando louco? rsrsrs)
Muito bem colocado, esses capacetes são ótimos e praticos na hora em que paramos, principalmente na hora de pedir informação, mas, o que eu vejo muito, é esse danado desse capacete andando aberto. O meu eu abro a viseira de vez em quando pra dar aquela refrescada e de 10 vezes que faço isso, 10 mosquitos acabam acertando ou meu rosto ou direto no olho, ai é parar e esperar voltar a enxergar
Só estou na dúvida em qual capacete comprar, na estrada usei aquele que dão de brinde na cc (ebf), é bonzinho, mas entra agua e embaça com certa facilidade, também não tenho condições de desembolsar mais que 200 mangos em um bom, então fico na dúvida sobre qual comprar, uma coisa que não uso é o tal do coquinho ou aberto, pois, nos meus primeiros anos com moto eu cai direto com o rosto no chão, e o resultado não foi legal, até hoje sinto falta do meu dente da frente que perdi ou engoli no acidente
PS:
jeff,
Qual capacete você usa ($$)?? Vi na foto e gostei da cara dele estou mesmo pensando em comprar logo capacete novo, jaqueta, calça, bota, santinho e tudo o que for necessário para proteção, já que em breve a Carol estará pegando a estrada de novo
Muito bem colocado, esses capacetes são ótimos e praticos na hora em que paramos, principalmente na hora de pedir informação, mas, o que eu vejo muito, é esse danado desse capacete andando aberto. O meu eu abro a viseira de vez em quando pra dar aquela refrescada e de 10 vezes que faço isso, 10 mosquitos acabam acertando ou meu rosto ou direto no olho, ai é parar e esperar voltar a enxergar
Só estou na dúvida em qual capacete comprar, na estrada usei aquele que dão de brinde na cc (ebf), é bonzinho, mas entra agua e embaça com certa facilidade, também não tenho condições de desembolsar mais que 200 mangos em um bom, então fico na dúvida sobre qual comprar, uma coisa que não uso é o tal do coquinho ou aberto, pois, nos meus primeiros anos com moto eu cai direto com o rosto no chão, e o resultado não foi legal, até hoje sinto falta do meu dente da frente que perdi ou engoli no acidente
PS:
jeff,
Qual capacete você usa ($$)?? Vi na foto e gostei da cara dele estou mesmo pensando em comprar logo capacete novo, jaqueta, calça, bota, santinho e tudo o que for necessário para proteção, já que em breve a Carol estará pegando a estrada de novo
Re: Qual é o melhor capacete?
Engraçado essa questão do capacete ter voltado à tona hoje, porque voltei para casa pensando em falar sobre isso.
Estava saindo da padoca e passou uma das maiores Harley que eu já vi, com o cara em cima dela usando o menor e mais ridículo coquinho que se possa imaginar. Parecia um boné.
Sei lá, quer usar coquinho paralevar a coxinha para passear pela cidade a 20 km/h, que nem o cara, pelo menos investe em um coquinho tipo chips, que não fica ridículo.
Respondendo ao Cassio, meu capacete é um mix gladiator. Se não me engano, fica na casa dos 150 reais. O diferencial é que adaptei uma segunda viseira fumê, muito útil na estrada.
O truque é usar as bolachas plásticas para fixar a viseira original, colocar por cima a viseira fumê e só então prendê-las com os parafusos. Assim eu posso usar as duas, ambas com regulagem de posição. Claro que a viseira fumê não pode ficar completamente levantada, senão o vento leva ela para trás. Mas na horizontal, não atrapalha em nada e até ajuda um pouco na chuva.
Também é necessário colocar duas pastilhazinhas de feltro adesivo entre as viseiras, nos cantos de cima, naquela parte que não atrapalha a visão, para impedir que as duas viseiras fiquem em contato, senão o local fica riscado e origina pontos cegos.
Um abraço,
Jeff
Estava saindo da padoca e passou uma das maiores Harley que eu já vi, com o cara em cima dela usando o menor e mais ridículo coquinho que se possa imaginar. Parecia um boné.
Sei lá, quer usar coquinho para
Respondendo ao Cassio, meu capacete é um mix gladiator. Se não me engano, fica na casa dos 150 reais. O diferencial é que adaptei uma segunda viseira fumê, muito útil na estrada.
O truque é usar as bolachas plásticas para fixar a viseira original, colocar por cima a viseira fumê e só então prendê-las com os parafusos. Assim eu posso usar as duas, ambas com regulagem de posição. Claro que a viseira fumê não pode ficar completamente levantada, senão o vento leva ela para trás. Mas na horizontal, não atrapalha em nada e até ajuda um pouco na chuva.
Também é necessário colocar duas pastilhazinhas de feltro adesivo entre as viseiras, nos cantos de cima, naquela parte que não atrapalha a visão, para impedir que as duas viseiras fiquem em contato, senão o local fica riscado e origina pontos cegos.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Melhor capacete.
Cassiolps.
Por lei a viseira SEMPRE deve estar abaixanda, uma vez que protege os olhos (dos mosquitos, por exemplo ).
Veja esse site, eu estou namorando 2 modelos: um Fly Automatic (todo preto) e um F7 (também todo preto).
Foi dito aqui que é recomendável que o capaceta seja de cor clara, mas isso não é previsto na legislação. Fica a cargo do gosto de cada motociclista.
Se a intenção da cor clara dos capacetes for a de "tornar o motociclista mais visível", lembro que à noite, a única coisa que torna a visibilidade do motociclista para os motoristas ser melhor, não os adesivos refletores, estes sim obrigatórios por lei.
Um grande abraço.
Por lei a viseira SEMPRE deve estar abaixanda, uma vez que protege os olhos (dos mosquitos, por exemplo ).
Veja esse site, eu estou namorando 2 modelos: um Fly Automatic (todo preto) e um F7 (também todo preto).
Foi dito aqui que é recomendável que o capaceta seja de cor clara, mas isso não é previsto na legislação. Fica a cargo do gosto de cada motociclista.
Se a intenção da cor clara dos capacetes for a de "tornar o motociclista mais visível", lembro que à noite, a única coisa que torna a visibilidade do motociclista para os motoristas ser melhor, não os adesivos refletores, estes sim obrigatórios por lei.
Um grande abraço.
Gilberto Crespo- Membro Senior
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Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/02/2011
Re: Qual é o melhor capacete?
Gilberto Crespo escreveu:Cassiolps.
Por lei a viseira SEMPRE deve estar abaixanda, uma vez que protege os olhos (dos mosquitos, por exemplo ).
Veja esse site, eu estou namorando 2 modelos: um Fly Automatic (todo preto) e um F7 (também todo preto).
Foi dito aqui que é recomendável que o capaceta seja de cor clara, mas isso não é previsto na legislação. Fica a cargo do gosto de cada motociclista.
Se a intenção da cor clara dos capacetes for a de "tornar o motociclista mais visível", lembro que à noite, a única coisa que torna a visibilidade do motociclista para os motoristas ser melhor, não os adesivos refletores, estes sim obrigatórios por lei.
Um grande abraço.
Mas, a legislação prevê viseira ou óculos de proteção, que são muito úteis aos viajantes quando pegam chuva, abre-se a viseira e deixa só o óculos, a visibilidade melhora, lembrando que são óculos amarelos ou transparentes, escuros só em dia de sol forte mesmo.
Abraços
PS: Pode me chamar da Cássio
Re: Qual é o melhor capacete?
Em matéria de capacete, o modelo abaixo é sazonal, muito útil para paulistanos utilizarem durante o verão, principalmente no período da tarde, reparem que de quebra, pode-se eliminar até antena corta pipa !!!
Desculpem, não resisti !!!
Agora falando sério, qdo fui pegar a Bette Davis, eu não tinha capacete, peguei um escamoteável (muito útil para mim que sou fumante.. )... o critério de escolha na época, foi "preço"... ja que na minha idéia seria apenas temporário, no entanto estou com ele até hoje !!!
Acho o escamoteável muito confortável, embora haja uma ala que o considere não muito seguro... não eh minha opinião... porém, o problema é resistir não andar com a parte frontal levantada, principalmente no verão e eu peco nisso direto !!!!
- Preciso, comprar um de melhor qualidade, capacete é o acessório de segurança mais importante que há para um motociclista, e no meu caso será novamente escamoteável, gosto do LS2 F369, mas dizem que é pesado e tb tem o Zeus 3000A, mesmas caracteristicas porém mais leve...
- A grande dúvida é qto a cor, gosto do preto, que aliás eh a preferência de 9 em cada 10 motociclistas, porém, eh barra andar de capacete preto, principalmente no verão.... parece que o cérebro tá cozinhando debaixo do capacete... ... e tb tem o lance de segurança, cor clara fica mais visível...
Sei lá... pode ser que meu próximo seja prata.... mas o que eu curto mesmo eh capacete preto
Abraços
Betho
Desculpem, não resisti !!!
Agora falando sério, qdo fui pegar a Bette Davis, eu não tinha capacete, peguei um escamoteável (muito útil para mim que sou fumante.. )... o critério de escolha na época, foi "preço"... ja que na minha idéia seria apenas temporário, no entanto estou com ele até hoje !!!
Acho o escamoteável muito confortável, embora haja uma ala que o considere não muito seguro... não eh minha opinião... porém, o problema é resistir não andar com a parte frontal levantada, principalmente no verão e eu peco nisso direto !!!!
- Preciso, comprar um de melhor qualidade, capacete é o acessório de segurança mais importante que há para um motociclista, e no meu caso será novamente escamoteável, gosto do LS2 F369, mas dizem que é pesado e tb tem o Zeus 3000A, mesmas caracteristicas porém mais leve...
- A grande dúvida é qto a cor, gosto do preto, que aliás eh a preferência de 9 em cada 10 motociclistas, porém, eh barra andar de capacete preto, principalmente no verão.... parece que o cérebro tá cozinhando debaixo do capacete... ... e tb tem o lance de segurança, cor clara fica mais visível...
Sei lá... pode ser que meu próximo seja prata.... mas o que eu curto mesmo eh capacete preto
Abraços
Betho
Betho- Forista
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Idade : 65
Localização : Campinas SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/01/2010
Re: Qual é o melhor capacete?
Prezado Sr. Betho
Solicito exclusividade de representação no mercado da capital e grande SP, bem como preço e quantidade mínima para revenda dos exclusivos capacetes contra enchente com linha corta-pipa.
Prevejo grandes vendas, favor já providenciar nova linha de produção para atender ao aumento da demanda.
Atenciosamente,
Eu
Desde os tempos da Kaxuxa que namoro um SBK escamoteável com viseira fumê interna. Não sei se é bom, mas como não pretendo testá-lo... (será que a palavra testar tem origem em meter a testa em alguma coisa?)
Agora também gostei do Zeus, achei muito bonito. Mas na hora da escolha, o critério vai ser exclusivamente técnico (preço < salário)
Um abraço,
Jeff
PS: Aguardo cotação, mas pode enviar o mostruário para eu começar a vender.
Solicito exclusividade de representação no mercado da capital e grande SP, bem como preço e quantidade mínima para revenda dos exclusivos capacetes contra enchente com linha corta-pipa.
Prevejo grandes vendas, favor já providenciar nova linha de produção para atender ao aumento da demanda.
Atenciosamente,
Eu
Desde os tempos da Kaxuxa que namoro um SBK escamoteável com viseira fumê interna. Não sei se é bom, mas como não pretendo testá-lo... (será que a palavra testar tem origem em meter a testa em alguma coisa?)
Agora também gostei do Zeus, achei muito bonito. Mas na hora da escolha, o critério vai ser exclusivamente técnico (preço < salário)
Um abraço,
Jeff
PS: Aguardo cotação, mas pode enviar o mostruário para eu começar a vender.
jeff- Jedi
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