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Diagnóstico de defeito sistema elétrico e sistema elétrico

2 participantes

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Diagnóstico de defeito sistema elétrico e sistema elétrico Empty Diagnóstico de defeito sistema elétrico e sistema elétrico

Mensagem  Dan Floripa Qua Jan 05, 2011 7:56 pm

Pessoal eu estava relendo uns textos da apostila de mecânica (sabe "cumé qui é" a memória falha, então não custa relembrar) então eu estava aqui lendo vi esse texto e ele é útil (muito útil) vou postar aqui, esses valores são para as cg's, mas são os mesmos para as nossas Dafras, basta apenas trocar a cor de alguns fios (alguns são iguais).
E também tenho sobre a instalação elétrica.

Segue:

Motor difícil de pegar?

1° Tem gasolina?Chega ao carburador?

2° Se a moto não for sua verifique se tem chave geral que pode estar ligada nos fios da bobina de ignição, bobina de pulso (pulsor) e no cdi (fica a dica onde fazer uma chave geral não recomendo nos 2 últimos, principalmente o cdi pois tem uns que são muito sensíveis e podem queimar ou não trabalhar direito).

Retire a vela e encoste na carcaça da moto (não segure na vela) e dê partida e veja a faisca que deve ser forte e de cor azulada. Se a faisca estiver azulada ok, então o problema pode ser no carburador, se tiver avermelhada ou sem faisca, o problema é com: vela, bobina de ignição, cdi, bobina de pulso ou estator.

Primeiro teste:
Desconecte o cachimbo da vela, encoste o fio grosso na carcaça e dê partida, se tiver faisca então o problema é na vela, troque-a por uma nova. Se não tiver faisca vamos testar a bobina de ignição que fica embaixo do tanque.

Bobina de ignição teste:

Retire o fio preto/amarelo que tá encaixado na bobina de ignição (são dois fios, um verde que é o terra e outro preto/vermelho que vem do CDI), encoste esse fio preto/vermelho na carcaça e dê partida, se tiver faisca o problema é a bobina de ignição. Se não tiver faisca então iremos testar o CDI.

Teste do CDI:

Veja o cdi se não tem algum fio desconectado, dê uma boa olhada nos encaixes, possíveis zinabres (crosta de cor esverdeada). Se tiver tudo ok, então desconecte o fio preto/vermelho (esse fio vem dos estator e é da bobina de faisca), encoste ele na carcaça do motor e dê partida e veja se tem faisca, se não tiver, então o problema é na bobina de faisca, mas se tiver faísca então só resta testar a bobina de pulso (pulsor).

Bobina de pulso:

Tem um fio azul/amarelo que sai também do estator (estator é onde fica os imãs e as bobinas na parte baixa do motor lado esquerdo), nesse caso você tem que ter um multitester. Mude a chave do multitester para homs e coloque uma ponta do multiteste no fio azul/amarelo e a outra ponta na carcaça para fazer “terra”, a resistência dever ser alta na faixa de 180 a 280 homs, se tiver baixa, substitua o pulsor.
Siga todas as instruções passo a passo e com certeza você vai solucionar o problema se ele for na parte elétrica.

Outra dica importante é que não pode ter faísca também por causa da chave de ignição com defeito, mau contato. São quatro fios, um vermelho, um verde, um preto e um preto/branco. O que nos interessa neste caso é o fio preto e branco que vem do CDI, desconecte-o e dê partida, se tiver faisca na vela então a ignição está com defeito, compre uma nova.

Só para lembrar retirei isso de uma apostila do curso de mecânica que fiz no SENAI, e como o SENAI na época só tinha Honda, é com base nas cg's que foi feita essa apostila para o curso, agora tem Yamahas para o curso de injeção eletrônica de motos.


Agora vamos a instalação elétrica, vou postar aqui como é a instalação (de onde para onde, cores e função) da Honda, e depois vou transcrever para nossas Dafras.

Fio amarelo sai da bobina (estator) e vem para chave de luz e alimenta o farol (por isso que já disse aqui que andar com o farol apagado não ajuda a carregar mais a bateria, e tem gente que não acredita em mim);

Azul claro pisca esquerdo;

Azul escuro luz alta;

Branco luz baixa;

Cinza vem do relê do pisca e vai para chave do pisca;

Laranja pisca direito;

Marrom luz traseira e painel;

Preto sai da chave de ignição e alimenta a instalação;

Rosa capacitor;

Verde escuro Terra;

Preto/branco desliga o motor;

Verde/amarelo interruptor freio dianteiro/dianteiro;

Verde claro buzina;

Verde/vermelho neutro;

Vermelho - sai da bateria para chave de ignição.

O único fio que não confere com as Speeds é o rosa, pois nas Hondas até 99 ele vai para o capacitor, e nas Speeds ele vai para o relê de partida, de resto está igual.

Espero que gostem e que ajude!

Abraço!

Dan.
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Mensagem  Ricardo Silva Qui Jan 06, 2011 4:10 pm

Valeu Dan boas dicas
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Diagnóstico de defeito sistema elétrico e sistema elétrico Empty Re: Diagnóstico de defeito sistema elétrico e sistema elétrico

Mensagem  Dan Floripa Qui Jan 06, 2011 6:02 pm

Em breve posto outras dicas.

Dan.
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