Diagnóstico de defeito sistema elétrico e sistema elétrico
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Diagnóstico de defeito sistema elétrico e sistema elétrico
Pessoal eu estava relendo uns textos da apostila de mecânica (sabe "cumé qui é" a memória falha, então não custa relembrar) então eu estava aqui lendo vi esse texto e ele é útil (muito útil) vou postar aqui, esses valores são para as cg's, mas são os mesmos para as nossas Dafras, basta apenas trocar a cor de alguns fios (alguns são iguais).
E também tenho sobre a instalação elétrica.
Segue:
Motor difícil de pegar?
1° Tem gasolina?Chega ao carburador?
2° Se a moto não for sua verifique se tem chave geral que pode estar ligada nos fios da bobina de ignição, bobina de pulso (pulsor) e no cdi (fica a dica onde fazer uma chave geral não recomendo nos 2 últimos, principalmente o cdi pois tem uns que são muito sensíveis e podem queimar ou não trabalhar direito).
Retire a vela e encoste na carcaça da moto (não segure na vela) e dê partida e veja a faisca que deve ser forte e de cor azulada. Se a faisca estiver azulada ok, então o problema pode ser no carburador, se tiver avermelhada ou sem faisca, o problema é com: vela, bobina de ignição, cdi, bobina de pulso ou estator.
Primeiro teste:
Desconecte o cachimbo da vela, encoste o fio grosso na carcaça e dê partida, se tiver faisca então o problema é na vela, troque-a por uma nova. Se não tiver faisca vamos testar a bobina de ignição que fica embaixo do tanque.
Bobina de ignição teste:
Retire o fio preto/amarelo que tá encaixado na bobina de ignição (são dois fios, um verde que é o terra e outro preto/vermelho que vem do CDI), encoste esse fio preto/vermelho na carcaça e dê partida, se tiver faisca o problema é a bobina de ignição. Se não tiver faisca então iremos testar o CDI.
Teste do CDI:
Veja o cdi se não tem algum fio desconectado, dê uma boa olhada nos encaixes, possíveis zinabres (crosta de cor esverdeada). Se tiver tudo ok, então desconecte o fio preto/vermelho (esse fio vem dos estator e é da bobina de faisca), encoste ele na carcaça do motor e dê partida e veja se tem faisca, se não tiver, então o problema é na bobina de faisca, mas se tiver faísca então só resta testar a bobina de pulso (pulsor).
Bobina de pulso:
Tem um fio azul/amarelo que sai também do estator (estator é onde fica os imãs e as bobinas na parte baixa do motor lado esquerdo), nesse caso você tem que ter um multitester. Mude a chave do multitester para homs e coloque uma ponta do multiteste no fio azul/amarelo e a outra ponta na carcaça para fazer “terra”, a resistência dever ser alta na faixa de 180 a 280 homs, se tiver baixa, substitua o pulsor.
Siga todas as instruções passo a passo e com certeza você vai solucionar o problema se ele for na parte elétrica.
Outra dica importante é que não pode ter faísca também por causa da chave de ignição com defeito, mau contato. São quatro fios, um vermelho, um verde, um preto e um preto/branco. O que nos interessa neste caso é o fio preto e branco que vem do CDI, desconecte-o e dê partida, se tiver faisca na vela então a ignição está com defeito, compre uma nova.
Só para lembrar retirei isso de uma apostila do curso de mecânica que fiz no SENAI, e como o SENAI na época só tinha Honda, é com base nas cg's que foi feita essa apostila para o curso, agora tem Yamahas para o curso de injeção eletrônica de motos.
Agora vamos a instalação elétrica, vou postar aqui como é a instalação (de onde para onde, cores e função) da Honda, e depois vou transcrever para nossas Dafras.
Fio amarelo sai da bobina (estator) e vem para chave de luz e alimenta o farol (por isso que já disse aqui que andar com o farol apagado não ajuda a carregar mais a bateria, e tem gente que não acredita em mim);
Azul claro pisca esquerdo;
Azul escuro luz alta;
Branco luz baixa;
Cinza vem do relê do pisca e vai para chave do pisca;
Laranja pisca direito;
Marrom luz traseira e painel;
Preto sai da chave de ignição e alimenta a instalação;
Rosa capacitor;
Verde escuro Terra;
Preto/branco desliga o motor;
Verde/amarelo interruptor freio dianteiro/dianteiro;
Verde claro buzina;
Verde/vermelho neutro;
Vermelho - sai da bateria para chave de ignição.
O único fio que não confere com as Speeds é o rosa, pois nas Hondas até 99 ele vai para o capacitor, e nas Speeds ele vai para o relê de partida, de resto está igual.
Espero que gostem e que ajude!
Abraço!
Dan.
E também tenho sobre a instalação elétrica.
Segue:
Motor difícil de pegar?
1° Tem gasolina?Chega ao carburador?
2° Se a moto não for sua verifique se tem chave geral que pode estar ligada nos fios da bobina de ignição, bobina de pulso (pulsor) e no cdi (fica a dica onde fazer uma chave geral não recomendo nos 2 últimos, principalmente o cdi pois tem uns que são muito sensíveis e podem queimar ou não trabalhar direito).
Retire a vela e encoste na carcaça da moto (não segure na vela) e dê partida e veja a faisca que deve ser forte e de cor azulada. Se a faisca estiver azulada ok, então o problema pode ser no carburador, se tiver avermelhada ou sem faisca, o problema é com: vela, bobina de ignição, cdi, bobina de pulso ou estator.
Primeiro teste:
Desconecte o cachimbo da vela, encoste o fio grosso na carcaça e dê partida, se tiver faisca então o problema é na vela, troque-a por uma nova. Se não tiver faisca vamos testar a bobina de ignição que fica embaixo do tanque.
Bobina de ignição teste:
Retire o fio preto/amarelo que tá encaixado na bobina de ignição (são dois fios, um verde que é o terra e outro preto/vermelho que vem do CDI), encoste esse fio preto/vermelho na carcaça e dê partida, se tiver faisca o problema é a bobina de ignição. Se não tiver faisca então iremos testar o CDI.
Teste do CDI:
Veja o cdi se não tem algum fio desconectado, dê uma boa olhada nos encaixes, possíveis zinabres (crosta de cor esverdeada). Se tiver tudo ok, então desconecte o fio preto/vermelho (esse fio vem dos estator e é da bobina de faisca), encoste ele na carcaça do motor e dê partida e veja se tem faisca, se não tiver, então o problema é na bobina de faisca, mas se tiver faísca então só resta testar a bobina de pulso (pulsor).
Bobina de pulso:
Tem um fio azul/amarelo que sai também do estator (estator é onde fica os imãs e as bobinas na parte baixa do motor lado esquerdo), nesse caso você tem que ter um multitester. Mude a chave do multitester para homs e coloque uma ponta do multiteste no fio azul/amarelo e a outra ponta na carcaça para fazer “terra”, a resistência dever ser alta na faixa de 180 a 280 homs, se tiver baixa, substitua o pulsor.
Siga todas as instruções passo a passo e com certeza você vai solucionar o problema se ele for na parte elétrica.
Outra dica importante é que não pode ter faísca também por causa da chave de ignição com defeito, mau contato. São quatro fios, um vermelho, um verde, um preto e um preto/branco. O que nos interessa neste caso é o fio preto e branco que vem do CDI, desconecte-o e dê partida, se tiver faisca na vela então a ignição está com defeito, compre uma nova.
Só para lembrar retirei isso de uma apostila do curso de mecânica que fiz no SENAI, e como o SENAI na época só tinha Honda, é com base nas cg's que foi feita essa apostila para o curso, agora tem Yamahas para o curso de injeção eletrônica de motos.
Agora vamos a instalação elétrica, vou postar aqui como é a instalação (de onde para onde, cores e função) da Honda, e depois vou transcrever para nossas Dafras.
Fio amarelo sai da bobina (estator) e vem para chave de luz e alimenta o farol (por isso que já disse aqui que andar com o farol apagado não ajuda a carregar mais a bateria, e tem gente que não acredita em mim);
Azul claro pisca esquerdo;
Azul escuro luz alta;
Branco luz baixa;
Cinza vem do relê do pisca e vai para chave do pisca;
Laranja pisca direito;
Marrom luz traseira e painel;
Preto sai da chave de ignição e alimenta a instalação;
Rosa capacitor;
Verde escuro Terra;
Preto/branco desliga o motor;
Verde/amarelo interruptor freio dianteiro/dianteiro;
Verde claro buzina;
Verde/vermelho neutro;
Vermelho - sai da bateria para chave de ignição.
O único fio que não confere com as Speeds é o rosa, pois nas Hondas até 99 ele vai para o capacitor, e nas Speeds ele vai para o relê de partida, de resto está igual.
Espero que gostem e que ajude!
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Diagnóstico de defeito sistema elétrico e sistema elétrico
Em breve posto outras dicas.
Dan.
Dan.
Dan Floripa- Guru
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Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
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