FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

a lógica dos acidentes de trânsito

+5
marcelo_rsb
tonywalker
amsbetinho
Marcelo Soares Calçada
jeff
9 participantes

Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  jeff Sáb Jul 12, 2008 4:54 pm

Me senti na obrigação de falar sobre este assunto por dois motivos: ver um quase atropelamento na tarde de ontem, e ver este vídeo hoje na reportagem do MGTV da Globo:

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL644244-5598,00-CAMERAS+FLAGRAM+ACIDENTE+EM+BELO+HORIZONTE.html

No vídeo, a moto só participa como testemunha, ainda bem. Mas imagine se ela estivesse na preferencial, no lugar do carro acidentado? O que levou a motorista a avançar na preferencial da maneira que fez?

Agora o quase atropelamento.

Da calçada oposta pude ver um grupo de 3 pessoas (duas mulheres e um homem) que se preparava para atravessar a rua. Nenhum deles era criança. Um motociclista se aproximava normalmente. Não estava em excesso de velocidade, não estava desatento ao trânsito. Todo o grupo observa a aproximação do motociclista, tem plena consciência da aproximação da moto e se prepara para cruzar a avenida depois da passagem da moto, andando lentamente.

Eis que, de repente, uma das pessoas se esquece da moto, olha para frente e começa a atravessar apressadamente, passando à frente do grupo e quase sendo atropelada. Acho que o espelho da moto passou a 1 cm do nariz do ser andante. Ela simplesmente esqueceu da moto. E riu de quase ter morrido e quase ter quebrado alguns ossos do pobre motociclista.

Analisando os dois casos, podemos refletir sobre a lógica dos acidentes de trânsito: ela simplesmente não existe. O ser humano é imprevisível.

Além dos fatores comumente associados à origem dos acidentes, como o excesso de velocidade, imperícia, álcool e drogas, as pessoas também cometem erros que colocam sua própria vida (e de outros) em perigo porque desligam seu cérebro momentaneamente (essa desconexão parece ser física mesmo, o cérebro parece ficar flutuando sozinho lá naquele vácuo imenso do interior do crânio, cantando "I believe I can fly...").

Pense nisso quando estiver pilotando. Esteja sempre atento e preparado para desviar de pedestres e motoristas desatentos. E não cantarole "I believe I can fly..."

Inté,

Jeff
I believe I can fly... I believe I can touch the sky...
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Re: a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  Marcelo Soares Calçada Sáb Jul 12, 2008 5:21 pm

I also believe! I also believe in OVNI! The truth is the outside!

Smile
Abraços!!
Marcelo Soares Calçada
Marcelo Soares Calçada
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1087
Idade : 57
Localização : Pechincha - Jacarepagua - Rio de Janeiro
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 18/05/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Re: a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  jeff Sáb Jul 12, 2008 5:25 pm

Fala, Marcelo!

Então vai rolar Paraty mesmo, hein? Bela escolha!

Não esqueçam de registrar com fotos, muitas fotos!

Ano que vem estarei nessa!

Um abraço!

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Re: a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  Marcelo Soares Calçada Sáb Jul 12, 2008 5:28 pm

ahh!!!!!!! não acredito que você não irá!!!
Marcelo Soares Calçada
Marcelo Soares Calçada
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1087
Idade : 57
Localização : Pechincha - Jacarepagua - Rio de Janeiro
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 18/05/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Ainda sobre irresponsabilidades...

Mensagem  amsbetinho Sáb Jul 12, 2008 6:49 pm

Jeff, este vídeo está no blog do Cardoso e ilustra bem uma situação "bizarra" de falta de respondabilidade.
Mas isso é na Índia e cultura não se discute. Parece que as leis de trânsito lá são um pouquinho diferente das nossas...

amsbetinho
amsbetinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 496
Idade : 45
Localização : Salvador - Bahia
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Re: a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  jeff Sáb Jul 12, 2008 7:55 pm

Marcelo Soares Calçada escreveu:ahh!!!!!!! não acredito que você não irá!!!

Falta de moto, fazer o quê? Enquanto não fechar o grupo, não posso dar lance. Fui na concessionária ontem para ver quando o grupo se forma... Fim do mês. Mais um mês...

Mas pelo menos vi que as entregas estão se normalizando, a concessionária daqui de Santo André estava forrada de motos, incluindo Kansas... no total umas 40 motos, todas pretas. Contei 2 amarelas, 1 prata e 1 vermelha. Vai entender.

Um dia eu chego lá!

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Re: a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  jeff Sáb Jul 12, 2008 8:41 pm

amsbetinho escreveu:Jeff, este vídeo está no blog do Cardoso e ilustra bem uma situação "bizarra" de falta de respondabilidade.
Mas isso é na Índia e cultura não se discute. Parece que as leis de trânsito lá são um pouquinho diferente das nossas...


Pois é, falei desse vídeo do Cardoso (aquele que não é meu parente) ainda hoje em outro tópico. Saiu também no Blog? Porque encontrei o vídeo no MeioBit e achei o assunto deslocado, vai ver ele se enganou na hora de postar...

No filme dá para ver que não são apenas as leis de trânsito que são diferentes, até a lei da gravidade não vale por lá ! Very Happy Very Happy Very Happy

Mas o Supremo Motoqueiro Imbecil parece estar fazendo um truque para a TV, tipo um David Copperfield ou David Blaine hindu. Reparou que o pessoal no carro da frente está de capacete? Deve ser o pessoal do canal de TV filmando.

Mas isso não muda o fato de que o cara é um imbecil. Deve estar ganhando cem rúpias por essa apresentação. Como 1 rúpia vale pouco mais de 0,02 dólar (bendito google), o cara está jogando com a vida e dando um péssimo exemplo por uns 4 reais, ou uma cerveja. Isso é bem mais do que vale.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Re: a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  tonywalker Dom Jul 13, 2008 9:01 pm

Ahhh Minas Gerais! Aposto que a energúmena estava falando no celular......
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Re: a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  jeff Dom Jul 13, 2008 10:43 pm

Aposto contigo.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Re: a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  marcelo_rsb Dom Jul 13, 2008 11:01 pm

Uma coisa que não vi ninguem falando aqui:CUIDADO COM AS PORTAS!!! Elas se ambrem quando você menos espera!, realmente esses motoristas que abrem porta sem olhar são um perigo, fiquem espertos e na pios das hipóteses chuto eu que o melhor é entra dentro dela que tentar fugir e ir parar de baixo de um carro... aplico na moto o mesmo que na bike, quando estou andando perto de carros estacionados tento sempre manter uma distância equivalente à "uma porta aberta" e sempre de olho em um carro que acabou de estacionar ou então com alguem se movimentando dentro.
marcelo_rsb
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Re: a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  jeff Seg Jul 14, 2008 7:51 am

Muito bem lembrado! No trânsito urbano, uma "porta aberta" de distância em relação aos carros estacionados. Em congestionamentos em estrada, uma velocidade de segurança adequada para evitar/minimizar o impacto.

Acidentes desse tipo em estrada são bem mais raros, mas eu lembro de um caso ocorrido na década de 80 do século passado em um dos nossos congestionamentos litorâneos.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Re: a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  Marcelo Soares Calçada Seg Jul 14, 2008 8:02 am

Outra dica importante é sempre olhar nos olhos de quem está dirigindo pelo retrovisor (se possível), assim você consegue premeditar a maior parte dos atos do motorista a sua frente.
Marcelo Soares Calçada
Marcelo Soares Calçada
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1087
Idade : 57
Localização : Pechincha - Jacarepagua - Rio de Janeiro
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 18/05/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Re: a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  jeff Seg Jul 14, 2008 8:21 am

O que o Marcelo disse é muito importante.

O motociclista precisa desenvolver essa sensibilidade/intuição às intenções do motorista à frente.

Às vezes, você percebe o que o outro pretende fazer pela direção em que ele está olhando, por uma pequena diminuição da velocidade ou por uma ligeira tendência de desvio do carro, indicando que ele está pensando em fazer uma parada ou mudança de direção.

Ao perceber esses pequenos detalhes, pode dar uma aliviada no acelerador e fazer toda a diferença.

A maioria dos motociclistas vai desenvolver essa habilidade com o tempo. Até lá, vá com cautela.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Re: a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  marcelo_rsb Seg Jul 14, 2008 6:05 pm

Nada nada são uns 3anos de bicicleta como meio de transporte nesse nosso transito louco, no começo eu já tomei muito susto por excesso de confiança, falta de habilidade e na maioria dos casos merdas dos outros que no geral hoje eu já prevejo sem querer!

No transito, os mais experientes normalmente dirigem sem pensar (não por preguiça ou sacanagem mas por não precisar de pensar pra fazer algo), dai a importância de no começo já se policiar muito com o olhar nos retrovisores e dar seta, se desde o começo dirigirmos certo, com o tempo vamos naturalmente continuar dirigindo certo!


Eu hoje realmente já tenho um "tato" de o que vai acontecer à minha frente e atras tb, como o Jeff já disse a gente começa a saber o que o cara vai fazer antes mesmo dele ter lá muita consciência disso, pois por instinto até mesmo antes de dar uma seta o cara abre ou fecha um pouco a curva, antes de mudar de faixa mexe a cabeça e movimento um pouco o carro, quando reduz uma marcha deve estar querendo andar logo e por ai vai, não sei descrever bem o que cada gesto de um condutor quer dizer, mas com o tempo começaram a manjar as coisas antes de acontecerem.

Para todos: lembrem-se que excesso de confiança literalmente mata e desatenção também!
marcelo_rsb
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Re: a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  jeff Seg Jul 14, 2008 6:10 pm

marcelo_rsb escreveu:
Para todos: lembrem-se que excesso de confiança literalmente mata e desatenção também!

E eu complemento: Burrice também mata.

Claro que esse não é o nosso caso, dafreiros Wink

Abs,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Re: a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  jeff Ter Set 02, 2008 8:39 am

Voltando ao tema da lógica dos acidentes de trânsito, recorro novamente ao ditado dos aviadores:

"Uma pane não é nada, duas preocupam e três derrubam o avião."

Veja o vídeo abaixo:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM876435-7823-CAMERA+FLAGRA+ACIDENTE+ENTRE+CARRO+E+MOTO+EM+BELO+HORIZONTE,00.html

< pausa para as palavras carinhosas que todo motociclista dirige aos motoristas em uma situação dessas >

Mas analise melhor e diga de quem é a culpa:

1) A motorista não viu a moto porque estava encoberta pelo carro (Corolla preto?) que fez o retorno imediatamente antes de o Palio atravessar a preferencial.

Você poderá dizer: mas a moto é mais alta que o carro, como é que ela não viu?

Não esqueça que o ângulo de visão é influenciado pela altura da(o) motorista. Se ela(e) tiver uma altura verticalmente prejudicada (forma politicamente correta de dizer baixinha(o)), ao olhar para a via verá o carro e o céu acima dele, mas não o capacete do piloto. Já o motociclista podia ver que havia carros esperando para cruzar a pista.

2) Faltou atenção.

Ele devia estar atento à possibilidade de um carro cruzar à sua frente (até eu, que não sou mineiro, já conheço a fama desse cruzamento). Ela deveria entrar com mais cuidado, prevendo que uma moto poderia estar encoberta. Isso deveria ser ensinado nas auto-escolas, mas nunca foi feito. Esperamos que o novo enfoque determinado para a educação no trânsito e exame de habilitação a partir de 2009 ajude a minorar esse problema.

3) Faltou domínio da moto para o motociclista.

Clássico caso onde a manobra em "S" aliviaria a barra do piloto. Ao perceber que não haveria tempo de parar antes da colisão, ele deveria ter aliviado os freios e jogado a moto para o lado, corrigindo imediatamente a trajetória e passando por trás do Palio, acenando e mandando beijinho.

Por isso que insisto: pratique essa manobra até ela ser feita de modo automático. A moto e a jaqueta de couro agradecem.

Depois de analisar isso, responda:

Quem foi mesmo o culpado pelo acidente?
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Re: a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  mi_jones Ter Set 02, 2008 8:58 am

jeff escreveu:Voltando ao tema da lógica dos acidentes de trânsito, recorro novamente ao ditado dos aviadores:

"Uma pane não é nada, duas preocupam e três derrubam o avião."

Veja o vídeo abaixo:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM876435-7823-CAMERA+FLAGRA+ACIDENTE+ENTRE+CARRO+E+MOTO+EM+BELO+HORIZONTE,00.html

< pausa para as palavras carinhosas que todo motociclista dirige aos motoristas em uma situação dessas >

Mas analise melhor e diga de quem é a culpa:

1) A motorista não viu a moto porque estava encoberta pelo carro (Corolla preto?) que fez o retorno imediatamente antes de o Palio atravessar a preferencial.

Você poderá dizer: mas a moto é mais alta que o carro, como é que ela não viu?

Não esqueça que o ângulo de visão é influenciado pela altura da(o) motorista. Se ela(e) tiver uma altura verticalmente prejudicada (forma politicamente correta de dizer baixinha(o)), ao olhar para a via verá o carro e o céu acima dele, mas não o capacete do piloto. Já o motociclista podia ver que havia carros esperando para cruzar a pista.

2) Faltou atenção.

Ele devia estar atento à possibilidade de um carro cruzar à sua frente (até eu, que não sou mineiro, já conheço a fama desse cruzamento). Ela deveria entrar com mais cuidado, prevendo que uma moto poderia estar encoberta. Isso deveria ser ensinado nas auto-escolas, mas nunca foi feito. Esperamos que o novo enfoque determinado para a educação no trânsito e exame de habilitação a partir de 2009 ajude a minorar esse problema.

3) Faltou domínio da moto para o motociclista.

Clássico caso onde a manobra em "S" aliviaria a barra do piloto. Ao perceber que não haveria tempo de parar antes da colisão, ele deveria ter aliviado os freios e jogado a moto para o lado, corrigindo imediatamente a trajetória e passando por trás do Palio, acenando e mandando beijinho.

Por isso que insisto: pratique essa manobra até ela ser feita de modo automático. A moto e a jaqueta de couro agradecem.

Depois de analisar isso, responda:

Quem foi mesmo o culpado pelo acidente?

este papo de acidente me lembra uma coisa:

Sad Eu cai hj Sad

TuTa q Tariu! coloca ai tbm como dica pros novatos(leia-se eu) que vc deve tomar mto cuidado onde vc poe a po**a do seu pé.
Nunk, eu disse nunk coloque a po**a do seu pé embaixo da po**a do carro de alguém!
Caí agora pouco vindo para o trampo e rasguei meu braço, meu joelho, minha calça, minha camiseta e minha moto-virgindade!
Fui mto burro, mas mto msm! Tava numa via onde as pistas são mto estreitas. E estava esperando do lado de um carro pois naum dava pra ir pra frente, pq naum tinha espaço. Daki a pouco o farol abriu:
O cara foi sair e a roda do cara passou e ficou em cima do meu pé!!!!
Ai eu fui sair me desequilibirei e cai na frente de outro carro q nem fezes!!!!!! KCetada, devia ter me lembrado disso, pé sempre próximo da moto, eu tava aberto igual a uma aranha! ahahahhahahah mas agora q o susto jah passou. Devo levar a "magrelita" pra alinhar o guidão e ver se tem mais algum problema!
mi_jones
mi_jones
Forista
Forista

Número de Mensagens : 477
Localização : OSASCO
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 18/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Re: a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  jeff Ter Set 02, 2008 9:45 am

Que triste, mi_jones

Ainda bem que o prejuízo ficou só na calça, camiseta e virgindade...

Mas achei muito legal sua preocupação de avisar a todo o pessoal sobre esse risco. Eu nunca teria pensado nisso, a menos que passassem em cima do meu pé.

Valeu! Esse é o espírito do fórum.

Tudo de bom,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Re: a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  mi_jones Ter Set 02, 2008 10:00 am

jeff escreveu:Que triste, mi_jones

Ainda bem que o prejuízo ficou só na calça, camiseta e virgindade...

Mas achei muito legal sua preocupação de avisar a todo o pessoal sobre esse risco. Eu nunca teria pensado nisso, a menos que passassem em cima do meu pé.

Valeu! Esse é o espírito do fórum.

Tudo de bom,

Jeff

eu tambem nunca tinha pensado nisso, soh q no sabado eu fui no curso da Honda (aqele la que te falei em outro topico) e o instrutor disse assim:
-"Pessoal, tomem mto cuidado onde colocam os pés, pois muitas vezes o espaço é pequeno e seu pé pode ser atropelado"
Parece ateh premeditado, naum acharia coincidencia se fosse ele q tivesse dentro do carro... Shocked Very Happy

Valeu Jeff! afro

pra melhorar colocarei meu causo nas "Experiencias".
mi_jones
mi_jones
Forista
Forista

Número de Mensagens : 477
Localização : OSASCO
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 18/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Re: a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  jeff Ter Set 02, 2008 10:15 am

Esses cursos ajudam mesmo. Pena que a Dafra não se movimenta para dá-lo a seus clientes. Quanta gente estava lá no curso, assimilando as informações E a imagem da Honda?

Enquanto a Dafra banca propaganda e mais propaganda na Globo (vide a 'reportagem' sobre a Kansas), a concorrência promove cursos desse tipo, confraternizações, passeios...

A janela de oportunidade está se fechando.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Re: a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  mi_jones Ter Set 02, 2008 10:34 am

jeff escreveu:Esses cursos ajudam mesmo. Pena que a Dafra não se movimenta para dá-lo a seus clientes. Quanta gente estava lá no curso, assimilando as informações E a imagem da Honda?

Enquanto a Dafra banca propaganda e mais propaganda na Globo (vide a 'reportagem' sobre a Kansas), a concorrência promove cursos desse tipo, confraternizações, passeios...

A janela de oportunidade está se fechando.
]

É verdade Jeff.
Muito investimento em pós-venda:
No curso que fui, a Honda dá a moto pra vc treinar, organiza todo um material teórico de vídeos e imagens da internet, coloca uma pessoa treinada para te explicar e esta pessoa naum eh aqle tipo especialista que fala fala fala e e vc entende : bla bla bla ,pelo menos, o instrutor que ministrou o curso era um cara de 23/24 anos que disse que jah fez mta cagada e jah caiu com a moto e no curso prático ele eh show com a moto, ensinou frenagem de emergência, inclinação nas curvas e equilibrio.
Tudo importatíssimo pro pessoal verde alien assim igual eu . Se a Dafra fizesse isso...
Pq a Honda explica tudo da moto DELA, a TITAN. Se a Dafra fizesse isso explicaria tudo da Speed, induzindo o pessoal a comprar DAFRA.
Mas isso eh mais pra empresa consolidada Jeff, eu penso q a Honda faz isso pelo seguinte:
- Po**a tanta gente q morre de moto e dexa de fazer manutenção aqui comigo, tenho q mudar isto. Farei um curso pros inexperientes e ex-perientes assim aumento meu marketing e meus serviços para oficina!
Pra Dafra fazer isto soh se ela passar a Yamaha em vendas, pq ai ela vai ter q ganhar, como jah ganha, pelo diferencial jah q pelo desempenho eh impossivel!

PS: q textão affraid axu q a queda me inspirou... Very Happy
desculpem moderadores ortodoxos! Smile
mi_jones
mi_jones
Forista
Forista

Número de Mensagens : 477
Localização : OSASCO
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 18/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Manobras Suicidas

Mensagem  Fuzzy Logic Sex Nov 14, 2008 1:40 am

Manobras que devem ser evitadas no trânsito, seja com duas ou quatro rodas:

Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Re: a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  xello 81 Sex Nov 14, 2008 8:57 am

no SEST/SENAT aki da cidade eu fiz um curso de mototaxista... vc aprende cada macete...
xello 81
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Idade : 38
Localização : presidente prudente-sp
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty técnicas de pilotagem radical

Mensagem  jeff Sex Nov 14, 2008 11:13 am

Aprenda novas técnicas de pilotagem radical com os melhores:

a lógica dos acidentes de trânsito Tombomz5 a lógica dos acidentes de trânsito W675

Mais fotos em:

http://esporte.uol.com.br/album/081113quedas_album.jhtm
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty matéria Folha Online

Mensagem  wagner mota Qua Nov 26, 2008 1:00 pm

25/11/2008 - 20h45
São Paulo registra 25 acidentes de motocicleta por dia, diz associação
Publicidade
da Agência Brasil

A cada dia, 25 motociclistas sofrem acidentes graves na Grande São Paulo. De cinco a sete morrem na hora e a maioria morre durante a internação ou o tratamento hospitalar. Os dados foram divulgados pelo diretor do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), Dirceu Rodrigues Alves Júnior, durante o Fórum Desafio em Duas Rodas - Convivência entre Automóveis e Motos nas Grandes Cidades.

Segundo ele, 96% dos acidentes são causados por imprudência, imperícia ou negligência do motociclista; 3% pelo sono ou pela fadiga e 1% por outros fatores, como carros e condições climáticas. De acordo com a Abramet, 95% dos motociclistas acidentados têm o cérebro atingido e 73%, os membros inferiores. "Cerca de 65% das Unidades de Tratamento Intensivo dos hospitais é ocupada pelos acidentados no trânsito, dos quais 73% são acidentes com motociclistas", disse Alves Júnior.

Para ele, o aumento do número de acidentes com motocicletas está ligado ao crescimento do fluxo desse tipo de veículos nas ruas e ao espaço reduzido no tráfego. "A falta de espaço gera a busca de caminhos virtuais entre os veículos e, com isso, eles sofrem mais acidentes." Alves Júnior enfatizou que o risco das motocicletas é tão grande que a Abramet estima que 69% de seus condutores sofrerá acidentes nos próximos seis meses.

"O acidente com o motociclista é sempre grave, porque ele não tem mecanismo de defesa, equipamentos de proteção, seguros. Ele rola no asfalto, perde tecido, músculo, osso, tem lesões gravíssimas. São acidentes gravíssimos porque estão sujeitos a infecções que não se consegue conter, levando à morte."

O professor Marcelo Massarani, da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), afirmou que nessas ocorrências as maiores vítimas são as pessoas que usam motocicletas para ir ao trabalho ou para se divertir. Segundo ele, a cada cinco acidentes fatais, quatro ocorrem com esse tipo de usuário e um com os motoboys. "São pessoas que têm menos experiência que os motoboys. Imagine que alguém tira a habilitação, compra uma moto, vai trabalhar com ela e entra no trânsito de São Paulo. Até adquirir a habilidade, experiência --não sei se um curso de condução prepara para esse tipo de coisa."

Massarani observou que o trânsito muda constantemente e que, por isso, é preciso pensar em novas alternativas, mas o poder público está atrasado para essas reações. O professor reforçou que quem dirige automóvel não enxerga a motocicleta, porque em certos momentos ela passa de repente e, mesmo que o motorista esteja atento, pode acabar não percebendo a presença desse veículo. "Vai até de uma certa conduta de todos os motoristas que sigam as regras básicas de direção. É uma atividade habilitada, exige uma série de procedimentos seguros e regras a serem seguidas."

Motociclista há 37 anos, o administrador de empresas Nicolás Lagomarsino atribui à sorte o fato de nunca ter sofrido um acidente. Ele ressaltou, entretanto, que "ajuda" a sorte, por tomar os cuidados necessários, ter experiência e observar diversos conceitos básicos, quando sai de motocicleta. "O primeiro [cuidado] é assumir que ninguém está me vendo. Então, procuro chamar a atenção na hora de ultrapassar: acendo o farol, verifico se o motorista tem alguma razão para cruzar na minha frente, entrar no famoso corredor das motos. Isso ajudou bastante para eu nunca ter tido acidente."

Lagomarsino recomenda que os motociclistas observem a velocidade relativa entre os carros e as motos --o motociclista anda mais rápido que o carro, mas essa diferença deve ser limitada, porque, se o trânsito pára e a motocicleta está a 100 quilômetros por hora, a velocidade relativa é a mesma. "Se alguém faz um movimento brusco, não dá tempo de fazer nada. Agora, se o trânsito pára e a motocicleta está a 20, 30 quilômetros por hora, a situação é muito mais segura, com tempo de tomar uma providência".

O motociclista lembra ainda que é preciso fazer revisões periódicas do veículo e usar equipamentos de segurança adequados, como capacete e luvas. Para ele, muitos dos motoristas que atrapalham os motociclistas, podendo até causar os acidentes, fazem isso por descuido ou falta de consciência. Para melhorar esse quadro, ele defende a adoção de sinalização específica e a realização de campanhas permanentes. Já o motociclista pensa que, se o motorista fecha o corredor, é para atrapalhar. "O que não é verdade, muitas vezes, ele [motorista] não percebeu o que fez. E o motociclista responde a isso com agressão. Todos têm que se conscientizar", afirmou.

O objetivo do Fórum Desafio em Duas Rodas - Convivência entre Automóveis e Motos nas Grandes Cidades foi aproximar instituições das áreas de saúde, organização e segurança do trânsito, para identificar ações que possam ser implementadas pelo poder público.
wagner mota
wagner mota
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2072
Idade : 60
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

a lógica dos acidentes de trânsito Empty Re: a lógica dos acidentes de trânsito

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos