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Um pequeno guia sobre pneus de motocicleta e scooters (2ª PARTE)

3 participantes

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Um pequeno guia sobre pneus de motocicleta e scooters (2ª PARTE) Empty Um pequeno guia sobre pneus de motocicleta e scooters (2ª PARTE)

Mensagem  Marcelo Soares Calçada Dom Jul 20, 2008 7:49 pm

REPAROS EM PNEUS

Pilotar com pneus impropriamente reparados é perigoso - um reparo feito de maneira errônea pode causar danos ao pneu. Sempre
repare seu pneu em uma oficina especializada.
Ao levar seu pneu para ser reparado, informe se você utilizou algum tipo de aerosol para selar/inflar o pneu. Esses produtos podem conter gases altamente voláteis. O pneu deve ser esvaziado em local arejado, longe de eletricidade, faíscas ou chamas.

- Nunca repare um pneu com menos de 1mm de sulco - ele deve ser trocado por um novo;
- Nunca repare pneus com rasgos ou furos maiores que 6,4mm (1/4 de polegada);
- Reparos em pneus de motocicleta devem ser feitos com "plug" e remendo interno, nunca somente com "plug" (seja o pneu radial ou não);
- Nunca repare pneus com rasgos ou furos que não estejam na banda de rodagem - furos ou rasgos na lateral não podem ser reparados de maneira eficiente;
- Qualquer reparo efetuado sem a retirada do pneu do aro é inapropriado, e deve ser efetuado somente em casois de extrema urgância - conduza com cuidado até oficina especializada e refaça o conserto;
- Câmaras, assim como pneus, devem ser reparados por pessoas qualificadas;
- Nunca use uma câmara como substituta para um reparo apropriado.

Um pneu reparado não deve ser utilizado com as mesmas características de velocidade que possuía originalmente. Após o reparo, deve ser tratado como um pneu sem especificação para velocidade.

Velocidades acima de 80 Km/h devem ser evitadas durante 24hs após um reparo em pneus, e em hipótese alguma deve-se utilizar um pneu reparado acima dos 128 Km/h.

Nunca monte pneus para automóveis em aros de motocicleta.

Nunca monte pneus dianteiros na roda trazeira - pneus dianteiros vem marcados com "FRONT" na lateral. Ao montar pneus trazeiros na roda dianteira, INVERTA o sentido de montagem do pneu (indicado pela seta na lateral do pneu).

Monte somente pneus sem câmara (Tubeless) em aros com especificação do fabricante permitindo a instalação sem câmara. Já aros com especificação de utilização com câmara (Tube Type) podem receber pneus sem câmara, mas com a utilização da respectiva câmara de ar.

ALTA VELOCIDADE

Independentemente da capacidade máxima de velocidade e dirigibilidade de sua motocicleta e pneus, perda de controle é inevitável ao se deparar com variáveis como tráfego, pedestres, outros veículos, tempo, imperfeições da pista, etc. Nenhum pneu, independentemente de sua construção, design ou índice de velocidade tem capacidade ilimitada para altas velocidades, e podem ocorrer falhas nos pneus se os limnites forem transpostos.

PNEUS TIPO "RACING"

Pneus do tipo "racing" (corrida) nunca devem ser utilizados para uso em vias públicas. Esses pneus são construídos de uma maneira que são extremamente instáveis sob condições normais de pilotagem. Eles também requerem temperaturas de utilização bem mais altas para perfeita performance - e estas temperaturas não são possíveis de alcançar em velocidades legalmente permitidas...

CÓDIGOS DE VELOCIDADE (consulte ANEXOII)

Os pneus tem inscrito em sua banda lateral (ou flanco) o código de velocidade, que indica a capacidadde de velocidade máxima para aquele pneu. Este sistema de códigos de velocidade permite comparar a capacidade de velocidade de cada pneu.

Quando comprar ou substituir um pneu, tenha em mente:

- use os códigos da tabela para comparar os pneus original e novo, sempre levando em consideração a recomendação do fabricante;
- para evitar a redução da capacidade de velocidade de sua motocicleta, nunca use pneus com códigos de velocidade menor que o original;
- lembre-se que a velocidade máxima da sua motocicleta é igual à velocidade máxima do pneu de MENOR capacidade.

RAIAÇÃO

Inspecione regularmente o estado dos raios. Raios tortos ou quebrados influenciam no balanceamento, causando perda de controle e desgaste prematuro de pneus. Cheque também a fita protetora interna do aro, que protege a câmara. Raios oxidados externamente podem significar oxidação de sua parte interna, podendop perfurar as câmaras.

GUARDANDO A MOTO

Ao guardar/estacionar sua moto procure deixá-la em local fresco e seco. Mantenha a moto longe de geradores, canos, motores ou qualquer outra fonte de calor. O piso deve estar seco, livre de óleo, gasolina ou graxa, para evitar deterioração da borracha. Guardar a moto expondo os pneus a condições impróprias diminui a vida útil e pode causar falhas durante seu uso.

LIMPEZA

Óleo, graxa e gasolina podem deteriorar a borracha, mesmo que o pneu fique exposto a eles por um curto período de tempo. Use um pano úmido limpo para limpar esses produtos do pneu.

Limpe a banda lateral utilizando somente uma solução de água e sabão com uma escova, enxaguando com água em abundância. Nunca aplique produtos para limpeza ou embelezamento dos pneus.

IDENTIFICANDO O PNEU

Os pneus vem identificados por codificação universalmente utilizada. Existem 3 tipos de métodos para identificar os pneus: Métrico, Alfabético e por Polegadas.

IDENTIFICAÇÃO MÉTRICA:

Ex.: 130/80-17M/CTL 65H

130 = largura nominal do pneu em mm
80 = razão percentual entre a largura nominal e a altura do pneu
- = tipo da construção (o traço significa pneu "convencional") - vide Anexo IV
17 = diâmetro interno em polegadas
M/C = pneu específico para motocicleta (Motor/Cycle)
TL = uso sem cãmara de ar (TubeLess) - vide anexo V
65 = capacidade de carga (290 Kg) - vide Anexo I
H = índice de velocidade (210 Km/h) - vide Anexo II


IDENTIFICAÇÃO ALFABÉTICA:

Ex.: MT90-16

M = uso em Motocicleta
T = código da Largura nominal do Pneu - Vide Anexo III
90 = razão percentual entre a largura nominal e a altura do pneu
- = construção convencional
16 = diâmetro interno em polegadas


IDENTIFICAÇÃO POR POLEGADAS:

Ex.: 5.00 H 16

5.00= largura nominal do pneu em polegadas
H = índice de velocidade
16 = diâmetro interno em polegadas


IDADE DO PNEU

Alguns pneus tem inscrito além das especificação um grupo de 4 números (geralmente entre o nome do fabricante e o nome de fantasia do pneu, oposto à identificação) - estes 4 números representam a data de fabricação do pneu.

Ex.: 3403 = a primeira dezena (34) é a semana - trigésima quarta - e a segunda dezena, o ano (2003)


DICAS TOP-10 :

Um pneu negligenciado pode se tornar um pneu assassino. Leia com atenção e aplique!

1.) Pressão correta: calibre os pneus sempre que possível. Não existe procedimento mais simples, mais importante e mais ignorado do que esse. O que sustenta a moto é o ar, e não a carcaça - lembre-se disso. A pressão abaixo do especificado é a inimiga número um dos pneus. Dica legal: para aumentar a tração em condições molhadas, aumente 10% na pressão normal. Lembre-se: calibragem, sempre a frio.

2.) Mantenha a linha: Preste atenção ao alinhamento. Use uma linha no chão como ponto de referência - alinhe os 2 pneus sobre ela; utilize uma ripa de madeira, um cano, qualquer objeto alinhado e com comprimento suficiente, encoste-o na roda trazeira e verifique se a roda dianteira fica paralela ao objeto. Em casos extremos, leve a moto a uma oficina qualificada. Alinhamento perfeito assegura melhor controle e maior durabilidade dos pneus.

3.) Fique parado: trepidações são sinal de balanceamento impróprio. Verifique periodicamente, a cada 15mil kms rodados.

4.) Tampe sempre: a tampinha das válvulas não estão ali por enfeite - além da proteção contra sujeira e aumentar a vida útil das válvulas, elas são um grande aliado em altas velocidades, quando a força centrífuga tende a forçar a abertura da válvula.

5.) Sabão neles: a maioria dos fabricantes de pneus recomenda que a única substância a ser utilizada para deixar a borracha brilhando é a boa e velha mistura de água com sabão. Tenha certeza de sempre limpar lubrificantes, fluido de freio e combustíveis de imediato.

6.) Olhe antes de montar: com o simples procedimento de verificar visualmente algum objeto encaixado nos sulcos ou aderido nos pneus, antes de montar e ligar a moto, você pode evitar acidentes. Depois que estiver na estrada, é tarde demais.

7.) Lisinho é melhor: isso é senso comum - evitar buracos, imperfeições e objetos na pista é dever de todos. Mantenha sua integridade, e a dos pneus.

8.) Não misture tudo: nunca use pneus de diferentes construções ou propósitos. Isso se aplica a radiais X diagonais, street X off-road, com-câmara X sem-câmara. O resultado da mistura pode ser desastroso.

9.) Lixe o bicho: aderência máxima é obtida somente após um pequeno desgaste da banda de rodagem do pneu novo, então cuidado com as manobras iniciais quando trocar de pneu. Lembre-se: os primeiros 150 Kms rodados exigem precaução em dobro.

10.) Não economize: trocou os pneus? Troque as câmaras. Alguns fabricantes sugerem a troca simultânea do Dianteiro e Trazeiro, mesmo que o desgaste tenha sido diferente. Quanto vale sua vida? Pense nela, antes da economia.

---


Anexo I
-----------------------------------------------------------
TABELA – CAPACIDADE DE CARGA
-----------------------------------------------------------
Cód Kg Cód Kg Cód Kg Cód Kg
-----------------------------------------------------------
15 69 33 115 51 195 69 325
16 71 34 118 52 200 70 335
17 73 35 121 53 206 71 345
18 75 36 125 54 212 72 355
19 77,5 37 128 55 218 73 365
20 80 38 132 56 224 74 375
21 82,5 39 136 57 230 75 387
22 85 40 140 58 236 76 400
23 87,5 41 145 59 243 77 412
24 90 42 150 60 250 78 425
25 92,5 43 155 61 257 79 437
26 95 44 160 62 265 80 450
27 97,5 45 165 63 272 81 462
28 100 46 170 64 280 82 475
29 103 47 175 65 290 83 487
30 106 48 180 66 300 84 500
31 109 49 185 67 307 85 515
32 112 50 190 68 315
------------------------------------------------------------


Anexo II
-------------------------------------------
TABELA - ÍNDICE DE VELOCIDADE (em Km/h)
-------------------------------------------
Cód. Vel. Cód. Vel.
A1 5 K 110
A2 10 L 120
A3 15 M 130
A4 20 N 140
A5 25 P 150
A6 30 que 160
A7 35 R 170
A8 40 S 180
B 50 T 190
C 60 U 200
D 65 H 210
E 70 V 240
F 80 W 270
G 90 Z(*) 240
J 100
--------------------------------------------
(*) - o limite máximo de velocidade para os
pneus será estabelecido pelo fabricante para
cada emprego específico (INMETRO).


Anexo III
----------------------------
TABELA DE CONVERSÃO DE PNEUS
----------------------------
-- Pneus Dianteiros --
----------------------------
Metrico Alfab. Polegadas
----------------------------
80/90 MH90 2.50/2.75
90/90 MJ90 2.75/3.00
100/90 MM90 3.25/3.50
110/90 MM90 3.75/4.00
120/80 ---- 4.25/4.50
120/90 MR90 4.25/4.50
130/90 MT90 5.00/5.10
----------------------------
-- Pneus Trazeiros --
----------------------------
Metrico Alfab. Polegadas
----------------------------
110/90 MN90 3.75/4.25
120/80 MP85 4.50/4.75
120/90 MP85 4.50/4.75
130/80 ---- 5.00/5.10
130/90 MT90 5.00/5.10
140/80 ---- 5.50/6.00
140/90 MU90 5.50/6.00
150/80 MV85 6.00/6.25
150/90 MV85 6.00/6.25
----------------------------


Anexo IV
----------------------------------
TIPO DE CONSTRUÇÃO DE PNEUS
----------------------------------
cód. Tipo
----------------------------------
- Diagonal (bias)
R Radial (bias-radial)
B Belted (bias-belted)
----------------------------------


Anexo V
----------------------------------
UTILIZAÇÃO DE CÂMARA
----------------------------------
cód. Utilização
----------------------------------
TL uso sem câmara (TubeLess)
TT uso com câmara (TubeType)
----------------------------------


Anexo VI
-----------------------------------------------------------
OUTROS CÓDIGOS:
-----------------------------------------------------------
REINF Carcaça Reforçada
OV Construção por Superposição de lonas
REAR Pneu Trazeiro
FRONT Pneu Dianteiro
A Pneu Série Especial (após a marca fantasia)
"seta" Direção da banda de rodagem
-----------------------------------------------------------
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Mensagem  marcelo_rsb Dom Jul 20, 2008 9:06 pm

Excelente as dicas, MUITO bom Marcelo!!!

As mais importantes no meu ponto de vista é a de manter na pressão certa, esperar gastar um pouco os pneus novos para ai sim exigir um pouco mais deles e por fim, NUNCA usar aquelas porcarias de embelezar pneu, aquilo ferra com a borracha e reduz a aderência!!

Marcelo Soares Calçada escreveu:

Dica legal: para aumentar a tração em condições molhadas, aumente 10% na pressão normal. Lembre-se: calibragem, sempre a frio.


A única coisa que eu questiono foi essa dica, pois teoricamente para se obter melhor aderência em caso de chuva, reduz-se a pressão assim aumentando a superfície de contato com o solo!

Com bicicleta(speed, as de pneu fino pra ser mais específico) é clara a diferença ao andar na chuva com um pneu mais cheio e um pouco menos... a diferença de aderência é enorme!
Agora a maior dica que eu daria é: não ande na chuva, se tiver que andar se possível espere chover um pouco pois a chuva levanta a sujeira que esta no asfalto e depois leva embora, mas de levantar a sujeira até levar embora vai um tempo, e por fim caso vá andar na chuva reduza a velocidade e nas curvas reduza mais ainda!
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Um pequeno guia sobre pneus de motocicleta e scooters (2ª PARTE) Empty Re: Um pequeno guia sobre pneus de motocicleta e scooters (2ª PARTE)

Mensagem  tonywalker Qua Jul 23, 2008 10:56 pm

Um ótimo tópico! Parabéns! Very Happy
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