FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

relação pedal de freio e luz de freio

3 participantes

Ir para baixo

relação pedal de freio e luz de freio Empty relação pedal de freio e luz de freio

Mensagem  X Jpn Seg Jan 07, 2013 11:18 am

Boa tarde, pessoal...

Esses dias, estava reparando na minha speed e notei que a luz de freio soh acende se eu pisar com força no pedal de freio.
Como regulei o freio de maneira que nao precise pisar muito, a luz soh acende se eu pisar com forca...
Se eu pisar pouco, nem acende... E como isso eh uma questao de seguranca, me preocupa muito...

O que posso fazer para fazer com que a luz do freio acenda assim que eu pisar no pedal de freio?
Tem alguma regulagem do switch para acender assim que pisar no freio ou tem que regular o pedal de maneira que tenha que se pisar mais para frear e assim acionar o freio?
Nos carros de maneira geral, assim que vc pisa no freio a luz de freio acende, e soh depois o freio entra em acao... Claro que eh uma fracao de segundos, mas acho que a luz acendendo antes do freio funcionar, jah alerta com antecedencia quem vem atras...

No meu caso, como nao dah prah confiar por causa desse problema, tenho que ficar dando toques no freio dianteiro para acionar a luz...
No freio dianteiro, se eu puxar um puoco que seja o manete, faz um click e a luz jah acende... Gostaria que o pedal de freio fosse assim tb...

Abs!!

X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

relação pedal de freio e luz de freio Empty Re: relação pedal de freio e luz de freio

Mensagem  firefox Seg Jan 07, 2013 1:07 pm

Amigo, eu não uso a luz de freio traseira a uns 3 anos, a cebolinha deu problema em 2010, desliguei ela e até hoje não arrumei, porem uso 90% o freio dianteiro, eu acredito que na cebolinha de freio deve ter uma regulagem...! Da uma olhada nela
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

relação pedal de freio e luz de freio Empty Re: relação pedal de freio e luz de freio

Mensagem  X Jpn Seg Jan 07, 2013 1:29 pm

Onde fica A cebolinha? serah que tem como regular isso?
Soh conheco O Cebolinha que mora no bairro do limoeiro e eh amigo da Monica...

Caramba, cara... 3 anos sem luz de freio no pedal traseiro?? Ou eu uso demais ou eu me preocupo demais...
Mas, de qq maneira, eh uma coisa que me incomoda... Queria regular isso, senao, nao durmo a noite... hehehe

Abs!!

X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

relação pedal de freio e luz de freio Empty Re: relação pedal de freio e luz de freio

Mensagem  Gilberto Crespo Seg Jan 07, 2013 2:16 pm

Apenas para lembrar... deve-se usar os 2 freios juntos.
Em pista seca, 70% de freio dianteiro e 30% do traseiro, em pista molhada a proporção é invertida.
O freio traseiro somente irá fazer a moto diminuir a velocidade e mantar a estabilidade enquanto que o dianteiro é o que irá realmente fazer a moto parar.
A minha moto também está assim... se eu piso com força no pedal de freio traseiro a luz acende e quando faço o menor esforço na manete de freio dianteiro a luz acende.. então eu relaxo.. pois sei que a luz de freio está acendendo do mesmo jeito.
Abraços.
Gilberto Crespo
Gilberto Crespo
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 689
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

relação pedal de freio e luz de freio Empty Re: relação pedal de freio e luz de freio

Mensagem  X Jpn Seg Jan 07, 2013 2:30 pm

Fala, Gilbertao... Cara, eu ouvi falar dessa porcentagem, mas nem sempre eu uso assim... hahaha
Falta de habito mesmo... Agora que vc falou que tem que usar o mais o freio dianteiro, o meu qdo acionado, dah uma vibracao estranha no guidao...
Nao pode ser disco empenado... a moto nao tem 3000 km... Serah pastilha? O que pode ser? Eu acabo usando mais o traseiro pq essa vibracao me incomoda e nao me dah tanta seguranca ao frear com o da frente....

De qq maneira, vou ver se consigo regular a cebolinha hj a noite...

Abs!!

X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

relação pedal de freio e luz de freio Empty Re: relação pedal de freio e luz de freio

Mensagem  firefox Seg Jan 07, 2013 3:07 pm

(...) é amigo, 3 anos sem essa luz, e não me faz falta, justamente porque sempre que aciono o freio de traz eu aciono o da frente tb, então a luz acende d qualquer forma... e o Glberto ta correto, na chuva tem q usar mais o da traseiro , principalmente nas curvas..

Essa vibração eu aposto com vc q é o disco empenado, embora a moto tenha poucos kms rodados, e a cebolinha fica perto do pezinho do freio, ela é ligada a uma mola conectada no pezinho do freio, tem uma mola maior q faz o freio voltar, e tem outra menor, q faz a luz acender, essa é ligada na cebolinha de freio.
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

relação pedal de freio e luz de freio Empty Re: relação pedal de freio e luz de freio

Mensagem  Gilberto Crespo Seg Jan 07, 2013 4:01 pm

firefox escreveu:(...) é amigo, 3 anos sem essa luz, e não me faz falta, justamente porque sempre que aciono o freio de traz eu aciono o da frente tb, então a luz acende d qualquer forma... e o Glberto ta correto, na chuva tem q usar mais o da traseiro , principalmente nas curvas..

Essa vibração eu aposto com vc q é o disco empenado, embora a moto tenha poucos kms rodados, e a cebolinha fica perto do pezinho do freio, ela é ligada a uma mola conectada no pezinho do freio, tem uma mola maior q faz o freio voltar, e tem outra menor, q faz a luz acender, essa é ligada na cebolinha de freio.

Também aposto em disco empenado... vai que vc deu ou levou alguma topada e não se lembra.
Quando for regular a cebolinha, também tenha cuidado com 2 porcas que fazem a pressão. Uma enrosca como a porca e outra é uma contra-porca que faz a 1a porca ficar fixa e não desenroscar (do mesmo jeito que faz para esticar a corrente).
Gilberto Crespo
Gilberto Crespo
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 689
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

relação pedal de freio e luz de freio Empty Re: relação pedal de freio e luz de freio

Mensagem  X Jpn Seg Jan 07, 2013 6:48 pm

Opa!
Consegui regular a luz, regulando a cebolinha... agora, se pisar um pouco, jah acende... fico mais tranquilo assim...

Em relacao ao disco, nao dei topada, nem nada... nao costumo deixar a moto na rua... Soh se veio assim...

alias, duvida que me lembrei agora.. a partir de que ano as speeds tem olho de gato no paralama dianteiro?
A minha eh 11/12 e nao tem... estah correto?

Obrigado pelas dicas da luz de freio!!

Abs!!

X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

relação pedal de freio e luz de freio Empty Re: relação pedal de freio e luz de freio

Mensagem  firefox Seg Jan 07, 2013 6:52 pm

sim.... se eu não me engano as Speeds 2009 /2010 perderam os Olhos de Gato e os Cromados do motor.. a Minha é 2008 e tem.... acho um charme a parte!! rsrs
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

relação pedal de freio e luz de freio Empty Re: relação pedal de freio e luz de freio

Mensagem  Gilberto Crespo Seg Jan 07, 2013 7:53 pm

X Jpn escreveu:Opa!
Consegui regular a luz, regulando a cebolinha... agora, se pisar um pouco, jah acende... fico mais tranquilo assim...

Em relacao ao disco, nao dei topada, nem nada... nao costumo deixar a moto na rua... Soh se veio assim...

alias, duvida que me lembrei agora.. a partir de que ano as speeds tem olho de gato no paralama dianteiro?
A minha eh 11/12 e nao tem... estah correto?

Obrigado pelas dicas da luz de freio!!

Abs!!

Ainda bem que conseguiu regular a cebolinha... com relação à tremedeira do guidão quando aperta o freio dianteiro e, levando em conta que vc não levou nenhuma topada como vc diz, leve até uma oficina para uma verificação mais precisa. Essa tremedeira não é comum.
Abraços.
Gilberto Crespo
Gilberto Crespo
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 689
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

relação pedal de freio e luz de freio Empty Re: relação pedal de freio e luz de freio

Mensagem  X Jpn Ter Jan 08, 2013 10:13 am

Daqui ha alguns kms, vou ter que levar na revisao dos 3k, entao... vou aproveitar e pedir para verificarem isso...
Caras, valeu pela dica do freio, ficou otimo!

abs!

X Jpn
Forista
Forista

Número de Mensagens : 137
Idade : 49
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

relação pedal de freio e luz de freio Empty Re: relação pedal de freio e luz de freio

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos