FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DICA] Riva

Ir para baixo

[DICA] Riva Empty [DICA] Riva

Mensagem  Familia Qui Jan 24, 2013 9:36 pm

Hoje resolvi realizar uma revisao basica na Riva, troca de oleo, limpeza do filtro de ar, colocação do filtro de combustivel, troca do fluido de freio.

Para fazer o serviço, não e necessario profundos conhecimentos, usei ferramentas basicas ate mesmo as que vem na moto e 6 doses de vodka.

Com relação a troca de oleo da Riva ela tem uma particularidade que e o seguinte, ela so tem o dreno lateral, ele esta localizado no lado esquerdo da moto "seta vermelha" proximo ao pedal do cambio.
[DICA] Riva Ri002_zps2e24bdb0

Ao abrir voce vai ter acesso aos seguintes componentes, tampa, mola, vedação e filtro de tela. IMPORTANTE: coloque a moto no cavalete central, para escoar o oleo voce deverá inclinar a moto umas 3 vezes no sentido do dreno.
[DICA] Riva Ri003_zps0a6ef9ce

Estes são os componentes que citei.
[DICA] Riva Ri004_zpsae695ac9

Filtro de tela extremamente sujo.
[DICA] Riva Ri005_zps65424969

Filtro apos a limpeza, para limpar e bem simples, não use nada de escova ou algo do tipo, faça a limpeza apenas com agua a detergente, coloque ele no dedo como se fosse um dedal, coloque detergente e va retirando a sujeira que se trata de limalha do ferro e goma.
[DICA] Riva Ri006_zps8314fe45

Na montagem coloque a vedação primeiro na tampa, as outras partes e filtro de tela e mola, nesta ordem.
[DICA] Riva Ri007_zps825d6fe7

Na sequencia realizei a troca do fluido de freio, troquei o mesmo pois achei o que veio com a moto meio que instavel, parecia agua, não respondia a altura, resolvi trocar por um Dot4, que ja conheço, a sangria e normal, abre o parafuso proximo a pinça de freio e espera ele escoar.
[DICA] Riva Ri008_zps2318f8a7

Abre tambem o reservatorio para facilitar a saida, na sequencia coloquei o fluido novo, para retirar o ar do sistema eu uso uma seringa, injeto fluido no parafuso da pinça e o ar vai subindo para o reservatorio, quando esta apenas saindo fluido, fecho parafuso da pinça e completo no reservatorio.
[DICA] Riva Ri009_zps011e22b1

Tambem troquei o filtro de combustivel.
[DICA] Riva Ri010_zps74389968

Isso que fiz tambem e bem valido, coloquei oleo nas articulações do cambio, isso deixa as trocas de marcha melhores, tambem pode ser usado grafite em po. São 3 as articulações na imagem indiquei apenas duas, mais a outra não tem como errar o lugar.
[DICA] Riva Ri011_zps0c5a2b69

Limpeza do filtro de ar, ele esta localizado no lado esquerdo da moto, remova a carenagem lateral esquerda da moto, a tampa abaixo e o local dele, remova os 5 parafusos, na imagem aparecem fios "setas vermelhas" que não tem na Riva de vocês, explico, estes fios são do acionamento automatico do farol, alarme e gps.
[DICA] Riva Ri012_zps994e0a26

Apos remover os parafusos, puxe o elemento que e formado por duas grades plasticas e espuma "seta lilas".
[DICA] Riva Ri013_zps3383ab30

Abra os parafusos, tire a espuma com cuidado, lave com agua e detergente, deixe secar depois banhe a espuma com oleo retire excesso, monte e coloque no lugar.
[DICA] Riva Ri014_zps7064961f
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos