FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

+14
L340
AMoraes
silvio jr.
supergideao
jeff
Petrucelli
LION
De Boer
marcelo_rsb
tos3719
Roch@
coyote182
tonywalker
Tuco Benedito
18 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  tonywalker Sex Jul 04, 2008 9:30 pm

Pois é, a minha só aparece no nível correto quando as duas rodas estão no chão ou no cavalete com a roda traseira no chão.
Amanhã vou trocar o óleo e confirmo!

FAlows
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  tonywalker Sáb Jul 05, 2008 12:07 pm

Crianças, esqueçam tudo que o tio falou! Realmente o óleo da minha estava baixo, o que é um absurdo! Pois significa que não colocaram 1L completo na revisão de 1000km.
E o burro aqui achando que era porque a roda traseira tinha que estar no chão. Ou seja, já tem uns 300km que a moto tá rodando com o óleo baixo, rente ao "L" no visor. Eu completei antes mas com medo de encher demais.
Passei hoje com a patroa numa oficina aqui perto e comprei o mobil (R$ 12,00). Eles fazem a troca free, na finta e totalmente de grátis! Very Happy Nem tive que sujas as mãos, o chão da garagem e nenhuma vasilha da dona Walker.
Medi e realmente o marcelo_rsb está certo. Basta colocar no cavalete central, numa superfície plana e com a roda dianteira no chão.

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Oleo10

O nível sobe um pouquinho a mais ainda, fica rente ao "H" mas a foto ficou ruim.

Foi mal ae pela dica errada! Wink
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  silvio jr. Dom Jul 13, 2008 5:10 pm

Meus amigos, hj fui dar uma geral na minha Speed e vi que o nivel do oleo esta baixo... por favor me digam se eu fiz o procedimento correto. Coloquei a moto no cavalete fria, nao liguei nem andei com a moto, deixei a roda traseira fora do chao e vi q o oleo estava marcando entre o "L" e o "H", talvez seja por isso que o motor faz um barulho diferente de quando ele esta quente, ou seja, o pouco oleo q tem circular no motor.. enfim, ainda nao fiz a revisão dos 1000km, estou tirando a carteira e por esse motivo tenho rodado so aqui pelo meu bairro e isso aos fim de semana, com qual oleo posso completar ????
silvio jr.
silvio jr.
Novato
Novato

Número de Mensagens : 31
Idade : 44
Localização : Niteroi - Rio de Janeiro
Data de inscrição : 01/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  jeff Dom Jul 13, 2008 5:23 pm

Silvio, procure manter o óleo sempre próximo ao H, sem ultrapassar. Óleo em excesso pode ser tão danoso quanto falta de óleo.

Há uma dúvida sobre a medição com a vareta, procure esclarecer isso na concessionária para ficar tranquilo.

Outra coisa: é normal o óleo abaixar, mesmo em motos novas. Tem gente que acha que o óleo tem que durar até a próxima troca, sem abaixar. Isso não é verdade.

Uma parcela ínfima sempre fica aderida à parede do cilindro a cada rotação e é queimada a cada explosão do motor. Como o motor da moto trabalha em alta rotação, uma quantidade ínfima sendo queimada 8000 vezes por minuto acaba dando diferença no nível de óleo mais rápido do que se imagina. Não descuide do nível.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  tos3719 Qui Jul 17, 2008 3:16 am

com certeza veiga!

na minha eu nunca confio ver o nivel na vareta
mesmo tendo acabado de colocar 1l de oleo novo, a vareta nao aponta quase nada

eu particularmente troco o oleo com 700 km rodados para nao ter problema algum tongue
tos3719
tos3719
Forista
Forista

Número de Mensagens : 236
Idade : 42
Localização : Osasco-SP
Data de inscrição : 16/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  coyote182 Qui Jul 17, 2008 8:09 am

Eu vou sempre completando... completando... troquei com 3mil, e está com 4200 e ainda ñ troquei hehehehee
coyote182
coyote182
Admin
Admin

Número de Mensagens : 407
Idade : 43
Data de inscrição : 07/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  jeff Qui Jul 17, 2008 8:24 am

Ao fazer isto, está acumulando borra no cárter... Além disso, o óleo vai perdendo a qualidade lubrificane e ficando cada vez menos lubrificante. Sem contar que é necessário limpar o filtro de tela, ainda mais com um motor novo como o seu.

Não esqueça que as motos trabalham em um regime de rotação que é o dobro ou o triplo de um motor de automóvel, o desgaste do óleo é bem mais intenso.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty Nivel do Oleo

Mensagem  AMoraes Qui Jul 17, 2008 9:22 pm

jeff escreveu:Silvio, procure manter o óleo sempre próximo ao H, sem ultrapassar. Óleo em excesso pode ser tão danoso quanto falta de óleo.

Há uma dúvida sobre a medição com a vareta, procure esclarecer isso na concessionária para ficar tranquilo.

Outra coisa: é normal o óleo abaixar, mesmo em motos novas. Tem gente que acha que o óleo tem que durar até a próxima troca, sem abaixar. Isso não é verdade.

Uma parcela ínfima sempre fica aderida à parede do cilindro a cada rotação e é queimada a cada explosão do motor. Como o motor da moto trabalha em alta rotação, uma quantidade ínfima sendo queimada 8000 vezes por minuto acaba dando diferença no nível de óleo mais rápido do que se imagina. Não descuide do nível.

Um abraço,

Jeff

Caramba, eu estava a me perguntar como pode o óleo baixar se não tem vazamentos e a moto nem se encontra queimando óleo!!!!! Mas o Prof JEFF já esclareceu tudo! Shocked Quanto ao nivel no visor, basta eu segurar a minha sem por no cavalete, mantendo-a em linha reta, e o nivel aparece perfeito no visor.
Abraços.
AMoraes
AMoraes
Novato
Novato

Número de Mensagens : 43
Idade : 63
Localização : Pindamonhangaba - SP.
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 13/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  silvio jr. Sáb Jul 19, 2008 11:46 am

Veiga escreveu:se o oleo estiver entre a marca H (high) e L (low) podem circular á vontade.

O que NUNCA mas mesmo NUNCAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA pode acontecer é estar ao abaixo do L.

L (Low) significa baixo o que quer dizer qu o jivel d eoleo está baixo, logo nao vai lubrificar devidamente o motor.
Blz então galera, acho q nao preciso me preocupar com a minha então, pois o nivel dela esta justamente entre o L e o H... Imaginei eu, na minha nobre insignificancia, que deveria marcar bem rente ao H....
silvio jr.
silvio jr.
Novato
Novato

Número de Mensagens : 31
Idade : 44
Localização : Niteroi - Rio de Janeiro
Data de inscrição : 01/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  jeff Sáb Jul 19, 2008 11:59 am

Se estiver próximo ao L e pretender fazer uma viagem longa, coloque um pouco mais de óleo, porque ele vai baixar durante a jornada. Nunca fique abaixo do L nem acima do H.

Abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  jeff Sex Abr 05, 2013 3:58 pm

Tuco Benedito escreveu:A pergunta parece besta. E é, mas esperem, tem um detalhe...

Um dia resolvi medir o nível do óleo, pois li no manual que essa verificação deve ser diária (exagero, eu acho). Re-li o procedimento no manual e fui aos procedimentos descritos, segui os passos rigorosamente e notei que o nvel estava muito baixo, quase nem chegava a molhar a ponta da vareta. Fiquei preocupado, pois vi alguns relatos de motos que foram entregues com pouco óleo. Fui na concessionária (sem a moto) e perguntei pro vendedor qual era o óleo utilizado pela Dafra, pois tinha em mente comprar um litro pra deixar em casa e completar o nível quando necessário.
O vendedor não me disse qual era o óleo, só falou que era melhor levar a moto lá que o mecânico daria uma olhada e completaria se necessário.
No sábado levei a moto, o mecânico verificou e disse que o nível estava ok, mas sequer mexeu na vareta, apenas olhou pela "janelinha". Eu disse que havia verificado pela vareta e que o óleo nem tocava a ponta da vareta, e aí vem o detalhe:
O mecânico, junto com o gerente, disse que a vareta NÃO DEVE SER USADA COMO REFERÊNCIA para o nível do óleo, pois saíram varetas de TAMANHOS DIFERENTES da linha de montagem e que o nível deve ser verificado pela janelinha mesmo. O gerente confirmou a informação e me ofereceu para ver o Boletim Informativo da fábrica onde consta essa informação, mas achei desnecessário.
Então, o procedimento indicado pela (minha) concessionária é o seguinte:
Ligar o motor e deixar em funcionamento por uns 2 minutos. Enquanto o motor estiver funcionando, o óleo está circulando e a janelinha vai parecer vazia. Desligar o motor e esperar o óleo baixar, o que leva mais uns 2 minutos, e comparar o nível com as marcações existentes na janelinha.

ATENÇÃO PESSOAL!!!

NESTE DIA 10 DE MAIO VAMOS FAZER UMA GRANDE FESTA COMEMORATIVA!!!!

AFINAL, SERÃO 5 ANOS DA POSTAGEM DA DESCOBERTA DE QUE AS MOTOS DAFRA SÃO ENTREGUES AOS CLIENTES SEM ÓLEO SUFICIENTE NA ENTREGA E NAS REVISÕES!!!

Postem aqui suas homenagens e sugestões de como poderemos homenagear a dafra por este recorde absoluto de incompetência.

A dafra já fez sua parte alterando o manual do proprietário para jogar a sujeira para baixo do tapete corrigir o procedimento dizendo que não precisa mais ligar o motor.

Vamos fazer também a nossa parte! Avisem aos amigos!

Um abraço,

Jeff
PS: O que escrevo representa minha opinião. Se alguém discordar, sinta-se à vontade. Mas, por favor, tenha argumentos discutíveis, porque até agora já li muita abobrinha de quem nem sequer se dispôs a fazer o que o Tuco Benedito fez. Wink
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  L340 Sáb Abr 06, 2013 7:37 am

http://www.daframotos.com.br/pdf/Miolo_Speed-Rev.02.pdf
Página 42.
Só conheço duas motocicletas cujo procedimento de medição é descrito dessa maneira:
Speed 150
Kansas 150

Existem manuais que até especificam quanto tempo deixar a moto ligada e quanto tempo após desligar deve ser feita a medição.

Mas olha como são incompetentes.
Seria mais fácil disfarçar que falta óleo no motor se tivesse recomendado rosquear a vareta durante a medição.
Daria menos bandeira de que é um procedimento para ocultar um erro e precisariam modificar bem menos texto.

Provavelmente o cara que "bola" as propagandas fuleiras dessa empresa também trabalha no departamento de manuais.

VTNC hein Dafrentos!

Convido a Dafra ou algum baba ovo desta empresa a explicar comparativamente com motores de outras montadoras, qual a diferença na construção dos motores da Kansas e da Speed em relação aos demais que faz com que a medição seja feita com o motor frio e o óleo em repouso por longo período.

PS: Nem mesmo se deram ao trabalho de procurar a mesma fonte do manual antigo para remendá-lo. Que tosco. Razz
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  jeff Sáb Abr 06, 2013 10:23 am

Uma coisa que sempre me falaram foi "por que você não faz um desafio de pegar 2 kansas, uma com 1 litro de óleo e outra com a quantidade certa, para fazer uma viagem de teste e comprovar qual delas abre o bico primeiro?"

Eu nunca topei, porque colocaria em risco a vida do coitado do piloto escalado para a missão.

Mas pensando melhor, eu toparia o desafio desde que o piloto deles fosse o cara que assina os documentos autorizando esse absurdo contra os clientes.

Não precisaria ser o próprio Creso Franco, porque obviamente ele não entende muito de motocicletas, confia no pessoal que contratou e ainda considero a possibilidade remota de que ele também seja vítima do crime (mas é tremendamente omisso). E na hora que o Creso ficasse no acostamento com o motor travado, além de a vergonha dele ser grande demais por ser o responsável maior por tudo isso, e nunca ter tomado as providências para a eliminação do problema, ainda teria a possibilidade de o acidente ser sério o suficiente para não ter graça ficar falando toda a viagem de volta "eu te disse, eu te disse, eu te disse,..."

Mas para o cara que perpetrou essa barbaridade, como responsável pela engenharia e portanto suposto conhecedor dos detalhes técnicos que fico sendo obrigado a repetir, SINCERAMENTE, ele merece se ralar inteiro no asfalto.

Quero ver quem da dafra que vai ter coragem de colocar o seu, digamos, patrimônio maior em cima de uma moto e rodar comigo nessas condições, pagando mico para o Brasil todo ver.

Ah, a proósito:

Se eu perder (HAHAHAHAHAHAHAHAA... desculpem... passei mal....)

Como dizia, se eu perder (hahaha...), a Jezebel é de vocês.

Um abraço,

Jeff



jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty nivel de óleo

Mensagem  jorge luiz ferreira Seg Jun 03, 2013 9:02 pm

Bom se a referência é o visor e o certo é a vareta E a NEXT que não tem vareta?
Só vou ter referência?
jorge luiz ferreira
jorge luiz ferreira
Forista
Forista

Número de Mensagens : 255
Idade : 57
Localização : Diadema
Moto : Next 250
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  Dan Floripa Seg Jun 03, 2013 9:44 pm

jorge luiz ferreira escreveu:Bom se a referência é o visor e o certo é a vareta E a NEXT que não tem vareta?
Só vou ter referência?

Jorge isso varia muito de motor para motor, as motos com motores de projeto moderno não usam vareta medidora (em sua grande maioria), usam apenas o visor. Mas esses motores foram construídos assim, para essa informação ser rápida e prática. Geralmente já trazem a quantidade de óleo como na imagem:
COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Visordeleo

No caso dos motores das Kansas/Mirage/speed, esse viso é mais para enfeite do que para medir o óleo corretamente.

Um abraço!

Dan.

Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  jeff Ter Jun 04, 2013 9:05 am

Caramnba, Dan!

Como é que logo você vem falar uma coisa dessas? Discutiremos isso amanhã....

O visor não é enfeite não, funciona direitinho se você fizer o procedimento de medição exatamente como é descrito no manual antigo:

Motor frio, moto nivelada no cavalete central, ligar o motor por 1 a 2 minutos, desligar e acompanhar o nível no visor para ver onde é que o óleo vai parar, ele terá de parar entre as marcas H (alto) e L (baixo).

É a mesma indicação da vareta medidora.

Pelo novo procedimento fajuto que a dafra postou no site para a kansas, não precisa ligar o motor....

É ÓBVIO que vai dar uma leitura falsa, como tem dado para todo mundo, que depois sai reclamando que a moto não presta porque tem que trocar as engrenagens do câmbio a cada 15 ou 20 mil km.

Os motores não têm culpa de serem sacaneados já desde a primeira entrega por uma quantidade de óleo insuficiente e medida de maneira incorreta.

Quem leu direito o manual do proprietário (antigo) não cai nessa.

Um abraço

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  firefox Ter Jun 04, 2013 12:36 pm

Galera.. responde minha duvida la no topico de "Lubrificação de corrente" Obrigadooooo
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  jorge luiz ferreira Qua Jun 05, 2013 8:18 pm

jeff escreveu:Caramnba, Dan!

Como é que logo você vem falar uma coisa dessas? Discutiremos isso amanhã....

O visor não é enfeite não, funciona direitinho se você fizer o procedimento de medição exatamente como é descrito no manual antigo:

Motor frio, moto nivelada no cavalete central, ligar o motor por 1 a 2 minutos, desligar e acompanhar o nível no visor para ver onde é que o óleo vai parar, ele terá de parar entre as marcas H (alto) e L (baixo).

É a mesma indicação da vareta medidora.

Pelo novo procedimento fajuto que a dafra postou no site para a kansas, não precisa ligar o motor....

É ÓBVIO que vai dar uma leitura falsa, como tem dado para todo mundo, que depois sai reclamando que a moto não presta porque tem que trocar as engrenagens do câmbio a cada 15 ou 20 mil km.

Os motores não têm culpa de serem sacaneados já desde a primeira entrega por uma quantidade de óleo insuficiente e medida de maneira incorreta.

Quem leu direito o manual do proprietário (antigo) não cai nessa.

Um abraço

Agora o bicho vai pegar. quero ver essa discussão.rsssssssssssss
jorge luiz ferreira
jorge luiz ferreira
Forista
Forista

Número de Mensagens : 255
Idade : 57
Localização : Diadema
Moto : Next 250
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty Vareta sem marcação

Mensagem  wpalha Ter Dez 24, 2013 3:09 pm

jeff escreveu:Caramnba, Dan!

Como é que logo você vem falar uma coisa dessas? Discutiremos isso amanhã....

O visor não é enfeite não, funciona direitinho se você fizer o procedimento de medição exatamente como é descrito no manual antigo:

Motor frio, moto nivelada no cavalete central, ligar o motor por 1 a 2 minutos, desligar e acompanhar o nível no visor para ver onde é que o óleo vai parar, ele terá de parar entre as marcas H (alto) e L (baixo).

É a mesma indicação da vareta medidora.

Pelo novo procedimento fajuto que a dafra postou no site para a kansas, não precisa ligar o motor....

É ÓBVIO que vai dar uma leitura falsa, como tem dado para todo mundo, que depois sai reclamando que a moto não presta porque tem que trocar as engrenagens do câmbio a cada 15 ou 20 mil km.

Os motores não têm culpa de serem sacaneados já desde a primeira entrega por uma quantidade de óleo insuficiente e medida de maneira incorreta.

Quem leu direito o manual do proprietário (antigo) não cai nessa.

Um abraço


Jeff, qual é a indicação correta na vareta? Ela não tem indicação de High ou Low. Só aquelas ranhuras na ponta. O visor lateral parece estar vazio, mas ao retirar a vareta, o óleo cobre toda a ponta com as ranhuras. E aí? Completo ou não completo o nível de óleo?

Obrigado.
wpalha
wpalha
Novato
Novato

Número de Mensagens : 2
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 24/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  firefox Qui Dez 26, 2013 2:15 pm

Ola amigo, vou dar a minha opinião, como vc disse que o óleo cobre toda a ponta com as ranhuras, eu no seu lugar não completaria o oleo, mas essa medição deve ser feita com a moto nivelada no cavalete-central.
Vou dar uma dica sobre como eu cuido do oleo da minha, pode ser util pra vc:

1º Compra 2 litros de oleo, um bom ( Yamalube, Castrol, Shell), e um mais barato, pode ser o (ipiranga) que tambem é bom
2º Coloca o litro do oleo bom, e depois mais 250 a 300mls do oleo barato
3º Depois de rodar + ou - 500km vc adiciona mais 300mls do oleo antigo que vc retirou do motor
4º Quando bater 1000km vc repete a troca colocando + 250 ou 300mls de oleo novo.

Obs: Quando vc retirar o oleo dos 1000kms voce vai ter colocado em torno de 1500 ou 1600mls de oleo, e vc não pode tirar menos de 1000mls ou 1litro do motor, se isso acontecer é sinal de que sua moto da fumando muito, deve dar atenção, se vc retirar mais de 1 litro e 200, seu motor ta perfeito....

Faço isso desde quando comprei a moto, tive problemas com o motor somente agora no começo desse mês, exatamente 100.000kms rodados, então acredito que o problema da engrenagem foi mesmo devido ao uso e não a lubrificação.... Abraço
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  wpalha Qui Dez 26, 2013 4:54 pm

[quote="firefox"]Ola amigo, vou dar a minha opinião, como vc disse que  o óleo cobre toda a ponta com as ranhuras, eu no seu lugar não completaria o oleo, mas essa medição deve ser feita com a moto nivelada no cavalete-central.
Vou dar uma dica sobre como eu cuido do oleo da minha, pode ser util pra vc:

1º Compra 2 litros de oleo, um bom ( Yamalube, Castrol, Shell), e um mais barato, pode ser o (ipiranga) que tambem é bom
2º Coloca o litro do oleo bom, e depois mais 250 a 300mls  do oleo barato
3º Depois de rodar + ou - 500km vc adiciona mais 300mls do oleo antigo que vc retirou do motor
4º Quando bater 1000km vc repete a troca colocando + 250 ou 300mls de oleo novo.

Obs: Quando vc retirar o oleo dos 1000kms voce vai ter colocado em torno de 1500 ou 1600mls de oleo, e vc não pode tirar menos de 1000mls ou 1litro do motor, se isso acontecer é sinal de que sua moto da fumando muito, deve dar atenção, se vc retirar mais de 1 litro e 200, seu motor ta perfeito....

Faço isso desde quando comprei a moto, tive problemas com o motor somente agora no começo desse mês, exatamente 100.000kms rodados, então acredito que o problema da engrenagem foi mesmo devido ao uso e não a lubrificação.... Abraço[/quote

Voilá!

Era isso. Alinhei a moto e verifiquei na janela... estava certinho, entre H e L. Ainda bem que não coloquei mais óleo.

Falha de principiante! Vou aprendendo!
wpalha
wpalha
Novato
Novato

Número de Mensagens : 2
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 24/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED - Página 2 Empty Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos