COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED
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FÓRUM MOTOS DAFRA :: Speed 150 :: Speed 150 :: Dicas Úteis !
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Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED
Pois é, a minha só aparece no nível correto quando as duas rodas estão no chão ou no cavalete com a roda traseira no chão.
Amanhã vou trocar o óleo e confirmo!
FAlows
Amanhã vou trocar o óleo e confirmo!
FAlows
tonywalker- Admin
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Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED
Crianças, esqueçam tudo que o tio falou! Realmente o óleo da minha estava baixo, o que é um absurdo! Pois significa que não colocaram 1L completo na revisão de 1000km.
E o burro aqui achando que era porque a roda traseira tinha que estar no chão. Ou seja, já tem uns 300km que a moto tá rodando com o óleo baixo, rente ao "L" no visor. Eu completei antes mas com medo de encher demais.
Passei hoje com a patroa numa oficina aqui perto e comprei o mobil (R$ 12,00). Eles fazem a troca free, na finta e totalmente de grátis! Nem tive que sujas as mãos, o chão da garagem e nenhuma vasilha da dona Walker.
Medi e realmente o marcelo_rsb está certo. Basta colocar no cavalete central, numa superfície plana e com a roda dianteira no chão.
O nível sobe um pouquinho a mais ainda, fica rente ao "H" mas a foto ficou ruim.
Foi mal ae pela dica errada!
E o burro aqui achando que era porque a roda traseira tinha que estar no chão. Ou seja, já tem uns 300km que a moto tá rodando com o óleo baixo, rente ao "L" no visor. Eu completei antes mas com medo de encher demais.
Passei hoje com a patroa numa oficina aqui perto e comprei o mobil (R$ 12,00). Eles fazem a troca free, na finta e totalmente de grátis! Nem tive que sujas as mãos, o chão da garagem e nenhuma vasilha da dona Walker.
Medi e realmente o marcelo_rsb está certo. Basta colocar no cavalete central, numa superfície plana e com a roda dianteira no chão.
O nível sobe um pouquinho a mais ainda, fica rente ao "H" mas a foto ficou ruim.
Foi mal ae pela dica errada!
tonywalker- Admin
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Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED
Meus amigos, hj fui dar uma geral na minha Speed e vi que o nivel do oleo esta baixo... por favor me digam se eu fiz o procedimento correto. Coloquei a moto no cavalete fria, nao liguei nem andei com a moto, deixei a roda traseira fora do chao e vi q o oleo estava marcando entre o "L" e o "H", talvez seja por isso que o motor faz um barulho diferente de quando ele esta quente, ou seja, o pouco oleo q tem circular no motor.. enfim, ainda nao fiz a revisão dos 1000km, estou tirando a carteira e por esse motivo tenho rodado so aqui pelo meu bairro e isso aos fim de semana, com qual oleo posso completar ????
silvio jr.- Novato
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Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED
Silvio, procure manter o óleo sempre próximo ao H, sem ultrapassar. Óleo em excesso pode ser tão danoso quanto falta de óleo.
Há uma dúvida sobre a medição com a vareta, procure esclarecer isso na concessionária para ficar tranquilo.
Outra coisa: é normal o óleo abaixar, mesmo em motos novas. Tem gente que acha que o óleo tem que durar até a próxima troca, sem abaixar. Isso não é verdade.
Uma parcela ínfima sempre fica aderida à parede do cilindro a cada rotação e é queimada a cada explosão do motor. Como o motor da moto trabalha em alta rotação, uma quantidade ínfima sendo queimada 8000 vezes por minuto acaba dando diferença no nível de óleo mais rápido do que se imagina. Não descuide do nível.
Um abraço,
Jeff
Há uma dúvida sobre a medição com a vareta, procure esclarecer isso na concessionária para ficar tranquilo.
Outra coisa: é normal o óleo abaixar, mesmo em motos novas. Tem gente que acha que o óleo tem que durar até a próxima troca, sem abaixar. Isso não é verdade.
Uma parcela ínfima sempre fica aderida à parede do cilindro a cada rotação e é queimada a cada explosão do motor. Como o motor da moto trabalha em alta rotação, uma quantidade ínfima sendo queimada 8000 vezes por minuto acaba dando diferença no nível de óleo mais rápido do que se imagina. Não descuide do nível.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
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Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED
com certeza veiga!
na minha eu nunca confio ver o nivel na vareta
mesmo tendo acabado de colocar 1l de oleo novo, a vareta nao aponta quase nada
eu particularmente troco o oleo com 700 km rodados para nao ter problema algum
na minha eu nunca confio ver o nivel na vareta
mesmo tendo acabado de colocar 1l de oleo novo, a vareta nao aponta quase nada
eu particularmente troco o oleo com 700 km rodados para nao ter problema algum
tos3719- Forista
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Data de inscrição : 16/04/2008
Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED
Eu vou sempre completando... completando... troquei com 3mil, e está com 4200 e ainda ñ troquei hehehehee
coyote182- Admin
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Data de inscrição : 07/04/2008
Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED
Ao fazer isto, está acumulando borra no cárter... Além disso, o óleo vai perdendo a qualidade lubrificane e ficando cada vez menos lubrificante. Sem contar que é necessário limpar o filtro de tela, ainda mais com um motor novo como o seu.
Não esqueça que as motos trabalham em um regime de rotação que é o dobro ou o triplo de um motor de automóvel, o desgaste do óleo é bem mais intenso.
Não esqueça que as motos trabalham em um regime de rotação que é o dobro ou o triplo de um motor de automóvel, o desgaste do óleo é bem mais intenso.
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Nivel do Oleo
jeff escreveu:Silvio, procure manter o óleo sempre próximo ao H, sem ultrapassar. Óleo em excesso pode ser tão danoso quanto falta de óleo.
Há uma dúvida sobre a medição com a vareta, procure esclarecer isso na concessionária para ficar tranquilo.
Outra coisa: é normal o óleo abaixar, mesmo em motos novas. Tem gente que acha que o óleo tem que durar até a próxima troca, sem abaixar. Isso não é verdade.
Uma parcela ínfima sempre fica aderida à parede do cilindro a cada rotação e é queimada a cada explosão do motor. Como o motor da moto trabalha em alta rotação, uma quantidade ínfima sendo queimada 8000 vezes por minuto acaba dando diferença no nível de óleo mais rápido do que se imagina. Não descuide do nível.
Um abraço,
Jeff
Caramba, eu estava a me perguntar como pode o óleo baixar se não tem vazamentos e a moto nem se encontra queimando óleo!!!!! Mas o Prof JEFF já esclareceu tudo! Quanto ao nivel no visor, basta eu segurar a minha sem por no cavalete, mantendo-a em linha reta, e o nivel aparece perfeito no visor.
Abraços.
AMoraes- Novato
- Número de Mensagens : 43
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED
Blz então galera, acho q nao preciso me preocupar com a minha então, pois o nivel dela esta justamente entre o L e o H... Imaginei eu, na minha nobre insignificancia, que deveria marcar bem rente ao H....Veiga escreveu:se o oleo estiver entre a marca H (high) e L (low) podem circular á vontade.
O que NUNCA mas mesmo NUNCAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA pode acontecer é estar ao abaixo do L.
L (Low) significa baixo o que quer dizer qu o jivel d eoleo está baixo, logo nao vai lubrificar devidamente o motor.
silvio jr.- Novato
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Idade : 44
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Data de inscrição : 01/05/2008
Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED
Se estiver próximo ao L e pretender fazer uma viagem longa, coloque um pouco mais de óleo, porque ele vai baixar durante a jornada. Nunca fique abaixo do L nem acima do H.
Abraço,
Jeff
Abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED
Tuco Benedito escreveu:A pergunta parece besta. E é, mas esperem, tem um detalhe...
Um dia resolvi medir o nível do óleo, pois li no manual que essa verificação deve ser diária (exagero, eu acho). Re-li o procedimento no manual e fui aos procedimentos descritos, segui os passos rigorosamente e notei que o nvel estava muito baixo, quase nem chegava a molhar a ponta da vareta. Fiquei preocupado, pois vi alguns relatos de motos que foram entregues com pouco óleo. Fui na concessionária (sem a moto) e perguntei pro vendedor qual era o óleo utilizado pela Dafra, pois tinha em mente comprar um litro pra deixar em casa e completar o nível quando necessário.
O vendedor não me disse qual era o óleo, só falou que era melhor levar a moto lá que o mecânico daria uma olhada e completaria se necessário.
No sábado levei a moto, o mecânico verificou e disse que o nível estava ok, mas sequer mexeu na vareta, apenas olhou pela "janelinha". Eu disse que havia verificado pela vareta e que o óleo nem tocava a ponta da vareta, e aí vem o detalhe:
O mecânico, junto com o gerente, disse que a vareta NÃO DEVE SER USADA COMO REFERÊNCIA para o nível do óleo, pois saíram varetas de TAMANHOS DIFERENTES da linha de montagem e que o nível deve ser verificado pela janelinha mesmo. O gerente confirmou a informação e me ofereceu para ver o Boletim Informativo da fábrica onde consta essa informação, mas achei desnecessário.
Então, o procedimento indicado pela (minha) concessionária é o seguinte:
Ligar o motor e deixar em funcionamento por uns 2 minutos. Enquanto o motor estiver funcionando, o óleo está circulando e a janelinha vai parecer vazia. Desligar o motor e esperar o óleo baixar, o que leva mais uns 2 minutos, e comparar o nível com as marcações existentes na janelinha.
ATENÇÃO PESSOAL!!!
NESTE DIA 10 DE MAIO VAMOS FAZER UMA GRANDE FESTA COMEMORATIVA!!!!
AFINAL, SERÃO 5 ANOS DA POSTAGEM DA DESCOBERTA DE QUE AS MOTOS DAFRA SÃO ENTREGUES AOS CLIENTES SEM ÓLEO SUFICIENTE NA ENTREGA E NAS REVISÕES!!!
Postem aqui suas homenagens e sugestões de como poderemos homenagear a dafra por este recorde absoluto de incompetência.
A dafra já fez sua parte alterando o manual do proprietário para
Vamos fazer também a nossa parte! Avisem aos amigos!
Um abraço,
Jeff
PS: O que escrevo representa minha opinião. Se alguém discordar, sinta-se à vontade. Mas, por favor, tenha argumentos discutíveis, porque até agora já li muita abobrinha de quem nem sequer se dispôs a fazer o que o Tuco Benedito fez.
jeff- Jedi
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED
http://www.daframotos.com.br/pdf/Miolo_Speed-Rev.02.pdf
Página 42.
Só conheço duas motocicletas cujo procedimento de medição é descrito dessa maneira:
Speed 150
Kansas 150
Existem manuais que até especificam quanto tempo deixar a moto ligada e quanto tempo após desligar deve ser feita a medição.
Mas olha como são incompetentes.
Seria mais fácil disfarçar que falta óleo no motor se tivesse recomendado rosquear a vareta durante a medição.
Daria menos bandeira de que é um procedimento para ocultar um erro e precisariam modificar bem menos texto.
Provavelmente o cara que "bola" as propagandas fuleiras dessa empresa também trabalha no departamento de manuais.
VTNC hein Dafrentos!
Convido a Dafra ou algum baba ovo desta empresa a explicar comparativamente com motores de outras montadoras, qual a diferença na construção dos motores da Kansas e da Speed em relação aos demais que faz com que a medição seja feita com o motor frio e o óleo em repouso por longo período.
PS: Nem mesmo se deram ao trabalho de procurar a mesma fonte do manual antigo para remendá-lo. Que tosco.
Página 42.
Só conheço duas motocicletas cujo procedimento de medição é descrito dessa maneira:
Speed 150
Kansas 150
Existem manuais que até especificam quanto tempo deixar a moto ligada e quanto tempo após desligar deve ser feita a medição.
Mas olha como são incompetentes.
Seria mais fácil disfarçar que falta óleo no motor se tivesse recomendado rosquear a vareta durante a medição.
Daria menos bandeira de que é um procedimento para ocultar um erro e precisariam modificar bem menos texto.
Provavelmente o cara que "bola" as propagandas fuleiras dessa empresa também trabalha no departamento de manuais.
VTNC hein Dafrentos!
Convido a Dafra ou algum baba ovo desta empresa a explicar comparativamente com motores de outras montadoras, qual a diferença na construção dos motores da Kansas e da Speed em relação aos demais que faz com que a medição seja feita com o motor frio e o óleo em repouso por longo período.
PS: Nem mesmo se deram ao trabalho de procurar a mesma fonte do manual antigo para remendá-lo. Que tosco.
Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED
Uma coisa que sempre me falaram foi "por que você não faz um desafio de pegar 2 kansas, uma com 1 litro de óleo e outra com a quantidade certa, para fazer uma viagem de teste e comprovar qual delas abre o bico primeiro?"
Eu nunca topei, porque colocaria em risco a vida do coitado do piloto escalado para a missão.
Mas pensando melhor, eu toparia o desafio desde que o piloto deles fosse o cara que assina os documentos autorizando esse absurdo contra os clientes.
Não precisaria ser o próprio Creso Franco, porque obviamente ele não entende muito de motocicletas, confia no pessoal que contratou e ainda considero a possibilidade remota de que ele também seja vítima do crime (mas é tremendamente omisso). E na hora que o Creso ficasse no acostamento com o motor travado, além de a vergonha dele ser grande demais por ser o responsável maior por tudo isso, e nunca ter tomado as providências para a eliminação do problema, ainda teria a possibilidade de o acidente ser sério o suficiente para não ter graça ficar falando toda a viagem de volta "eu te disse, eu te disse, eu te disse,..."
Mas para o cara que perpetrou essa barbaridade, como responsável pela engenharia e portanto suposto conhecedor dos detalhes técnicos que fico sendo obrigado a repetir, SINCERAMENTE, ele merece se ralar inteiro no asfalto.
Quero ver quem da dafra que vai ter coragem de colocar o seu, digamos, patrimônio maior em cima de uma moto e rodar comigo nessas condições, pagando mico para o Brasil todo ver.
Ah, a proósito:
Se eu perder (HAHAHAHAHAHAHAHAA... desculpem... passei mal....)
Como dizia, se eu perder (hahaha...), a Jezebel é de vocês.
Um abraço,
Jeff
Eu nunca topei, porque colocaria em risco a vida do coitado do piloto escalado para a missão.
Mas pensando melhor, eu toparia o desafio desde que o piloto deles fosse o cara que assina os documentos autorizando esse absurdo contra os clientes.
Não precisaria ser o próprio Creso Franco, porque obviamente ele não entende muito de motocicletas, confia no pessoal que contratou e ainda considero a possibilidade remota de que ele também seja vítima do crime (mas é tremendamente omisso). E na hora que o Creso ficasse no acostamento com o motor travado, além de a vergonha dele ser grande demais por ser o responsável maior por tudo isso, e nunca ter tomado as providências para a eliminação do problema, ainda teria a possibilidade de o acidente ser sério o suficiente para não ter graça ficar falando toda a viagem de volta "eu te disse, eu te disse, eu te disse,..."
Mas para o cara que perpetrou essa barbaridade, como responsável pela engenharia e portanto suposto conhecedor dos detalhes técnicos que fico sendo obrigado a repetir, SINCERAMENTE, ele merece se ralar inteiro no asfalto.
Quero ver quem da dafra que vai ter coragem de colocar o seu, digamos, patrimônio maior em cima de uma moto e rodar comigo nessas condições, pagando mico para o Brasil todo ver.
Ah, a proósito:
Se eu perder (HAHAHAHAHAHAHAHAA... desculpem... passei mal....)
Como dizia, se eu perder (hahaha...), a Jezebel é de vocês.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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nivel de óleo
Bom se a referência é o visor e o certo é a vareta E a NEXT que não tem vareta?
Só vou ter referência?
Só vou ter referência?
jorge luiz ferreira- Forista
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Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED
jorge luiz ferreira escreveu:Bom se a referência é o visor e o certo é a vareta E a NEXT que não tem vareta?
Só vou ter referência?
Jorge isso varia muito de motor para motor, as motos com motores de projeto moderno não usam vareta medidora (em sua grande maioria), usam apenas o visor. Mas esses motores foram construídos assim, para essa informação ser rápida e prática. Geralmente já trazem a quantidade de óleo como na imagem:
No caso dos motores das Kansas/Mirage/speed, esse viso é mais para enfeite do que para medir o óleo corretamente.
Um abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
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Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED
Caramnba, Dan!
Como é que logo você vem falar uma coisa dessas? Discutiremos isso amanhã....
O visor não é enfeite não, funciona direitinho se você fizer o procedimento de medição exatamente como é descrito no manual antigo:
Motor frio, moto nivelada no cavalete central, ligar o motor por 1 a 2 minutos, desligar e acompanhar o nível no visor para ver onde é que o óleo vai parar, ele terá de parar entre as marcas H (alto) e L (baixo).
É a mesma indicação da vareta medidora.
Pelo novo procedimento fajuto que a dafra postou no site para a kansas, não precisa ligar o motor....
É ÓBVIO que vai dar uma leitura falsa, como tem dado para todo mundo, que depois sai reclamando que a moto não presta porque tem que trocar as engrenagens do câmbio a cada 15 ou 20 mil km.
Os motores não têm culpa de serem sacaneados já desde a primeira entrega por uma quantidade de óleo insuficiente e medida de maneira incorreta.
Quem leu direito o manual do proprietário (antigo) não cai nessa.
Um abraço
Como é que logo você vem falar uma coisa dessas? Discutiremos isso amanhã....
O visor não é enfeite não, funciona direitinho se você fizer o procedimento de medição exatamente como é descrito no manual antigo:
Motor frio, moto nivelada no cavalete central, ligar o motor por 1 a 2 minutos, desligar e acompanhar o nível no visor para ver onde é que o óleo vai parar, ele terá de parar entre as marcas H (alto) e L (baixo).
É a mesma indicação da vareta medidora.
Pelo novo procedimento fajuto que a dafra postou no site para a kansas, não precisa ligar o motor....
É ÓBVIO que vai dar uma leitura falsa, como tem dado para todo mundo, que depois sai reclamando que a moto não presta porque tem que trocar as engrenagens do câmbio a cada 15 ou 20 mil km.
Os motores não têm culpa de serem sacaneados já desde a primeira entrega por uma quantidade de óleo insuficiente e medida de maneira incorreta.
Quem leu direito o manual do proprietário (antigo) não cai nessa.
Um abraço
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED
Galera.. responde minha duvida la no topico de "Lubrificação de corrente" Obrigadooooo
firefox- Guru
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Data de inscrição : 31/07/2008
Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED
Agora o bicho vai pegar. quero ver essa discussão.rsssssssssssssjeff escreveu:Caramnba, Dan!
Como é que logo você vem falar uma coisa dessas? Discutiremos isso amanhã....
O visor não é enfeite não, funciona direitinho se você fizer o procedimento de medição exatamente como é descrito no manual antigo:
Motor frio, moto nivelada no cavalete central, ligar o motor por 1 a 2 minutos, desligar e acompanhar o nível no visor para ver onde é que o óleo vai parar, ele terá de parar entre as marcas H (alto) e L (baixo).
É a mesma indicação da vareta medidora.
Pelo novo procedimento fajuto que a dafra postou no site para a kansas, não precisa ligar o motor....
É ÓBVIO que vai dar uma leitura falsa, como tem dado para todo mundo, que depois sai reclamando que a moto não presta porque tem que trocar as engrenagens do câmbio a cada 15 ou 20 mil km.
Os motores não têm culpa de serem sacaneados já desde a primeira entrega por uma quantidade de óleo insuficiente e medida de maneira incorreta.
Quem leu direito o manual do proprietário (antigo) não cai nessa.
Um abraço
jorge luiz ferreira- Forista
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Moto : Next 250
Data de inscrição : 14/02/2011
Vareta sem marcação
jeff escreveu:Caramnba, Dan!
Como é que logo você vem falar uma coisa dessas? Discutiremos isso amanhã....
O visor não é enfeite não, funciona direitinho se você fizer o procedimento de medição exatamente como é descrito no manual antigo:
Motor frio, moto nivelada no cavalete central, ligar o motor por 1 a 2 minutos, desligar e acompanhar o nível no visor para ver onde é que o óleo vai parar, ele terá de parar entre as marcas H (alto) e L (baixo).
É a mesma indicação da vareta medidora.
Pelo novo procedimento fajuto que a dafra postou no site para a kansas, não precisa ligar o motor....
É ÓBVIO que vai dar uma leitura falsa, como tem dado para todo mundo, que depois sai reclamando que a moto não presta porque tem que trocar as engrenagens do câmbio a cada 15 ou 20 mil km.
Os motores não têm culpa de serem sacaneados já desde a primeira entrega por uma quantidade de óleo insuficiente e medida de maneira incorreta.
Quem leu direito o manual do proprietário (antigo) não cai nessa.
Um abraço
Jeff, qual é a indicação correta na vareta? Ela não tem indicação de High ou Low. Só aquelas ranhuras na ponta. O visor lateral parece estar vazio, mas ao retirar a vareta, o óleo cobre toda a ponta com as ranhuras. E aí? Completo ou não completo o nível de óleo?
Obrigado.
wpalha- Novato
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Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 24/12/2013
Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED
Ola amigo, vou dar a minha opinião, como vc disse que o óleo cobre toda a ponta com as ranhuras, eu no seu lugar não completaria o oleo, mas essa medição deve ser feita com a moto nivelada no cavalete-central.
Vou dar uma dica sobre como eu cuido do oleo da minha, pode ser util pra vc:
1º Compra 2 litros de oleo, um bom ( Yamalube, Castrol, Shell), e um mais barato, pode ser o (ipiranga) que tambem é bom
2º Coloca o litro do oleo bom, e depois mais 250 a 300mls do oleo barato
3º Depois de rodar + ou - 500km vc adiciona mais 300mls do oleo antigo que vc retirou do motor
4º Quando bater 1000km vc repete a troca colocando + 250 ou 300mls de oleo novo.
Obs: Quando vc retirar o oleo dos 1000kms voce vai ter colocado em torno de 1500 ou 1600mls de oleo, e vc não pode tirar menos de 1000mls ou 1litro do motor, se isso acontecer é sinal de que sua moto da fumando muito, deve dar atenção, se vc retirar mais de 1 litro e 200, seu motor ta perfeito....
Faço isso desde quando comprei a moto, tive problemas com o motor somente agora no começo desse mês, exatamente 100.000kms rodados, então acredito que o problema da engrenagem foi mesmo devido ao uso e não a lubrificação.... Abraço
Vou dar uma dica sobre como eu cuido do oleo da minha, pode ser util pra vc:
1º Compra 2 litros de oleo, um bom ( Yamalube, Castrol, Shell), e um mais barato, pode ser o (ipiranga) que tambem é bom
2º Coloca o litro do oleo bom, e depois mais 250 a 300mls do oleo barato
3º Depois de rodar + ou - 500km vc adiciona mais 300mls do oleo antigo que vc retirou do motor
4º Quando bater 1000km vc repete a troca colocando + 250 ou 300mls de oleo novo.
Obs: Quando vc retirar o oleo dos 1000kms voce vai ter colocado em torno de 1500 ou 1600mls de oleo, e vc não pode tirar menos de 1000mls ou 1litro do motor, se isso acontecer é sinal de que sua moto da fumando muito, deve dar atenção, se vc retirar mais de 1 litro e 200, seu motor ta perfeito....
Faço isso desde quando comprei a moto, tive problemas com o motor somente agora no começo desse mês, exatamente 100.000kms rodados, então acredito que o problema da engrenagem foi mesmo devido ao uso e não a lubrificação.... Abraço
firefox- Guru
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Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008
Re: COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DA SPEED
[quote="firefox"]Ola amigo, vou dar a minha opinião, como vc disse que o óleo cobre toda a ponta com as ranhuras, eu no seu lugar não completaria o oleo, mas essa medição deve ser feita com a moto nivelada no cavalete-central.
Vou dar uma dica sobre como eu cuido do oleo da minha, pode ser util pra vc:
1º Compra 2 litros de oleo, um bom ( Yamalube, Castrol, Shell), e um mais barato, pode ser o (ipiranga) que tambem é bom
2º Coloca o litro do oleo bom, e depois mais 250 a 300mls do oleo barato
3º Depois de rodar + ou - 500km vc adiciona mais 300mls do oleo antigo que vc retirou do motor
4º Quando bater 1000km vc repete a troca colocando + 250 ou 300mls de oleo novo.
Obs: Quando vc retirar o oleo dos 1000kms voce vai ter colocado em torno de 1500 ou 1600mls de oleo, e vc não pode tirar menos de 1000mls ou 1litro do motor, se isso acontecer é sinal de que sua moto da fumando muito, deve dar atenção, se vc retirar mais de 1 litro e 200, seu motor ta perfeito....
Faço isso desde quando comprei a moto, tive problemas com o motor somente agora no começo desse mês, exatamente 100.000kms rodados, então acredito que o problema da engrenagem foi mesmo devido ao uso e não a lubrificação.... Abraço[/quote
Voilá!
Era isso. Alinhei a moto e verifiquei na janela... estava certinho, entre H e L. Ainda bem que não coloquei mais óleo.
Falha de principiante! Vou aprendendo!
Vou dar uma dica sobre como eu cuido do oleo da minha, pode ser util pra vc:
1º Compra 2 litros de oleo, um bom ( Yamalube, Castrol, Shell), e um mais barato, pode ser o (ipiranga) que tambem é bom
2º Coloca o litro do oleo bom, e depois mais 250 a 300mls do oleo barato
3º Depois de rodar + ou - 500km vc adiciona mais 300mls do oleo antigo que vc retirou do motor
4º Quando bater 1000km vc repete a troca colocando + 250 ou 300mls de oleo novo.
Obs: Quando vc retirar o oleo dos 1000kms voce vai ter colocado em torno de 1500 ou 1600mls de oleo, e vc não pode tirar menos de 1000mls ou 1litro do motor, se isso acontecer é sinal de que sua moto da fumando muito, deve dar atenção, se vc retirar mais de 1 litro e 200, seu motor ta perfeito....
Faço isso desde quando comprei a moto, tive problemas com o motor somente agora no começo desse mês, exatamente 100.000kms rodados, então acredito que o problema da engrenagem foi mesmo devido ao uso e não a lubrificação.... Abraço[/quote
Voilá!
Era isso. Alinhei a moto e verifiquei na janela... estava certinho, entre H e L. Ainda bem que não coloquei mais óleo.
Falha de principiante! Vou aprendendo!
wpalha- Novato
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