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EMBREAGEM DA SUPER 100

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EMBREAGEM DA SUPER 100 Empty Embreagem desregulada!

Mensagem  nortonkroth Qui Out 16, 2008 8:07 am

Bom dia galera!

Estou com um problema..

Quando paro numa sinaleira por exemplo, deixo a 1ª engatada mas seguro
a embreagem, a moto continua andando. Devagarinho, mas anda!
Muitas vezes é bem complicado trocar de marcha, fica emperrado.

Já coloquei no cavalete central pra testar, engatei a primeira e segurei a embreagem ao máximo,
e a roda ficou girando!

Gostaria de saber se alguém sabe como regular a embreagem?

Obrigado
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Mensagem  Garoto Porto Alegrense Qui Out 16, 2008 8:49 am

E ai meu brother beleza?

Esse problema eu tive com a minha "Valentina" Super100, saindo do túnel perto da UFRGS, eu parei a moto e ela se apagou, eu coloquei no neutro e liguei a moto e engatei a primeira marcha e ela queria sair andando e se apagava, como eu estava perto do meu local de trabalho resolvi pegar ela e trazer até o prédio, deixei no estacionamento e liguei pro pessoal da assistência falei com o Tiago e ele me disse que era a embregem desregulada, e ele me disse para MEXER NA POLKA GRANDE QUE LIGA A EMBREAGEM, QUANTO MAIS ABERTO ELE FICAR MELHOR, ELE DISSE PRA DEIXAR UNS 6 CENTIMETROS DE ESPAÇO ENTRE O PARAFUSO E A POLKA. A minha tive que deixar como ela queria, fiz como o Tiago disse 6 cms e ela andava igual deixei 10 cms e ela ta uma beleza e deixei bem apertado porque tem uma polka grande e uma pequena as duas após deixar o espaço devem ser apertadas no sentido de uma pra esquerda e outra pra direita daí elas ficam apertadas.
E qualquer coisa liga pra assistência e fala com o Tiago que ele te ajuda melhor.
Olha essa embreagem desregulada é um problema, mas graças a Deus foi solucionada.

Abraços... alien
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Mensagem  jeff Qui Out 16, 2008 9:05 am

Pessoal, primeira coisa a verificar é o nível de óleo da moto. Não faz mal que tenha acabado de sair da revisão, verifiquem o nível de óleo com a vareta medidora. Provavelmente vai estar do meio da faixa de medição para baixo. Completem o nível de óleo até atingir o nível máximo da faixa de medição (o manual do proprietário mostra em detalhes). Coloque um pouco por vez, e dê tempo para o óleo assentar no cárter. Não ultrapasse o nível máximo.

Depois que o nível de óleo estiver correto, façam o teste da embreagem. Se mesmo assim ela continuar desregulada, já dois níveis de ajuste:

Ajustes pequenos são feitos no ajustador da própria alavanca de embreagem, na união do cabo.
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Basta afrouxar a porca, girar o parafuso para ajustar e depois apertar de novo a porca. Não precisa usar ferramenta.

O parafuso não poderá ficar muito para fora, quase a ponto de cair. Se o ajuste chegar a esse ponto, afrouxe a porca, retorne o parafuso para dentro e faça o ajuste na outra extremidade do cabo, aquele que tem as porcas.

Lá embaixo, afrouxe a contraporca e gire a porca de ajuste até que a alavanca da embreagem mostre o curso correto. Não esqueça de apertar a contraporca.

Um abraço,

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Mensagem  nortonkroth Qui Out 16, 2008 10:41 am

valeu pessoal!

agora na hora do almoço vou regular ela!

ela ta com aquele problema de engasgar também, mas
já peguei a dica aqui no fórum mesmo e vou fazer tudo!

Depois digo como ficou!

Valeuu
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Mensagem  jeff Qui Out 16, 2008 10:45 am

O nego conhece bem a Super100, pode dar melhores detalhes sobre o procedimento.

Inté,

Jeff
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Mensagem  nego Qui Out 16, 2008 11:53 am

olá Jeff e Norton, além de verificar o nivel do óleo, da regulagens do cabo, como o Jeff já relatou, pode estar ocorrendo o problema que aconteceu com a minha super na hora da entrega, não dava regulagen nos cabos, o mecânico teve que abrir a tampa da embreagen que fica na lateral do motor para fazer o ajuste interno, ai sim o sistema funcionou, portanto se não conseguir um ajuste perfeito, recomendo a você ir a uma concessionária, para esta regulagem, ok espero ter ajudado.
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Mensagem  jeff Qui Out 16, 2008 12:18 pm

nada como falar com quem entende do assunto... hehehe
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Mensagem  nortonkroth Qui Out 16, 2008 12:25 pm

poisé cara!

tentei de tudo ali e não adiantou! a roda insiste em girar!
sexta-feira que vem, vou levar pra revisão dos 3000 e vou pedir pra arrumarem!

Olha soh, mais uma coisa..
esses dias um cara bateu nu lado da minha moto, mas pegou apenas
no pedal do freio. Ele ficou caído, dae levei em uma mecânica e eles aumentaram o máximo ali
no parafuso da regulagem da altura. Mesmo assim não ficou legal, e agora o pedal esta muito perto da moto,
tenho q virar o pé (quase encostar no motor) pra freiar!

Será que tem como arrumar isso, ou terá que trocar peça?

Valeu!
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Mensagem  jeff Qui Out 16, 2008 12:38 pm

Veja, com a moto no cavalete é normal a roda girar, mesmo em ponto morto. O que não pode é querer sair andando com 1a engatada e a embreagem acionada.

Quanto ao pedal do freio, tente resolver isso o mais rápido possível.

É melhor trocar por questão de segurança. Mesmo que você consiga desentortar, ele poderá ficar fragilizado no local do amassado.

Sabe o clipe de papel que você entorta para um lado e para outro até quebrar?

Como o pedal fará força a cada frenagem, ele poderá quebrar no local desamassado numa hora muito ruim.

Abraços,

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Mensagem  nortonkroth Qui Out 16, 2008 4:30 pm

Jeff..

a moto no cavalete, com a primeira engatada e embreagem acionada, deve girar ?
no ponto morto ela não gira, só quando ta engatada =/
mesmo assim é normaL ? (desculpa, mas é a minha primeira moto, não entendo nada!)

Em relação ao freio, é melhor trocar mesmo! Mesmo não mostrando nada amassado,
com segurança não se brinca.

Obrigado pela ajuda..
o fórum é 10!!

Abraços
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Mensagem  Garoto Porto Alegrense Qui Out 16, 2008 4:34 pm

Norton se eu fosse você eu iria amanha la´e pediria pra eles regularem a embregem da tua moto, se tu for lá só pra ver isso eles vão ver pra ti. E se voê meche na embreagem e dá um problema pior. Faz como o nosso amigo NEGO disse vá na assistência. É mais seguro.

Eu tenho que ir amanha lá na DAFRA pois acho que meu aro de tráz tá torto.

Abraços... alien
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Mensagem  jeff Qui Out 16, 2008 4:56 pm

nortonkroth escreveu:Jeff..

a moto no cavalete, com a primeira engatada e embreagem acionada, deve girar ?
no ponto morto ela não gira, só quando ta engatada =/
mesmo assim é normaL ? (desculpa, mas é a minha primeira moto, não entendo nada!)

Em relação ao freio, é melhor trocar mesmo! Mesmo não mostrando nada amassado,
com segurança não se brinca.

Obrigado pela ajuda..
o fórum é 10!!

Abraços
A roda gira em ponto morto e também pode girar com a marcha engatada e a embreagem acionada porque a embreagem da moto é diferente da de um carro.

Em vez de ter um disco só, ela tem um sanduíche com uma pá de discos que se afastam muito pouco quando a embreagem é acionada. O óleo que passa entre eles é suficiente para arrastar a roda com pouca força, se encostar no chão ela não tem força para levar a moto para frente.

O que não deve acontecer é a moto ter força para querer andar com a marcha engatada e a embreagem acionada.

Embreagem de carro:

EMBREAGEM DA SUPER 100 Embrea10

Embreagem de moto:

EMBREAGEM DA SUPER 100 Embrea11
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Mensagem  nortonkroth Qui Out 16, 2008 7:32 pm

Garoto Porto alegrense

Realmente vou passar lá, mais uma vez!
Não deve demorar muito!
Acho que o aro da minha também está torto, e tem um raio quebrado!
Depois avisa o que eles fizeram pra consertar o aro.

Jeff
Valeu mais uma vez,
realmente ela não tem força pra andar, só se eu der uma ajudinha!
O que me preocupa é se isso não ta "forçando" a troca de marcha,
podendo haver um desgaste ou sei lá o que nas peças!

Obrigado a todos !
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Mensagem  marcelo_rsb Qui Out 16, 2008 10:33 pm

Esse girar a roda até com a moto desengrenada é algo bem sutil, ela normalmente gira... porém é coisa que com um tocar de dedos praticamente para!
Já engatada, porém com embreagem puxada, encostando de leve na roda, ela deve parar de girar.
Para regular a embreagem, basta fazer como o Jeff explicou e estará tudo resolvido e é o basicão que você deve saber fazer...

*Caso a roda esteja girando meio presa com a moto desengrenada ai sim é caso para ser averiguado na concessionária... muito provavelmente o freio deve estar pegando.
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Mensagem  Fuzzy Logic Qui Out 16, 2008 11:19 pm

Grande Jeff!

Aproveitando de sua longa idade (ops! foi mal, quis dizer experiência... hehehe)... Por que, por exemplo, quando se levanta um Fusca a roda gira e quando se levante um Opala a roda não gira? A embreagem deles segue teoria diferente?


Abraços!
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Mensagem  jeff Sex Out 17, 2008 8:12 am

Olá Fuzzy,

O sistema de embreagem deve ser parecido. Digo deve porque há variações no projeto de embreagem de carros mais antigos, tipo disco, "chapéu chinês" (acho que essa era do Gordini), etc.

Nunca prestei atenção nisso, mas pode ter a ver com a maior inércia da transmissão do Opala. Além da maior massa dos componentes em si, tem todo o eixo de transmissão entre o câmbio e o diferencial. No fusca, o diferencial está integrado à caixa de câmbio, o que deve facilitar o giro.

Um abraço,

Jeff
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Mensagem  Fuzzy Logic Sex Out 17, 2008 8:26 pm

jeff escreveu:Olá Fuzzy,

O sistema de embreagem deve ser parecido. Digo deve porque há variações no projeto de embreagem de carros mais antigos, tipo disco, "chapéu chinês" (acho que essa era do Gordini), etc.

Nunca prestei atenção nisso, mas pode ter a ver com a maior inércia da transmissão do Opala. Além da maior massa dos componentes em si, tem todo o eixo de transmissão entre o câmbio e o diferencial. No fusca, o diferencial está integrado à caixa de câmbio, o que deve facilitar o giro.

Um abraço,

Jeff
Uhn...

Tipo, sei que as vezes faço umas perguntas que não tem nada a ver, mas é que as vezes o assunto do tópico acaba puxando uma dúvida parecida, daí acabo perguntando, como no caso o fato da roda girar mesmo em ponto morto.


Abraços!
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Mensagem  jeff Sáb Out 18, 2008 12:13 am

A roda do fusca girava mesmo em ponto morto? ... Seria efeito da viscosidade do óleo do cãmbio?

Essa eu vou perguntar para o meu pai.... hehehe
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Mensagem  Fuzzy Logic Sáb Out 18, 2008 11:58 am

jeff escreveu:A roda do fusca girava mesmo em ponto morto? ... Seria efeito da viscosidade do óleo do cãmbio?

Essa eu vou perguntar para o meu pai.... hehehe
Não sei o motivo, pois nunca perguntei... Só sei que o giro era devagar, tipo colocando a mão parava, tirava a mão lentamente voltava a gira devagar... Mas nunca vi isso nos carros novos, principalmente nos de tração dianteira (que são maioria hoje).

Coé... Tá chamando seu pai de véio ou mais experiente? hehehehe
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Mensagem  jeff Sáb Out 18, 2008 12:42 pm

Meu pai passava os fins de semana desmontando e montando o(s) carro(s) dele. Quando não tinha a chave correta para soltar um parafuso, ele saía na talhadeira. Por isso que não gosto de mecânica... Mas ele conhece um monte de macetes e talvez saiba algo sobre o fusca que eu não estou atinando...

a menos que seu fusca estivesse com a embreagem desregulada... hehehe
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Mensagem  Fuzzy Logic Sáb Out 18, 2008 1:12 pm

jeff escreveu:Meu pai passava os fins de semana desmontando e montando o(s) carro(s) dele. Quando não tinha a chave correta para soltar um parafuso, ele saía na talhadeira. Por isso que não gosto de mecânica... Mas ele conhece um monte de macetes e talvez saiba algo sobre o fusca que eu não estou atinando...

a menos que seu fusca estivesse com a embreagem desregulada... hehehe
Meu não... Isso aí é da época do meu avô, que tinha um fusca daqueles véinho... Isso faz tempo, alías décadas!

O fusca era daqueles que tinha um detalhe elevado no meio do capô e do porta-malas... Tinha o farol "chorão" (aquele que o fusca parece triste, este farol tem um nome técnico específico só que não lembro no momento).
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Mensagem  jeff Sáb Out 18, 2008 2:48 pm

Tremendão? Silibim (sealed beam)?
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Mensagem  Fuzzy Logic Sáb Out 18, 2008 2:52 pm

jeff escreveu:Tremendão? Silibim (sealed beam)?
É, acho que isso ai mesmo... aquele que tira-se a lente do farol pela frente!
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Mensagem  Marcelo Soares Calçada Dom Jan 18, 2009 10:54 am

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