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[DÚVIDA]COMO SABER SE A EMBREAGEM ESTA BEM REGULADA?

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jeff
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Mensagem  scssba Ter Ago 26, 2008 10:11 am

Aos mais experientes,

como saber se a embreagem esta bem regulada? estou sempre regulando para uma melhor posição pois quando deixo muito baixa as marchas travam literalmente e não me permitem a troca... agora mesmo regulei de uma forma que aparentemente esta tranquilo mais percebo que quando passo por algum buraco a marcha sai da posição, tipo esta na 3ª e volta para a 2ª depois do buraco ou tombo... inclusive já passei por situações inusitadas onde a marcha simplismente DESAPARECE do quado e ele entra em estado de neutro... mas o quadro esta apagado, nem marcha nem neutro acendem, quando eu então aperto o pedal de marcha ai ele acende e entra a que estava... no caso 3ª... isso é extremamente perigoso pois pode ocorrer subindo uma ladeira por exemplo...

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Mensagem  jeff Ter Ago 26, 2008 10:51 am

Desculpe perguntar, mas essas mudanças de marcha estão acontecendo sozinhas ou porque seu pé fica apoiado no pedal do câmbio?

Pode não ser o seu caso, mas a gente adquire alguns vícios de pilotagem sem perceber. Tipo andar com a mão apoiada no manete da embreagem, ou o pé apoiado no pedal do freio ou do câmbio. Isso desgasta rapidamente os componentes e pode ter esse efeito de causar uma reação inesperada da moto. O certo é manter esses controles livres e somente usá-los quando for necessário.

Um abraço,

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Mensagem  scssba Ter Ago 26, 2008 12:08 pm

Jeff,

sua pergunta é pertinente sim, isso ocorre nos carros mesmo, eu dirigo com o pé na embreagem e isso já tem 15 anos Very Happy

mas com a moto é diferente, não deixo o pé no pedal não, confesso que até tentei deixar o pé certinho no pedal mas não consigo, então tenho de tirar o pe mesmo para trocar a marcha.

o que ocorre são duas coisas estranhas... uma é a marcha sumir... normalmente é quando estou reduzindo... ela vai para o espaço hehehehe o quadro fica apagado e o neutro não acende... se acelerar não esta engrenada... preciso então pisar no câmbio. A outra e quando caio em algum buraco a marcha escapole e cai em outra... dai estou achando que a embreagem deve estar muito alta... mais como saber disso exatamente???? eu tento ponderar com um teste antigo que é regular e depois ir largando a manete até ver onde a moto sai andando... não deixar ir até perto do fim.
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Mensagem  jeff Ter Ago 26, 2008 12:23 pm

É isso mesmo, deve existir uma folga livre de uns 5 mm, no máximo 10 mm, medidos na ponta do manete antes que a embreagem comece a desacoplar quando você aperta o manete. Se começar a desacoplar antes, o cabo estará muito justo.

Agora, a marcha pular quando passa em lombada... essa eu vou precisar ver acontecer... só vou poder falar algo quando pegar a minha, se ela fizer o mesmo.

Alguém mais no fórum tem o mesmo problema?
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Mensagem  A Matraca Ter Ago 26, 2008 12:48 pm

Tenho uma Super 100 e, comigo as vezes também acontece do marcador de marchas ficar apagado e, já por duas ocasiões a marcha pulou pra 4ª! O que pode estar acontecendo com a minha Cenzinha?

Abraço,
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Mensagem  scssba Ter Ago 26, 2008 1:16 pm

A Matraca escreveu:Tenho uma Super 100 e, comigo as vezes também acontece do marcador de marchas ficar apagado e, já por duas ocasiões a marcha pulou pra 4ª! O que pode estar acontecendo com a minha Cenzinha?

Abraço,
A Matraca

Matraca...


é EXATAMENTE ISSO que ocorre... alguem sabe o motivo !!!
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Mensagem  jeff Ter Ago 26, 2008 2:39 pm

Diferente do câmbio dos carros, que usa um "trambulador" controlado pela alavanca de câmbio, as motos usam um tambor rotativo com ranhuras de guia onde correm os garfos seletores das marchas.

Não consigo imaginar uma situação onde a marcha possa mudar ao passar por uma lombada. A menos que a gente pense no impensável. Cheguei a ir até a concessionária vizinha daqui de casa para examinar uma possibilidade, mas ela não se confirmou.

Por acaso a corrente de quem está tendo esse problema não está esticada demais? Ela não pode ter folga excessiva, mas também não pode rodar sem folga. Imagino uma corrente muito tensa transmitindo o esforço da passagem sobre a lombada para a transmissão. Mas daí a trocar de marcha... parece improvável.

Um abraço,

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Mensagem  nego Ter Ago 26, 2008 10:04 pm

olá jeff, e ai pessoal, pelo que eu analisei até agora por serem todos novos na condução de suas motos, talvez oque esta acontecendo é falta de pratica, veja bem quando o pedal de cambio é acionado, um garfo seletor leva a engrenagem a acoplar-se com outra para que seja completada a mudança de uma marcha para outra,no caso o que esta acontecendo é imprecisão no acionamento do pedal( não completando o encaixe, vindo esta a escapar ou ficar em ponto morto falso) recomendo fazerem um teste ao andarem com as motos prestar atenção no encaixe das marchas, se não for este o problema levem a uma concessionária, para que eles analisem e resolvam, valeu.
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Mensagem  scssba Qua Ago 27, 2008 2:50 pm

nego escreveu:olá jeff, e ai pessoal, pelo que eu analisei até agora por serem todos novos na condução de suas motos, talvez oque esta acontecendo é falta de pratica, veja bem quando o pedal de cambio é acionado, um garfo seletor leva a engrenagem a acoplar-se com outra para que seja completada a mudança de uma marcha para outra,no caso o que esta acontecendo é imprecisão no acionamento do pedal( não completando o encaixe, vindo esta a escapar ou ficar em ponto morto falso) recomendo fazerem um teste ao andarem com as motos prestar atenção no encaixe das marchas, se não for este o problema levem a uma concessionária, para que eles analisem e resolvam, valeu.

Nego,

a coisa deve ser bem o que vc esta dizendo, pode ser realmente o encaixe mal feito, mas eu pergunto, isso pode ser por embreagem muito alta? pois percebo que ocorre com mais frequência quando regulo a embreagem para ficar alta... quando esta baixa quase nunca acontece...alias esse foi o motivo inclusive de eu ter iniciado esse tópico.
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Mensagem  jeff Qua Ago 27, 2008 3:28 pm

Sim, uma embreagem mal regulada vai atrapalhar o engate das marchas. E essa é uma regulagem muito simples que pode ser feita com frequencia semanal no ajustador superior. Quando ele ficar muito esticado, retorne a regulagem e faça o ajuste no ajustador inferior.

E tenha cabos de reserva e aprenda a trocar os cabos (é muito fácil). Cabo de motocicleta tem vida curta.

Um abraço,

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Mensagem  Marcelo Soares Calçada Qua Ago 27, 2008 9:18 pm

Pessoal alguém ja imaginou que pode ser a peça (garfo) que faz o encaixe das marchas, esta empenado(torto), ou o entalhe das engrenagens, onde se encaixam, estão desgastados; Existe também o problema do acelerador, tem que ver se é no manicoto, junto ao punho ou no pistonete, junto ao carburador, nos dois casos existe risco grave e deve se resolvido urgentemente.
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Mensagem  nego Qua Ago 27, 2008 10:22 pm

o Marcelo tu tá zuando comigo, eu acho que já devo ter lido isso em algum lugar, só não me lembro onde?.rsrsrs.
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Mensagem  jeff Qua Ago 27, 2008 11:30 pm

Dá o crédito, Marcelão.
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Mensagem  Marcelo Soares Calçada Qui Ago 28, 2008 7:12 am

jeff escreveu:Dá o crédito, Marcelão.

Eu li em algum tópico um problema parecido... como tenho memoria fotográfica, acabei por quase copiar o comentário de um usuário daqui.... my bad!!! rs.... estava um bagaço ontem e nao conseguia pensar hehehe Dá credito vai Jeff cheers
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Mensagem  jeff Qui Ago 28, 2008 9:13 am

Isso também acontece comigo. Quando o texto é lógico e bem encadeado, a gente acaba seguindo a mesma linha de pensamento e repetindo quase que palavra por palavra. Dei muita risada quando encontrei o texto em um post do Nego no fórum da Kansas...

Esse era um papo para ser discutido no boteco, talvez seja melhor marcar um único dia e horário da semana para todo mundo aparecer, tipo happy hour no boteco virtual toda 6ª-feira às 19:00, que tal? Aí talvez o pessoal compareça com mais sede...

Um abraço, Marcelo e Nego

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Mensagem  nego Qui Ago 28, 2008 1:07 pm

não esquenta não pessoal, eu sei que estamos entre amigos e por falar nisso a idéia de 6ª feira AS 19º hrs, esta de bom tamanho inté lá .
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Mensagem  Marcelo Soares Calçada Qui Ago 28, 2008 6:38 pm

To dentro!!! Razz
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Mensagem  Fuzzy Logic Seg Out 06, 2008 1:05 am

Boa noite,

Aproveitando que o assunto é embreagem, alguém poderia dar uma explicação, mesmo que sucinta, a respeito da diferença entre a marcha normal e a sequencial rotativa?... Outra coisa, na minha moto ocorre de quando estou com ela parada e engato a marcha ela dá um tranco para frente, não é regulagem da embreagem pois já coloquei bem baixa e bem alta e não mudou o tranco, aliás numa das regulagens até piorou (acho que foi na bem baixa). Não é uma coisa que esteja me atrapalhando, mas é uma curiosidade ocorrer aquele tranquinho quando engata, não é um tranco forte mas é um tranco visível e bem sensível.

Ah! Será que o problema dos nossos amigos com marcha pulando e sumindo não pode ter relação com o fato da marcha deles ser do tipo sequencial rotativa?


Abraços a todos!
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Mensagem  jeff Seg Out 06, 2008 10:21 am

Fuzzy Logic escreveu:Boa noite,

Aproveitando que o assunto é embreagem, alguém poderia dar uma explicação, mesmo que sucinta, a respeito da diferença entre a marcha normal e a sequencial rotativa?... Outra coisa, na minha moto ocorre de quando estou com ela parada e engato a marcha ela dá um tranco para frente, não é regulagem da embreagem pois já coloquei bem baixa e bem alta e não mudou o tranco, aliás numa das regulagens até piorou (acho que foi na bem baixa). Não é uma coisa que esteja me atrapalhando, mas é uma curiosidade ocorrer aquele tranquinho quando engata, não é um tranco forte mas é um tranco visível e bem sensível.

Ah! Será que o problema dos nossos amigos com marcha pulando e sumindo não pode ter relação com o fato da marcha deles ser do tipo sequencial rotativa?


Abraços a todos!
Pode ser, Fuzzy. Esse sistema realmente dá um tranco a cada mudança de marcha, porque as marchas das motos (pelo menos as pequenas) não são sincronizadas (as marchas sincronizadas usam uma pequena "embreagem" em cada engrenagem para suavizar o tranco da transmissão).

Além disso, diferente do câmbio dos carros, em que as engrenagens são conduzidas por garfos seletores diretamente pela ação do motorista, as motos usam um came seletor que posiciona um tambor com ranhuras de guia para a troca de marchas.
Veja na foto abaixo:
[DÚVIDA]COMO SABER SE A EMBREAGEM ESTA BEM REGULADA? Cambio11

Os garfos seletores correm guiados pelas ranhuras. Cada vez que você dá um toque no pedal do câmbio, o came posicionador (a peça em formato de estrela no canto superior esquerdo) desloca o tambor (ligado ao came, na parte superior da foto) por uma fração de volta, o que modifica as posições dos garfos, desacoplando um par de engrenagens e acoplando simultaneamente o par (marcha) seguinte.

Talvez uma boa parcela de queixas quanto ao tranco decorra da falta de familiaridade com motos...

Um abraço,

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Mensagem  nego Seg Out 06, 2008 1:09 pm

e ai fuzzy, pelo que eu entendi você quer saber a diferença do cambio sequencial e o rotativo,certo?, se for isso, é o seguinte, o cambio sequencial, você seleciona as marchas até a última e volta reduzindo e no sistema rotativo você, seleciona até a ultima e com a roda parada( quer dizer moto parada e a roda idem) pode passar direto para a ponto morto sem problemas; e quanto ao tranco que dá quando parado com o primeiro engrenamento, isto ocorre porque os discos de embreagem estão colados, o óleo que havia entre os discos e os separadores escorreram, por isso os discos estão secos e colados, o que se deve fazer nesta situação é acionar a manete de embreagem umas duas a trez vezes antes de engrenar a marcha, espero ter ajudado,

Jeff me desculpe más foi isto que eu entendi, posso estar errado. um abraço.
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Mensagem  jeff Seg Out 06, 2008 6:55 pm

Você está certo, Nego

Eu focalizei no tranquinho e não me liguei no sequencial rotativo.

Reparou que estou dando mancadas cada vez mais frequentes?

Hora de me aposentar...
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Mensagem  nego Seg Out 06, 2008 7:14 pm

não quéisso Jeff, todos nós temos nossos dias de altos e baixos e tem mais nós conquistamos o direito de errar, somos autônomos! ha ha ha ha cheers
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Mensagem  Fuzzy Logic Sáb Out 11, 2008 3:55 am

Boa noite...

Valeu Jeff e Nego... Foi até bom cada um entender uma coisa, pois assim a explicação mais completa, pois foi só juntar a de um com a do outro Very Happy

Agora, talvez minha pergunta seja mais qualificada a mecânicos que fiquem abrindo motor, não sei se é o caso de vocês... Mas tendo como base aquela fotinho do Jeff no "post" acima (de 06/10 as 11:21h), como seria mais ou menos a diferença daquela marcha para a sequencial rotativa? Ali nas engrenagens mesmo, muda muita coisa?

E outra coisa, a sequencial rotativa parece ser mais pratica de utilizar, e mais rapida também, mas por que será que as montadoras dão preferência a marcha normal?... Aliás, acho (quase certeza) que já vi alguma matéria sobre uma custom 250cc com marcha sequencial rotativa, mas também foi uma só (não lembro marca/modelo da moto, mas foi no WebMotors ou Motonline).

A sequencial rotativa, pelo que entendi, além de todas as marchas descerem para frente (acelerar) e subirem para trás (reduzir), no caso da Hunter 100cc para subir (reduzir) as marchas você pode usar o calcanhar, não precisa colocar o pé por baixo, pois a alavanca de cambio (chamarei assim, num sei se tá certo) tem o apoio normal na frente (aquela borrachinha) e tem um apoio para calcanhar atrás, então não precisa por o pé por baixo, não suja e nem estraga tênis ou sapatos... O que vocês têm a dizer sobre estes dois câmbios seguindo esta teoria de utilização?


Abraços!
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Mensagem  jeff Sáb Out 11, 2008 10:27 am

Bom, está havendo uma confusão de termos aqui.

O câmbio das motos é sequencial e rotativo, porque você engata as marchas em sequencia usando um tambor rotativo com canais de guia. Cada toque no pedal do câmbio faz o posicionador ("estrela") deslocar o tambor por uma fração de volta, e os canais guiam as engrenagens, acoplando a nova marcha logo depois de desacoplar a marcha anterior.

Antigamente quase toda moto tinha o pedal de câmbio com acionamento pela ponta do pé e também pelo calcanhar. Essa opção pelo acionamento exclusivamente pela ponta do pé me parece questão de design, talvez com a finalidade de eliminar erros de troca de marcha causados por erro de pilotagem. Mais fácil e mais barato cortar metade do pedal de câmbio, e impedir que ele erre, do que ficar discutindo com o cliente se a garantia cobre ou não uma carcaça estourada.

Talvez o motivo de sua pergunta seja porque existe um tipo de cambio sequencial rotativo que não possui limite, e permite passar direto da marcha mais alta para o ponto morto, sempre girando na mesma direção. Acho que esse é o câmbio a que você está se referindo como sequencial rotativo. Na verdade, esse é apenas um dos tipos existentes.

O grande risco desse tipo de câmbio é você errar a marcha e jogar a 1a a 100 por hora. Muita gente que já passou por esse tipo de experiência diz que não pretende repetir. Esse tipo tende a ser eliminado pelos mesmos motivos acima.

Um abraço,

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Mensagem  jeff Sáb Out 11, 2008 10:36 am

Complementando:

A diferença para o câmbio dos carros, no nível das engrenagens, é que no câmbio automotivo você desloca diretamente os sincronizadores (que funcionam como embreagens para suavizar o tranco).

Nas motos, pelo menos nas pequenas, não existe esse sincronizador, você desloca diretamente a engrenagem. O acoplamento é feito por grandes dentes nas faces laterais das engrenagens. Eles são os responsáveis pelo tranco a cada troca de marcha.

Com certeza elas preferem o câmbio normal porque ele é mais suave. Se colocassem o sequencial, os clientes reclamariam da falta de suavidade na troca de marchas. Humm.... isso dá o que pensar....

O sequencial realmente é mais rápido e fácil de usar, tanto que é usado em esportivos. Você o encontrará com uma construção mais complexa para sincronizar as marchas em Porsches, Ferraris...
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