[DICA] SEGURANÇA
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FÓRUM MOTOS DAFRA :: Todas :: Todas :: Temas Gerais :: Legislação e segurança
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[DICA] SEGURANÇA
Salve galera,
Segue um Tópico para compartilharmos experiências de Segurança!
Segue um Tópico para compartilharmos experiências de Segurança!
Roch@- Admin
- Número de Mensagens : 295
Idade : 50
Localização : Guarulhos.
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 01/04/2008
Dicas de Segurança
Segue abaixo dicas de Segurança postadas pelo nosso amigo Jeff
Olá, pessoal,
Como praticamente todo mundo aqui, venho acompanhando o fórum para sapear, tirar dúvidas, analisar a futura compra. Mas hoje posso dizer que está decidido: será uma Speed prata!
Como logo estarei me integrando verdadeiramente à comunidade dafreira (eita palavrinha...) e vendo que a moto está sendo o primeiro veículo para muita gente aqui no fórum, me senti como um irmão mais velho na obrigação de repassar algo do que aprendi nesses 30 anos de trânsito, ora com moto, ora com carro.
São algumas dicas sobre pilotagem com segurança (ih, olha o cara...) Mas é sério: conhecer esses macetes pode fazer toda a diferença na hora do sufoco — e bicho (alguém ainda fala “bicho”?): o sufoco pinta quando menos se espera!
Imagina a situação: a moto se aproxima do cruzamento pela preferencial, na boa, achando que o motorista vai respeitar seu direito de passagem. E o cara simplesmente entra na frente da moto, obrigando o motociclista a dar uma polida no capô, fazer cross country ou ir conferir o chassi da kombi (um dia eu conto...).
E aí o danado do
Bom, mas eu que também sou
E isso ocorre porque a visão que se tem de dentro do carro não é como a nossa, livre e desimpedida... quem está no interior de um automóvel tem a visão bastante comprometida pelas colunas. Quanto mais modernos os carros, mais resistentes (e largas) são as colunas, e mais facilmente elas ocultam uma moto.
Para ilustrar, a imagem abaixo mostra os pontos cegos de um carro (obrigado, São Google).
O importante é notar que quanto maior a distância, maior o objeto que pode ficar oculto pelas colunas dianteiras do carro. Isso fica melhor exemplificado nesta outra imagem:
O motorista do primeiro carro praticamente não vê o outro veículo no cruzamento (se fosse uma moto, então...). Já o motorista do segundo veículo poderia deixar de ver até um caminhão... Se ambos se deslocarem à mesma velocidade, maior será o tempo da ocultação. Não vou entrar nos detalhes, senão o post ficará gigante.
Para quem ainda duvida, é só acompanhar esta seqüência de quadros de um filme tiradas de uma reportagem da revista Bike magazine e encontradas nos sites de segurança Safe Speed e SMIDSY.ORG.UK, entidades voltadas para a segurança no trânsito, particularmente de motociclistas. O site é inglês, na terra da rainha todo mundo dirige o tempo todo na contramão, mas parece que desse jeito eles se entendem. Não baixei o filme porque senão o arquivo ia ficar muito pesado, mas o link é http://www.smidsy.org.uk.
Quem quiser ir direto para o site e tiver dificuldade com a língua pode usar o tradutor de páginas do Google (não, não é propaganda). Basta copiar o link, entrar nas Ferramentas de Idiomas do Google e colar o link na caixa Traduzir este site. Depois, é só sair navegando que as páginas são traduzidas automaticamente. A tradução não é lá essas coisas, mas facilita muito.
A moto permanece oculta por uma fração de segundo, 0,35 s para ser exato. Mas esse tempo é suficiente para todo aquele
bafafá do começo do post.
Agora que você já sabe, não tem mais desculpa: Pegue leve no acelerador, mesmo na preferencial. Não confie que os motoristas estejam te vendo. Esteja preparado para uma frenagem de emergência.
Aliás, você já praticou frenagens para situações de emergência? Já sabe qual será a reação da moto? Já encontrou o ponto de equilíbrio entre os freios dianteiro e traseiro para evitar o travamento da(s) roda(s)? Mas esse já é assunto para outro post...
No próximo, pretendo encerrar este comentário sobre os pontos cegos falando dos retrovisores de carros e motos. Se vocês deixarem, claro.
Um forte abraço a todos, e curtam suas motos e scooters (scooters...gente, eu sou do tempo da motoneta...)
Jeff
Fontes:
http://www.smidsy.org.uk
http://www.safespeed.org.uk
http://en.wikipedia.org/wiki/Driver_visibility
Roch@- Admin
- Número de Mensagens : 295
Idade : 50
Localização : Guarulhos.
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 01/04/2008
Re: [DICA] SEGURANÇA
Bem legais as dicas...
Ponto cego no carro é foda, esconde muita coisa mesmo!!!
Não só em cruzamentos mas muito facilmente motos que vem de tras ou estão do lado de carro, já cansei de não ver um carro que estava pouco atras do meu escondido em um ponto cego, solução, ando sempre de olho nos espelhos que ai já sei antes de o carro entrar ou sair do ponto cego, a quantas andam as coisas...
Agora a dica para os cruzamentos, andar lateral a carros e perto de carros parados, contato visual!, isso é essa a chave do negócio, no cruzamento, se você vê o rosto do motorista ele te vê, nos outros casos se você enxerga pelo retrovisor o motorista tem boas chances de ele saber que você está ali... e quando andando perto de carros estacionados sempre muita atenção às "portas que se abrem à sua frente", é um perigo do caralho esse povo que não olha antes de abrir a porta...
Ponto cego no carro é foda, esconde muita coisa mesmo!!!
Não só em cruzamentos mas muito facilmente motos que vem de tras ou estão do lado de carro, já cansei de não ver um carro que estava pouco atras do meu escondido em um ponto cego, solução, ando sempre de olho nos espelhos que ai já sei antes de o carro entrar ou sair do ponto cego, a quantas andam as coisas...
Agora a dica para os cruzamentos, andar lateral a carros e perto de carros parados, contato visual!, isso é essa a chave do negócio, no cruzamento, se você vê o rosto do motorista ele te vê, nos outros casos se você enxerga pelo retrovisor o motorista tem boas chances de ele saber que você está ali... e quando andando perto de carros estacionados sempre muita atenção às "portas que se abrem à sua frente", é um perigo do caralho esse povo que não olha antes de abrir a porta...
marcelo_rsb- Membro Senior
- Número de Mensagens : 515
Idade : 36
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008
Re: [DICA] SEGURANÇA
marcelo_rsb escreveu:Bem legais as dicas...
Ponto cego no carro é foda, esconde muita coisa mesmo!!!
Não só em cruzamentos mas muito facilmente motos que vem de tras ou estão do lado de carro, já cansei de não ver um carro que estava pouco atras do meu escondido em um ponto cego, solução, ando sempre de olho nos espelhos que ai já sei antes de o carro entrar ou sair do ponto cego, a quantas andam as coisas...
Agora a dica para os cruzamentos, andar lateral a carros e perto de carros parados, contato visual!, isso é essa a chave do negócio, no cruzamento, se você vê o rosto do motorista ele te vê, nos outros casos se você enxerga pelo retrovisor o motorista tem boas chances de ele saber que você está ali... e quando andando perto de carros estacionados sempre muita atenção às "portas que se abrem à sua frente", é um perigo do caralho esse povo que não olha antes de abrir a porta...
Disse tudo!
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Segurança
Jeff, parabéns pela iniciativa. Até aqui só dirigi carro e sei dos problemas da coluna e do retrovisor. Mas ainda não tinha pensado qdo eu estiver pilotando minha magrela. Agora sobre a dica da frenagem foi muito importante pois até uns dias atrás sempre achei que não poderia frear com o freio da frente, pois achava que podemos cair. Num outro tópico os colegas me informaram que não só posso, como devo frear com os dois freios. Claro tomando cuidado para não travar o da frente. Insira mais informações pra nós, ok?
Um abraço.
Um abraço.
adm-mg-2006- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 77
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 07/04/2008
Re: [DICA] SEGURANÇA
adm-mg-2006 escreveu:Jeff, parabéns pela iniciativa. Até aqui só dirigi carro e sei dos problemas da coluna e do retrovisor. Mas ainda não tinha pensado qdo eu estiver pilotando minha magrela. Agora sobre a dica da frenagem foi muito importante pois até uns dias atrás sempre achei que não poderia frear com o freio da frente, pois achava que podemos cair. Num outro tópico os colegas me informaram que não só posso, como devo frear com os dois freios. Claro tomando cuidado para não travar o da frente. Insira mais informações pra nós, ok?
Um abraço.
Créditos para o Roch@!!!!
shinecrazy- Admin
- Número de Mensagens : 454
Idade : 43
Localização : Cruz das Almas - BA
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 06/04/2008
Re: [DICA] SEGURANÇA
É verdade, Shine, esqueci de agradecer ao Rocha pela força.
Mas ele é um cara legal e vai perdoar essa falha.
Afinal, só de olhar para o avatar dele se vê que ele é gente boa!!!
Jeff
Mas ele é um cara legal e vai perdoar essa falha.
Afinal, só de olhar para o avatar dele se vê que ele é gente boa!!!
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: [DICA] SEGURANÇA
Valeu Jeff e Roch@!!!!
Esse tópico é indispensável!!!
Lentamente estou de volta!!!!!
Aos poucos, vou conseguindo encontrar uma rotina...
Vamos encher aqui de dicas!!!
Esse tópico é indispensável!!!
Lentamente estou de volta!!!!!
Aos poucos, vou conseguindo encontrar uma rotina...
Vamos encher aqui de dicas!!!
Petrucelli- Forista
- Número de Mensagens : 361
Idade : 57
Localização : Pindamonhangaba/SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/04/2008
Re: [DICA] SEGURANÇA
Obrigado, e bem vindo de volta, Petrucelli (acertei!!!)
Continua morando no Vale?
Jeff
Continua morando no Vale?
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: [DICA] SEGURANÇA
jeff escreveu:É verdade, Shine, esqueci de agradecer ao Rocha pela força.
Mas ele é um cara legal e vai perdoar essa falha.
Afinal, só de olhar para o avatar dele se vê que ele é gente boa!!!
Jeff
Agradeço de coração a presença da galera e a colaboração de todos, estamos juntos, lutando pela mesma causa.
O fórum foi uma das melhores coisas que aconteu na minha vida, um excelente local para conhecer novos amigos que não medem esforços em compartilhar suas experiências ajudando a enriquecer o nível de conhecimento de todos.
A participação de cada membro, que passa um certo tempo dedicado a postar seus comentários, independente da hora (manhã, tarde, noite, madruga) está lá, sempre um amigo longe da gente que reservou um tempinho para postar um comentário no fórum.
É, realmente, está sendo muito gratificante para mim conviver com novos amigos de todo o nosso brasil, aliás, não posso esquecer da amizade internacional, nosso grande amigo colaborador, "pai de todos" ... Mr. Veiga.
É por isso e muitos, mas muitos outros motivos que terei a honra de participar do encontro que reunirá a maioria dos amigos e com certeza, será uma honra compartilhar os momentos alegres.
Um forte abraço a Todos,
Roch@- Admin
- Número de Mensagens : 295
Idade : 50
Localização : Guarulhos.
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 01/04/2008
conheça sua moto
Olá, pessoal
Estamos aí com um novo post. Eu tinha a intenção de falar sobre outro assunto, mas os fatos desta semana falaram mais alto.
Acho que todos ouviram falar do jogador do E. C. Santo André que errou na pilotagem de uma moto. Ele e o garupa eram jovens e tinham a oportunidade de fazer muitas coisas, mas...
Ao tentar fugir de uma viatura policial pilotando uma Hayabusa 1300, o rapaz não conseguiu frear em um sinal vermelho, arrastou o pneu traseiro por mais de 30 metros e se chocou contra um ônibus.
O que podemos aprender com essa tragédia?
1) Nunca pilote em uma velocidade incompatível com sua habilidade de controlar a moto.
O acidente poderia ter sido evitado com:
• Velocidade compatível com as condições de trânsito (nem vou mencionar os outros detalhes)
• Aplicação correta dos freios da moto (70% dianteiro e 30% traseiro, proporção que deve ser invertida com a pista molhada)
• Manobra de emergência, aliviando o freio e fazendo um S para contornar obstáculos e recuperar a trajetória.
2) Desenvolva sua habilidade de controlar a moto para o caso de um imprevisto.
• Conheça a reação de sua motocicleta em frenagens intensas e curvas fechadas em pista seca, pista molhada, com garupa, com a moto de mau humor, etc. Tome cuidado, comece com velocidades baixas, porque sempre existirá o risco de cair (não me xinguem!).
• Pratique essas manobras regularmente em um local que não ofereça riscos a você, outros pilotos, motoristas ou pedestres. Você vai descobrir coisas interessantes, como a conveniência de se entortar as pedaleiras ligeiramente para cima para que não peguem no solo.
3) Sempre conte com um imprevisto.
• Você está em uma estrada linda, com belas curvas e asfalto perfeito (ah, esquece, isso aqui é Brasil). A tentação de descobrir a velocidade final da moto é grande. Aí, do nada, aparece um pedestre, cachorro, gambá, o diabo. Juro que já vi um veado (de chifre) sair do mato na minha frente, e olha que eu estava na Raposo Tavares, a 80 km de São Paulo!
• Linha de pipa (pelamordeDeus, gente!!! Tomem cuidado! Usem balaclava ou antena de proteção).
• Areia na pista = susto
• Óleo na pista = chão.
E vou parar por aqui, senão ninguém mais me aguenta.
Inté,
Jeff
Estamos aí com um novo post. Eu tinha a intenção de falar sobre outro assunto, mas os fatos desta semana falaram mais alto.
Acho que todos ouviram falar do jogador do E. C. Santo André que errou na pilotagem de uma moto. Ele e o garupa eram jovens e tinham a oportunidade de fazer muitas coisas, mas...
Ao tentar fugir de uma viatura policial pilotando uma Hayabusa 1300, o rapaz não conseguiu frear em um sinal vermelho, arrastou o pneu traseiro por mais de 30 metros e se chocou contra um ônibus.
O que podemos aprender com essa tragédia?
1) Nunca pilote em uma velocidade incompatível com sua habilidade de controlar a moto.
O acidente poderia ter sido evitado com:
• Velocidade compatível com as condições de trânsito (nem vou mencionar os outros detalhes)
• Aplicação correta dos freios da moto (70% dianteiro e 30% traseiro, proporção que deve ser invertida com a pista molhada)
• Manobra de emergência, aliviando o freio e fazendo um S para contornar obstáculos e recuperar a trajetória.
2) Desenvolva sua habilidade de controlar a moto para o caso de um imprevisto.
• Conheça a reação de sua motocicleta em frenagens intensas e curvas fechadas em pista seca, pista molhada, com garupa, com a moto de mau humor, etc. Tome cuidado, comece com velocidades baixas, porque sempre existirá o risco de cair (não me xinguem!).
• Pratique essas manobras regularmente em um local que não ofereça riscos a você, outros pilotos, motoristas ou pedestres. Você vai descobrir coisas interessantes, como a conveniência de se entortar as pedaleiras ligeiramente para cima para que não peguem no solo.
3) Sempre conte com um imprevisto.
• Você está em uma estrada linda, com belas curvas e asfalto perfeito (ah, esquece, isso aqui é Brasil). A tentação de descobrir a velocidade final da moto é grande. Aí, do nada, aparece um pedestre, cachorro, gambá, o diabo. Juro que já vi um veado (de chifre) sair do mato na minha frente, e olha que eu estava na Raposo Tavares, a 80 km de São Paulo!
• Linha de pipa (pelamordeDeus, gente!!! Tomem cuidado! Usem balaclava ou antena de proteção).
• Areia na pista = susto
• Óleo na pista = chão.
E vou parar por aqui, senão ninguém mais me aguenta.
Inté,
Jeff
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: [DICA] SEGURANÇA
Ótimas dicas. Obrigado! Realmente o ponto cego é um problema.
Uma dica bem legal é colocar o facho de luz do farol no retrovisor do motorista, assim ele percebe que você está lá mesmo se não estiver vendo você, e nunca tentar ultrapassar sem ter certeza de que foi avistado.
Falows
Uma dica bem legal é colocar o facho de luz do farol no retrovisor do motorista, assim ele percebe que você está lá mesmo se não estiver vendo você, e nunca tentar ultrapassar sem ter certeza de que foi avistado.
Falows
tonywalker- Admin
- Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008
Re: [DICA] SEGURANÇA
Realmente a segurança é um item importante para todos nós!!!
Vamos ter consciência que a vida de outras pessoas e as nossas mesmo, estão em risco!!!
Abraços!!!
Vamos ter consciência que a vida de outras pessoas e as nossas mesmo, estão em risco!!!
Abraços!!!
shinecrazy- Admin
- Número de Mensagens : 454
Idade : 43
Localização : Cruz das Almas - BA
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 06/04/2008
Re: [DICA] SEGURANÇA
Claro rocha!!! por mim você já deveria ter dado continuidade ao seu post!!! essas informações são sempre bem vindas mesmo para motociclistas experientes. Parabéns!!
Re: [DICA] SEGURANÇA
Marcelo Soares calçada escreveu:Claro rocha!!! por mim você já deveria ter dado continuidade ao seu post!!! essas informações são sempre bem vindas mesmo para motociclistas experientes. Parabéns!!
Acho que vc tá falando do JEFF!!!!????
shinecrazy- Admin
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 06/04/2008
VEIGA
Roch@ escreveu:jeff escreveu:É verdade, Shine, esqueci de agradecer ao Rocha pela força.
Mas ele é um cara legal e vai perdoar essa falha.
Afinal, só de olhar para o avatar dele se vê que ele é gente boa!!!
Jeff
Agradeço de coração a presença da galera e a colaboração de todos, estamos juntos, lutando pela mesma causa.
O fórum foi uma das melhores coisas que aconteu na minha vida, um excelente local para conhecer novos amigos que não medem esforços em compartilhar suas experiências ajudando a enriquecer o nível de conhecimento de todos.
A participação de cada membro, que passa um certo tempo dedicado a postar seus comentários, independente da hora (manhã, tarde, noite, madruga) está lá, sempre um amigo longe da gente que reservou um tempinho para postar um comentário no fórum.
É, realmente, está sendo muito gratificante para mim conviver com novos amigos de todo o nosso brasil, aliás, não posso esquecer da amizade internacional, nosso grande amigo colaborador, "pai de todos" ... Mr. Veiga.
É por isso e muitos, mas muitos outros motivos que terei a honra de participar do encontro que reunirá a maioria dos amigos e com certeza, será uma honra compartilhar os momentos alegres.
Um forte abraço a Todos,
PAI DE TODOS?
OPÁ
nao digam isso senao ainda vem alguem reclamar pensao de alimentos!
AHAAHAHAHAHAHAHAHAHAA
JHAAHAAAAAAHA
Veiga- Forista
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Data de inscrição : 25/04/2008
Re: [DICA] SEGURANÇA
Bem vindo, Mestre Veiga!
Como vai sua Keeway? E os planos para o verão? Um giro pela Europa?
Um abraço,
Jeff
Como vai sua Keeway? E os planos para o verão? Um giro pela Europa?
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: [DICA] SEGURANÇA
shinecrazy escreveu:Marcelo Soares calçada escreveu:Claro rocha!!! por mim você já deveria ter dado continuidade ao seu post!!! essas informações são sempre bem vindas mesmo para motociclistas experientes. Parabéns!!
Acho que vc tá falando do JEFF!!!!????
Hi!!! foi mal Shinecrazy!! eu fui no automático olhando o avatar de quem estava postando!! Abraços
VEIGA
para começar devo um pedido de desculpas a todos, pois prometi postar aqui fotos da minha menina e falar dos seus primeiros 15 mil kms e ainda não o fiz, mas felizmente ando cheio de trabalho e ainda nao tive tempo para me dedicar a isso.
Posos dizer que a minha Speed agora anda nas mãos de um moto-boy e está com 16 mil quilometros, hora de mais uma revisão! A revisão vai ser feita na proxima quinta feira. nessa revisão , além das normals mudanaçass de oleo, vela, etc etc, vai ser mudado o escape (garantia oblige) pois deve estar com o milo meio solto, faz barulho de lata, lolol. tambem vai ser verificado ou trocado o casquilho da lampada da frente pois por vezes a luz apaga. De resto tem sido sempre a bombar!! A motinha tem feito uma média de de 150 quilometros dias e o consumo anda á volta dos 3 litros por cada 100 quilometros andados!
É verdade, estava a esquecer um defieto que a minha Speed tem: parte o cabo da embraiagem +- de 4 mil em 4 mil quilometros . Por isso no bau andam sempre cabo novos e um alicate!
De resto nada mais a apontar e olhem que ela anda todo o dia no transito horrivel de Lisboa.
Boas curvas!
Posos dizer que a minha Speed agora anda nas mãos de um moto-boy e está com 16 mil quilometros, hora de mais uma revisão! A revisão vai ser feita na proxima quinta feira. nessa revisão , além das normals mudanaçass de oleo, vela, etc etc, vai ser mudado o escape (garantia oblige) pois deve estar com o milo meio solto, faz barulho de lata, lolol. tambem vai ser verificado ou trocado o casquilho da lampada da frente pois por vezes a luz apaga. De resto tem sido sempre a bombar!! A motinha tem feito uma média de de 150 quilometros dias e o consumo anda á volta dos 3 litros por cada 100 quilometros andados!
É verdade, estava a esquecer um defieto que a minha Speed tem: parte o cabo da embraiagem +- de 4 mil em 4 mil quilometros . Por isso no bau andam sempre cabo novos e um alicate!
De resto nada mais a apontar e olhem que ela anda todo o dia no transito horrivel de Lisboa.
Boas curvas!
Veiga- Forista
- Número de Mensagens : 143
Data de inscrição : 25/04/2008
Re: [DICA] SEGURANÇA
Que trem doido é esse?!?!?!
Veiga nunca tinha ouvido falar de cabos de embreagem que durem tão pouco...
Já tentou comprar de outra marca? Não tenho muita noção de quanto dura um cabo de embreagem de uma moto, mas justamente pois nunca vi meu pai trocar os das motos dele e ó que ele sempre teve moto desde que nasci... ...a primeira moto dele que eu conheci e me lembro era uma CB 400II, tiveram essas motos ai em Portugal? interessante que a primeira moto que andei (tirando auto escola) foi uma CB 450 dx que é a evolução da 400....
Veiga nunca tinha ouvido falar de cabos de embreagem que durem tão pouco...
Já tentou comprar de outra marca? Não tenho muita noção de quanto dura um cabo de embreagem de uma moto, mas justamente pois nunca vi meu pai trocar os das motos dele e ó que ele sempre teve moto desde que nasci... ...a primeira moto dele que eu conheci e me lembro era uma CB 400II, tiveram essas motos ai em Portugal? interessante que a primeira moto que andei (tirando auto escola) foi uma CB 450 dx que é a evolução da 400....
marcelo_rsb- Membro Senior
- Número de Mensagens : 515
Idade : 36
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008
veiga
pois é...
a Minha Speed parte cabos de 4000 e 4000 , a minha outra moto, uma cg 125 de 1998, está com 90 mil e nunca partiu nenhum...
a Minha Speed parte cabos de 4000 e 4000 , a minha outra moto, uma cg 125 de 1998, está com 90 mil e nunca partiu nenhum...
Veiga- Forista
- Número de Mensagens : 143
Data de inscrição : 25/04/2008
Re: [DICA] SEGURANÇA
Para Pilotar com Segurança
Siga estes 10 importantes procedimentos e desfrute com tranqüilidade do prazer que pilotar uma motocicleta proporciona.
01) Faça revisões de rotina.
Pressão dos pneus, óleo do motor, combustível, freios e parte elétrica. Ajustes os retrovisores: na posição correta, parte dos seus braços fica refletida no lado interno dos espelhos.
02) Ande sempre equipado.
Só use capacete, com o selo de aprovação do INMETRO, sempre afivelado e de tamanho adequado. Dê preferência ao uso de roupas claras e de botas. Nunca pilote de chinelos.
03) Adore a postura correta.
Pressionar levemente o tanque com os joelhos proporciona maior controle da motocicleta. A coluna vertebral ereta evita o cansaço e permite virar o guidão sem esforço para os ombros.
04) Mantenha a cabeça levemente erguida.
Procure olhar para todas as direções. Esse procedimento permite a visão de qualquer obstáculo, e a ação necessária para evitar situações que envolvam risco potencial.
05) Ande sempre com o farol aceso.
No trânsito, fique sempre visível. Evite trafegar próximo aos veículos estacionados, para não se deparar com uma abertura repentina de porta. Aprenda a identificar situações de risco.
06) Nos cruzamentos, reduza a velocidade.
Em cruzamentos de mão dupla, evite fazer a conversão à esquerda. Esse tipo de procedimento é muito perigoso para motocicletas. Fazer o retorno é mais seguro.
07) Na chuva, muito cuidado.
A aderência dos pneus diminui significativamente. Na pista molhada, em uma situação de risco, o motociclista gasta o dobro de tempo para frear. Espere a chuva passar.
08) À noite, atenção redobrada.
A visão fica reduzida em 1/6, em relação ao dia. Evite ofuscamento: nunca olhe diretamente para os faróis dos veículos que trafegam em sentido contrário.
09) Tráfego intenso exige experiência.
Fique sempre visível e mantenha uma distância segura quanto ao veículo que trafega a sua frente. Nunca mude de direção sem sinalizar.
10) Pilote defensivamente.
Procure manter-se ao que se passa em toda sua direção. Considere o erro dos outros condutores de veículos para agir preventivamente.
Fonte: Autor desconhecido..
Seja Vivo. Pilote com Segurança.
Siga estes 10 importantes procedimentos e desfrute com tranqüilidade do prazer que pilotar uma motocicleta proporciona.
01) Faça revisões de rotina.
Pressão dos pneus, óleo do motor, combustível, freios e parte elétrica. Ajustes os retrovisores: na posição correta, parte dos seus braços fica refletida no lado interno dos espelhos.
02) Ande sempre equipado.
Só use capacete, com o selo de aprovação do INMETRO, sempre afivelado e de tamanho adequado. Dê preferência ao uso de roupas claras e de botas. Nunca pilote de chinelos.
03) Adore a postura correta.
Pressionar levemente o tanque com os joelhos proporciona maior controle da motocicleta. A coluna vertebral ereta evita o cansaço e permite virar o guidão sem esforço para os ombros.
04) Mantenha a cabeça levemente erguida.
Procure olhar para todas as direções. Esse procedimento permite a visão de qualquer obstáculo, e a ação necessária para evitar situações que envolvam risco potencial.
05) Ande sempre com o farol aceso.
No trânsito, fique sempre visível. Evite trafegar próximo aos veículos estacionados, para não se deparar com uma abertura repentina de porta. Aprenda a identificar situações de risco.
06) Nos cruzamentos, reduza a velocidade.
Em cruzamentos de mão dupla, evite fazer a conversão à esquerda. Esse tipo de procedimento é muito perigoso para motocicletas. Fazer o retorno é mais seguro.
07) Na chuva, muito cuidado.
A aderência dos pneus diminui significativamente. Na pista molhada, em uma situação de risco, o motociclista gasta o dobro de tempo para frear. Espere a chuva passar.
08) À noite, atenção redobrada.
A visão fica reduzida em 1/6, em relação ao dia. Evite ofuscamento: nunca olhe diretamente para os faróis dos veículos que trafegam em sentido contrário.
09) Tráfego intenso exige experiência.
Fique sempre visível e mantenha uma distância segura quanto ao veículo que trafega a sua frente. Nunca mude de direção sem sinalizar.
10) Pilote defensivamente.
Procure manter-se ao que se passa em toda sua direção. Considere o erro dos outros condutores de veículos para agir preventivamente.
Fonte: Autor desconhecido..
Seja Vivo. Pilote com Segurança.
LION- Membro Senior
- Número de Mensagens : 603
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 19/04/2008
OS DOZE MANDAMENTOS DO MOTOCICLISTA
Enquanto as autoridades procuram meios de fazer uma campanha que atinja de forma eficaz todos os motociclistas, algumas dicas básicas – e de conhecimento de grande parte da categoria – devem ser seguidas por aqueles que não querem fazer parte das estatísticas de mortes nas estradas.
A Associação Brasileira de Motociclistas (Abram) tem uma lista com "Doze Mandamentos" para a segurança dos motociclistas nas ruas e nas estradas brasileiras:
1 – Mantenha a motocicleta sempre em ordem
Verifique a calibragem e o estado geral dos pneus; cheque o funcionamento do farol, setas, lanterna e luz de freio; verifique o cabo, lonas, ou pastilhas, fluido e a regulagem se for freio hidráulico; confira o cabo, e a regulagem da folga ideal do sistema hidráulico; revise os amortecedores traseiros e as bengalas dianteiras quanto a vazamentos; verifique a vela, cachimbo e cabo; troque periodicamente o conjunto de coroa, corrente e pinhão; tenha sempre a mão a CNH, DUT, IPVA e o seguro obrigatório; utilize o protetor de pernas ("mata-cachorro”) e a antena anti-cerol.
2 – Pilote utilizando equipamentos de segurança
Capacete aprovado pelo Inmetro; calça e jaqueta de tecido resistente (preferencialmente de couro); botas ou sapatos reforçados e luvas (de preferência de couro).
3 – Reduza a velocidade
Quanto menor a velocidade, maior será o tempo disponível para lidar com o perigo de uma condição adversa ou situações inesperadas, como mudança súbita de trajetória de outro veículo.
4 – Atenção e concentração
O ato de pilotar motocicletas exige muita atenção do motociclista, por isso evite se distrair.
5 – Respeite a sinalização de trânsito
Conheça e respeite os sinais e as placas de trânsito.
6 – Cuidado nos cruzamentos
Os cruzamentos são os locais de maior incidência de acidentes de trânsito, então redobre a atenção e reduza a velocidade ao se aproximar dos mesmos, principalmente nos cruzamentos sem sinalização de semáforos.
7 – Cuidado nas ultrapassagens
Sinalize as manobras com antecedência e certifique-se de que você realmente foi visto pelo motorista a ser ultrapassado. Tenha cuidado ao passar entre veículos, principalmente ônibus e caminhões.
8 – Cuidado com pedestres
Lembre-se de que o pedestre tem prioridade no trânsito urbano. Seja cordial e fique alerta para os pedestres desatentos, principalmente crianças e idosos.
9 – Seja visto
Ao pilotar à noite, use roupas claras e com materiais refletivos. Se estiver em rodovia, ligue o pisca alerta.
10 – Alcoolismo
Está comprovado que bebida e direção não combinam. Então, se beber, não pilote. Fique vivo no trânsito.
11 – Mantenha distância
É imprescindível manter uma distância segura dos veículos à frente (cerca de cinco metros), principalmente em avenidas e rodovias.
12 – Cuidado com a chuva
Redobre a atenção, reduza a velocidade e evite freadas bruscas; lembre-se de que nestas condições o tempo de freagem é duas vezes maior que o normal.
A Associação Brasileira de Motociclistas (Abram) tem uma lista com "Doze Mandamentos" para a segurança dos motociclistas nas ruas e nas estradas brasileiras:
1 – Mantenha a motocicleta sempre em ordem
Verifique a calibragem e o estado geral dos pneus; cheque o funcionamento do farol, setas, lanterna e luz de freio; verifique o cabo, lonas, ou pastilhas, fluido e a regulagem se for freio hidráulico; confira o cabo, e a regulagem da folga ideal do sistema hidráulico; revise os amortecedores traseiros e as bengalas dianteiras quanto a vazamentos; verifique a vela, cachimbo e cabo; troque periodicamente o conjunto de coroa, corrente e pinhão; tenha sempre a mão a CNH, DUT, IPVA e o seguro obrigatório; utilize o protetor de pernas ("mata-cachorro”) e a antena anti-cerol.
2 – Pilote utilizando equipamentos de segurança
Capacete aprovado pelo Inmetro; calça e jaqueta de tecido resistente (preferencialmente de couro); botas ou sapatos reforçados e luvas (de preferência de couro).
3 – Reduza a velocidade
Quanto menor a velocidade, maior será o tempo disponível para lidar com o perigo de uma condição adversa ou situações inesperadas, como mudança súbita de trajetória de outro veículo.
4 – Atenção e concentração
O ato de pilotar motocicletas exige muita atenção do motociclista, por isso evite se distrair.
5 – Respeite a sinalização de trânsito
Conheça e respeite os sinais e as placas de trânsito.
6 – Cuidado nos cruzamentos
Os cruzamentos são os locais de maior incidência de acidentes de trânsito, então redobre a atenção e reduza a velocidade ao se aproximar dos mesmos, principalmente nos cruzamentos sem sinalização de semáforos.
7 – Cuidado nas ultrapassagens
Sinalize as manobras com antecedência e certifique-se de que você realmente foi visto pelo motorista a ser ultrapassado. Tenha cuidado ao passar entre veículos, principalmente ônibus e caminhões.
8 – Cuidado com pedestres
Lembre-se de que o pedestre tem prioridade no trânsito urbano. Seja cordial e fique alerta para os pedestres desatentos, principalmente crianças e idosos.
9 – Seja visto
Ao pilotar à noite, use roupas claras e com materiais refletivos. Se estiver em rodovia, ligue o pisca alerta.
10 – Alcoolismo
Está comprovado que bebida e direção não combinam. Então, se beber, não pilote. Fique vivo no trânsito.
11 – Mantenha distância
É imprescindível manter uma distância segura dos veículos à frente (cerca de cinco metros), principalmente em avenidas e rodovias.
12 – Cuidado com a chuva
Redobre a atenção, reduza a velocidade e evite freadas bruscas; lembre-se de que nestas condições o tempo de freagem é duas vezes maior que o normal.
LION- Membro Senior
- Número de Mensagens : 603
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 19/04/2008
Re: [DICA] SEGURANÇA
Muito bom, Jeff! Excelente tópico para trocarmos figurinhas. Na realidade, tenho muito mais a aprender; só postei (em lugar inadequado) alguma coisa sobre segurança porque não sabia deste tópico. Abraços.
Paulinho Alma- Forista
- Número de Mensagens : 333
Idade : 62
Localização : Casa Branca-SP
Data de inscrição : 06/09/2008
Re: [DICA] SEGURANÇA
Saiu uma reportagem na globo sobre segurança e aumento do número de acidentes, 300% em poucos anos. Nele se fala que a culpa é exclusivamente de motoqueiros E motociclistas.
Interessante refletir a respeito.
Não deu certo trazer o vídeo para cá, segue o link.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM884549-7823-SOBE+NUMERO+DE+ACIDENTES+COM+MOTOCICLETAS+NAS+RODOVIAS+DE+SP,00.html
Interessante refletir a respeito.
Não deu certo trazer o vídeo para cá, segue o link.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM884549-7823-SOBE+NUMERO+DE+ACIDENTES+COM+MOTOCICLETAS+NAS+RODOVIAS+DE+SP,00.html
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
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