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Mensagem  Paulinho Alma Ter Set 16, 2008 10:12 pm

Prezados colegas, quero registrar algumas dicas: Não forcem o suporte de lente do retrovisor mais do que o normal na hora de fazer a regulagem; esse procedimento pode danificar a peça fazendo com que o tal suporte amoleça e não resista mais à ação do vento.
Esta pode parecer bobagem, mas será útil para os principiantes: Olhe sempre para onde você deseja ir quando estiver pilotando; a motocicleta passará exatamente onde você fixar os olhos. Se fixar sua atenção em um buraco - por exemplo - é nele que você vai passar. Da mesma forma, dirija seu olhar para o traçado que deseja realizar quando entrar em curvas, buscando a velocidade adequada antes de entrar, não acelerando progressivamente dentro; só acelere na saída. Procure realizar o traçado de forma mais reta possível para não inclinar excessivamente a moto - como fazem os pilotos de F1- abrindo mais na entrada, fechando mais no meio e voltando a abrir um pouco mais no final.Abraços.
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Mensagem  jeff Ter Set 16, 2008 11:20 pm

Mal falei no outro post para você colaborar, e vejo que já havia colaborado... hehehe

Boas dicas, Paulinho. Dicas de técnicas de pilotagem são sempre bem vindas. Se possível, mencione as fontes para que o pessoal interessado possa se aprofundar na pesquisa.

E dicas aplicáveis a todas as motos, seria conveniente postar nos Temas Gerais ou nas Dicas de Segurança.

Um abraço,

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Mensagem  Paulinho Alma Qui Out 02, 2008 2:20 am

Colegas motociclistas: Carreguem com vocês uma lâmpada reserva do farol - e lanterna, se possível. Aprendam a trocá-las, pois pode acontecer que fiquem no escuro durante alguma viagem. Bom mesmo seria substituí-las por lâmpadas de melhor qualidade. A lâmpada do farol da minha Kansas queimou aos 1000 km (primeiro a baixa, e logo em seguida a alta); ao substituir, notei que a danada era "made in Korea"; troquei por uma importada - vamos ver se dura mais! Abraços.
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Mensagem  wandao.a Qui Out 02, 2008 8:04 am

Paulinho Alma escreveu:Colegas motociclistas: Carreguem com vocês uma lâmpada reserva do farol - e lanterna, se possível. Aprendam a trocá-las, pois pode acontecer que fiquem no escuro durante alguma viagem. Bom mesmo seria substituí-las por lâmpadas de melhor qualidade. A lâmpada do farol da minha Kansas queimou aos 1000 km (primeiro a baixa, e logo em seguida a alta); ao substituir, notei que a danada era "made in Korea"; troquei por uma importada - vamos ver se dura mais! Abraços.

E "made in Korea" não é importada ? Smile rsrs. Muito boa esta dica, estava conversando com um amigo que tem uma bicicleta ano 1959, é importada da Alemanha e tem dínamo para o farol que ainda funciona, na caixa do farol tem lugar para lâmpada reserva, em uma bicicleta! Quanto mais precisaremos na motoca. Wink
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Mensagem  Paulinho Alma Qui Out 02, 2008 9:07 pm

Sim, mano véio, é que usei o termo "importada" para me referir a "qualidade"; esqueci foi de usar aspas (hehehe...). Na verdade, a gente tem é muito preconceito - sugestionado pelas porcarias que se tem que engolir nos tempos modernos. Mas, com certeza, nem tudo que é americano, japonês, etc... é bom. O marketing é que pega a gente desprevenido. Com instrumentos musicais se pode notar isso claramente. Bom, mas o importante de tudo aqui é sacar a dica e não "pagar mico" com a máquina. Abraços.
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Mensagem  marcelo_rsb Sex Out 03, 2008 12:42 am

Concordo com o Paulinho Alma, nem tudo que é feito em China, Korea... são ruins, tudo depende de um controle de qualidade e a própria qualidade do material que é usado, vejo isso claramente nas bicicletas que é o que gosto e onde vejo muita coisa boa e ruim feita na China... o que normalmente diferencia é a marca e preço.
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Mensagem  jeff Sáb Out 04, 2008 10:33 pm

Sem esquecer que não adianta usar lâmpadas de farol automotivas. Parecem iguais, mas o eletrodo não aguenta o nível de vibração das motos.

É uma diferença pequena, mas fundamental. Normalmente, só se considera o fator "essa é um reau, a outra é treis reau".
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Mensagem  Petrucelli Dom Out 05, 2008 8:16 am

Paulinho Alma escreveu:Prezados colegas, quero registrar algumas dicas: Não forcem o suporte de lente do retrovisor mais do que o normal na hora de fazer a regulagem; esse procedimento pode danificar a peça fazendo com que o tal suporte amoleça e não resista mais à ação do vento.
Esta pode parecer bobagem, mas será útil para os principiantes: Olhe sempre para onde você deseja ir quando estiver pilotando; a motocicleta passará exatamente onde você fixar os olhos. Se fixar sua atenção em um buraco - por exemplo - é nele que você vai passar. Da mesma forma, dirija seu olhar para o traçado que deseja realizar quando entrar em curvas, buscando a velocidade adequada antes de entrar, não acelerando progressivamente dentro; só acelere na saída. Procure realizar o traçado de forma mais reta possível para não inclinar excessivamente a moto - como fazem os pilotos de F1- abrindo mais na entrada, fechando mais no meio e voltando a abrir um pouco mais no final.Abraços.
Olha....!!!! E eu fazendo exatamente o contrário disso!!! Acelerando no meio....Forçando p/ deitar bastante...ixi!!!
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Mensagem  marcelo_rsb Dom Out 05, 2008 1:17 pm

Que eu saiba o certo é realmente acelerar à medida que você começa a sair da curva, justamente pra "levantar" a moto, conforme você vai saindo vc abre o acelerador...
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Mensagem  Marcelo Soares Calçada Dom Out 05, 2008 5:11 pm

marcelo_rsb escreveu:Que eu saiba o certo é realmente acelerar à medida que você começa a sair da curva, justamente pra "levantar" a moto, conforme você vai saindo vc abre o acelerador...

Também penso como você Marcelo!!!
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Mensagem  mi_jones Seg Out 06, 2008 9:32 am

Petrucelli escreveu:Olha....!!!! E eu fazendo exatamente o contrário disso!!! Acelerando no meio....Forçando p/ deitar bastante...ixi!!!

Também "pensava" como vc Petrucelli! ahahahhahah
mas jah resolvi esse probleminha tecnico depois de umbelo susto numa bela chuva! Very Happy
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Mensagem  xello 81 Seg Out 06, 2008 11:08 am

mi_jones escreveu:
Petrucelli escreveu:Olha....!!!! E eu fazendo exatamente o contrário disso!!! Acelerando no meio....Forçando p/ deitar bastante...ixi!!!

Também "pensava" como vc Petrucelli! ahahahhahah
mas jah resolvi esse probleminha tecnico depois de umbelo susto numa bela chuva! Very Happy

é.... bom... axo q vcs deviam assistir auto esporte.... passa sempre algumas dicas de pilotagem...

outra coisa ... nao deite muito a moto... ou... simplesmente deite vc na curva... nao a moto... jogue o seu corpo e nao a moto... como nas corridas de moto gp.... assim vc tem mais equlibrio sobre ela.. e se aparecer derrepente algo no meio da curva ou precisar para bruscamente... levante a moto... assim vc desviará do obstaculo com mais facilidade... Wink
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Mensagem  mi_jones Seg Out 06, 2008 11:29 am

xello escreveu:
mi_jones escreveu:
Petrucelli escreveu:Olha....!!!! E eu fazendo exatamente o contrário disso!!! Acelerando no meio....Forçando p/ deitar bastante...ixi!!!

Também "pensava" como vc Petrucelli! ahahahhahah
mas jah resolvi esse probleminha tecnico depois de umbelo susto numa bela chuva! Very Happy

é.... bom... axo q vcs deviam assistir auto esporte.... passa sempre algumas dicas de pilotagem...

outra coisa ... nao deite muito a moto... ou... simplesmente deite vc na curva... nao a moto... jogue o seu corpo e nao a moto... como nas corridas de moto gp.... assim vc tem mais equlibrio sobre ela.. e se aparecer derrepente algo no meio da curva ou precisar para bruscamente... levante a moto... assim vc desviará do obstaculo com mais facilidade... Wink

Vivendo e aprendendo, fiquei sabendo dessas manhas depois o curso de pilotagem! Wink
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Mensagem  Paulinho Alma Seg Out 06, 2008 6:52 pm

O pêndulo - técnica de deitar o corpo mais que a moto - dá bom resultado, mas é necessário treinar; tenho um amigo que tentou fazer um pêndulo pela primeira vez (a 40 km/h) e a moto saiu debaixo dele... Funciona bem em alta velocidade e, de preferência, com motos esportivas. Com as custom não me arrisco muito não. Treinem com bastante cuidado; a motocicleta balança muito se vc não aplicar leveza e firmeza ao mesmo tempo. Abraços.
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Mensagem  mi_jones Ter Out 07, 2008 8:55 am

Paulinho Alma escreveu:O pêndulo - técnica de deitar o corpo mais que a moto - dá bom resultado, mas é necessário treinar; tenho um amigo que tentou fazer um pêndulo pela primeira vez (a 40 km/h) e a moto saiu debaixo dele... Funciona bem em alta velocidade e, de preferência, com motos esportivas. Com as custom não me arrisco muito não. Treinem com bastante cuidado; a motocicleta balança muito se vc não aplicar leveza e firmeza ao mesmo tempo. Abraços.

Verdade Paulinho, eu soh faço o pendulo quando estou próximo da velocidade da luz, ou seja nunca... Laughing
Eu costumo mais deitar a moto junto com o corpo, pq afinal de contas as curvas que faço sempre são numa velocidade de no maximo 60km/h e quase pisando no freio Laughing Laughing
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Mensagem  xello 81 Ter Out 07, 2008 11:40 am

moto custom é moto de passeio.... só é bom nas estradas retas... se for fazer curva e deitar vc vai acabar perdendo a frente.... se vc for meio lokao... (sei nem todos sao daqui Razz), vc pode fazer drift nas curvas....
lol! geek jocolor
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Mensagem  jeff Ter Out 07, 2008 11:51 am

É, esse negócio de fazer pêndulo me assusta um pouco. É uma manobra que exige domínio da moto, senão é asfalto ou pior.

Recomendo sempre treinar e conhecer as reações da moto para uma situação de emergência, mas o pêndulo é uma manobra que visa levar a moto ao limite de velocidade em curvas, o que pode criar situações perigosas...

Não gosto de pensar na possibilidade de alguém se meter a fazer e quebrar a cara por causa de um comentário aqui no fórum.

Além do que, nossas motos não necessitam desse tipo de manobra por fatores como peso, potência e velocidade máxima... fazer pêndulo acaba ficando meio deslocado (sem trocadilho)

Abraço,

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Mensagem  mi_jones Ter Out 07, 2008 12:00 pm

jeff escreveu:É, esse negócio de fazer pêndulo me assusta um pouco. É uma manobra que exige domínio da moto, senão é asfalto ou pior.

Recomendo sempre treinar e conhecer as reações da moto para uma situação de emergência, mas o pêndulo é uma manobra que visa levar a moto ao limite de velocidade em curvas, o que pode criar situações perigosas...

Não gosto de pensar na possibilidade de alguém se meter a fazer e quebrar a cara por causa de um comentário aqui no fórum.

Além do que, nossas motos não necessitam desse tipo de manobra por fatores como peso, potência e velocidade máxima... fazer pêndulo acaba ficando meio deslocado (sem trocadilho)

Abraço,

Jeff
Pra falar a verdade jah tentei me meter a besta a fazer essa manobra, e não achei dificil. Ateh achei mais facil do que deitar a moto junto com o corpo.
Mas eu fiz a 50km/h mto devagar! Soh pra testar!
Não penso em fazer loucuras, como fazer a 90km/h uma curva!! geek drunken
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Mensagem  xello 81 Ter Out 07, 2008 12:11 pm

jeff escreveu:Recomendo sempre treinar e conhecer as reações da moto para uma situação de emergência, mas o pêndulo é uma manobra que visa levar a moto ao limite de velocidade em curvas, o que pode criar situações perigosas...

Não gosto de pensar na possibilidade de alguém se meter a fazer e quebrar a cara por causa de um comentário aqui no fórum.

aham... isso mesmo.... ninguem é piloto profissional para fazer manobras arriscadas.... se quer correr, que corra em pistas proprias para isso... nao dentro das cidades... (com coisa q faz efeito em mim... até eu leva um capote eu aprendo.... jocolor), e se for fazer o pendulo, pense 3 vezes antes, 2 é pouco...
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Mensagem  Fernando Moreira Ter Out 07, 2008 1:49 pm

Na edição comemorativa da revista Motociclismo tem uma matéria especial sobre técnica de pilotagem, falando muito a questão das curvas, realmente enriqueceu em muito minhas manobras com segurança e conhecimento técnico.
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Mensagem  marcelo_rsb Ter Out 07, 2008 2:05 pm

Tá ai uma questão interessante, realmente com a dafrinha, fazer curva é que nem tirar doce de criança... você leva a moto todo que nem como se faz com uma bicicleta... e tentar jogar o corpo pro lado com ela dá uma boa insegurança.
Porém quando ando com a CB450(moto bem mais pesada) acho muito mais fácil e até seguro uma LEVE jogadinha de corpo ao invés de levar a moto inteira(vou mais com o corpo que com a moto), são respostas completamente diferentes de moto pra moto. Justamente por isso, mais de uma vez já aconselhei os marinheiros de primeira viagem não se empolgarem quando forem dar uma voltinha em uma moto alheia!!!
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Mensagem  Fernando Moreira Ter Out 07, 2008 2:13 pm

As variáveis são inúmeras, de moto para moto, de asfalto para asfalto, de tempo para tempo, de pneu para pneu, mas quando se aprende a fazer uma boa curva, a gente fica empolgado para chegar logo a próxima.
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Mensagem  nego Ter Out 07, 2008 2:22 pm

falando nisso, quando andavamos, eu e dona nega, ( por enquanto com ela não dá) ela me chamava de maluco porque eu andava normal sendo em reta, quando chegava a curva eu me empolgava e acelerava, fazendo curva melhor que que andar na reta, heheheheheh cheers cheers
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Mensagem  Fernando Moreira Ter Out 07, 2008 2:30 pm

Rapaz, eu fico torcendo para chegar a curva do Panamby na Marginal Pinheiros, que delicia!!! cheers
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Mensagem  mi_jones Ter Out 07, 2008 3:52 pm

Fernando Moreira escreveu:Rapaz, eu fico torcendo para chegar a curva do Panamby na Marginal Pinheiros, que delicia!!! cheers

"eu tbm gosto muito de curvas ainda mais quando ta chovendo"
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De curva, se possivel, eu ateh faço desvio, ahhahhahaahhahah eu gosto eh de reta preferencialmente se for infiniiiita!! Very Happy
Mas mesmo assim tem q saber levar nas curvas, coisa que estou aprendendo.
Mas eu acho que deve ser tão facinho fazer curva com a Super, será que eh??? cyclops
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