FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

não use pretinho na banda de rodagem do pneu

4 participantes

Ir para baixo

não use pretinho na banda de rodagem do pneu Empty não use pretinho na banda de rodagem do pneu

Mensagem  jeff Seg Dez 29, 2008 12:20 am

Olá, pessoal,

Acabo de ver uma reportagem no canal Discovery sobre uma investigação de acidente fatal com moto.

As causas não eram claras: motoqueiro experiente perde o controle da moto em uma curva com pista molhada, mas a uma velocidade tão baixa (50 km/h) que não justificaria a perda do controle.

Após verificar todas as possibilidades, descobriram que a aplicação de um produto para embelezar pneus diminuiu a aderência da banda de rodagem. A faixa central do pneu logo perdeu a camada escorregadia, mas quando o piloto inclinou a moto em uma curva com asfalto molhado, o pneu deslizou e a moto foi parar na pista contrária.

O uso de um capacete aberto não aprovado para uso com motocicletas (o famoso coquinho) terminou o serviço: choque da cabeça desprotegida contra o manete.

Pessoal, tomem cuidado com esse tipo de coisa. Pneu é antes de tudo um item de segurança; não apliquem "pretinho" e nenhum produto na banda de rodagem que possa comprometer a aderência. Lembrem que o pneu da moto tem perfil ovalado e ela usa todo o perfil da banda de rodagem nas curvas mais fechadas.

Para quem quiser conferir toda a matéria, o programa se chama Investigador de Acidentes - Bebê a Bordo (não peguei inteiro, provavelmente o caso da moto é o segundo terceiro assunto abordado (sem trocadilho)). Está sendo veiculado pelo canal Discovery Science - DSC 85 da programação da NET.

Um abraço e um feliz Ano Novo,

Jeff


Última edição por jeff em Ter Dez 30, 2008 2:56 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : comprovado que é o terceiro assunto)
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

não use pretinho na banda de rodagem do pneu Empty Re: não use pretinho na banda de rodagem do pneu

Mensagem  xello 81 Seg Dez 29, 2008 7:21 am

eu uso limpa pneu, nao deixa akele brilho mas dá a aparência de novo.... essses pretinhos caseiros ( groselha acçúcar e mais algumas porcarias... além de fazer isso, pode diminuir a vida útil do pneu...

study
xello 81
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Idade : 38
Localização : presidente prudente-sp
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Ir para o topo Ir para baixo

não use pretinho na banda de rodagem do pneu Empty Re: não use pretinho na banda de rodagem do pneu

Mensagem  jeff Seg Dez 29, 2008 8:23 am

É isso aí, Xello

Além dessa receita caseira, existem vários produtos comerciais, inclusive algumas marcas de limpa-pneu, que deixam o pneu com um brilho lustroso. Tem gente que passa até graxa de sapato para deixar o pneu com aparência de novo. Normalmente, não acontece nada, o próprio atrito do pneu com o solo acaba removendo o produto, isso em condições normais.

O grande risco aparece quando o cara aplica essa coisa na banda de rodagem do pneu, sai com a moto numa boa e pega uma pancada de chuva. O produto ainda não chegou a ser removido do pneu e, na primeira curva molhada na qual ele precisa inclinar a moto um pouco mais, bau bau.

Fiquei tão incomodado com o assunto, que postei às 3 horas da manhã, assim que assisti na tv. Lembrei do monte de gente que está pegando uma moto pela primeira vez e quer conservá-la no maior capricho, e fiquei muito preocupado com a moçada.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

não use pretinho na banda de rodagem do pneu Empty Re: não use pretinho na banda de rodagem do pneu

Mensagem  Henri-Sanfer Seg Dez 29, 2008 8:46 am

Ou seja, o correto é apenas passar o limpa-pneu (ou qualquer outra coisa) apenas na lateral do pneu.

Sinceramente isso até um pouco lógico. Very Happy
Henri-Sanfer
Henri-Sanfer
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 81
Idade : 41
Localização : Aracaju / SE
Data de inscrição : 13/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

não use pretinho na banda de rodagem do pneu Empty Re: não use pretinho na banda de rodagem do pneu

Mensagem  jeff Seg Dez 29, 2008 10:09 am

Henri-Sanfer escreveu:Ou seja, o correto é apenas passar o limpa-pneu (ou qualquer outra coisa) apenas na lateral do pneu.

Sinceramente isso até um pouco lógico. Very Happy
Hehehe

Concordo contigo, mas aprendi a nunca duvidar da falta de atenção aos detalhes e da capacidade "criativa" da humanidade....

Quando estudava na escola técnica, tínhamos à disposição um chassi de caminhão com peças cortadas para visualização dos componentes internos. Nossa turma foi incumbida de tirar o pó e fazer uma limpeza e lubrificação geral no equipamento. Um colega aplicou graxa nas sapatas de freio...

Um abraço,

Jeff
PS: Esqueci de dizer: pneu de moto tem perfil ovalado, fica difícil definir onde acaba a lateral...
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

não use pretinho na banda de rodagem do pneu Empty Não use pretinho no pneu

Mensagem  jbgalvao Seg Dez 29, 2008 6:17 pm

jeff, não é à toa que você é referência para nós. Agradeço as sua preocupação e, sim, é verdade quando você diz que têm muitos com suas motos novas e pouca experiência de pilotagem (como eu , por exemplo).
Hoje eu retirei a moto da concessionária ( revisão dos 1000 Km ) e ela melhorou muito. Foi trocado, além do óleo, os rolamentos da roda dianteira, mas como sempre, a quantidade de óleo focou pela metade da vareta. Logo mais, eu vou completar. No mais, é só alegria...
Quero desejar a todos do fórum um 2009 cheio de realizações e espírito de solidariedade. Curtam bastante suas motos e dêem o exemplo de como devemos nos comportar no trânsito.
Um abraço
Galvão
jbgalvao
jbgalvao
Novato
Novato

Número de Mensagens : 3
Idade : 53
Localização : Belém - Pará
Data de inscrição : 19/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

não use pretinho na banda de rodagem do pneu Empty Re: não use pretinho na banda de rodagem do pneu

Mensagem  jeff Ter Dez 30, 2008 2:51 am

Obrigado, Galvão!

Retribuo os votos de um feliz 2009, e aproveito para avisar ao pessoal que estou de mudança e devo andar sumido por alguns dias, até me instalar no endereço novo.

Já estou imaginando como vai ser difícil colocar em dia os assuntos (e o ciático Rolling Eyes )...

E no mais, um 2009 maravilhoso para todos nós!

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

não use pretinho na banda de rodagem do pneu Empty Re: não use pretinho na banda de rodagem do pneu

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos