FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tudo sobre curvas

+3
mi_jones
RUSSO
wagner mota
7 participantes

Ir para baixo

Tudo sobre curvas Empty Tudo sobre curvas

Mensagem  wagner mota Sex Jan 23, 2009 9:30 am

Galera
tenho aí 1.300 km de moto e ainda não sinto tanta firmeza nas curvas.
A minha moto é uma kansas.
achei que seria interessante esse tópico, só sobre curvas, pra podermos tirar dúvidas e sermos orientados pelos mais experientes.
Uma coisa eu sei...nunca frear numa curva quando tiver em cima de uma chapa de aço...pois quando fiz isso levei meu primeiro (e único) tombo.
Qual seria a melhor maneira de fazer uma curva...devo acelerar....manter a velocidade...as vezes acho que faço muito devagar atrapalhando os carros que vem atrás.
E como se usa o corpo..deita a moto...deita o corpo...
uma coisa eu sei, preciso treinar mais e queria treinar do jeito certo!
abs
wagner mota
wagner mota
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2072
Idade : 60
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre curvas Empty Re: Tudo sobre curvas

Mensagem  RUSSO Sex Jan 23, 2009 10:36 am

Camarada eu faço o seguinte:
venho na reta, quando chega proximo a curva reduzo um pouco a velocidade, e seguro a embreagem, quando estou saindo da curva volto a acelerar!!!
mas naum freio na curva!!!
naum sei se estou errado mas naum cai ainda rsrsrsrsrsrs
forte abraço!!!!!
RUSSO
RUSSO
Novato
Novato

Número de Mensagens : 18
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 03/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre curvas Empty Re: Tudo sobre curvas

Mensagem  mi_jones Sex Jan 23, 2009 10:57 am

iai Wagner, como vi que vc eh de Sampa, vou te dar um conselho: Vá até uma concessionaria da Honda(motos) e faça um curso de pilotagem, ele é gratuito (Só tem que dar 1kg de alimento não perecivel) e voce aprende muito sobre piolatagem segura, sobretudo sobre curvas, eu pelo menos aprendi algumas maneiras de se fazer uma curva, soh naum sei explicar! ahahahhahah Laughing
mi_jones
mi_jones
Forista
Forista

Número de Mensagens : 477
Localização : OSASCO
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 18/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre curvas Empty Re: Tudo sobre curvas

Mensagem  tecnicomauricio Sex Jan 23, 2009 10:58 am

Amigo Vagner, cada tipo de moto tem um jeito de pilotar e consequentemente fazer curvas, citando uns exemplo:

Motos de velocidade (aquelas 900 ou 1100 tipo a R1 e similares) são motos que quase não viram o guidon e pra se fazer a curva é necessário que a moto fique inclinada...

Motos Trail (off-road) são motos altas e o guidon vira bastante, é um moto de agilidade, pode-se deitar ou não a moto pra fazer curvas..

Motos Street.. usadas na cidade... são motos geralmente baixas que não é permitido deitar tanto a moto pois pode raspar a pedaleira e causr acidentes..

Motos custon: são motos com uma distancia entre eixos razoavel e que també não se pode fazer curvas deitando a moto..

como pode ver a maneira de fazer a curva tem tudo haver com a moto.. o importante é ser prudente em qualquer uma delas, se não está costumado com a moto, pega leve.. vai se adptando aos poucos, que logo encontrará seu próprio estilo de pilotagem, uma coisa é certa pra qualquer moto, Nãi abuse das cusvas em pistas molhadas e principalmente fique longe das faixas pintadas do asfalto qdo estiverem molhadas!
muita atenção qdo começa uma chuva pois o oleo que está no asfalto começa a escorrer com a agua e a pista vira um sabão!... abraços
tecnicomauricio
tecnicomauricio
Forista
Forista

Número de Mensagens : 355
Idade : 47
Localização : Piracicaba-SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 10/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre curvas Empty Re: Tudo sobre curvas

Mensagem  will_santana Sex Jan 23, 2009 2:54 pm

wagner mota escreveu:Galera
tenho aí 1.300 km de moto e ainda não sinto tanta firmeza nas curvas.
A minha moto é uma kansas.
achei que seria interessante esse tópico, só sobre curvas, pra podermos tirar dúvidas e sermos orientados pelos mais experientes.
Uma coisa eu sei...nunca frear numa curva quando tiver em cima de uma chapa de aço...pois quando fiz isso levei meu primeiro (e único) tombo.
Qual seria a melhor maneira de fazer uma curva...devo acelerar....manter a velocidade...as vezes acho que faço muito devagar atrapalhando os carros que vem atrás.
E como se usa o corpo..deita a moto...deita o corpo...
uma coisa eu sei, preciso treinar mais e queria treinar do jeito certo!
abs

wagnao, tb tive dificuldades com a kansas no comeco (e olha q andei menos da metade do q vc andou)
realmente as custom sao mais tensas pras curvas pq tem q ser mais lento msm
d qq forma, tb nao pode ter medo d jogar o corpo nas curvas. nao tanto qnt nas esportivas, mas tem q jogar msm
essa foi minha maior dificuldade no comeco da moto escola
o medo d inclinar nas curvas eh comum. mas tb nao s empolga pq a pedaleira eh baixa

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre curvas Empty Re: Tudo sobre curvas

Mensagem  Henri-Sanfer Sáb Jan 24, 2009 6:50 am

É isso mesmo. Na kansas vc gira mais o guidão do que se inclina.
Com ela não se consegue fazer um curva fechada, tendo que faze-la devagar mesmo.

Sem querer já topei a pedaleira da kansas duas vezes por causa do costume da antiga moto street.

Curva fechada e média: (ex: retorno) Normalmente eu faço uma curva com meia embreagem tirando aos poucos enquanto contorno a curva. Pra fazer um curva rapida, começo a reduzir as marchas na hora da freagem até o começo do contorno da curva e começo acelerar do meio pra o final.

Curva aberta: Dou a freada que for preciso antes da curva e matenho uma velocidade constante, segurando o acelerador pra que não perca velocidade.

Não sei se conseguir ser claro, mas ou menos que faço as curvas.
Henri-Sanfer
Henri-Sanfer
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 81
Idade : 41
Localização : Aracaju / SE
Data de inscrição : 13/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre curvas Empty Re: Tudo sobre curvas

Mensagem  Henri-Sanfer Sáb Jan 24, 2009 6:56 am

Duvida:
Quem tem a kansas já sentiram a moto como estivesse escorregando tanto a frente como o fundo ao sair de uma curva ganhando velocidade???
Já levei alguns susto com isso, me deixando com medo ao fazer curva.

Quero acreditar que seja devido a distancia entre os eixos. Mas acredito também que minha moto tem alguma coisa desalinhada.
Henri-Sanfer
Henri-Sanfer
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 81
Idade : 41
Localização : Aracaju / SE
Data de inscrição : 13/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre curvas Empty Re: Tudo sobre curvas

Mensagem  jeff Sáb Jan 24, 2009 8:13 am

Wagner,

Quanto a fazer curvas, nunca pilotei uma custom, mas não gosto de fazer uma curva com a embreagem acionada, gosto de ter controle sobre a tração em qualquer situação. Além disso, em uma descida o freio-motor da marcha engrenada ajuda a controlar a moto (mas é bom evitar trocar de marcha durante a curva!)

Como regra geral, procuro entrar mais aberto, fechando em direção ao ponto de tangência interno da curva e acelerando a partir daí. Se tiver que frear, faça isso antes de começar a curva, mas sem retardar os carros. Uma moto consegue fazer curvas à mesma velocidade que um carro, se você tiver habilidade suficiente para controlá-la. Isso você somente irá adquirir com o tempo.

É claro que a condição do asfalto e eventuais manchas de óleo/areia vão determinar a trajetória real na curva. O uso do corpo é fundamental, jogar os quadris facilita muito a execução de curvas, evitando o popular "braço duro". Praticar é muito importante.

Acho que a melhor dica mesmo é a do miojo, esse curso de pilotagem é muito bom e eu nunca vou cansar de repetir que salvou minha vida.

Henri,

Uma moto desalinhada vai apresentar tendência de se desviar para a direita ou a esquerda em uma pista nivelada. Já essa tendência de sair da trajetória em curvas pode ser causada por uma pressão excessiva dos pneus, ou pelos flancos dos pneus ainda não terem sido desgastados.

Nunca use produtos para brilho do pneu na superfície da banda de rodagem (lembre-se que a moto se deita sobre a lateral do pneu durante uma curva).

Verifique também se sua moto não apresenta uma folga excessiva ou algum problema/afrouxamento do eixo da balança traseira.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre curvas Empty Re: Tudo sobre curvas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos