FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Substituindo a bateria original

+7
oalexandre
edu.ramos
jeff
Kvrao
Franco "F-31"
Familia
edgard
11 participantes

Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty Substituindo a bateria original

Mensagem  edgard Sáb Jun 27, 2009 2:16 pm

Vejam bem, só copiei de lá pra cá não fui eu que criei,portanto não me julguem, achei interessante que possamos ter o maximo de informações, mais não faria isso na minha moto pq trabalho com informatica e essas baterias em areas bem refrigeradas e tal costumam durar bem no maximo dois anos antes de começarem a dar problemas, não sei quanto tempo dura uma bateria de moto mais acho que a minha deve durar bem mais pois uso mito pouco a moto.... tirem as suas conclusões.... se tiver algum problema quanto ao post do tipo direitos autorais e tal moderadores desculpem e removam..... nada do que está escrito abaixo foi alterado por mim......

citaçãoCaboEnrolado.com.br | Seg Jun 08, 2009 11:52 pm

Sempre quando a bateria da nossa moto "da pau", lá vamos nós pesquisar preços.

Ao invés de colocarmos uma bateria original, que ja usavamos, troca-se por uma de alrme residencial. Isso mesmo.
A voltagem e amperagem é igual a utilizada originalmente na moto.

Qual a vantagem?
Estas baterias de alarmes custam muito mais barato! Com isso, o custo/benefício torna-se melhor ainda quando você descobre que elas são seladas (blindadas), tendo uma maior vida útil que as convencionais, e ainda assim não sendo necessário trocar a água!
Não há vasamento, dispensa até mangueirinha de respiro. (ai que dó, eu adoro aqueles caninhos da motoka)

Valores: (no caso da bateria utilizada por mim)

Bateria de alarme residencial/comercial: R$ 55,00
Bateria original: Algo em torno de R$ 200,00
Bateria paralela: 110,00

E por que as baterias de moto são mais cara?
É pura questão de carimbo de um fabricante, ou então "jogada" pra ganhar mais dinheiro.

Então, não vai sair espalhando feito louco, ta?
Se não daqui a pouco as baterias de alarme também vão ficar caríssimas quando descobrirem que nós, motoqueiros, estamos optando por elas.

Materiais necessários:
01 Bateria na voltagem/amperagem igual a usada na sua moto.
02 Terminais redondos (que tem na ponta dos fios positivo/negativo)
02 Rabichos (para conexão plug original/fio)
02 Pedaços de aproximadamente 10cm de fio (procure separar as cores do positivo/negativo)
E uns 10 minutinhos.

Bateria antiga

Substituindo a bateria original Tuto1

Bateria nova - detalhe que é a mesma voltagem e amperagem, mas se a amperagem for a mais, não tem problema, desde de que não muito acima da recomendada pra cada moto.

Substituindo a bateria original Tuto2

Com os pedaços de fio + os terminais redondos + os rabichos, faça como a foto a seguir:

Substituindo a bateria original Tuto3


Pra que ela ficasse na posição horizontal, tive de cortar um pedaço da caixa do filtro/suporte da bateria , esse do lado direito.
OBS: No meu caso instalei a nova bateria na Titan 150, dai cada um tem que ver o esquema de cada, pois os tamanhos variam entre as motos.


Substituindo a bateria original Tuto4


OBS: Pra que ela não "andasse" a prendi com cintas plasticas. (E ficou bem presa)

Depois coloque a bateria no lugar, plugue os terminais redondos com os fios da moto e isole tudo corretamente.:

Substituindo a bateria original Batera


No caso do tamanho da bateria ser muito diferente do lugar onde ela fica, você pode colocar duas ou mais , sendo de tamanhos menores. Para isso acompanhem abaixo:

Como fazer a ligação em série e paralelo de baterias:

LIGAÇÃO EM PARALELO:
Este é o tipo de ligação mais comum que se faz, principalmente no caso de uso das baterias de alarme em motos.
Neste tipo de ligação a tensão total será igual a tensão de uma bateria e a capacidade de corrente total será a soma das baterias ligadas em paralelo.
Exemplo: Se ligar 2 baterias de 12V e 7Ah em paralelo, a tensão total será de 12V e a capacidade de corrente será de 14Ah.
Esta ligação se faz ligando-se o polo positivo (+) de uma bateria com o polo positivo (+) de outra bateria e o polo negativo (-) de uma bateria com o polo negativo (-) da outra bateria como mostra o esquema na figura abaixo.

Substituindo a bateria original Paralelo


LIGAÇÃO EM SÉRIE:
Neste tipo de ligação a tensão total será igual a soma das tensões das duas baterias e a capacidade de corrente total será igual a corrente de uma bateria ligada em série.
Exemplo: Se ligar 2 baterias de 12V e 7Ah em série, a tensão total será de 24V e a capacidade de corrente será de 7Ah, como na figura abaixo.

Substituindo a bateria original Serie



No caso de se utilizar este tipo de ligação em motos, deve-se utilizar baterias de 6V para que a soma da tensão das 2 baterias seja de 12V, porém a corrente total será a corrente de uma bateria, OK!
A ligação em série se faz ligando-se o polo positivo(+) de uma bateria com o polo negativo(-) da outra bateria, como na figura abaixo.


Substituindo a bateria original Serie2

Pode se utilizar quantas baterias quiser nestes 2 tipos de ligação, que a regra é a mesma:
LIGAÇÃO EM PARALELO = Somam se as correntes.
LIGAÇÃO EM SÉRIE = Somam-se as tensões

Dica Importante:
Gente, por favor, prestem atenção: Como toda adaptação que surge, existe os aproveitadores!
Cara, se vc vai numa casa de borracha em sampa e compra um ring dizendo que vai colocar em uma harley, o preço sobe quase 6 vezes!
Entao, não estraguem a brincadeira, NÃO ENVIE EMAILS PARA AS FABRICAS, OK? Se não, quando vocês precisarem, a bateria vai estar até mais cara que a original pelo fato de ser selada.
Se tiverem dúvidas sobre compatibilidade, amperagem e demais, CONSULTEM COM UM PROFISSIONAL ELETRICISTA.
Evitem lojas e assistência técnica das baterias. Se não, acabou o que era doce!

Tutorial feito por Evandro (Zebynha) Forum caboenrolado.com
http://www.caboenrolado.com.br/forum/viewtopic.php?f=17&t=2389
edgard
edgard
Novato
Novato

Número de Mensagens : 45
Idade : 42
Localização : Belém-PA
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 25/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty Re: Substituindo a bateria original

Mensagem  Familia Sáb Jun 27, 2009 3:57 pm

Conheco um rapaz que ele usa uma bateria destas na moto dele.
A principio nao vi nenhum problema com isso, acredito que as de moto sao mais caras por causa de marca de fabricante ou ate mesmo pelo tamanho delas, acho que pode ser isso.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty Re: Substituindo a bateria original

Mensagem  Franco "F-31" Sáb Jun 27, 2009 11:31 pm

Oi pessoal sou tec. eletricista e como o edgard postou as baterias realmente funciona podem colocalas em suas motos se prescisarem
Inclusive estas baterias de "alarme" tambem são usadas em Nobreak's para PC's de vc tiver um ai na sua casa com certeza tem uma dentro dele...
Creio q a minha bateria vai demorar para dar problema mais quando der já tenho umas de reserva...
Franco
Franco "F-31"
Novato
Novato

Número de Mensagens : 44
Idade : 40
Localização : Brasila - DF
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 16/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty Re: Substituindo a bateria original

Mensagem  Kvrao Qui Out 01, 2009 4:55 pm

bom pessoal minha bateria durou mais ou menos 1 ano, e tive que trocar até pesquisei esse tipo de bateria mas nao tive coragem de arriscar, acabei comprando uma da Heliar e custou R$160,00, mas valeu a pena acho que é a melhor bateria para motos e ainda tem garantia de 6 meses.
Kvrao
Kvrao
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 64
Idade : 39
Localização : Teresina-PI
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty Re: Substituindo a bateria original

Mensagem  jeff Sex Dez 18, 2009 4:23 pm

Substituindo a bateria original Surecat.th
Ô, pessoal...

Tá na hora de ligar o desconfiômetro:

Se a bateria de no-break é mais barata, em alguma coisa eles economizam.

Onde eles economizam?

Vamos raciocinar juntos: o que uma moto tem, que um no-break não tem?

A) Uma moto tem um sistema de carga variável, ora manda menos corrente, ora manda mais, quase no limite da sobrecarga.

B) Um no-break tem uma fonte de alimentação muito regular, não varia quase nada.

C) Bateria de moto tem que fornecer uma grande corrente para o motor de partida, todo os dias, várias vezes ao dia.

D) Bateria do no-break só vai ter que fornecer corrente uma vez na vida e outra na morte, quando acontecer de faltar energia, isso se algum dia faltar.

E) Moto vibra (algumas pra caral K7).

F) Mesa de escritório só vibra se estiver em Tóquio em dia que Godzilla acorda com o pé esquerdo.

Dos itens C) e D), temos a consequência de que as baterias de no-break não são projetadas para fornecer grandes correntes com frequência. Então essa solução pode até funcionar mais ou menos com motos sem partida elétrica, mas não vão aguentar alimentar a partida elétrica das nossas motos, vão pedir água bem mais rápido que as originais.

Se eu fosse fabricante de baterias e fosse economizar, ia fabricar baterias de no-break com a carcaça plástica mais fina, usando um plástico menos resistente e mais barato, e com componentes menos robustos, porque nunca vai sofrer impactos e a fonte de alimentação nunca vai mandar sobrecargas.

A menos, claro, que eu fabricasse baterias em Tóquio.

Nunca se sabe os humores de Godzilla.

Ou Mothra.

Resumindo:

NUNCA INSTALE UMA BATERIA DE NOBREAK EM SUA MOTO, A MENOS QUE QUEIRA VER SEU CHASSI CORROÍDO E SUA PERNA QUEIMADA PELO ÁCIDO QUE VAI VAZAR DE DENTRO DAQUELA BATERIA QUE VOCÊ PAGOU BARATINHO, MAS NÃO AGUENTOU O TRANCO E RACHOU....


Última edição por jeff em Sex Dez 18, 2009 4:35 pm, editado 1 vez(es)
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty Re: Substituindo a bateria original

Mensagem  edu.ramos Sex Dez 18, 2009 4:33 pm

Concordo com o Jeff, cada coisa para cada coisa.
edu.ramos
edu.ramos
Forista
Forista

Número de Mensagens : 196
Idade : 42
Localização : David Canabarro - RS
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 20/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty Re: Substituindo a bateria original

Mensagem  oalexandre Sáb Dez 19, 2009 7:28 am

Se algum doidão tiver coragem de fazer o teste, posta o resultado aí pra nós, kkkkk!
oalexandre
oalexandre
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 881
Idade : 41
Localização : divinópolis-mg
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 04/10/2008

http://www.reclameaqui.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty Afinal que Bateria é a Original da Dafra Speed: 12V 6 ou 7Ah?

Mensagem  EmersonLNR Qui Abr 22, 2010 11:48 pm

Pessoal, bom dia.

Sou completamente leigo, nem CNH A eu tenho. Comprei no impulso uma DAFRA SPEED 150 2009 que estava a muito tempo parada.
Resultado. Bateria Arriada.

Levei para carregar só que disseram que não tinha mais jeito.

Me "venderam" uma usada com o mesmo código que é YTX7LBS (http://www.bateriasroute.com.br/aplicacoes_produto.php?idProduto=5) e agora da YUASA com simbolo da Honda (dizem original).

Na antiga e na nova (usada) consta: 12V 6Ah. No site da ROUTE consta que este modelo é o indicado para dafra. Só que no manual da Dafra (disponibilizada neste forum) diz que a bateria deve ser 12V 7Ah.

Se usar a de 6Ah em vez de 7Ah, terei algum problema?
Qual a especificação que consta em suas baterias?
E nos Manuais?

Abraço a todos.
EmersonLNR
EmersonLNR
Novato
Novato

Número de Mensagens : 14
Idade : 57
Localização : Barueri-SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 22/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty Re: Substituindo a bateria original

Mensagem  cristianobj470 Sex Abr 23, 2010 12:06 am

AMIGO 12VOLTS QUASE TODAS ELAS SÃO SE MANDAR MAIS QUE 12VOLTS QUEIMA LAMPADA DAE POR DIANTE
7 Aperes ou 6 é a força dela como uma de carro tem 45 55 e ai por diante
no caso 7 aperes e mais forte que a de 6

cristianobj470
Forista
Forista

Número de Mensagens : 306
Idade : 36
Localização : Porto Alegre/RS
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty Re: Substituindo a bateria original

Mensagem  jeff Sex Abr 23, 2010 11:17 am

Emerson,

6 A ou 7 A é a capacidade de corrente que a bateria tem. Uma bateria de 7 Amperes é mais potente que uma de 6, e isso faz diferença na hora de acionar o motor de partida.

Agora, é estranho que a bateria que estava instalada não seja a especificada. Se você comprou a moto original, a bateria deveria estar plenamente de acordo com as especificações.

Existe alguma possibilidade de um dia você ter deixado a moto em um estacionamento e o pessoal ter roubado a sua bateria e colocado outra no lugar? Isso leva menos de 5 minutos, e malandro por aí tá cheio.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty Re: Substituindo a bateria original

Mensagem  EmersonLNR Sex Abr 23, 2010 2:19 pm

Jeff, Obrigado pela informação.

Na verdade eu comprei ela (speed 2009) num leilão, e a bateria talvez já não fosse a original, e a que veio nela estava completamente descarregada. Comprei uma de segunda mão com mesmas especificações da que eu removi, (testei e tinha carga), mesmo assim nada funciona da Dafra, apenas a partida do pedal. O fusível (esta muito ilegivel a amperagem) esta inteiro. Mesmo depois de o motor estar funcionando nada de elétrico (piscas, farois, paineis, conta giros) funciona.

Você sabe quanto um eletricista cobra para dar uma revisada. Sabe se existe algum esquema eletrico e pontos críticos de maiores defeitos?

Abraço

Emerson
EmersonLNR
EmersonLNR
Novato
Novato

Número de Mensagens : 14
Idade : 57
Localização : Barueri-SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 22/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty Re: Substituindo a bateria original

Mensagem  EmersonLNR Sex Abr 23, 2010 2:20 pm

Alguem conhece e indica algum eletricista ou mecanico aqui em Barueri/SP (Carapicuiba, Osasco, Jandira e Santana do Parnaiba tambem servem)

Abraço

Emerson


Última edição por EmersonLNR em Sáb Abr 24, 2010 9:24 am, editado 1 vez(es)
EmersonLNR
EmersonLNR
Novato
Novato

Número de Mensagens : 14
Idade : 57
Localização : Barueri-SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 22/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty Re: Substituindo a bateria original

Mensagem  jeff Sáb Abr 24, 2010 12:13 am

Emerson,

Pode ser algo simples. O fusível pode parecer inteiro, mas estar interrompido (já aconteceu comigo). Por isso que eletricista testa fusível com multímetro, para ver se ele oferece resistência (não pode oferecer).

Quando mandei trocar os piscas da minha, já pedi para fazer uma revisão dos chicotes. Acabaram trocando o punho esquerdo que deu problema no interruptor (burrada minha, provoquei um curto besta). Me cobraram 80 reais aqui em Mauá (do lado de Santo André).

Boa sorte aí na região,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty Substituição da Bateria (a novela)

Mensagem  EmersonLNR Sáb Abr 24, 2010 9:39 am

Jeff, bom dia.

Quando troquei a bateria percebi que nos fios que são fixados na bateria saem mais 2 fios, um de cada polo.
Será que isto pode ser alarme ou bloqueador?
Se sim existe uma posição onde se localiza a chave de desbloqueio?
Se desligar e isolar estes fios será que resolve a falta de sistema eletrico em toda a moto?
O tal fusível que falei esta no cabo do polo negativo, parece ser do tal cabo secundário, será que existe outro fusivel que é o proprio da moto?
Será que encontro na net, fotos e vídeos demonstrato o sistema eletrico da Speed?

Abraço,

Emerson
EmersonLNR
EmersonLNR
Novato
Novato

Número de Mensagens : 14
Idade : 57
Localização : Barueri-SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 22/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty Re: Substituindo a bateria original

Mensagem  jeff Sáb Abr 24, 2010 11:58 am

Boa tarde, Emerson

Mais uma noite sem dormir, tô chegando agora...

Fui conferir na minha Kansas, do polo positivo sai um único cabo vermelho, e do negativo saem um cabo conectado ao chassi e um fio conectado ao chicote principal. Então, esses fios adicionais devem ser realmente de um bloqueador instalado pelo antigo dono.

Nunca tive moto com alarme/bloqueador, e de eletricidade consigo tomar choque até com chave geral desligada... Essa informação vou ficar devendo. Peço a quem instalou esse dispositivo para dar uma força.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty Re: Substituindo a bateria original

Mensagem  EmersonLNR Sáb Abr 24, 2010 12:31 pm

Pessoal, bom tarde.

Olha um vídeo no youtube que achei muito interessante.



Abraço,

Emerson
EmersonLNR
EmersonLNR
Novato
Novato

Número de Mensagens : 14
Idade : 57
Localização : Barueri-SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 22/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty Re: Substituindo a bateria original

Mensagem  oalexandre Sáb Abr 24, 2010 4:24 pm

Opa, pagou quanto na speed de leilão?? Que ano e cor ela é?
oalexandre
oalexandre
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 881
Idade : 41
Localização : divinópolis-mg
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 04/10/2008

http://www.reclameaqui.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty Moto de leilão

Mensagem  EmersonLNR Sáb Abr 24, 2010 4:35 pm

Oalexandre, tudo bem?

Este tipo de moto era minha 3ª opção. Na ordem era

1) Dafra Laser 150
2) Dafra Kansas 150
3) Dafra Speed 150
Eram duas motos ambas Amarelas, 2008/9, a primeira eu quase arrematei mas perdi na martelada final
R$ 2.100, a segunda desisti porque ficou muito cara, quem arrematou desistiu (não sei porque) e no
repasse arrematei por R$ 2405, falta ainda documentação e algumas poucas coisas para fazer. Como
eu não manjo nada vou apanhar um pouco ainda.

Se souber de alguma dica me avisa. Ainda estou curtindo a motinha (nem sei pilotar ainda). CNH ainda a caminho. Quanto já tiver craque, vou passar ela para frente (com lucrinho) e pegar uma Kansas (Já que estou meu velhinho e barrigudo).

Abraços

Emerson
EmersonLNR
EmersonLNR
Novato
Novato

Número de Mensagens : 14
Idade : 57
Localização : Barueri-SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 22/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty Re: Substituindo a bateria original

Mensagem  oalexandre Sáb Abr 24, 2010 4:42 pm

Tenho uma dica sim: Muito cuidado ao andar de moto sem CNH, pois acontecendo qualquer coisa mesmo se voce tecnicamente estiver certo, voce se torna errado. Boa sorte com sua prova prática!
oalexandre
oalexandre
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 881
Idade : 41
Localização : divinópolis-mg
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 04/10/2008

http://www.reclameaqui.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty A MELHOR É DE GEL

Mensagem  BATERIA DE GEL Sáb Fev 05, 2011 8:03 am

NÃO É PORQUE EU VENDO, MAS A MELHOR BATERIA TANTO PARA CARRO QUANTO PARA MOTOS É A DE GEL, CUJA CARGA DURA EM MÉDIA 4 VEZES MAIS QUE AS BATERIAS COMUNS. E O MELHOR..MEU PRECINHO TÁ IMPERDÍVEL..

BATERIA DE GEL
Novato
Novato

Número de Mensagens : 1
Idade : 63
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 05/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty BATERIA DE ALARME, COLOQUEI

Mensagem  ALDIVAM Sáb Jun 25, 2011 8:14 pm

Olá pessoal, estou iniciando agora no forum.

Tenho uma speed a mais ou menos 1 ano e meio e a minha bateria pifou de vez semana passada!

Pesquisando preço vi que não ia ficar por menos que 125,00 reais. Então resolvi arriscar e colocar uma bateria de cerca eletrica 12v 7ah.

Aparetemente funciona muito bem

Ficarei monitorando para ver se da algum problema e posto aqui.

Obs. não foi preciso fazer nem um ajuste no suporte da bateria ficou perfeita a fixação.

Uma coisa que estranhei, na espicificação da dafra fala que a bateria é de 12v 7ah, mas a minha era de 12v 6ah.

Alguem mais teve essa surpresa?

abraço a todos DAFREIROS
ALDIVAM
ALDIVAM
Novato
Novato

Número de Mensagens : 43
Idade : 39
Localização : SÃO PAULO/ZONA SUL
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 23/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Substituindo a bateria original Empty Re: Substituindo a bateria original

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos