Kansas 150 cc em estrada de terra
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MANDRAKE!
Doug1844
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Re: Kansas 150 cc em estrada de terra
jeff escreveu:Boas dicas, Sergio!
Geralmente, o melhor dos passeios fica ao final de uma estradinha de terra (cachoeiras, praias de rio).
Aí você vai com sol e cai aquele pé d'água, e tem que voltar estrada acima...
Comofas?
Essas dicas podem ajudar muito.
Um abraço,
Jeff
Pois é Jeff, por isso que é recomendável sempre andar com no minimo mais um parceiro e preferencialmente mais dois, pois qq adversidades como tombo, pane e até mesmo acontecimentos mais graves temos aquele que fará companhia e aquele que irá buscar ajuda.
No caso de ir para rios, cachoeiras e praias fluviais primeiramente devemos conhecer muito bem as características do local, como relevo que influenciará tanto no acesso (declividades do terreno) e segurança durante estadia/lazer. No quesito segurança é importante termos uma noção da localização da nascente e/ou noção por onde passa o leito da drenagem para que em caso de chuva não sejamos apanhado de surpresa por uma "tromba d'água"/enchente ou um aumento repentino do nível da água pois qto mais acidentado ele for, mais encaixado o leito é, e a velocidade da correntensa muito maior. Sem dúvida este é meu maior receio nesta época do ano e todos devem atentar as alterações climáticas observando sempre se não existe nuvens pesadas próximas ou na direção dos córregos que compões determinada bacia hidrográfica. Um macete que sempre usei nesta época do ano principalmente qdo trabalhava em BH como guia de turismo de natureza é assim que chegarmos no destino, escolher um local com menor n° de banhistas e marcar com um risco de outra pedra ou colocar um pedra no limite da água e sempre observar se o nível está superando sua marca. Considero isso importante pq no local que estivermos pode esta fazendo um sol de rachar e muitas vezes as montanhas limitam nossa visão para qq precipitação pluvial que por ventura esteja acontecendo no entorno.
Voltando na questão de pilotagem que o Jeff pontuou, realmente morro acima talvez seja tão complicado qto morro abaixo ( no caso de chuva, lama, piso instável). Para subir é importante que todos no passeio ajudem, se o obstáculo for curto a garupa (se tiver) deverá descer da moto e se dirigir para um local menos ingrime ou menos escorradio. O piloto deverá observar de antemão a trajetória que julgar mas "fácil" a subida deve manter uma aceleração compatível com o limite de atrito com o terreno. Ora, se acelerarmos demais, a moto patinará(chamamos de cortar pedra) e não exercerá tração necessária para empurrar a moto subida acima. O normal é em alguns lugares a moto patinar e não conseguir subir, ae o piloto deve dar uma ajuda com as pernas, dando empurrões que servem ainda para ajudar o motor e estabilizar a moto que a esta altura já terá vontade própria. Se "pedalar" no chão não resolver, pedimos ao garupa ou um dos companheiros de passeio para dar uma força empurrando a traseira da moto, se isso não der certo tb, o piloto deve descer da moto e ajudar a empurrar (claro que com o motor funcionando e com marcha engrenada). Se a aclive for muito longo, devemos ir superando por partes, sempre ajudando o parceiro a superar o "sufoco". Talvez em degraus de pedras é necessário com a mãos segurar a roda dianteir e gira-la no sentido de transpor o obstáculo. A roda dianteira deve está livre pois a roda de trás vai passar onde a da frente passou. È importante estar atento qto ao uso excessivo da embreagem no caso de subidas. Muitos pilotos só sobem com a moto "debreada"(com embreagem acionada) isso poderá acontecer a queima dos discos de embreagem e pode deixar vc sem ela (eu particurlamente na cidade ou na terra, só uso embreagem para arrancadas salvo algumas reduções de marcha que saem do tempo)
Na pilotagem com segurança uma coisa é certa para descer usamos a mesma marcha para subir. No caso de descida lameada e/ou escorregadia a melhor maneira de conduzir e usar uma marcha forte 1° ou 2° no freio motor, mas haverá condições que o melhor é engrenar a moto de 1°, desligar o motor e ir descendo devagarzinho liberando a moto aos poucos na embreagem. Acho que é isso.
Espero ter contribuído de alguma forma para que aproveitem com tranquilidade e responsabilidade as "quebradas" que a natureza nos disponibiliza. É isso aí turma lembrando sempre de retornar todo o lixo que levamos e se bobear ainda trazer o lixo de algum sem educação que não deveria estar ali deixou, hehehe eu costumava falar com os clientes: "qdo agente trouxe tava cheio e porque agora que tá vazio nós vamos deixar?...", lembrar sempre de fechar cancelas/colchetes que abrirmos e respeitar os moradores locais com posturas e atitudes dignas, dar exemplos a outros "turistas"/usuários quanto o acondicionamento e limpeza do local, não retirar plantas e animais silvestres do seu habitat. Agindo assim estaremos contribuindo com o bem estar dos visitantes, da localidade e das pessoas e ainda voltaremos para casa com a consciência que fizemos o melhor.
Abraço a todos
sergio moc- Forista
- Número de Mensagens : 189
Idade : 48
Localização : Montes Claros
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 01/06/2009
Re: Kansas 150 cc em estrada de terra
é por isso que adoro este fórum!
valeu, Sergio! grandes dicas!
Um abraço,
Jeff
valeu, Sergio! grandes dicas!
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Kansas 150 cc em estrada de terra
Boa Sérgio!!
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
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