FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DICA] Troca do fluido da bengala

+13
rodrigostaley
Ailton e Karina
Rafael Pinheiro
Ill be back
Dan Floripa
clau
jonasbsb
jeff
xello 81
edu.ramos
HugoSA
Speed
Familia
17 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

bengala - [DICA] Troca do fluido da bengala - Página 2 Empty Re: [DICA] Troca do fluido da bengala

Mensagem  Gabriel Nogueira Qua maio 02, 2012 1:13 pm

Meus caros...

Primeiramente peço desculpas por ressucitar esse tópico... Mas o fiz por precisar esclarecer uma dúvida:
Qual o período para troca do fluido... Há um padrão ou indicativo da necessidade de faze-lo???

Pergunto, pois achei o tutorial muito explicativo e pretendo mexer na minha amarelinha, nesse fim de semana...

Agradeço desde já...
Abraços!!!
Gabriel Nogueira
Gabriel Nogueira
Forista
Forista

Número de Mensagens : 175
Idade : 35
Localização : São Vicente - SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

bengala - [DICA] Troca do fluido da bengala - Página 2 Empty Re: [DICA] Troca do fluido da bengala

Mensagem  Dan Floripa Qua maio 02, 2012 3:51 pm

gabriel1988 escreveu:Meus caros...

Primeiramente peço desculpas por ressucitar esse tópico... Mas o fiz por precisar esclarecer uma dúvida:
Qual o período para troca do fluido... Há um padrão ou indicativo da necessidade de faze-lo???

Pergunto, pois achei o tutorial muito explicativo e pretendo mexer na minha amarelinha, nesse fim de semana...

Agradeço desde já...
Abraços!!!

O ideal é a cada 10.000km, mas poucos o fazem.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

bengala - [DICA] Troca do fluido da bengala - Página 2 Empty Re: [DICA] Troca do fluido da bengala

Mensagem  Gabriel Nogueira Qua maio 02, 2012 3:57 pm

Dan Floripa escreveu:
gabriel1988 escreveu:Meus caros...

Primeiramente peço desculpas por ressucitar esse tópico... Mas o fiz por precisar esclarecer uma dúvida:
Qual o período para troca do fluido... Há um padrão ou indicativo da necessidade de faze-lo???

Pergunto, pois achei o tutorial muito explicativo e pretendo mexer na minha amarelinha, nesse fim de semana...

Agradeço desde já...
Abraços!!!

O ideal é a cada 10.000km, mas poucos o fazem.

Abraço!

Dan.

Blz Dan...
A minha tá com 5.300 km ainda... mas o trajeto em muitas ruas de São Vicente é deveras acidentado...temos mais buracos do que asfalto...

Eu sinto a direção um pouco "bamba", frouxa sabe? Pensei que deixando a suspensão um pouco mais dura, resolveria algo ou ao menos reduziria a cahce de prejuízos posteriores...

Aqui no Fórum eu aprendo bastante...

Costumo dizer que se dependesse da autorizada...cada proprietário deveria se tornar mecânico...

Abraço!
Gabriel Nogueira
Gabriel Nogueira
Forista
Forista

Número de Mensagens : 175
Idade : 35
Localização : São Vicente - SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

bengala - [DICA] Troca do fluido da bengala - Página 2 Empty Re: [DICA] Troca do fluido da bengala

Mensagem  Dan Floripa Qua maio 02, 2012 4:56 pm

gabriel1988 escreveu:
Dan Floripa escreveu:
gabriel1988 escreveu:Meus caros...

Primeiramente peço desculpas por ressucitar esse tópico... Mas o fiz por precisar esclarecer uma dúvida:
Qual o período para troca do fluido... Há um padrão ou indicativo da necessidade de faze-lo???

Pergunto, pois achei o tutorial muito explicativo e pretendo mexer na minha amarelinha, nesse fim de semana...

Agradeço desde já...
Abraços!!!

O ideal é a cada 10.000km, mas poucos o fazem.

Abraço!

Dan.

Blz Dan...
A minha tá com 5.300 km ainda... mas o trajeto em muitas ruas de São Vicente é deveras acidentado...temos mais buracos do que asfalto...

Eu sinto a direção um pouco "bamba", frouxa sabe? Pensei que deixando a suspensão um pouco mais dura, resolveria algo ou ao menos reduziria a cahce de prejuízos posteriores...

Aqui no Fórum eu aprendo bastante...

Costumo dizer que se dependesse da autorizada...cada proprietário deveria se tornar mecânico...

Abraço!

Gabriel para endurecer a suspensão dianteira, basta adicionar um pouco mais de óleo ATF, se não me engano vão 130ml em cada bengala, basta colocar 150ml, que ela já vai endurecer, mas tome cuidado par não endurece-la demais!! Quanto a estar bamba, veja se ela não está com folga na cx de direção, coxins dos amortecedores traseiros (podem estar partidos), folga nas rodas (rolamentos estourados/defeituosos), bucha da balança(gasta/danificada).

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

bengala - [DICA] Troca do fluido da bengala - Página 2 Empty Re: [DICA] Troca do fluido da bengala

Mensagem  Gabriel Nogueira Qui maio 03, 2012 7:59 am

Dan Floripa escreveu:
gabriel1988 escreveu:
Dan Floripa escreveu:
gabriel1988 escreveu:Meus caros...

Primeiramente peço desculpas por ressucitar esse tópico... Mas o fiz por precisar esclarecer uma dúvida:
Qual o período para troca do fluido... Há um padrão ou indicativo da necessidade de faze-lo???

Pergunto, pois achei o tutorial muito explicativo e pretendo mexer na minha amarelinha, nesse fim de semana...

Agradeço desde já...
Abraços!!!

O ideal é a cada 10.000km, mas poucos o fazem.

Abraço!

Dan.

Blz Dan...
A minha tá com 5.300 km ainda... mas o trajeto em muitas ruas de São Vicente é deveras acidentado...temos mais buracos do que asfalto...

Eu sinto a direção um pouco "bamba", frouxa sabe? Pensei que deixando a suspensão um pouco mais dura, resolveria algo ou ao menos reduziria a cahce de prejuízos posteriores...

Aqui no Fórum eu aprendo bastante...

Costumo dizer que se dependesse da autorizada...cada proprietário deveria se tornar mecânico...

Abraço!

Gabriel para endurecer a suspensão dianteira, basta adicionar um pouco mais de óleo ATF, se não me engano vão 130ml em cada bengala, basta colocar 150ml, que ela já vai endurecer, mas tome cuidado par não endurece-la demais!! Quanto a estar bamba, veja se ela não está com folga na cx de direção, coxins dos amortecedores traseiros (podem estar partidos), folga nas rodas (rolamentos estourados/defeituosos), bucha da balança(gasta/danificada).

Abraço!

Dan.

Blz Dan...

Cara, eu tirei a roda pra pintar o disco de freio... é necessário algum tipo de alinhamento? pode ser isso que deixa a direção bamba???

Sei que o tópico é sobre outro assunto...Tô aproveitando o embalo da conversa...
Gabriel Nogueira
Gabriel Nogueira
Forista
Forista

Número de Mensagens : 175
Idade : 35
Localização : São Vicente - SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

bengala - [DICA] Troca do fluido da bengala - Página 2 Empty Re: [DICA] Troca do fluido da bengala

Mensagem  Familia Qui maio 03, 2012 9:36 am

gabriel1988 escreveu:
Dan Floripa escreveu:
gabriel1988 escreveu:
Dan Floripa escreveu:
gabriel1988 escreveu:Meus caros...

Primeiramente peço desculp....

O ideal é a cada 10.000km, m...

Blz Dan...
A minha tá com 5.300 km ainda... mas o tr...

Gabriel para endurecer a suspensão dianteir...

Blz Dan...

Cara, eu tirei a roda pra pintar o disco de freio... é necessário algum tipo de alinhamento? pode ser isso que deixa a direção bamba???

Sei que o tópico é sobre outro assunto...Tô aproveitando o embalo da conversa...

A instabilidade da moto pode se dar com o pneu tambem, quando e o pneu deve ser observado basicamente os seguinte fatores, pneu mal calibrado (cheio demais ou vazio), pneu careca (opção descartada sua moto e nova), remendo na camara de ar muito grande ou inchado, pneu montado errado "invertido ou cheio de forma errada*". Estes são os problemas basicos com pneu.

* Pneu cheio de forma errada. O pneu tem uma guia que fica bem proxima ao aro da moto, esta guia serve para que no momento do enchimento, o pneu não fique nem para fora nem para dentro do aro, ela tem que ficar alinhada ao aro.

Quando o problema e o conjunto direção que compreende, suspensão/direção, ai temos os seguintes, bengalas com pouco oleo ou muito oleo (fluido), miolo da direção com folga ou estragado, mudança de guidão, guidão sem os pesos estabilizadores (são aquelas peças de ferro que ficam em cada estremidade do guidão).

Alinhamento da roda dianteira, a roda dianteira se auto-alinha, pois ela nao tem calibres ou esticadores adicionais, quando voce monta a roda no lugar ela ja fica na posição correta, sua roda pode ate estar desbalanceada, se for este o caso, voce mesmo pode verificar em casa.

Procedimento para realizar/verificar o balanceamento:

1º) Coloque a moto no cavalete central e suspensa a dianteira, use alguma coisa para deixar a roda livre para rodar na frente.
2º) Tire do lugar a pinça do freio e o caracol do velocimetro, coloque a roda no lugar sem as peças que foram retiradas, apenas coloque no lugar sem apertar o eixo, pois a roda deve rodar livre.
3º) De leve toque na roda para que ela rode, feito isso espere ela parar, marque o local onde ela parou (o local e o ponto mais baixo do pneu) usando giz ou pedaço de fita crepe, proceda na mesma forma, mais 2 ou 3 vezes para confirmar o local.
4º) Voce tem que comprar o chumbo de balanceamento, existe os que colam e com presilha, o de presilha e melhor, tem com varias gramas diferentes, compre umas 15 gramas, dividido em presilhas diferentes.
5º) O chumbo deve ser colocado no ponto oposto a marcação, rode novamente de leve e espere parar, se parar no mesmo local, coloque mais chumbo, repita o processo, se parar em outro lugar marque o novo local e repita o processo de novo, se parar em local diferente a roda foi balanceada corretamente.

A roda deve sempre parar em locais diferentes, ou parar onde ele for colocada com a mão.

Caso não se habilite a fazer em casa leve a uma oficina.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 48
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

bengala - [DICA] Troca do fluido da bengala - Página 2 Empty Re: [DICA] Troca do fluido da bengala

Mensagem  Gabriel Nogueira Qui maio 03, 2012 9:55 am

Familia escreveu:
gabriel1988 escreveu:
Dan Floripa escreveu:
gabriel1988 escreveu:
Dan Floripa escreveu:
gabriel1988 escreveu:Meus caros...

Primeiramente peço desculp....

O ideal é a cada 10.000km, m...

Blz Dan...
A minha tá com 5.300 km ainda... mas o tr...

Gabriel para endurecer a suspensão dianteir...

Blz Dan...

Cara, eu tirei a roda pra pintar o disco de freio... é necessário algum tipo de alinhamento? pode ser isso que deixa a direção bamba???

Sei que o tópico é sobre outro assunto...Tô aproveitando o embalo da conversa...

A instabilidade da moto pode se dar com o pneu tambem, quando e o pneu deve ser observado basicamente os seguinte fatores, pneu mal calibrado (cheio demais ou vazio), pneu careca (opção descartada sua moto e nova), remendo na camara de ar muito grande ou inchado, pneu montado errado "invertido ou cheio de forma errada*". Estes são os problemas basicos com pneu.

* Pneu cheio de forma errada. O pneu tem uma guia que fica bem proxima ao aro da moto, esta guia serve para que no momento do enchimento, o pneu não fique nem para fora nem para dentro do aro, ela tem que ficar alinhada ao aro.

Quando o problema e o conjunto direção que compreende, suspensão/direção, ai temos os seguintes, bengalas com pouco oleo ou muito oleo (fluido), miolo da direção com folga ou estragado, mudança de guidão, guidão sem os pesos estabilizadores (são aquelas peças de ferro que ficam em cada estremidade do guidão).

Alinhamento da roda dianteira, a roda dianteira se auto-alinha, pois ela nao tem calibres ou esticadores adicionais, quando voce monta a roda no lugar ela ja fica na posição correta, sua roda pode ate estar desbalanceada, se for este o caso, voce mesmo pode verificar em casa.

Procedimento para realizar/verificar o balanceamento:

1º) Coloque a moto no cavalete central e suspensa a dianteira, use alguma coisa para deixar a roda livre para rodar na frente.
2º) Tire do lugar a pinça do freio e o caracol do velocimetro, coloque a roda no lugar sem as peças que foram retiradas, apenas coloque no lugar sem apertar o eixo, pois a roda deve rodar livre.
3º) De leve toque na roda para que ela rode, feito isso espere ela parar, marque o local onde ela parou (o local e o ponto mais baixo do pneu) usando giz ou pedaço de fita crepe, proceda na mesma forma, mais 2 ou 3 vezes para confirmar o local.
4º) Voce tem que comprar o chumbo de balanceamento, existe os que colam e com presilha, o de presilha e melhor, tem com varias gramas diferentes, compre umas 15 gramas, dividido em presilhas diferentes.
5º) O chumbo deve ser colocado no ponto oposto a marcação, rode novamente de leve e espere parar, se parar no mesmo local, coloque mais chumbo, repita o processo, se parar em outro lugar marque o novo local e repita o processo de novo, se parar em local diferente a roda foi balanceada corretamente.

A roda deve sempre parar em locais diferentes, ou parar onde ele for colocada com a mão.

Caso não se habilite a fazer em casa leve a uma oficina.

É Dan... eu vou dar uma verificada no balanceamento... Dicas muito boas... Daria um tutorial ein?
Das alternativas citadas... eu troquei o guidão dela por um de Strada, mas continuo usando os pesos... Vou dar uma verificada e logo chego com o resultado...
Obrigado!!
Gabriel Nogueira
Gabriel Nogueira
Forista
Forista

Número de Mensagens : 175
Idade : 35
Localização : São Vicente - SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

bengala - [DICA] Troca do fluido da bengala - Página 2 Empty Re: [DICA] Troca do fluido da bengala

Mensagem  Natão Qua Jul 04, 2012 1:58 pm

Vou ver se troco da Next por um de viscosidade maior. O original é 10w. Quero colocar o 15w ou 20w.

Natão
Novato
Novato

Número de Mensagens : 46
Idade : 37
Localização : Campinas-SP
Moto : Next 250
Data de inscrição : 19/06/2012

http://www.natanlorenzi.com

Ir para o topo Ir para baixo

bengala - [DICA] Troca do fluido da bengala - Página 2 Empty Re: [DICA] Troca do fluido da bengala

Mensagem  Cássio Fernandes Qua Jul 04, 2012 3:25 pm

A Carol completou 20 mil km e nunca mechi no óleo das bengalas, ainda funcionam belezinha, sem vazamentos ou batendo, acho que pra quem anda em estrada boa, da pra deixar um pouco mais que a recomendação de 10 mil km, já quem roda em terrenos acidentados, pode ser que seja necessário a troca antes. Vale a pena considerar que ando 95% do tempo sozinho.

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

bengala - [DICA] Troca do fluido da bengala - Página 2 Empty Re: [DICA] Troca do fluido da bengala

Mensagem  Dan Floripa Qua Jul 04, 2012 4:01 pm

Cássio Fernandes escreveu:A Carol completou 20 mil km e nunca mechi no óleo das bengalas, ainda funcionam belezinha, sem vazamentos ou batendo, acho que pra quem anda em estrada boa, da pra deixar um pouco mais que a recomendação de 10 mil km, já quem roda em terrenos acidentados, pode ser que seja necessário a troca antes. Vale a pena considerar que ando 95% do tempo sozinho.

Abraços

É que o óleo perde as suas propriedades e fica um cheiro ruim que tu não tem noção!!

Um abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

bengala - [DICA] Troca do fluido da bengala - Página 2 Empty Re: [DICA] Troca do fluido da bengala

Mensagem  Cássio Fernandes Qua Jul 04, 2012 4:05 pm

Então vou levar pra trocar em uma oficina mais longe, ou na concessionária Dafra, pra empestiar tudo por lá, meu medo é sair de lá e a roda cair pale pale pale

Vou trocar logo então pra evitar cheiro desagradável em casa.

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

bengala - [DICA] Troca do fluido da bengala - Página 2 Empty Re: [DICA] Troca do fluido da bengala

Mensagem  Dan Floripa Qua Jul 04, 2012 4:16 pm

Cássio Fernandes escreveu:Então vou levar pra trocar em uma oficina mais longe, ou na concessionária Dafra, pra empestiar tudo por lá, meu medo é sair de lá e a roda cair pale pale pale

Vou trocar logo então pra evitar cheiro desagradável em casa.

Abraços

Não, o cheiro não sai de dentro do cilindro (bengala), só quando abre (desmonta) para fazer a manutenção ou reparo.

Um abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

bengala - [DICA] Troca do fluido da bengala - Página 2 Empty Re: [DICA] Troca do fluido da bengala

Mensagem  Natão Qui Jul 05, 2012 2:34 pm

Que óleo as motos de vocês usam 5w, 10w, 15w, 20w?

Natão
Novato
Novato

Número de Mensagens : 46
Idade : 37
Localização : Campinas-SP
Moto : Next 250
Data de inscrição : 19/06/2012

http://www.natanlorenzi.com

Ir para o topo Ir para baixo

bengala - [DICA] Troca do fluido da bengala - Página 2 Empty Re: [DICA] Troca do fluido da bengala

Mensagem  jeff Qui Jul 05, 2012 2:36 pm

Não troquei até hoje, mas usaria um 15W ou 20W.

Menos que isso o óleo parece uma água suja.

Um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

bengala - [DICA] Troca do fluido da bengala - Página 2 Empty Re: [DICA] Troca do fluido da bengala

Mensagem  Natão Sex Jul 06, 2012 7:31 am

jeff escreveu:Não troquei até hoje, mas usaria um 15W ou 20W.

Menos que isso o óleo parece uma água suja.

Um abraço,

jeff

Fork oil da Motul usas, jeff?

Pretendo trocar o da Next por um um pouco mais viscoso (o dela é 10w), a frente dela afunda rápido e percorre o curso muito fácil, chegando ao fim e batendo fácil. Vou ver se coloco os 15w.

Natão
Novato
Novato

Número de Mensagens : 46
Idade : 37
Localização : Campinas-SP
Moto : Next 250
Data de inscrição : 19/06/2012

http://www.natanlorenzi.com

Ir para o topo Ir para baixo

bengala - [DICA] Troca do fluido da bengala - Página 2 Empty Re: [DICA] Troca do fluido da bengala

Mensagem  jeff Sex Jul 06, 2012 9:05 am

Não troquei até hoje...

Como esse óleo não é muito exigido (não se aquece), qualquer óleo tipo ATF dá conta do recado. O ATF da mobil é muito bom.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

bengala - [DICA] Troca do fluido da bengala - Página 2 Empty Re: [DICA] Troca do fluido da bengala

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos