6000 rpm?
3 participantes
Página 1 de 1
6000 rpm?
Amigos,
peguei minha Kansas ontem e como todo bom usuário li o manual de cabo a rabo. Porém, na parte que fala do amaciamento, o manual diz "Evite ultrapassar 6000 rpm" (p. 34). Sei que "rpm" significa "rotação por minuto", mas a que isso equivale? É minha primeira moto, então não sei exatamente como controlar isso.
Obrigado!
peguei minha Kansas ontem e como todo bom usuário li o manual de cabo a rabo. Porém, na parte que fala do amaciamento, o manual diz "Evite ultrapassar 6000 rpm" (p. 34). Sei que "rpm" significa "rotação por minuto", mas a que isso equivale? É minha primeira moto, então não sei exatamente como controlar isso.
Obrigado!
woody1sp- Novato
- Número de Mensagens : 19
Moto : Kansas 150cc
Re: 6000 rpm?
É complicado ter a noção exata da rotação pelo motor, mas para amaciamento tente passar as marchas da seguinte forma:
1 para a 2: assim que acelerar um pouco (primeira marcha é so para colocar a moto em movimento)
2 para a 3: marcador estiver um pouco acima dos 35 km/h
3 para a 4: marcador estiver em 50km/h
4 para a 5: marcador estiver nos 70km/h
apos o amaciamento voce pode somar uns 15 % nesses valores para passar as marchas.
1 para a 2: assim que acelerar um pouco (primeira marcha é so para colocar a moto em movimento)
2 para a 3: marcador estiver um pouco acima dos 35 km/h
3 para a 4: marcador estiver em 50km/h
4 para a 5: marcador estiver nos 70km/h
apos o amaciamento voce pode somar uns 15 % nesses valores para passar as marchas.
Re: 6000 rpm?
Olá Woody boa tarde, seja bem vindo ao fórum, olha quando a moto não tem contagiros é dificil seguir o que o manual diz não é verdade, parece que os fábricantes estão de gosação quando escrevem isto no manual, más não é um bicho de sete cabeças com o tempo a gente educa o ouvido e faz a troca bem próximo do giro recomendado,pois é ali que se encontra a faixa útil de torque( força do motor). prá facilitar sua educação eu recomendo a você pedir ajuda a um amigo que tenha moto de 150 cc e que tenha contagiros aí ligue a moto e vá acelerando até atingir a marca de 6000 rpms, e memorize este som e vibação eu acho que assim você terá uma idéia de fazer as marchas sem problemas, qualquer dúvida entre em contato. ok um abraço.
José Luiz.
José Luiz.
nego- Admin
- Número de Mensagens : 978
Moto : Super100
Valeu!
Obrigado, amigos!
Um abraço
Um abraço
woody1sp- Novato
- Número de Mensagens : 19
Moto : Kansas 150cc