FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe"

+11
will_santana
Ricardo Silva
Giliardi Cardozo
Cassius
Dan Floripa
pablodemelo
oalexandre
jeff
wandao.a
Cássio Fernandes
Familia
15 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 Empty Re: [DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe"

Mensagem  Ailton e Karina Qua Mar 09, 2011 10:46 am

Parabens pelo topico a minha kansas está com 6 mil km, quando ela completar 10 mil verifico esse sistema
Ailton e Karina
Ailton e Karina
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 526
Idade : 40
Localização : Mauá - SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 17/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 Empty Re: [DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe"

Mensagem  Convidad Qua Mar 09, 2011 11:19 am

Galera,

A minha esta com 9.500 km e toda troca que faço eu tiro a tela e limpo, já fiz disso um costume. Até então em nenhum dos casos detectei sujeira mas continuo procedendo dessa forma.
Inclusive quando vou retirar o óleo velho me preocupo em colocá-lo num recipiente bem limpo, pois assim consigo verificar caso haja algum resíduo o óleo.

Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 Empty Re: [DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe"

Mensagem  Cássio Fernandes Qua Mar 09, 2011 2:24 pm

Faço a verificação em todas as trocas de óleo da Carol, nunca encontrei nenhum resíduo na tal tela por enquanto.
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 Empty Re: [DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe"

Mensagem  Cassius Qui Mar 10, 2011 6:08 am

Ontem me aventurei a trocar todo o óleo da moto sozinho em casa, porém, nã otinha uma chave do tamanho do parafuso do filtro de tela para abrí-lo e verificar...
Assim que tiver paciencia/tempo/lembrar/dinheiro vou aumentar meu conjunto de ferramentas para verificar isso.
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1810
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 Empty Re: [DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe"

Mensagem  jeff Qui Mar 10, 2011 6:28 am

Essa é uma coisa que também preciso fazer. Troco na oficina por comodidade (e também para não ter que descartar o óleo...)

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 Empty Re: [DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe"

Mensagem  Convidad Qui Mar 10, 2011 7:04 am

cassius escreveu: Ontem me aventurei a trocar todo o óleo da moto sozinho em casa, porém, nã otinha uma chave do tamanho do parafuso do filtro de tela para abrí-lo e verificar...
Assim que tiver paciencia/tempo/lembrar/dinheiro vou aumentar meu conjunto de ferramentas para verificar isso.

Apenas para ajudá-lo caso ainda não saiba!!!

A chave utilizada para soltar o bojão do óleo de motor é uma 24mm.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 Empty Re: [DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe"

Mensagem  Cassius Qui Mar 10, 2011 2:18 pm

O Ricardo Silva já havia dito que era chave 24, mas eu só tenho até 20.
Uma boa pra sair desparafusando a parada toda é ter uma catraca, mas o maior bocal que eu tenho é 20...

Mesmo assim muito obrigado.

é...
pra quem não sabia nem colocar a moto no cavalete central a uns 3 meses atrás....
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1810
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 Empty Re: [DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe"

Mensagem  Convidad Qui Mar 10, 2011 3:12 pm

cassius escreveu:O Ricardo Silva já havia dito que era chave 24, mas eu só tenho até 20.
Uma boa pra sair desparafusando a parada toda é ter uma catraca, mas o maior bocal que eu tenho é 20...

Mesmo assim muito obrigado.

é...
pra quem não sabia nem colocar a moto no cavalete central a uns 3 meses atrás....

Fique a vontade para questionar a a respeito do que precisar!!!

O Fórum é pra isso mesmo. Mas lembre-se de pesquisar nos tópicos antes pois várias coisas podem já ter sido tratadas em outra ocasião.


Um Abraço,


Última edição por Edifrans em Ter Abr 12, 2011 2:32 pm, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 Empty Re: [DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe"

Mensagem  L340 Qua Mar 23, 2011 1:05 pm

Ricardo Silva escreveu:
cassius escreveu:Que chave é aquela? 20?
para abrir esse parafuso?

a chave é 24
Pronto, mais Reais virando em ferramenta...
[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 Dinheiro+voando
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 Empty Re: [DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe"

Mensagem  Convidad Qui Mar 24, 2011 6:05 am

Olá colega, muito bom estas imagens feitas por ti, mas tenho uma duvida, a Apache também tem este tipo de filtro?
Abraço, Marcelo

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 Empty Re: [DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe"

Mensagem  L340 Seg Abr 11, 2011 7:52 pm

L340 escreveu:
Ricardo Silva escreveu:
cassius escreveu:Que chave é aquela? 20?
para abrir esse parafuso?

a chave é 24
Pronto, mais Reais virando em ferramenta...
[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 Dinheiro+voando
descobri uma coisa hoje:
Chave de boca 15/16 serve.
Economizei 10 pratas :-)
Desmontei hoje, não tinha lá muita sujeira. Um pedacinho minúsculo ou outro de metal.
Está certo isso?
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 Empty Re: [DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe"

Mensagem  jeff Seg Abr 11, 2011 8:23 pm

Não entendi:

Como assim uma chave 15/16 serve?

O bujão de drenagem na parte de baixo do motor é 17, tenho certeza porque comprei uma chavona para ter mais alavanca e não precisar encostar a mão no motor quente.

O tampão do filtro é 24... como você conseguiu soltar com uma chave 15/16? scratch...

Idea Exclamation Exclamation Exclamation

PS: Agora caiu a ficha... é 15/16 de polegada, e não 15 - 16 mm... daãããã

Um pedacinho de metal ou outro é normal para um motor bem rodado (mas sempre é preferível não encontrar nada).

Normalmente fragmentos de aço são das engrenagens do câmbio, e se forem amarelos serão as bronzinas indo para o além. Isso pode não parece ser um bom sinal, a menos que as partículas sejam muito pequenas e em bem pouca quantidade.

Quantos km tem o seu motor?

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 Empty Re: [DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe"

Mensagem  I´ll be back !!! Seg Abr 11, 2011 9:07 pm

Amigos.

Uma pergunta aos mais entendidos em motores da Dafra.

O motor das GC (da qual o motor da Kansas e da Speed é muito “parecido”, parece que tem DOIS filtros, o de tela (este exposto neste tópico e o filtro centrifugo), (dentro da bomba de óleo). Será que tem este recurso também nos motores Dafra? (pergunto por que são muito parecidos)?

O filtro centrifugo e só abrir e limpar a cada 12.000km

Pior é na NX4 Falcom, são dois filtros de ar e dois filtro de óleo..

Leiam:
http://www.motonline.com.br/default.asp?cod=8502&categoria=7

I´ll be back !!!
I´ll be back !!!
Novato
Novato

Número de Mensagens : 49
Idade : 63
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 24/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 Empty Re: [DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe"

Mensagem  L340 Seg Abr 11, 2011 9:41 pm

jeff escreveu:Não entendi:

Como assim uma chave 15/16 serve?

O bujão de drenagem na parte de baixo do motor é 17, tenho certeza porque comprei uma chavona para ter mais alavanca e não precisar encostar a mão no motor quente.

O tampão do filtro é 24... como você conseguiu soltar com uma chave 15/16? scratch...

Idea Exclamation Exclamation Exclamation

PS: Agora caiu a ficha... é 15/16 de polegada, e não 15 - 16 mm... daãããã

Um pedacinho de metal ou outro é normal para um motor bem rodado (mas sempre é preferível não encontrar nada).

Normalmente fragmentos de aço são das engrenagens do câmbio, e se forem amarelos serão as bronzinas indo para o além. Isso pode não parece ser um bom sinal, a menos que as partículas sejam muito pequenas e em bem pouca quantidade.

Quantos km tem o seu motor?

Um abraço,

Jeff
Está com 14000 e alguma coisa.
Era um pedaço muito pequeno e fino, fiquei até com receio de me cortar e aquilo ficar preso na pele.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 Empty Re: [DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe"

Mensagem  jeff Ter Abr 12, 2011 6:36 pm

Sim, são dois filtros, o centrífugo e o de tela.

A mecânica basicamente é igual à da cg, exceto pela bomba de óleo que é acionada por corrente, e pelo conjunto balanceiro, que vem a mais.

Quanto ao cavaco, só isso não é preocupante. Continue verificando a cada troca, se aumentar o tamanho/quantidade, pode valer a pena abrir o motor para verificar algum componente com desgaste anormal.

Um abraço,

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 Empty Re: [DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe"

Mensagem  Familia Sáb Abr 16, 2011 9:34 pm

Marcelo Gandini escreveu:Olá colega, muito bom estas imagens feitas por ti, mas tenho uma duvida, a Apache também tem este tipo de filtro?
Abraço, Marcelo

Na apache nao tem este tipo de filtro, tem o filtro de oleo que faz as vezes do filtro de tela.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 48
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 Empty filtro

Mensagem  marciofumezao Qua maio 16, 2012 2:09 pm

Familia escreveu:Ontem realizei uma revisão geral na moto, pois já estava na hora mesmo, e quando fui fazer a troca de oleo, lembrei do filtro de tela, já estava com algum tempo que eu não o observava.
O filtro de tela e um dispositivo que segura impurezas que circulam dentro do motor, ele não e um filtro de oleo, mas funciona como se fosse, pois na segunda revisão eu que fiz na speed, tinha um montão de lixo do motor preso na tela, em outras limpezas eu sempre encontro alguma sujeira, nesta ultima limpeza encontrei sujeira tambem e pensando nisto decidi dar esta pequena dica para que todos facam esta verificação em suas motos.

Localização: lado esquerdo do motor, abaixo do cambio.
[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 FT001-1

Componentes: tampa com rosca, anel de vedação, mola tensora, filtro de tela, notem a sujeira.
[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 FT002

Vejam a sujeira nos locais indicados
[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 FT003

Limpe as partes, eu uso white lub e agua, e pano para limpeza, abaixo vejam que ja estao limpos.
[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 FT004

Incline a moto para escorrer o restante do oleo
[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 FT005

Montagem: esta e a sequencia de montagem dos componentes: Filtro, mola, anel, tampa.
[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 FT006

eu não achei esse filtro em nem uma dafra ou hunter por aqui,será que são diferentes?
marciofumezao
marciofumezao
Novato
Novato

Número de Mensagens : 1
Idade : 44
Localização : brasilia
Moto : Super100
Data de inscrição : 18/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe" - Página 2 Empty Re: [DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe"

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos