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Pneu Furado??? Segue algumas regras

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Pneu Furado??? Segue algumas regras Empty Pneu Furado??? Segue algumas regras

Mensagem  Marcelo Soares Calçada Qua Jul 02, 2008 4:21 pm

Explicações fornecidas por um amigo (Alex Fazendeiro do Scooter Clube do Brasil)

Graças a tecnologia estamos cada vez mais livres do incômodo do pneu furado.

Primeiro é preciso fazer uma diferenciação entre o que é preventivo e o que é curativo. Um produto que previne e protege os pneus de objetos perfurantes é chamado de preventivo. Dentro dessa categoria, os selantes e câmaras especiais seladas são os produtos mais indicados. A Honda foi a primeira empresa no Brasil a equipar suas motos com uma câmara Tuff-up, dotada de um revestimento químico que veda o orifício após a retirada do objeto perfurante. Parte da composição química sai pelo furo e, em contato com o ambiente externo, reage e veda o furo. Normalmente essa câmara é disponível apenas para a roda traseira, estatisticamente a mais vulnerável a furos.

Aqui vale uma explicação. Muita gente estranha o fato de o pneu traseiro ser responsável por quase 100% dos furos, mas a explicação é muito mais simples do que se imagina. O prego está lá no asfalto deitado, em paz. Quando o pneu dianteiro passa por cima, a borracha aderente e aquecida levanta o prego que fica na posição perfeita pra penetrar no pneu traseiro.

A aplicação do selante deve observar as normas contidas no rótulo. Normalmente ele é indicado para pneus com câmara. É preciso esvaziar o pneu, retirar a válvula, injetar metade do tubo no pneu traseiro, metade no dianteiro, calibrar e rodar para que a espuma selante se espalhe uniformemente. Se a moto começar a apresentar vibrações na roda dianteira, refaça o balanceamento. Use de preferência em pneu novos e quando for trocar o pneu toque a câmara também e reaplique o selante. Aliás, pelo baixo preço das câmaras hoje em dia, é recomendável sempre trocá-la junto com os pneus.

Os selantes foram desenvolvidos durante a II Guerra Mundial para jipes e motos. Um dos truques mais manjados naquela época era jogar pregos pela estrada para furar os pneus dos veículos militares. Com o selante essa sabotagem foi inútil. Hoje em dia, nos países do Norte da Europa, muitos motoristas optam pelo selante nos carros para evitar o risco de ficar com pneu furado sob temperaturas muito baixas.

E depois?
Após aplicar o selante é preciso fazer inspeções periódicas para conferir se há objetos penetrados no pneu. Basta retirá-los e seguir usando a moto normalmente. Pode ocorrer de perder 2 a 3 libras, é normal, neste caso a simples calibragem volta tudo ao normal.
Além dos preventivos, existem no mercado os curativos, ou seja, produtos que devem ser aplicados depois do pneu furar. Também são espumas químicas, mas feitas para injetar depois de aparecer o furo. Raramente vi esses produtos funcionarem satisfatoriamente em pneus com câmara. Eventualmente funciona em pneus sem câmara, mas para esse tipo de pneus existe soluções mais eficientes.

Uma das vantagens do pneu tubeless (sem câmara)(CASO DA BURGMAN) é esvaziar de forma mais lenta, principalmente quanto ainda está quente. Depois que esfria ele esvazia muito rápido. Portanto, aproveite enquanto estiver rodando para chegar a um borracheiro mais próximo. O remendo de pneu sem câmara deve ser cuidadosamente analisado. Motos de alta performance exigem uma vulcanização que poucos borracheiros são capazes de fazer. Em caso de emergência existe um kit de remendo a frio, conhecido pelo apelido de “macarrão” que consiste de um tubo de borracha aplicado sob pressão no local do furo. Muito usado em automóveis, esse remendo não é bem visto em pneus de moto por causa da construção radial dos pneus. Em alta velocidade esse “macarrão” pode ser espirrado longe. Por isso é um remendo de emergência, que precisa ser refeito assim que encontrar um serviço especializado.

Nas motos pequenas, custom ou touring o uso do remendo a frio resiste por mais tempo, as também deve ser substituído pela vulcanização assim que possível. Existe disponível no mercado um kit de remendo a frio para pneus sem câmara, incluindo pequenos cilindros de ar comprimido para encher o pneu.

Lixa, cola, anda
Os pneus com câmara também podem ser remendados a quente (vulcanização) ou a frio. O sistema a quente é simples e tão antigo quanto o próprio pneu. Como já foi explicado, atualmente as câmaras estão tão baratas que em cidades como São Paulo sai mais barato trocar a câmara do que fazer a vulcanização.

Para as emergências o remendo a frio funciona muito bem. Trata-se um kit composto por tiras de borracha, lixa e cola. O procedimento exige a retirada da roda para acessar a câmara. Basta localizar o furo, lixar a área, passar a cola de benzina e depois colar o remendo. A operação toda é muito simples, mas tudo pode ir por terra se faltar uma simples bomba de encher pneu, ou o cilindro de ar comprimido. A exemplo do remendo no pneu sem câmara, esse remendo deve ser substituído pela vulcanização ou troca completa da câmara.

Para os praticantes de fora de estrada, há anos existe a câmara tipo mousse. Nada mais é do que uma espuma de densidade variada que substitui o ar da câmara. Nos enduros e ralis funciona muito bem, mas como é sensível às altas temperaturas, não pode ser usada por muito tempo no asfalto, sob risco de virar pó.
Recentemente a Michelin apresentou o revolucionário pneu sem câmara nem ar para scooters. A função do ar é feita por uma espiral de plástico e o pneu inclusive não tem as laterais (“ombros”). É um passo decisivo para um futuro tão sonhado pelos motociclistas, quando nunca mais um simples furo no pneu poderá acabar com todo um final de semana.

Mais lendas
Mais uma vez os fóruns de motociclistas da Internet são responsáveis por novas boatarias e lendas sem sentido. O selante é uma das maiores vítimas com uma avalanche de teses mirabolantes. Uma delas é que a câmara fica “entupida” e não permite mais calibragem. Outra é que não se pode usar no pneu dianteiro porque “tira” o balanceamento. Ambas são lendas. O pneu poderá ser calibrado normalmente, sem alterar em nada o procedimento normal de uso. E se for usado na quantidade e da forma correta não há porque comprometer o balanceamento. Claro que sempre tem um ou outro presepeiro que faz as coisas erradas e condena o produto por isso.

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