Protegendo o chicote da Speed modelo 2008
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Protegendo o chicote da Speed modelo 2008
Para quem possui um speed dos primeiros lotes já deve ter se incomodado com a aparencia daquela parte do chicote que desce do bloco do farol até o chassis da moto, pois é, aquilo alí é um simplesmente um serviço horrivel, é uma gambiarra parece uma gambiarra mas é a proteção original da fiação do chicote feita simplesmente de um monte de fita isolante enrolada.
Recentemente tive um problema com a partida com o neutro engatado, e o bendito do problema estava no chicote, então desmontei o bloco óptico do farol e desconectei todos os fios e desenrolei toda a fita isolante e descobri que estava tudo cheio de água por dentro e o fio neutro (verde / marrom) estava rompido em uma emenda bifurcada por causa da oxidação.
Na Região norte, onde moro, as chuvas são de lascar, ainda bem que não existe região serrana por aqui, senão as tragedias por alagamentos e enxurradas seriam 5 x mais catastroficas, já que as chuvas aqui são uma constante e intensas. Mas quem sofre mais por aqui com estas chuvas são as motocicletas (e os motociclistas ) mas dei um jeito para isolar pelo menos o chicote e garantir mais um tempo de vida útil para ele.
(Infelizmente não tirei as fotos do antes, pois estava só e as mão muito sujas)
Mas aqui vai o passo a passo:
Material necessários:
*Kit de ferramentas que acompanha a moto
*Tesoura
*Faca
* Fita Isolante (pelo menos 5 m)
* Uma caixa de latinhas de geladas do seu gosto
1 - Retire o bloco do farol e desconecte todos os fios (puxe segurando apenas no conector para não danificar os fios)
2 - Retire o chicote de dentro da carcaça do farol
3 - Desconecte a buzina e Retire-a com o suporte e junto com ela a presilha que prende o chicote no chassis.
4 - Comece a desenrolar a fita isolante.
5 - Se a capa de borracha que houver por baixo estiver rasgado em certas partes (no meu caso estava) haverá bastante água e será necessário seguir os passos 6 e 7, caso não haja água pule para o passo 8.
6 - Corte logitudinalmente (no sentido dos fios) a capa de borracha desde a entrada no chassis eté a ponte solta e procure por entre os fios, pequenas emendas enroladas com fita isolante e retire todas estas fitas e espere todos os fios secarem para passar para o próximo passo.
7 - Passe algum produto antioxidante (usei oleo antioxidante) nas emendas e se encontra alguma emenda rompida ou quase rompendo, vc pode refazê-las utilizando presilhas para emendas eletricas, com solda eletrica ou até mesmo enrolando os fios desde que se tome cuidado de isolar todas estas emendas com fita isolante.
8 - Antes de fazer a proteção, é bom checar se tudo está funcionando (para verificar se as emendas estão oK) ligar com cuidado todos os conectores e testar todos os controles e luzes da moto), se algum falhar, verifique as emendas.
9 - Consiga uma mangueira de conduite, (eu utilizei uma mangueira de uma máquina de lavar quebrada) e corte-a no tamanho suficiente que chegue do chassi até o local onde iniciava a capa de borracha no terminal dos conectores.
10 - Conte longitudinalmente o conduite:
11 - Para aumentar a segurança eu reaproveitei a capa de borracha e coloquei todos os fios dentro dela novamente e prendi em alguns pontos com fita isolante.
12 - Coloque todos os fios dentro do conduite, tome cuidado para que o lado cortado do conduite fique para baixo.
13 - Comece a passar fita isolante no conduite, prendendo-o com os dedos para que fique fechado na área do corte. Fique atento para dar um numero adicional de voltas nas duas extremidades, e quando enrolar a fita tente cobrir metade da fita da volta anterior (quem for bom de enrolar não vai ter dificuldades neste passo he heh he! )
14 - Monte todo o conjunto novamente (presilha, buzina, conectores e farol).
15 - Com tudo montado você deve ter um resultado assim:
Ficou muito parecido com as speeds modelo novo que utilizam conduite. È uma gambiarra que fica melhor que o original já que só de bem perto que se percebe que o material preto é fita isolante.
16 - Com a moto no cavalete lateral, procure o local mais baixo do chicote e com cuidado faça um pequeno furo que será o dreno no caso de entrada de água.
17 - Teste a moto
18 - Vá na geladeira e tome a caixa de gelada pois vc merece, mas lembre-se, não dirija!!!
Recentemente tive um problema com a partida com o neutro engatado, e o bendito do problema estava no chicote, então desmontei o bloco óptico do farol e desconectei todos os fios e desenrolei toda a fita isolante e descobri que estava tudo cheio de água por dentro e o fio neutro (verde / marrom) estava rompido em uma emenda bifurcada por causa da oxidação.
Na Região norte, onde moro, as chuvas são de lascar, ainda bem que não existe região serrana por aqui, senão as tragedias por alagamentos e enxurradas seriam 5 x mais catastroficas, já que as chuvas aqui são uma constante e intensas. Mas quem sofre mais por aqui com estas chuvas são as motocicletas (e os motociclistas ) mas dei um jeito para isolar pelo menos o chicote e garantir mais um tempo de vida útil para ele.
(Infelizmente não tirei as fotos do antes, pois estava só e as mão muito sujas)
Mas aqui vai o passo a passo:
Material necessários:
*Kit de ferramentas que acompanha a moto
*Tesoura
*Faca
* Fita Isolante (pelo menos 5 m)
* Uma caixa de latinhas de geladas do seu gosto
1 - Retire o bloco do farol e desconecte todos os fios (puxe segurando apenas no conector para não danificar os fios)
2 - Retire o chicote de dentro da carcaça do farol
3 - Desconecte a buzina e Retire-a com o suporte e junto com ela a presilha que prende o chicote no chassis.
4 - Comece a desenrolar a fita isolante.
5 - Se a capa de borracha que houver por baixo estiver rasgado em certas partes (no meu caso estava) haverá bastante água e será necessário seguir os passos 6 e 7, caso não haja água pule para o passo 8.
6 - Corte logitudinalmente (no sentido dos fios) a capa de borracha desde a entrada no chassis eté a ponte solta e procure por entre os fios, pequenas emendas enroladas com fita isolante e retire todas estas fitas e espere todos os fios secarem para passar para o próximo passo.
7 - Passe algum produto antioxidante (usei oleo antioxidante) nas emendas e se encontra alguma emenda rompida ou quase rompendo, vc pode refazê-las utilizando presilhas para emendas eletricas, com solda eletrica ou até mesmo enrolando os fios desde que se tome cuidado de isolar todas estas emendas com fita isolante.
8 - Antes de fazer a proteção, é bom checar se tudo está funcionando (para verificar se as emendas estão oK) ligar com cuidado todos os conectores e testar todos os controles e luzes da moto), se algum falhar, verifique as emendas.
9 - Consiga uma mangueira de conduite, (eu utilizei uma mangueira de uma máquina de lavar quebrada) e corte-a no tamanho suficiente que chegue do chassi até o local onde iniciava a capa de borracha no terminal dos conectores.
10 - Conte longitudinalmente o conduite:
11 - Para aumentar a segurança eu reaproveitei a capa de borracha e coloquei todos os fios dentro dela novamente e prendi em alguns pontos com fita isolante.
12 - Coloque todos os fios dentro do conduite, tome cuidado para que o lado cortado do conduite fique para baixo.
13 - Comece a passar fita isolante no conduite, prendendo-o com os dedos para que fique fechado na área do corte. Fique atento para dar um numero adicional de voltas nas duas extremidades, e quando enrolar a fita tente cobrir metade da fita da volta anterior (quem for bom de enrolar não vai ter dificuldades neste passo he heh he! )
14 - Monte todo o conjunto novamente (presilha, buzina, conectores e farol).
15 - Com tudo montado você deve ter um resultado assim:
Ficou muito parecido com as speeds modelo novo que utilizam conduite. È uma gambiarra que fica melhor que o original já que só de bem perto que se percebe que o material preto é fita isolante.
16 - Com a moto no cavalete lateral, procure o local mais baixo do chicote e com cuidado faça um pequeno furo que será o dreno no caso de entrada de água.
17 - Teste a moto
18 - Vá na geladeira e tome a caixa de gelada pois vc merece, mas lembre-se, não dirija!!!
Convidado- Convidado
Re: Protegendo o chicote da Speed modelo 2008
Fiz isso a um tempo atrás na minha Speed e está até hoje!!
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Protegendo o chicote da Speed modelo 2008
Dan Floripa escreveu: Fiz isso a um tempo atrás na minha Speed e está até hoje!!
Dan, você conseguiu alguma maneira de evitar que a água entre pela parte de traz do farol? já que a entrada dos conectores não é protegida contra a entrada de água e quando chove muito ou lavo, sempre acaba entrando um pouco de água dentro do farol (não no bloco, é na parte preta)...estou pensando em colocar uma borracha por dentro para desviar o fluxo mais ainda não sei como...
Convidado- Convidado
Re: Protegendo o chicote da Speed modelo 2008
Samio não tenho problemas com água ou oxidação dos conectores nessa parte (farol), mas tem como isolar com uma borracha.
Abraço!
Dan.
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
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Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
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