FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

OLEO APACHE

+5
jeff
Esdras de Paula Ribeiro
thiagooolg
wagner mota
Beto Mateiro
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

OLEO APACHE Empty OLEO APACHE

Mensagem  Beto Mateiro Dom Abr 10, 2011 4:24 pm

QUAL E O OLEO UZADO NO MOTOR DA APACHE QUE NAO PERDE A GARANTIA?
SERÀ QUE E PRECISO TROCAR O FILTRO DE OLEO COM 3.000 KM?

Beto Mateiro
Novato
Novato

Número de Mensagens : 2
Idade : 51
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 10/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Re: OLEO APACHE

Mensagem  wagner mota Dom Abr 10, 2011 5:11 pm

Brother

No manual indica a troca do filtro com 3.000km
na cc onde fiz a troca usam o óleo Mobil

abs
wagner mota
wagner mota
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2072
Idade : 60
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty OLEO APACHE

Mensagem  Beto Mateiro Seg Abr 11, 2011 7:17 pm

QUAL E A NUMERAÇAO DO OLEO?

Beto Mateiro
Novato
Novato

Número de Mensagens : 2
Idade : 51
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 10/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Re: OLEO APACHE

Mensagem  Convidad Ter Abr 12, 2011 1:02 pm

Beto Mateiro escreveu:QUAL E O OLEO UZADO NO MOTOR DA APACHE QUE NAO PERDE A GARANTIA?
SERÀ QUE E PRECISO TROCAR O FILTRO DE OLEO COM 3.000 KM?

É só você dar uma procurada aqui no Fórum que tem dezenas de tópicos sobre o assunto. De qualquer forma para você não perder a garantia, TODAS as revisões no período de um ano (sem limite de quilometragem) tem de ser feitas OBRIGATORIAMENTE em Concessionárias da Dafra.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Re: OLEO APACHE

Mensagem  thiagooolg Seg Jul 11, 2011 11:11 am

Beto Mateiro escreveu:QUAL E A NUMERAÇAO DO OLEO?
o oleo q o manual indica e o selenia 20w 50.. na verdade a marca quem escolhe e vc o importante e ser( sl 20w50 4t )por q e a especificaçao do motor...eu uso o (yamalube 20w 50 sl) esse oleo e o mesmo usado nas motos da yamaha.....peguei essa dica em varios forum de apache q eu visitei testei e realmente a moto fika bem melhor..eu perguntei na hora de fazer a revisao se eu poderia bota um oleo de minha preferencia e eles falaram que sim...entao leve e eles botaram + axo q nao e todas as cc q faz isso...no padrao eles botam o mobil ou o selenia...mais ai com uma boa conversa... Exclamation Exclamation Exclamation
thiagooolg
thiagooolg
Novato
Novato

Número de Mensagens : 23
Idade : 34
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 29/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Óleo para Apache 150

Mensagem  Esdras de Paula Ribeiro Qua Out 12, 2011 7:20 pm

Estou seguindo o manual e trocando o óleo com 3.000 KM ou 3 meses de uso. Verifiquei com 1.500 KM da troca e cor, viscosidade e nível iguais ao momento da troca. Ao verificar com 2.600 KM da troca, a cor e viscosidade basicamente iguais aos 1.500 KM porém o nível cerca de 20% abaixo da marca de máximo.

Perguntas: isso está normal?

Sendo que preciso usar óleo 20w50, posso usar o Motul 3000 normalmente?

A antiga CC de Brasília indicava e escrevia que o óleo devia ser trocado a cada 1.000 KM alegando que nossa região é muito quente e que o uso em alta rotação desgastava muito o motor. Essa solicitação não encontrava qualquer "apoio" do manual. Há alguma procedência na orientação da CC?

Esdras Ribeiro

Esdras de Paula Ribeiro
Novato
Novato

Número de Mensagens : 14
Idade : 64
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 03/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Re: OLEO APACHE

Mensagem  wagner mota Qui Out 27, 2011 9:23 am

ontem fui trocar o óleo da minha apache
sempre coloco o yamalube....até aí tudo bem

como estava na dúvida em relação as pastilhas de freio, troquei de mecânico pra pedir uma opinião
queria saber se elas estavam realmente na hora da troca....

o cara disse que as pastilhas estavam ruins (confirmando o que tinha me dito o outro mecânico)
e enquanto trocava o óleo falava mal da MINHA MOTO!
a principio disse que o filtro original que estava na moto não presta..
olhou pra mim e disse:
- quando vc for na cc comprar, peça para fazerem um filtro melhor!
aí colocou o meu (usado quer tinha tirado da moto) e um da yes do lado (o novo que colocou)...e ficou admirando os dois e dizendo...
o da yes é bem melhor...bem melhor!
já comecei a ficar puto...e enquanto trocava o óleo, continou...
- ah essa moto não presta (nesses termos)...é dafra....

imaginava comigo como pode uma pessoa prestar serviço pra alguem daquela maneira...
malhando o bem da pessoa na cara dura....

eu não sabia se respondia, se ignorava, se xingava....
saí de lá pensando...aqui não volto nunca mais...mesmo ele não sabendo nem fazer conta....tinha feito a menor...

abs
wagner mota
wagner mota
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2072
Idade : 60
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Re: OLEO APACHE

Mensagem  Convidad Ter Nov 01, 2011 11:38 am

O cara é um imbecil! A Apache, segundo o manual, troca óleo a cada 3.000km, juntamente com o filtro. O filtro é o mesmo da Yes, mas é tão bom quanto. Talvez no mercado paralelo se consiga mais barato que não concessionária, embora as peças da Apache estejam muito em conta, atualmente. O óleo recomendado é o Selenia 20W50, classe API SF, que é mais avançado que o Mobil. E custa pouco, aqui na CC de Pelotas, custa 12reais o litro.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Re: OLEO APACHE

Mensagem  jeff Ter Nov 01, 2011 3:22 pm

Pessoal, alguma coisa está errada nesses 3000 km para a troca de óleo da apache...

Por que todas as outras motos trocam o óleo a cada 1000 ou 1500 km, e somente a apache faz a troca a cada 3000 km?

Não há motivo para o intervalo de troca da apache ser maior que o das outras motos: o regime de trabalho é o mesmo, o esforço a que o óleo é submetido é o mesmo.... não há nada na apache que mude as condições de trabalho em relação às outras motos.

Com o tempo de uso, o óleo vai perdendo as qualidades lubrificantes, isso é universal. Somente óleos sintéticos podem ser usados com longos intervalos de troca, e esse não é o caso da apache.

Há somente uma vantagem em prolongar dessa maneira a troca do óleo: o fabricante vai vender mais peças de reposição mais cedo. Desconfiem.

Quanto à pergunta se é normal o óleo abaixar:

Sim, todo motor consome óleo durante seu funcionamento, e esse consumo varia de acordo com diversos fatores: temperatura ambiente, esforço a que o motor é submetido, regime de rotações, etc.

Pequenos vazamentos em viagens longas representam uma perda significativa: 1 gota (5 ml) a cada 10 km em uma viagem de 500 km representa uma perda de 250 mililitros. Viajando de cabo enrolado, pode acrescentar mais uns 50 a 100 ml de consumo normal.

As instruções do manual do proprietário dizem que se deve verificar o nível de óleo periodicamente. Achar que o óleo deve durar sem complementação até a próxima troca é um engano que pode custar a vida de seu motor.

Um abraço,

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Re: OLEO APACHE

Mensagem  Convidad Ter Nov 01, 2011 4:25 pm

Tens razão, Jeff. Talvez a presença do filtro de óleo seja a diferença dos outros motores 150cc. Não sei qual o prazo de troca de óleo da Yes, que tem filtro também.

De qualquer maneira, andar 3.000km sem conferir o nível é risco na certa! E o óleo relativamente barato não deve ser problema de trocar a cada 1.500 pelo menos, deixando o filtro para os 3k.

Editando: fui olhar no site dos intrudeiros e na moto com filtro, a informação que tem no manual também é de 3k km.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Re: OLEO APACHE

Mensagem  jeff Ter Nov 01, 2011 4:32 pm

Bom, taí uma diferença que eu não tinha pensado, o filtro de papel.

Mas o filtro centrífugo tem boa eficiência... sei lá, acho uma temeridade uma troca de uma moto arrefecida a ar demorar tanto tempo. Ainda se fosse com arrefecimento líquido, ela trabalharia a temperaturas inferiores, isso influi muito na durabilidade do óleo.

Se eu tivesse uma apache, eu só arriscaria passar dos 1500 km com um motul, que é para 3000 km.

Mas chegaria no máximo a uns 2000, e olhe lá. Ou ficaria mesmo nos 1500, por segurança.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Re: OLEO APACHE

Mensagem  wagner mota Qua Nov 02, 2011 7:30 pm


Pois é pessoal

o problema é que com essa questão/erro com a Kansas em relação ao oleo a gente acaba ficando com a pulga atrás da orelha.
no manual da apache diz que a troca deve ser feita a cada 3.000 km
se não me falha a memória a Fazer também é 3.000km cada troca

bem...verificar o nível de óleo é de lei....
hj dei um grau na minha apache, afinal pegamos chuva na volta da viagem e chuva na segunda...ela estava bem sujinha
aproveitei e medi o óleo.
estava com 6.200 quando iniciei a viagem e hj marcava 7.050..850km sendo 750 na viagem e está no nivel portanto não precisei completar....mto bom!!

penso o seguinte...apenas por precaução trocar entre 1.500 e 2.000....
piorar não vai portanto não custa gastar aí 18,00 e trocar ( uso yamalube)

aliás achei uma coisa engraçada e até comentrei com o Edi na viagem
coloco o yamalube e nos primeiros kms ela não fica tão filé...sinto que ela fica filé depois de rodar uns km's

é isso aí
abs galera
Wagner

é isso aí...
abs

wagner mota
wagner mota
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2072
Idade : 60
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Re: OLEO APACHE

Mensagem  ALLT Sáb Jan 07, 2012 1:59 pm

Qualquer oleo que seja o 20W50, tanto faz mineral ou sintetico!!!!
ALLT
ALLT
Forista
Forista

Número de Mensagens : 465
Idade : 37
Localização : Sorocaba - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Oleo Apache

Mensagem  Pliniodasmotoca Dom Fev 12, 2012 7:25 am

Troca de óleo aos 3000 km, acho um exagero. Mesmo a marca alegando que o prazo seja 3000 km's, existe a perda da viscosidade e o próprio consumo natural que o motor arrefecido a ar causa. A honda titan trás em seu manual a substituição do óleo a cada 4000 km, e esse fato levou vários proprietários a danificarem os motores de suas motos. Tenho uma titan (embora não gostar de Honda) e agora comprei uma Apache, e tenho a duvida de que quantidade de óleo devo colocar na moto com ou sem filtro....
Valeu hen.....

Pliniodasmotoca
Novato
Novato

Número de Mensagens : 47
Idade : 44
Localização : pocos de caldas
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 28/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Re: OLEO APACHE

Mensagem  jeff Dom Fev 12, 2012 10:48 am

Plínio,

De uns tempos para cá todas as montadoras passaram a dar prazos maravilhosos para a troca do óleo, na casa de 10.000 km para os carros e 4.000 km para as motos...

engraçado que as leis da física não mudaram nesses anos todos, e o óleo continua perdendo a viscosidade depois de algumas centenas ou 1000 km...

os óleos sintéticos permitem trocas um pouco mais espaçadas, mas não são mágicos.

será que mudou a tecnologia ou a avidez pelo lucro com a obsolescência precoce da frota?

esse é o primeiro passo para algum deputado propor o sucateamento dos automóveis/motos com poucas dezenas de milhares de km, mais uma maneira deles arrancarem dinheiro dos nossos bolsos...

a apache é 1 litro de óleo; mas não se preocupe tanto com a quantidade, o melhor é verificar o nível pela vareta exatamente de acordo com o manual, e completar se necessário, nem que seja só 100 ml.

o melhor critério é sempre o nível, porque a quantidade muda de acordo com o consumo, quilometragem do óleo, quilometragem da moto, pequenos vazamentos...

um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Re: OLEO APACHE

Mensagem  Convidad Dom Fev 12, 2012 11:01 am

Tinha também esta duvida, ai perguntei na concessionária Dafra de Marília-SP, me informaram que com troca de oleo + filtro (Papel) a quantidade é 1100ml e sem filtro 1000ml.

Abração.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Valeu!!!

Mensagem  Pliniodasmotoca Dom Fev 12, 2012 11:51 am

O jeff, brigadão cara. A duvida pairava, pois li sobre outros modelos da marca e percebi que era colocado uma quantidade de óleo superior ao recomendado pelo manual. A proposito, vc sabe quanto custa a sinaleira traseira esquerda e o peso do guidão juntamente com as peças internas?

Pliniodasmotoca
Novato
Novato

Número de Mensagens : 47
Idade : 44
Localização : pocos de caldas
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 28/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Re: OLEO APACHE

Mensagem  jeff Dom Fev 12, 2012 12:00 pm

o problema da falta de óleo só afeta speeds e kansas.

mas lembre-se que a lubrificação é essencial para qualquer motor, e manter o nível sempre acima da metade do recomendado é o segredo para seu motor durar toda a vida.

um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Re: OLEO APACHE

Mensagem  ernesto walter Dom Fev 12, 2012 5:58 pm

Essa história de aumentar prazos de troca de óleo,filtros,velas e revisões tanto para motos como para carros,são jogadas de marketing,para poderem dizer nas propagandas do menor custo de manutenção.Nos carros,antigamente,nos tempos do carburador,se fazia troca de velas com 10000km,mas com injeção eletronica,as velas são trocadas com 30000km(corsa),pois a injeção corrije eventuais defeitos das velas,mas eu vi as velas de um corsa com 30000 km e estavam em estado lastimavel .com abertura muito grande e os cantos dos eletrodos arredondados,alem de aumentar o consumo,forçaram os cabos de velas,que precisaram ser trocados.

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Re: OLEO APACHE

Mensagem  jeff Dom Fev 12, 2012 6:06 pm

exatamente!

e adivinha quem paga o pato?

por isso que nunca passo dos 1500 km com motul, que é para 3000 km. Mas esses 3000 são em motor resfriado a água, que aquece bem menos, e de menor rotação (automóveis chegam a 5000 6000 rpm, motos passam de 10 mil se não forem limitadas).

Gasto 20 reais a mais por mês, mas economizo uma boa grana em retífica e dor de cabeça, e ganho em confiabilidade.

um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty o oleo tava errado

Mensagem  Pliniodasmotoca Sex Fev 17, 2012 7:39 pm

Caraca!!! Como vcs sabem comprei a apache usada (com 3.500 km) ,quando foi trocar o oleo da motoca o camarada tinha colocado mais de 1.6 litros de oleo, em tempo de estourar os retentores.... han, o cambio dela quando o motor esquenta, ta duro demais, alguem sabe como melhorar isso??

Pliniodasmotoca
Novato
Novato

Número de Mensagens : 47
Idade : 44
Localização : pocos de caldas
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 28/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Re: OLEO APACHE

Mensagem  jeff Sex Fev 17, 2012 7:51 pm

colocar 1,6 litro de óleo num motor que tem gravado na carcaça 1000 ml, o cara é muito idiota.

se leu o fórum, é mais idiota ainda, porque sempre falamos aqui de kansas e speeds.

Talvez o cara tenha querido te sacanear, tipo "já que não posso ficar com ela, quero mais é que o novo dono se ferre"...

agora o câmbio duro não pode ter sido causado pelo fato de a moto ter rodado com excesso de óleo. O excesso poderia ter danificado pistão e biela por calço hidráulico, mas nunca endureceria o câmbio.

Que óleo você está usando? Se for algum SG (exceto o motul), isso pode ser melhorado com o uso de um óleo SL na quantidade correta.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Re: OLEO APACHE

Mensagem  jeff Sex Fev 17, 2012 8:11 pm

Ah, lembrei:

Com 3500 km o motor ainda está amaciando, o motor só se solta de verdade lá pelos 10 mil km. Minha moto tinha tendência a superaquecer quando comprei ela com 3350 km , e continuou assim por um bom tempo, tanto é que até troquei o paralama dianteiro.

Talvez isso não fosse necessário. já que fomos a Foz com mais 3 motos com paralama original, já amaciadas, e não tivemos problemas.

um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Oleo sl

Mensagem  Pliniodasmotoca Sex Fev 17, 2012 11:13 pm

Pois é, coloquei o Lubrax SL, e foi o que vcs me recomendaram (apenas um litro sem filtro). Não sei quantos km's a moto rodou com essa quantidade exagerada de oleo. Ouvi falar sobre um tal molytoke, vc sabe o que é epra que serve na verdade?

Pliniodasmotoca
Novato
Novato

Número de Mensagens : 47
Idade : 44
Localização : pocos de caldas
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 28/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Re: OLEO APACHE

Mensagem  jeff Dom Fev 19, 2012 1:28 pm

molykote é o vovô do militec, um aditivo à base de bissulfeto de molibdênio que é eficaz redutor de atrito, mas não sei se pode contaminar a embreagem. de modo geral, aditivos não são recomendados pelos fabricantes por causa da redução de atrito sobre a embreagem.

e também precisa tomar cuidado, porque a marca molykote surgiu com esse aditivo, mas hoje engloba vários outros produtos, inclusive óleos sintéticos que não são recomendáveis para nosso tipo de moto.

existem tipos de molykote que podem que ser aplicados por spray. veja o site do forum abaixo, as fotos são autoexplicativas.

http://www.3si.org/forum/f1/molykote-d321-r-anti-friction-coating-anyone-have-experience-coating-402900/

Um abraço,

Jeff
PS: site oficial:
http://www.dowcorning.com/content/auto/automaterial/specialty-lubricants.aspx

veja que há muitos tipos: graxas, compostos, pastas, lubrificantes sólidos, revestimentos....
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

OLEO APACHE Empty Re: OLEO APACHE

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos