FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

gicleur / valvulas e perda de potência

5 participantes

Ir para baixo

gicleur / valvulas e perda de potência Empty gicleur / valvulas e perda de potência

Mensagem  shakan Seg Abr 25, 2011 8:04 pm

Boa noite a todos, vou relatar meu pesadelo e torcer para achar uma luz no fim deste túnel escuro
que entrei a uns 2 meses e meio.

Até final de janei minha Kansas 250cc esta ótima! Nunca havia me dado problemas, apenas trocava o óleo e o filtro
e lubrificava a relação, tinha rodado 10.000km desde que comprei ela (Junho de 2009) e já havia feito 4 viagens de 300km
com ela se comportando incrivelmente bem... até que um dia notei que ela estava fazendo um barulho estranho na relação
mesmo lubrificada e tensionada, ainda não conhecia nenhum mecânico na cidade passei a fazer as revisões em casa depois
de levar 3x na concessionária e eles me devolverem fora do ponto, mas como não sabia oque poderia ser este problema tentei levar
la mas eles não tinham mais horários na semana, como viajaria no domingo e já era quarta feira comecei a saga de procura por
uma mecânica que pudesse ver isso e me entregar no prazo (sábado), nenhuma das indicadas como melhores poderia e resolvi apelar
para outras até achar uma, me disseram que estava na hora de trocar a relação, achei meio cedo pois era para durar uns 15.000 km no minimo
mas eu andava "judiando" da pobre nos últimos dias e como faria uma viagem de 890km direto resolvi trocar e aproveitar para fazer uma revisão geral nela... MINHA PIOR DECISÃO...

Na hora de pegar a moto recebi ela lavadinha e ouvi o que foi feito, regulagem das válvulas, regulagem do carburador e troca da
relação inteira, a troca da relação até então tinha se dado bem, mas me foi relatado que para deixar ela no ponto tinha sido uma briga
mas que agora estava tudo OK... fiz a viagem de ida, ao chegar no destino a moto morre...

problema: velas queimadas
causa: mistura rica.

levei no mecânico mais próximo e ele nao detectou o problema só me aconselhou a comprar velas adicionais para a volta e levar na
autorizada da minha cidade, chegando de volta a minha cidade (troquei 1 par de velas no caminho) consegui marcar uma revisão
em um mecânico bom da cidade , ele regulou o carburador, disse que estava todo mal regulado e que nao era mais nada, e que ela
poderia iniciar funcionando somente em 1 cilindro mas logo começaria a funcionar nos dois... achei estranho isso e de fato acontecia
rodei por mais uma semana e novamente ela morreu, mas desta vez nao era vela queimada, levei em outro mecânico e este constatou
que as válvulas estava tortas (passava gasolina, tinha faisca, tinha compressão mas a moto nao pegava)... e haviam passado uma
broca no gicleur da baixa para aumentar a vasão (O.O)...

As válvulas foram trocadas mas o gliceur não pode ser trocado ainda pois a Dafra não tem a peça e ainda nao me deram o retorno
de quando vai chegar... como nao posso ficar sem a moto foi feito um "reparo" no gicleur atual para diminuir a vasão de gasolina
e não deixar a mistura rica demais e desde então a moto perdeu rendimento, está fraca e nao tem a velocidade final igual a de antes...

pode ser somente a falta da troca do gicleur ou o pesadelo é ainda maior do que eu imagino???

[]s a todos

shakan
Novato
Novato

Número de Mensagens : 5
Moto : Kansas 250cc

Ir para o topo Ir para baixo

gicleur / valvulas e perda de potência Empty Re: gicleur / valvulas e perda de potência

Mensagem  jeff Ter Abr 26, 2011 9:06 am

Shakan,

Não fique na dependência das peças da dafra. Com apenas 850 motos no mercado, vai ser problema achar peças originais.

Em compensação, sua moto é toda baseada na yamaha virago 250, e é muito mais fácil achar peças para ela, pelo menos aqui na região.

Onde você está?

Boa sorte,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Moto : Kansas 150cc

gicleur / valvulas e perda de potência Empty Re: gicleur / valvulas e perda de potência

Mensagem  Ailton e Karina Ter Abr 26, 2011 11:29 am

Vixe que coisa né.

Momento muito complicado....

Jeff, mas a dafra tem obrigação de conseguir a peça né?
Ailton e Karina
Ailton e Karina
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 526
Moto : Outra marca ou ainda não tenho

Mensagem  jeff Ter Abr 26, 2011 1:25 pm

Ailton,

Não só a obrigação de arrumar, ela tem obrigação de não deixar faltar a peça, o que já descumpriu.

Então, entre ficar com a moto parada semanas esperando por um giclê ou ir na concessionária da yamaha e comprar a mesma peça (coisa de 5 reais, se tanto) e sair com ela no bolso, nem tem o que pensar.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Moto : Kansas 150cc

Mensagem  Familia Ter Abr 26, 2011 9:18 pm

Realmente voce tomou uma decisão muito errada, acredito que o mecanico que "tentou" regular as valvulas de sua moto achou que seria coisa facil de fazer, creio que ele tenha se perdido nos tempos de compressão, como voce informou a moto perdeu desempenho e ainda apresentou queima de velas devido a mistura rica, , voce tem duas alternativas a fazer.
1ª) Procure um mecanico que realmente trabalhe com motos quando falo motos e com todo o tipo, mecanico que trabalha com moto e facil de encontrar pois a maioria como eu conheço alguns so sabem trabalhar com motos hondas nao e porque e facil de consertar e sim porque tem mecanica basica.
2ª) Procure a autorizada dafra para resolver o pepino, ou ainda dentro da 2ª alternativa procure uma CC Yamaha ou Kasinski, eu disse Yamaha ou Kasinski mesmo, pois la eles vao resolver o seu problema e ainda vão colocar um gicle novo.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Moto : Super 50cc

Mensagem  shakan Qua Abr 27, 2011 5:59 pm

antes de tudo, obrigado pelas respostas...

Continuando a história, liguei para a concessionária Dafra daqui (Santa Maria - RS) para saber a quanto andava a
minha encomenda... fui surpreendentemente informado que houve um erro... a Dafra não vende os giclês em separado
(conhecidos também como kit carburador) mas apenas vendem o carburador inteiro por 1.600,00 Dilmas... 'jocolor' absurdo!
liguei para a a Yamaha da região pois realmente constatei que os giclês da virago e kansas 250 são iguais e novamente
um absurdo, esperei 10 min no telefone para ser informado que o kit sairia pela bagatela de R$ 132,00 ... e um pequeno
porém me disseram que nao fabricam mais e eu ia ter sorte se alguém no país tivesse isso em estoque... Evil or Very Mad

Recorri ao mercado livre e encontrei as duas peças em separado no valor de R$ 15,00 cada uma mais R$ 12,00 de frete ...
já fiz a encomenda e vou imprimir o manual e serviço da moto (se alguém se interessar é só pedir que eu mando) e vou
levar de presente para o mecânico, um ano e meio de puro amor com a moto e praticamente 2 meses de pura decepção
com o serviço dos mecânicos...

PS: segui o conselho do amigo Família... nem Yamaha nem Kasinski daqui fizeram questão de pegar o serviço, alegaram
poder mexer mas não dar garantia... é mole??? lol! soh queria resolver um problema mas to pensando em eu mesmo
fazer um curso de mecânica pq o pessoal anda meio fraco... :/

shakan
Novato
Novato

Mensagem  shakan Ter maio 03, 2011 4:30 pm

Olá, boa tarde a todos.

Estou ainda na espera da chegada dos gicles para a troca...
mas enquanto espero resolvi fazer algumas pesquisas descobri que
pode ser válvula mal regulada...
Notei também que as velas que estavam novinhas, uma continua como
nova e a outra esta preta que pelo que sei indica uma mistura rica...
poderia apenas o gicle ruim causar este tipo de problema todo?
nao achei nada relacionado na net, apenas achei que perde de potencia
pode estar diretamente relacionado a má regulagem de válvulas ou baixa
compressão do motor (imagino que tenha a ver com as válvulas tbm...

baixei umas preciosidades sobre mecânica de motos e disponibilizo depois
em um link aqui...

alguem já passou por alguma experiencia parecida ou poderia esclarecer estas
novas dúvidas???

[]'s

shakan
Novato
Novato

Mensagem  shakan Dom maio 08, 2011 1:09 pm

Manual de serviços da Kansas 250:
ManualServicos.Kansas_250+pecas_substitutas.zip

Manul de mecânica de motores (GERAL):
Manual.De.Mecanica.De.Motos._Pt.Br_.pdf

[]'s

shakan
Novato
Novato

Mensagem  Dan Floripa Dom maio 08, 2011 6:12 pm

Oi Shakan!

Uma vela normal e outra preta??
Isso diz que um cilindro não está queimando (vela normal), isso justifica o baixo rendimento (e o alto consumo, baixo rendimento, motor fraco etc...).
A Virago tinha um problema crônico de queima de cdi, até pode ser o teu caso, o mecânico vai ter que verificar para você.
Sim, válvulas mal reguladas também fazem o motor perder rendimento e aumentar o consumo, mas como tem uma vela preta e outra normal, no momento pode ser descartada (pois está indicando mistura muito rica, e um cilindro que não está queimando).

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Moto : Speed 150cc

Mensagem  Familia Seg maio 09, 2011 10:26 pm

E realmente shakan eles ate fazem o serviço mais nao dao a garantia pois se trata de uma moto de outro fabricante, seu problema esta principalmente no descompasso das valvulas, creio que quando voce realizou o servico, o mecanico nao conseguiu regular as valvulas para o mesmo tempo e tentou compesar isso gerando um alto fruxo de mistura ar+gasolina em um dos cilindros isso explicaria o auto indice de carbonizacao de uma das velas, creio que a principio o problema nao esteja diretamente relacionado ao gicle, nem a cilindro pois do contrario a sua moto nao estaria cansada "sem potencia", se fosse cilindro sua moto poderia estar com o motor "mancando" isto é, com um descompasso em todas as rotações inclusive em ponto morto.

Volto a sugerir que voce procure uma oficina Kasiski ou Yamaha para realizar o serviço mesmo sem a garantia.

Se for procurar uma oficina a parte procure oficinas que trabalhem tambem com motos grandes, pois nao e todo mecanico que sabe trabalhar com motor acima de 400cc, pois so aprenderam a trabalhar com um cilindro e quando veem 2 ficam cheio de dedo.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Moto : Super 50cc

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo