gicleur / valvulas e perda de potência
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FÓRUM MOTOS DAFRA :: Kansas 250 :: Kansas 250 :: Defeitos
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gicleur / valvulas e perda de potência
Boa noite a todos, vou relatar meu pesadelo e torcer para achar uma luz no fim deste túnel escuro
que entrei a uns 2 meses e meio.
Até final de janei minha Kansas 250cc esta ótima! Nunca havia me dado problemas, apenas trocava o óleo e o filtro
e lubrificava a relação, tinha rodado 10.000km desde que comprei ela (Junho de 2009) e já havia feito 4 viagens de 300km
com ela se comportando incrivelmente bem... até que um dia notei que ela estava fazendo um barulho estranho na relação
mesmo lubrificada e tensionada, ainda não conhecia nenhum mecânico na cidade passei a fazer as revisões em casa depois
de levar 3x na concessionária e eles me devolverem fora do ponto, mas como não sabia oque poderia ser este problema tentei levar
la mas eles não tinham mais horários na semana, como viajaria no domingo e já era quarta feira comecei a saga de procura por
uma mecânica que pudesse ver isso e me entregar no prazo (sábado), nenhuma das indicadas como melhores poderia e resolvi apelar
para outras até achar uma, me disseram que estava na hora de trocar a relação, achei meio cedo pois era para durar uns 15.000 km no minimo
mas eu andava "judiando" da pobre nos últimos dias e como faria uma viagem de 890km direto resolvi trocar e aproveitar para fazer uma revisão geral nela... MINHA PIOR DECISÃO...
Na hora de pegar a moto recebi ela lavadinha e ouvi o que foi feito, regulagem das válvulas, regulagem do carburador e troca da
relação inteira, a troca da relação até então tinha se dado bem, mas me foi relatado que para deixar ela no ponto tinha sido uma briga
mas que agora estava tudo OK... fiz a viagem de ida, ao chegar no destino a moto morre...
problema: velas queimadas
causa: mistura rica.
levei no mecânico mais próximo e ele nao detectou o problema só me aconselhou a comprar velas adicionais para a volta e levar na
autorizada da minha cidade, chegando de volta a minha cidade (troquei 1 par de velas no caminho) consegui marcar uma revisão
em um mecânico bom da cidade , ele regulou o carburador, disse que estava todo mal regulado e que nao era mais nada, e que ela
poderia iniciar funcionando somente em 1 cilindro mas logo começaria a funcionar nos dois... achei estranho isso e de fato acontecia
rodei por mais uma semana e novamente ela morreu, mas desta vez nao era vela queimada, levei em outro mecânico e este constatou
que as válvulas estava tortas (passava gasolina, tinha faisca, tinha compressão mas a moto nao pegava)... e haviam passado uma
broca no gicleur da baixa para aumentar a vasão (O.O)...
As válvulas foram trocadas mas o gliceur não pode ser trocado ainda pois a Dafra não tem a peça e ainda nao me deram o retorno
de quando vai chegar... como nao posso ficar sem a moto foi feito um "reparo" no gicleur atual para diminuir a vasão de gasolina
e não deixar a mistura rica demais e desde então a moto perdeu rendimento, está fraca e nao tem a velocidade final igual a de antes...
pode ser somente a falta da troca do gicleur ou o pesadelo é ainda maior do que eu imagino???
[]s a todos
que entrei a uns 2 meses e meio.
Até final de janei minha Kansas 250cc esta ótima! Nunca havia me dado problemas, apenas trocava o óleo e o filtro
e lubrificava a relação, tinha rodado 10.000km desde que comprei ela (Junho de 2009) e já havia feito 4 viagens de 300km
com ela se comportando incrivelmente bem... até que um dia notei que ela estava fazendo um barulho estranho na relação
mesmo lubrificada e tensionada, ainda não conhecia nenhum mecânico na cidade passei a fazer as revisões em casa depois
de levar 3x na concessionária e eles me devolverem fora do ponto, mas como não sabia oque poderia ser este problema tentei levar
la mas eles não tinham mais horários na semana, como viajaria no domingo e já era quarta feira comecei a saga de procura por
uma mecânica que pudesse ver isso e me entregar no prazo (sábado), nenhuma das indicadas como melhores poderia e resolvi apelar
para outras até achar uma, me disseram que estava na hora de trocar a relação, achei meio cedo pois era para durar uns 15.000 km no minimo
mas eu andava "judiando" da pobre nos últimos dias e como faria uma viagem de 890km direto resolvi trocar e aproveitar para fazer uma revisão geral nela... MINHA PIOR DECISÃO...
Na hora de pegar a moto recebi ela lavadinha e ouvi o que foi feito, regulagem das válvulas, regulagem do carburador e troca da
relação inteira, a troca da relação até então tinha se dado bem, mas me foi relatado que para deixar ela no ponto tinha sido uma briga
mas que agora estava tudo OK... fiz a viagem de ida, ao chegar no destino a moto morre...
problema: velas queimadas
causa: mistura rica.
levei no mecânico mais próximo e ele nao detectou o problema só me aconselhou a comprar velas adicionais para a volta e levar na
autorizada da minha cidade, chegando de volta a minha cidade (troquei 1 par de velas no caminho) consegui marcar uma revisão
em um mecânico bom da cidade , ele regulou o carburador, disse que estava todo mal regulado e que nao era mais nada, e que ela
poderia iniciar funcionando somente em 1 cilindro mas logo começaria a funcionar nos dois... achei estranho isso e de fato acontecia
rodei por mais uma semana e novamente ela morreu, mas desta vez nao era vela queimada, levei em outro mecânico e este constatou
que as válvulas estava tortas (passava gasolina, tinha faisca, tinha compressão mas a moto nao pegava)... e haviam passado uma
broca no gicleur da baixa para aumentar a vasão (O.O)...
As válvulas foram trocadas mas o gliceur não pode ser trocado ainda pois a Dafra não tem a peça e ainda nao me deram o retorno
de quando vai chegar... como nao posso ficar sem a moto foi feito um "reparo" no gicleur atual para diminuir a vasão de gasolina
e não deixar a mistura rica demais e desde então a moto perdeu rendimento, está fraca e nao tem a velocidade final igual a de antes...
pode ser somente a falta da troca do gicleur ou o pesadelo é ainda maior do que eu imagino???
[]s a todos
shakan- Novato
- Número de Mensagens : 5
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 21/05/2009
Re: gicleur / valvulas e perda de potência
Shakan,
Não fique na dependência das peças da dafra. Com apenas 850 motos no mercado, vai ser problema achar peças originais.
Em compensação, sua moto é toda baseada na yamaha virago 250, e é muito mais fácil achar peças para ela, pelo menos aqui na região.
Onde você está?
Boa sorte,
Jeff
Não fique na dependência das peças da dafra. Com apenas 850 motos no mercado, vai ser problema achar peças originais.
Em compensação, sua moto é toda baseada na yamaha virago 250, e é muito mais fácil achar peças para ela, pelo menos aqui na região.
Onde você está?
Boa sorte,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: gicleur / valvulas e perda de potência
Vixe que coisa né.
Momento muito complicado....
Jeff, mas a dafra tem obrigação de conseguir a peça né?
Momento muito complicado....
Jeff, mas a dafra tem obrigação de conseguir a peça né?
Ailton e Karina- Membro Senior
- Número de Mensagens : 526
Idade : 40
Localização : Mauá - SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 17/02/2011
Re: gicleur / valvulas e perda de potência
Ailton,
Não só a obrigação de arrumar, ela tem obrigação de não deixar faltar a peça, o que já descumpriu.
Então, entre ficar com a moto parada semanas esperando por um giclê ou ir na concessionária da yamaha e comprar a mesma peça (coisa de 5 reais, se tanto) e sair com ela no bolso, nem tem o que pensar.
Um abraço,
Jeff
Não só a obrigação de arrumar, ela tem obrigação de não deixar faltar a peça, o que já descumpriu.
Então, entre ficar com a moto parada semanas esperando por um giclê ou ir na concessionária da yamaha e comprar a mesma peça (coisa de 5 reais, se tanto) e sair com ela no bolso, nem tem o que pensar.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: gicleur / valvulas e perda de potência
Realmente voce tomou uma decisão muito errada, acredito que o mecanico que "tentou" regular as valvulas de sua moto achou que seria coisa facil de fazer, creio que ele tenha se perdido nos tempos de compressão, como voce informou a moto perdeu desempenho e ainda apresentou queima de velas devido a mistura rica, , voce tem duas alternativas a fazer.
1ª) Procure um mecanico que realmente trabalhe com motos quando falo motos e com todo o tipo, mecanico que trabalha com moto e facil de encontrar pois a maioria como eu conheço alguns so sabem trabalhar com motos hondas nao e porque e facil de consertar e sim porque tem mecanica basica.
2ª) Procure a autorizada dafra para resolver o pepino, ou ainda dentro da 2ª alternativa procure uma CC Yamaha ou Kasinski, eu disse Yamaha ou Kasinski mesmo, pois la eles vao resolver o seu problema e ainda vão colocar um gicle novo.
1ª) Procure um mecanico que realmente trabalhe com motos quando falo motos e com todo o tipo, mecanico que trabalha com moto e facil de encontrar pois a maioria como eu conheço alguns so sabem trabalhar com motos hondas nao e porque e facil de consertar e sim porque tem mecanica basica.
2ª) Procure a autorizada dafra para resolver o pepino, ou ainda dentro da 2ª alternativa procure uma CC Yamaha ou Kasinski, eu disse Yamaha ou Kasinski mesmo, pois la eles vao resolver o seu problema e ainda vão colocar um gicle novo.
Familia- Membro Senior
- Número de Mensagens : 663
Idade : 48
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009
Re: gicleur / valvulas e perda de potência
antes de tudo, obrigado pelas respostas...
Continuando a história, liguei para a concessionária Dafra daqui (Santa Maria - RS) para saber a quanto andava a
minha encomenda... fui surpreendentemente informado que houve um erro... a Dafra não vende os giclês em separado
(conhecidos também como kit carburador) mas apenas vendem o carburador inteiro por 1.600,00 Dilmas... '' absurdo!
liguei para a a Yamaha da região pois realmente constatei que os giclês da virago e kansas 250 são iguais e novamente
um absurdo, esperei 10 min no telefone para ser informado que o kit sairia pela bagatela de R$ 132,00 ... e um pequeno
porém me disseram que nao fabricam mais e eu ia ter sorte se alguém no país tivesse isso em estoque...
Recorri ao mercado livre e encontrei as duas peças em separado no valor de R$ 15,00 cada uma mais R$ 12,00 de frete ...
já fiz a encomenda e vou imprimir o manual e serviço da moto (se alguém se interessar é só pedir que eu mando) e vou
levar de presente para o mecânico, um ano e meio de puro amor com a moto e praticamente 2 meses de pura decepção
com o serviço dos mecânicos...
PS: segui o conselho do amigo Família... nem Yamaha nem Kasinski daqui fizeram questão de pegar o serviço, alegaram
poder mexer mas não dar garantia... é mole??? soh queria resolver um problema mas to pensando em eu mesmo
fazer um curso de mecânica pq o pessoal anda meio fraco... :/
Continuando a história, liguei para a concessionária Dafra daqui (Santa Maria - RS) para saber a quanto andava a
minha encomenda... fui surpreendentemente informado que houve um erro... a Dafra não vende os giclês em separado
(conhecidos também como kit carburador) mas apenas vendem o carburador inteiro por 1.600,00 Dilmas... '' absurdo!
liguei para a a Yamaha da região pois realmente constatei que os giclês da virago e kansas 250 são iguais e novamente
um absurdo, esperei 10 min no telefone para ser informado que o kit sairia pela bagatela de R$ 132,00 ... e um pequeno
porém me disseram que nao fabricam mais e eu ia ter sorte se alguém no país tivesse isso em estoque...
Recorri ao mercado livre e encontrei as duas peças em separado no valor de R$ 15,00 cada uma mais R$ 12,00 de frete ...
já fiz a encomenda e vou imprimir o manual e serviço da moto (se alguém se interessar é só pedir que eu mando) e vou
levar de presente para o mecânico, um ano e meio de puro amor com a moto e praticamente 2 meses de pura decepção
com o serviço dos mecânicos...
PS: segui o conselho do amigo Família... nem Yamaha nem Kasinski daqui fizeram questão de pegar o serviço, alegaram
poder mexer mas não dar garantia... é mole??? soh queria resolver um problema mas to pensando em eu mesmo
fazer um curso de mecânica pq o pessoal anda meio fraco... :/
shakan- Novato
- Número de Mensagens : 5
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 21/05/2009
Re: gicleur / valvulas e perda de potência
Olá, boa tarde a todos.
Estou ainda na espera da chegada dos gicles para a troca...
mas enquanto espero resolvi fazer algumas pesquisas descobri que
pode ser válvula mal regulada...
Notei também que as velas que estavam novinhas, uma continua como
nova e a outra esta preta que pelo que sei indica uma mistura rica...
poderia apenas o gicle ruim causar este tipo de problema todo?
nao achei nada relacionado na net, apenas achei que perde de potencia
pode estar diretamente relacionado a má regulagem de válvulas ou baixa
compressão do motor (imagino que tenha a ver com as válvulas tbm...
baixei umas preciosidades sobre mecânica de motos e disponibilizo depois
em um link aqui...
alguem já passou por alguma experiencia parecida ou poderia esclarecer estas
novas dúvidas???
[]'s
Estou ainda na espera da chegada dos gicles para a troca...
mas enquanto espero resolvi fazer algumas pesquisas descobri que
pode ser válvula mal regulada...
Notei também que as velas que estavam novinhas, uma continua como
nova e a outra esta preta que pelo que sei indica uma mistura rica...
poderia apenas o gicle ruim causar este tipo de problema todo?
nao achei nada relacionado na net, apenas achei que perde de potencia
pode estar diretamente relacionado a má regulagem de válvulas ou baixa
compressão do motor (imagino que tenha a ver com as válvulas tbm...
baixei umas preciosidades sobre mecânica de motos e disponibilizo depois
em um link aqui...
alguem já passou por alguma experiencia parecida ou poderia esclarecer estas
novas dúvidas???
[]'s
shakan- Novato
- Número de Mensagens : 5
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 21/05/2009
Re: gicleur / valvulas e perda de potência
Manual de serviços da Kansas 250:
ManualServicos.Kansas_250+pecas_substitutas.zip
Manul de mecânica de motores (GERAL):
Manual.De.Mecanica.De.Motos._Pt.Br_.pdf
[]'s
ManualServicos.Kansas_250+pecas_substitutas.zip
Manul de mecânica de motores (GERAL):
Manual.De.Mecanica.De.Motos._Pt.Br_.pdf
[]'s
shakan- Novato
- Número de Mensagens : 5
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 21/05/2009
Re: gicleur / valvulas e perda de potência
Oi Shakan!
Uma vela normal e outra preta??
Isso diz que um cilindro não está queimando (vela normal), isso justifica o baixo rendimento (e o alto consumo, baixo rendimento, motor fraco etc...).
A Virago tinha um problema crônico de queima de cdi, até pode ser o teu caso, o mecânico vai ter que verificar para você.
Sim, válvulas mal reguladas também fazem o motor perder rendimento e aumentar o consumo, mas como tem uma vela preta e outra normal, no momento pode ser descartada (pois está indicando mistura muito rica, e um cilindro que não está queimando).
Abraço!
Dan.
Uma vela normal e outra preta??
Isso diz que um cilindro não está queimando (vela normal), isso justifica o baixo rendimento (e o alto consumo, baixo rendimento, motor fraco etc...).
A Virago tinha um problema crônico de queima de cdi, até pode ser o teu caso, o mecânico vai ter que verificar para você.
Sim, válvulas mal reguladas também fazem o motor perder rendimento e aumentar o consumo, mas como tem uma vela preta e outra normal, no momento pode ser descartada (pois está indicando mistura muito rica, e um cilindro que não está queimando).
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: gicleur / valvulas e perda de potência
E realmente shakan eles ate fazem o serviço mais nao dao a garantia pois se trata de uma moto de outro fabricante, seu problema esta principalmente no descompasso das valvulas, creio que quando voce realizou o servico, o mecanico nao conseguiu regular as valvulas para o mesmo tempo e tentou compesar isso gerando um alto fruxo de mistura ar+gasolina em um dos cilindros isso explicaria o auto indice de carbonizacao de uma das velas, creio que a principio o problema nao esteja diretamente relacionado ao gicle, nem a cilindro pois do contrario a sua moto nao estaria cansada "sem potencia", se fosse cilindro sua moto poderia estar com o motor "mancando" isto é, com um descompasso em todas as rotações inclusive em ponto morto.
Volto a sugerir que voce procure uma oficina Kasiski ou Yamaha para realizar o serviço mesmo sem a garantia.
Se for procurar uma oficina a parte procure oficinas que trabalhem tambem com motos grandes, pois nao e todo mecanico que sabe trabalhar com motor acima de 400cc, pois so aprenderam a trabalhar com um cilindro e quando veem 2 ficam cheio de dedo.
Volto a sugerir que voce procure uma oficina Kasiski ou Yamaha para realizar o serviço mesmo sem a garantia.
Se for procurar uma oficina a parte procure oficinas que trabalhem tambem com motos grandes, pois nao e todo mecanico que sabe trabalhar com motor acima de 400cc, pois so aprenderam a trabalhar com um cilindro e quando veem 2 ficam cheio de dedo.
Familia- Membro Senior
- Número de Mensagens : 663
Idade : 48
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009
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