Regulagem de Válvulas
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Neto Nascimento
firefox
jeff
Paulinho Alma
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Regulagem de Válvulas
Dafreiros, gostaria de uma informação técnica: Depois do motor amaciado - no nosso caso, 1.000 km - as válvulas precisam ser reguladas, correto? Se não forem reguladas, e se rodarmos até os 2.000 km, poderemos causar dano ao motor? Abraços.
Paulinho Alma- Forista
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Re: Regulagem de Válvulas
Paulinho,
Uma vez reguladas corretamente, as válvulas tendem a aumentar sua folga, o que causa um ruído de funcionamento característico. Isso não traz consequências graves a curto prazo.
O problema maior é a "válvula presa", ou seja, trabalhando sem folga, porque causa esforços adicionais ao motor ao não permitir a dilatação adequada do conjunto do motor (as peças de alumínio -- como a carcaça e o cilindro -- e as de aço, como as do sistema de acionamento de válvulas, se dilatam diferentemente, daí a necessidade de folga: com o motor quente, ela praticamente desaparece).
Com o tempo e o desgaste dos componentes, será necessário regular novamente as válvulas para ajustar a folga e diminuir o ruído de batida de válvulas. Porque a longo prazo, válvulas batendo excessivamente aceleram seu desgaste.
Mas sempre será preferível um pouco de ruído a ruído nennhum com a válvula presa.
Um abraço,
Jeff
Uma vez reguladas corretamente, as válvulas tendem a aumentar sua folga, o que causa um ruído de funcionamento característico. Isso não traz consequências graves a curto prazo.
O problema maior é a "válvula presa", ou seja, trabalhando sem folga, porque causa esforços adicionais ao motor ao não permitir a dilatação adequada do conjunto do motor (as peças de alumínio -- como a carcaça e o cilindro -- e as de aço, como as do sistema de acionamento de válvulas, se dilatam diferentemente, daí a necessidade de folga: com o motor quente, ela praticamente desaparece).
Com o tempo e o desgaste dos componentes, será necessário regular novamente as válvulas para ajustar a folga e diminuir o ruído de batida de válvulas. Porque a longo prazo, válvulas batendo excessivamente aceleram seu desgaste.
Mas sempre será preferível um pouco de ruído a ruído nennhum com a válvula presa.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Re: Regulagem de Válvulas
Jeff, quer dizer que quando o motor vai sendo amaciado as válvulas se soltam?
Paulinho Alma- Forista
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Re: Regulagem de Válvulas
Bom, depende do que você quer dizer com soltar.
Conforme o metal da válvula vai batendo contra o da sede e o balancim, eles vão se acomodando, deformando e desgastando-se mutuamente. Isso acaba alterando a regulagem da folga, aumentando-a. Esse processo é mais intenso durante o amaciamento.
Não confundir com soltar no sentido de afrouxar a contraporca e a porca de ajuste. Era essa a dúvida?
Um abraço,
Jeff
Conforme o metal da válvula vai batendo contra o da sede e o balancim, eles vão se acomodando, deformando e desgastando-se mutuamente. Isso acaba alterando a regulagem da folga, aumentando-a. Esse processo é mais intenso durante o amaciamento.
Não confundir com soltar no sentido de afrouxar a contraporca e a porca de ajuste. Era essa a dúvida?
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Regulagem de Válvulas
Sim, Jeff. Obrigado.
Paulinho Alma- Forista
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Data de inscrição : 06/09/2008
Barulho Da valvula
Esses dias percebi um barulho d valvula batendo, o famoso "tec,tec" levei num mecanico, ele ligou minha pretinha e disse: "- Olha cumpadi, c fosse uma honda eu diria q ta batendo sim, mas essas dafras tem esse barulho mesmo", A pergunta é: tem realmente esse barulho? é minha primeira moto e foi um amigo q mi falou disso, pelo barulho.
Ai sim passei a escutar mais o motor e realmente faz o tec, tec.
Ai sim passei a escutar mais o motor e realmente faz o tec, tec.
firefox- Guru
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Data de inscrição : 31/07/2008
será se é válvula, o barulho no motor?
Amigo quando comprei a minha, e comecei a rodar com ela, me falaram que a moto estava batendo valvula. e olha só que tinha 36 km rodado. Liguei então para a oficina da concessionaria onde comprei a moto, aí o mecanico me disse que era normal esse barulho. como se fosse duas varetas batendo uma na outra. Fui até os caras que tinham me falado, e eles se conscientizaram porque o motor é de balacim como se fala por aqui. Ou seja não tem corrente de comando.
Graças a Deus a oficina da autorizada Dafra aqui na minha regiao é excelente bem como na parte de atendimento como tambem dos mecanicos que são ótimos. A minha até agora não me deu dor de cabeça e olha atinge 135 km por hora, e faz na cidade 40 km por litro. E ainda nao fiz a primeira revisão, só tem 480 rodados. A dafra é 10!!!!
Graças a Deus a oficina da autorizada Dafra aqui na minha regiao é excelente bem como na parte de atendimento como tambem dos mecanicos que são ótimos. A minha até agora não me deu dor de cabeça e olha atinge 135 km por hora, e faz na cidade 40 km por litro. E ainda nao fiz a primeira revisão, só tem 480 rodados. A dafra é 10!!!!
Neto Nascimento- Novato
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 14/08/2009
Re: Regulagem de Válvulas
Barulho de válvula batendo é um dos menores problemas com que se preocupar. Esse tipo de motor faz mais barulho que uma Titan, YBR ou Yes.
Tem que comparar o nível de ruído com as Fan, que têm mecânica parecida.
Tem que comparar o nível de ruído com as Fan, que têm mecânica parecida.
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Regulagem de Válvulas
Em um outro tópico o "Família" me deu a dica de regulagem dos tuchos. Nessa discussão aqui foi falado do barulho da Fan e tal. Acho a minha moto muito silenciosa, até mais do que a Fan. Mas acontece que realmente eu nunca regulei essas válvulas e já andeu 31.000. Na verdade eu estou com medo de mexer no motor da bichinha....rsrsrsrs... Dá pra se ter uma ideia da necessidade de regulagem sem ter que abrir e meter o calibre?
Re: Regulagem de Válvulas
Tem um ditado que diz:
Se está funcionando, não conserte. Vi hoje no Meio Bit, artigo do Cardoso.
Você regula as válvulas se elas estiverem batendo por excesso de folga, isso é ruído audível, ou se estiverem presas, aí o desempenho do motor é prejudicado.
Mas se sua moto está um avião e silenciosa, não há necessidade de mexer em time que está ganhando. Aí você só faz a manutenção preventiva, tipo trocar a vela quando a quilometragem for elevada, antes que ela pife no meio da estrada a 100 km de lugar nenhum.
Um abraço,
Jeff
Se está funcionando, não conserte. Vi hoje no Meio Bit, artigo do Cardoso.
Você regula as válvulas se elas estiverem batendo por excesso de folga, isso é ruído audível, ou se estiverem presas, aí o desempenho do motor é prejudicado.
Mas se sua moto está um avião e silenciosa, não há necessidade de mexer em time que está ganhando. Aí você só faz a manutenção preventiva, tipo trocar a vela quando a quilometragem for elevada, antes que ela pife no meio da estrada a 100 km de lugar nenhum.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Regulagem de Válvulas
é.... tb deixar o motor desregulado pode perder o rendimento dela... ate quebrar de vez...
Re: Regulagem de Válvulas
Fala, Xello sumido! Feliz Ano Novo!!!
Se está desregulado, está batendo válvula ou perdendo rendimento. Aí tem que regular mesmo.
Um abraço,
Jeff
Se está desregulado, está batendo válvula ou perdendo rendimento. Aí tem que regular mesmo.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Regulagem de Válvulas
Paulinho, você não informou qual modelo de Dafra possui, mas para a Apache o "amaciamento" é feito considerando;
Até os 1.000 km., não ultrapassar 5.000 rpm.
Até os 2.000 km., não ultrapassar 6.000 rpm., visando com este procedimento um ajuste mais adequado - em conjunto com a primeira troca de óleo - das peças do motor.
Dentro do próprio Programa de Revisões, serão checadas as folgas aos 1.000 (primeira revisão), aos 3.000 km e a partir daí, sempre a cada 3.000 km. e feita a regulagem se houver necessidade.
Abraço
Até os 1.000 km., não ultrapassar 5.000 rpm.
Até os 2.000 km., não ultrapassar 6.000 rpm., visando com este procedimento um ajuste mais adequado - em conjunto com a primeira troca de óleo - das peças do motor.
Dentro do próprio Programa de Revisões, serão checadas as folgas aos 1.000 (primeira revisão), aos 3.000 km e a partir daí, sempre a cada 3.000 km. e feita a regulagem se houver necessidade.
Abraço
Convidad- Convidado
Re: Regulagem de Válvulas
quando a minha fez 2000 tb tive a impressão de estar batendo válvula levei num mecânico e ele regulou por 15 dinheiros! fiquei puto pq depois descobri q era o barulho normal dela!
só uma coisa q eu queria perguntar! quero dar uma geral na minha. sou técnico em mecânica industrial e sei a base da mecânica automotiva trabalhei um tempo com isso! queria pegar minha moto e eu msmo fazer a revisão seria uma coisa muito dificil p mim? terei uma folguinha por uns 15 dias e quero tentar fazer isso! tenho o manual de serviços dela e catalogo de peças oq me diz os mais experientes com manutenção de motos?
só uma coisa q eu queria perguntar! quero dar uma geral na minha. sou técnico em mecânica industrial e sei a base da mecânica automotiva trabalhei um tempo com isso! queria pegar minha moto e eu msmo fazer a revisão seria uma coisa muito dificil p mim? terei uma folguinha por uns 15 dias e quero tentar fazer isso! tenho o manual de serviços dela e catalogo de peças oq me diz os mais experientes com manutenção de motos?
Re: Regulagem de Válvulas
renegado escreveu:quando a minha fez 2000 tb tive a impressão de estar batendo válvula levei num mecânico e ele regulou por 15 dinheiros! fiquei puto pq depois descobri q era o barulho normal dela!
só uma coisa q eu queria perguntar! quero dar uma geral na minha. sou técnico em mecânica industrial e sei a base da mecânica automotiva trabalhei um tempo com isso! queria pegar minha moto e eu msmo fazer a revisão seria uma coisa muito dificil p mim? terei uma folguinha por uns 15 dias e quero tentar fazer isso! tenho o manual de serviços dela e catalogo de peças oq me diz os mais experientes com manutenção de motos?
Olá Renegado!
Uma revisão é bem fácil de fazer, principalmente se você já tem noção, vamos lá da frente para traz:
Frente:
Freio dianteiro: pastilhas ver o desgaste limite de uso das pastilhas 02mm, se o fluido de freio já tiver mais de um ano substitui-lo (DOT4);
suspensão, trocar o óleo das bengalas são 150ml em cada (na Speed mas consta no manual quantos ml de óleo ATF);
Verificar rolamentos da roda dianteira quanto a folga;
Engraxar caixa de direção;
Engraxar cabo da embreagem;
Verificar conexões e o funcionamento do farol, piscas, luz de feio;
Motor:
Verificar quanto a vazamentos e trocar o óleo (não esquecer de limpar o filtro de tela que fica no parafuso 24mm na lateral esquerda do motor;
Verificar a vela quanto a desgaste, a abertura do eletrodo (é de 0,70/80mm), o ideal é trocar a vela a cada; 10.000km (lembrando que se a vela tiver com uma cor esbranquiçada é sinal de mistura pobre, se tiver preta, mistura muito rica, a cor de uma mistura correta é uma cor marrom);
Verificar a regulagem de válvulas (a folga é de 0,08mm adm. e escp.);
Limpar e regular o carburador e averiguar quanto a vazamentos;
Limpar a torneira do tanque de combustível;
Limpar ou substituir o elemento filtrante;
Traseira:
Verificar se tem folga no quadro elástico (balança) e engraxar;
Verificar amortecedores e as buchas dos amortecedores;
Verificar freio traseiro quanto a desgaste, limpar e regular;
Verificar a corrente quanto a desgaste, limpar e regular;
Não esquecendo de verificar o desgaste dos pneus e calibra-los.
Acho que é só isso, o tempo gasto nessa tarefa é de + ou - 5 horas para fazer com calma e bem feito, aqui mesmo no fórum tem um tutorial de como limpar e como regular as válvulas, pode te ajudar.
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Regulagem de Válvulas
Se precisar é só chamar!
Dan.
Ps. esqueci de colocar que tem que limpar o filtro dos gases que saem do cárter para a caixa do filtro de ar.
Dan.
Ps. esqueci de colocar que tem que limpar o filtro dos gases que saem do cárter para a caixa do filtro de ar.
Dan Floripa- Guru
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Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
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