Elétrica da Speed
5 participantes
Página 1 de 1
Elétrica da Speed
Bom Dia a Todos! Tem um fio que vem do chicote ao lado da bateria, passa ao lado do carburador e é preso por um terminal no parafuso da tampa de valvulas, o parafuso mais próximo do carburador, bom, até ontem eu achava que era um fio terra, porém ele saiu fora do terminal que estava acoplado, e para minha surpresa, trata-se de um fio duplo que na ponta fecha o circuito com um diodo minúsculo, e esse diodo fica isolado dentro do terminal com material plástico aparafusado no cabeçote, a minha pergunta é, qual a finalidade daquele diodo, e porque fixado no cabeçote?
Byra- Novato
- Número de Mensagens : 18
Moto : Speed 150cc
Re: Elétrica da Speed
????? Que ano é a tua Speed?? A minha é uma 2008 e não tem nada disso não!!! Qual a cor do fio?
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Ano 2009 modelo 2010, só não entendo pra quer serve aquele diodo, é um fio duplo que vem do chicote ao lado da bateria, ai tem uma conexão com um fio preto com uma única capa, porém dentro é duplo até o cabeçote, fechando o circuito com um diodo dentro do terminal.
Byra- Novato
Mas qual a cor do fio?
Dan Floripa- Guru
As speeds que eu tive nao tinham este diodo localizado neste local as minhas eram 2008 o diodo esta no bloco do farol, mais creio que sejam para a mesma função, este diodo serve de proteção para o sistema de partida, este diodo e conhecido como diodo do ponto morto, ele evita uma despolarização do sistema garantindo assim a segurança do sistema eletrico, caso sua moto começe a nao pegar nem na partida nem pedal, as chances deste diodo estar lascado sao de 80%, a troca dele faz o sistema voltar a funcionar normalmente.
Creio que seja este o misterio do diodo, para ter certeza veja se a fiação do diodo vai ate a bobina de partida ou se desce para o estator, ou em alguns casos para os dois, depende da moto, nao conheco o sistema eletrico das novas speeds (ainda).
Creio que seja este o misterio do diodo, para ter certeza veja se a fiação do diodo vai ate a bobina de partida ou se desce para o estator, ou em alguns casos para os dois, depende da moto, nao conheco o sistema eletrico das novas speeds (ainda).
Familia- Membro Senior
- Número de Mensagens : 663
Moto : Super 50cc
Sim Família, concordo com você, por isso eu perguntei sobre a cor do fio para ter certeza.
Dá para fazer um teste bem simples , retire o diodo e faça uma ponte e ligue a moto, se o motor ligar normalmente, eis o vilão que estava causando problemas na partida (elétrica pois no pedal ele não interfere em nada).
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
Ah! sim a cor do fio onde está localizado o diodo na minha speed é o verde, e o rosa.
Dan Floripa- Guru
Boa Noite pessoal! Não lembro as cores dos fios, o diodo que tava dentro do terminal é minúsculo, é um diodo eletronico que tem num controle remoto de carro por exemplo, mas amanhã tirarei uma foto e posto aqui, também havia desconectado essa cabo do chicote, e a moto funcionou normalmente, sem alteração em nada da elétrica.
Byra- Novato
Byra escreveu:Boa Noite pessoal! Não lembro as cores dos fios, o diodo que tava dentro do terminal é minúsculo, é um diodo eletronico que tem num controle remoto de carro por exemplo, mas amanhã tirarei uma foto e posto aqui, também havia desconectado essa cabo do chicote, e a moto funcionou normalmente, sem alteração em nada da elétrica.
O diodo pode ser retificador ou zener, a função será a mesma vai depender apenas da forma como ele funciona dentro do sistema.
Se ele for preto com lista branca e retificador.
Se for de vidro com lista preta e zener.
Ambos servem para polarizar
Familia- Membro Senior
Ai Família, o diodo é de vidro com lista preta, é o zener como vc escreveu, só não entendo uma coisa, porque ele é isolado fixado dentro do terminal metálico e este, fixado no parafuso do cabeçote, sempre achei que era um fio terra, porém quando puxei sem querer, que saiu o diodo de dentro do terminal, ai encaixei de novo e deixei como tava, claro que tive que colocar uma colinha. E ai Galera, é coincidencia o local de fixação, ou tem algo a ver com a temperatura do cabeçote?
Byra- Novato
Byra escreveu:Ai Família, o diodo é de vidro com lista preta, é o zener como vc escreveu, só não entendo uma coisa, porque ele é isolado fixado dentro do terminal metálico e este, fixado no parafuso do cabeçote, sempre achei que era um fio terra, porém quando puxei sem querer, que saiu o diodo de dentro do terminal, ai encaixei de novo e deixei como tava, claro que tive que colocar uma colinha. E ai Galera, é coincidencia o local de fixação, ou tem algo a ver com a temperatura do cabeçote?
Não tem relação com temperatura, tem apenas relação a carcaça negativa do sistema eletrico, pois o motor e todas as partes que compoem o quadro da moto são negativas em relação ao sistema, como o diodo zener precisa de uma ligação negativa ele fica fixado a carcaça ou em qualquer outra parte do quadro.
Familia- Membro Senior
Olha so nao vi um topico, entao vi eletrica aqui e posso perguntar se colegas ajudam....
Ao trocar as marchas no visor tem hora que da uma locurages.....fica por exemplo
em vez de aparecer marcha 3 vem um 8...é mole??
que que tem
Ps. Tem horas que nao faz....ex: um dia nao ..dois sim..rs..
Obrig.
Ao trocar as marchas no visor tem hora que da uma locurages.....fica por exemplo
que que tem
Obrig.
Pasetto- Forista
- Número de Mensagens : 225
Pasetto escreveu:Olha so nao vi um topico, entao vi eletrica aqui e posso perguntar se colegas ajudam....
que que tem
Obrig.
Pode ser um curto, ou um probleminha no sensor do indicador de marchas.
Dan Floripa- Guru
Compra um limpa contatos, abre o painel e faz a limpeza dele por dentro, incluindo conta giros e o marcador de marchas, ja vi este mesmo problema numa shineray e foi resolvido desta forma, o mal contato fazia o marcador ficar doido.
Familia- Membro Senior
Olha, o que o amigo familia disse pode ser a solução do meu problema!!! Talvez minha moto esteja com mal contato nesse tal de diodo, por que tem vez que ela nao da sinal de vida e depois volta!!!!
ALLT- Forista
- Número de Mensagens : 467
Moto : Kansas 150cc