FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ouro amarelo

+3
wilson_mdo
lord_nyo
Tiago Leal
7 participantes

Ir para baixo

ouro amarelo Empty ouro amarelo

Mensagem  Tiago Leal Qui Mar 08, 2012 9:50 am

eaw galera!fica ai uma dica
quando for encher o tanque é melhor nao encher totalmente, pois como sabemos a gasolina evapora-se e voce acaba perdendo dinheiro, (e esse ouro nao ta barato). Alem disso se voce nao tem o habito de sair todos os dias nao é legal deixar a gasosa por muito tempo dentro do tanque por causa da sua validade. Se demorar muito ela começa a perder suas propriedades e nao dando o rendimento esperado,e em alguns casos geram borra no tanque.
Tiago Leal
Tiago Leal
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 78
Idade : 36
Localização : salvador BA
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ouro amarelo Empty Re: ouro amarelo

Mensagem  lord_nyo Qui Mar 08, 2012 10:14 am

Sáo dicas que vale sempre relembrar Smile
lord_nyo
lord_nyo
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 575
Idade : 39
Localização : Betim Minas Gerais
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 15/08/2010

http://www.flogao.com.br/kikonyo

Ir para o topo Ir para baixo

ouro amarelo Empty Pow... juro que essa não sabia

Mensagem  wilson_mdo Qui Mar 08, 2012 11:46 am

Caraca, juro que essa ai de perder as propriedades com o tempo eu não sabia...
Mas faz todo o sentido, tipo, no meu caso, eu encho o tanque da Speed
e rodo o mês todo com ela, será que seria melhor colocar só a metada daqui
pra frente e abastecer duas vezes?

Grato!
wilson_mdo
wilson_mdo
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 61
Idade : 36
Localização : Machadinho D' Oeste
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 04/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ouro amarelo Empty Re: ouro amarelo

Mensagem  Tiago Leal Qui Mar 08, 2012 12:06 pm

wilson_mdo escreveu:Caraca, juro que essa ai de perder as propriedades com o tempo eu não sabia...
Mas faz todo o sentido, tipo, no meu caso, eu encho o tanque da Speed
e rodo o mês todo com ela, será que seria melhor colocar só a metada daqui
pra frente e abastecer duas vezes?

Grato!
e melhor e mais economico nao encher de vez encha aos poucos e veras a economia.
quer fazer um teste ? pegue um pouco de gasolina e deixe em uma vasilha e veras como ela nao ira demorar em evaporar, ainda mais se estiver no sol
Tiago Leal
Tiago Leal
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 78
Idade : 36
Localização : salvador BA
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ouro amarelo Empty Re: ouro amarelo

Mensagem  Familia Qui Mar 08, 2012 4:33 pm

A evaporação da gasolina dentro do tanque não chega a ser tão preocupante, o que evapora dentro de tanque são valores tão baixos que so iriam causar danos aos nossos bolsos a longos prazos.

Vou dar noçõs (exemplos)

Em media a gasolina evapora entre 0,6% e 0,8% ao mês.

Se um tanque de uma moto com capacidade para 15L abastece e roda o mes todo com ela, o grau de evaporação medio seria da ordem de apenas 8ml no mês, isso e o valor de evaporação maxima dentro do tanque, pois seria 15L - 0,8% = 14,992, para evaporar 1L iria demorar mais de 120 meses, isso da mais de 10 anos.

Mesmo que evapore mais não tras muitos problemas no bolso pois a quantidade perdida passa despercebida, logico, o tanque tem que estar em bom estado de conservação e bem vedado, tem quem fale que o tanque sempre na metade evapora menos, pode ate ser mais eu vejo o tanque na metade como uma salva guarda para evitar a pane seca, que e quando estamos na toda com a moto e repentinamente entra na reserva, ai a moto ou fica engasgando ou apaga por falta de gasolina, isso sim pode ser prejudicial a curto prazo para nossos bolsos.

Tambem tem o outro bicho de sete cabeça que e a gasolina velha no tanque, a gasolina fica velha isso e fato, mais ela nao fica velha em 8 ou 15 dias, em media a gasolina demora mais de 30 dias para perder as propriedades, isso se ela estiver em repolso, absoluto, fora isso pode sim passar o mes com a gasolina no tanque.

As informações que passei quanto aos indices de evaporação foram da internet, so nao lembro onde foi, ate tentei achar, mais era uma materia que informava a evaporação media em varios tipos de tanques de combustiveis e seus conteudos, tais como gasolina, alcool e diesel. Quando vou procurar depois, se achar posto aqui a informação.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ouro amarelo Empty Re: ouro amarelo

Mensagem  renegado Qui Mar 08, 2012 6:24 pm

fórum enciclopédia! fórum dafra motos também e muitíssima cultura e aprendizado. coisas que nem os mais qualificados mecânicos da dafra sabem aqui os foristas(usuários do fórum) explicam!!!!!
renegado
renegado
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 562
Idade : 37
Localização : Serra ES
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 26/03/2010

http://www.webradiomotorrock.com

Ir para o topo Ir para baixo

ouro amarelo Empty Re: ouro amarelo

Mensagem  Convidado Qui Mar 08, 2012 7:53 pm

Familia escreveu:A evaporação da gasolina dentro do tanque não chega a ser tão preocupante, o que evapora dentro de tanque são valores tão baixos que so iriam causar danos aos nossos bolsos a longos prazos.
....

Eu estava pensando exatamente nisto Familia quando li este post à tarde, mas não tive tempo de respondê-lo. Mas neste caso não precisa-se nem saber o índice de volatilidade para saber que a evaporação em um tanque semi-cheio, um meio-tanque ou um tanque vazio em condições atmosféricas e de temperatura iguais é praticamente o mesmo, isto porque o principal foco de evaporação da gasolina é na superfície que está diretamente em contato com o ar.
Nesta superficie há a troca de calor entre o ar e a gasolina. Como o calor específico da gasolina é maior que o do ar, então o ar perde calor e a gasolina na superfície aquece evaporando-se. Além da troca de calor, também há a ação das variações de pressão atmosfericas que causam a evaporação da gasolina na superficie de contato. Como a área da superficie de contato dentro do tanque não varia muito (desde que o tanque não esteja cheio até a boca) as taxas de evaporação da gasolina não irão variar conforme o nível do tanque. Então se em um tanque quase cheio em 10 anos evapora 1 L de gasolina, em 10 anos um meio tanque ou um tanque quase vazio irá evaporar 1 L de gasolina também...
Portanto, para mim vale mais apenas andar com o tanque sempre cheio tanto para manter o ar longe das partes metálicas evitando a oxidação destas quanto por motivo de emergência, pois nunca se sabe quando os zumbis terroristas irão atacar os postos de gasolina Very Happy

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

ouro amarelo Empty Re: ouro amarelo

Mensagem  firefox Sex Mar 09, 2012 8:28 am

eu parei de andar com o tanque cheio, somente devido ao peso na moto.... minha moto gasta entorno de 40R$ pra encher, eu rodo uns 460km até pedir reserva, só q hoje eu ponho metade disso, rodo uma semana!
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ouro amarelo Empty Re: ouro amarelo

Mensagem  Edu Clown Sex Mar 09, 2012 4:38 pm

Eu abasteço 5 lts por semana, assim nem enche muito e nem corro risco de pedir reserva no meio do trânsito que encaro todo dia.

Abraço.
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ouro amarelo Empty Re: ouro amarelo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos