FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

+10
geliane
Whootdf
marcosdafra
jonas rafael a machado
Familia
Dan Floripa
L340
lord_nyo
Pliniodasmotoca
jeff
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  jeff Seg Abr 16, 2012 8:37 am

Atenção proprietários de dafra NEXT 250:

Há uma possibilidade razoável de que sua moto venha a sofrer dos mesmos problemas que penalizaram as motos Speed e Kansas, com risco de danos ao motor e chance de causar um acidente, por conta de informações contraditórias publicadas no manual do proprietário.

Ao contrário da imensa maioria das motos comercializadas no Brasil, o sistema de medição do nível de óleo da Next 250 é calibrado a quente, ou seja, a indicação de nível de óleo no visor lateral do motor deve ser feita pela manhã, DEPOIS DE LIGAR O MOTOR POR CERCA DE 1 MINUTO E DESLIGÁ-LO. Nessa condição, a moto precisa ser colocada nivelada (ela não tem cavalete central) e o nível conferido no visor. Ela não tem vareta medidora de nível de óleo, apenas uma tampa roscada.

Por que isso é um risco?

Há duas informações contraditórias no manual. A primeira está logo na contracapa com uma ilustração do visor de nível de óleo e a informação abreviada, que não menciona a necessidade de ligar o motor. Há apenas uma chamada para conferir o procedimento completo na página 53.

O procedimento incompleto apresentado na contracapa provavelmente será o memorizado pelo proprietário, que não atentará para a significativa diferença de procedimento descrita em detalhe na página 53.

Isso poderá induzir o proprietário ao seguinte erro:

Pela manhã, ao conferir o nível de óleo erradamente sem ligar o motor, ele verá o visor cheio de óleo, mesmo que a quantidade seja insuficiente. O nível correto somente aparecerá depois que o motor for ligado e desligado.

No início, isso não deverá causar grandes problemas, já que esse motor é arrefecido a água e usa uma boa quantidade de óleo de boa qualidade 20W-50 (se não me engano), categoria API SL JASO MA (1,5 litro sem troca do filtro de cartucho, 1,7 litro com troca de cartucho).

Algumas marcas de óleo tendem a afinar e serem consumidas mais cedo do que outras. Com o passar do tempo e o aumento das folgas internas do motor (após o amaciamento), e também com a alta quilometragem recomendada para a troca (4 mil km após os primeiros 4 mil km), o consumo normal de óleo poderá passar despercebido, fazendo com que o motor trabalhe em condições de sacrifício, resultando em seu desgaste acelerado e prejuízo para o proprietário. Em condições extremas, pouco prováveis de ocorrer, o motor poderá superaquecer e até mesmo fundir.

A probabilidade de que isso aconteça com a next é menor do que com speeds e kansas, devido ao arrefecimento líquido. Nessas duas motos, muitos proprietários sofreram o travamento do motor e em alguns casos tiveram quebra de componentes internos com apenas 12 a 20 mil km rodados.

Portanto, fique atento a isso e faça a medição do nível de óleo exatamente como recomendado pela página 53 do manual do proprietário, e não pela informação errônea da contracapa.

Um abraço, e felicidades com sua nova moto,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  Pliniodasmotoca Seg Abr 16, 2012 10:52 am

Muito bom hen Jeff...
Me lembro que a Falcon tambem usa esse sistema de medição com o motor "quente", porem tem vareta.
(essa next é linda D+)

Abraço
Plínio

Pliniodasmotoca
Novato
Novato

Número de Mensagens : 47
Idade : 44
Localização : pocos de caldas
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 28/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  lord_nyo Seg Abr 16, 2012 11:20 am

otimo lembrete jeff


com certeza os donod vão olhar so a contra capa e ja ir fechandoo manual...
aquele que se dão o trabalho de le-lo ou folhealo né.

abrass
lord_nyo
lord_nyo
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 575
Idade : 39
Localização : Betim Minas Gerais
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 15/08/2010

http://www.flogao.com.br/kikonyo

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  L340 Ter Abr 17, 2012 8:16 pm

Pois é, acho que ainda não trocaram o cara do departamento de manual (ou promoveram ele a chefe do departamento).
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  jeff Ter Abr 17, 2012 11:34 pm

O pior é que tirando essa gafe, o manual é bom.

É mais completo até que o das honda. Tem informações até mesmo sobre a instalação do bauleto (não baú) e as dicas de pilotagem que elogiei no manual da kansas.

No caso da next, o problema será ainda mais mascarado, porque a quantidade de óleo informada está correta. Então só deverá dar problema quando a moto não estiver mais passando por revisão em concessionária, e as folgas do motor forem maiores e o consumo de óleo passar a ser mais elevado do que aquele que o proprietário estiver acostumado. Ou ele fizer uma viagem longa, que a gente sabe que faz baixar o óleo.

Ele vai ser iludido e acabará tomando o prejuízo. O fato é que isso é intencional, já que todos sabemos que a manutenção feita de maneira inadequada acaba com a vida útil do motor e eles vendem muitas peças de reposição para um mercado cativo, jogando a culpa no proprietário que não leu o manual.

É uma estratégia que vai dar certo com a next, mas nesse caso ninguém poderá responsabilizar a dafra, porque a quantidade de óleo informada está correta.

Já no caso de kansas e speeds, há um erro grosseiro no manual (na verdade, vários), e eles terão que se explicar ao Ministério Público Federal.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  L340 Qua Abr 18, 2012 6:21 am

Por falar em manual, outro dia estava vendo no manual da Intruder que tem a instrução de como ajustar (não sei se este seria o termo correto) a corrente de comando.
Não vi direito o motor da Next, mas bati o olho no bloco e vi uma parte que parecia com o local onde é parafusado o tensor, mas parecia não tê-lo, por outro lado, vi um modelo que parece ser justamente interno (interno quero dizer que não tem aquele pino pulando para fora do motor como no caso da Intruder ou da Yes).
A Next é desse tipo?
Existe alguma diferença pratica sobre estes modelos de tensor?
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  jeff Qua Abr 18, 2012 10:08 pm

Lembro de ter visto esse tensor da corrente de comando, mas agora não tenho certeza se foi na next ou na riva.... que eu lembre, esse parafuso de ajuste sempre existe, mas dependendo do projeto do motor pode ficar do outro lado.

Só que não tô a fim de voltar lá na cc pra ver isso não...

Deixa que daqui a pouco o Dan, Nego ou Família resolvem essa sua dúvida

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  Dan Floripa Qua Abr 18, 2012 10:20 pm

L340 escreveu:Por falar em manual, outro dia estava vendo no manual da Intruder que tem a instrução de como ajustar (não sei se este seria o termo correto) a corrente de comando.
Não vi direito o motor da Next, mas bati o olho no bloco e vi uma parte que parecia com o local onde é parafusado o tensor, mas parecia não tê-lo, por outro lado, vi um modelo que parece ser justamente interno (interno quero dizer que não tem aquele pino pulando para fora do motor como no caso da Intruder ou da Yes).
A Next é desse tipo?
Existe alguma diferença pratica sobre estes modelos de tensor?

Tem uns tensores que não são externos (Falcon, Twister, CB300,Titan150) e os externos Como em algumas Hondas, Nas YBR, Fazer.
Muda a aparência, mas a função é a mesma.

Abraço!!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  jeff Qui Abr 19, 2012 8:18 am

Bom, este não é um alerta, é mais um aviso:

O escapamento da next é de inox.

Ser de inox não é garantia que permanecerá eternamente com aquela aparência, é normal que ele fique amarelado por causa da alta temperatura. Isso é um fenômeno causado pelo cromo, o cromo é um metal que muda de cor com a temperatura e não há milagreiro na Terra que mude isso.

Vi a moto do test drive na concessionária, e o escape muda de cor, fica amarelado, não tem jeito.

Se caprichar, pode até ficar com leves tons azulados.

Falo isso porque choveu reclamação de proprietários de kansas porque o escape azulava. A dafra até que tentou com aquela capinha. Mas esse escape da next, não vejo como contornar isso, que para mim não seria um problema, mas antevejo muita gente reclamando.

Um abraço,

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  Dan Floripa Qui Abr 19, 2012 1:30 pm

jeff escreveu:Bom, este não é um alerta, é mais um aviso:

O escapamento da next é de inox.

Ser de inox não é garantia que permanecerá eternamente com aquela aparência, é normal que ele fique amarelado por causa da alta temperatura. Isso é um fenômeno causado pelo cromo, o cromo é um metal que muda de cor com a temperatura e não há milagreiro na Terra que mude isso.

Vi a moto do test drive na concessionária, e o escape muda de cor, fica amarelado, não tem jeito.

Se caprichar, pode até ficar com leves tons azulados.

Falo isso porque choveu reclamação de proprietários de kansas porque o escape azulava. A dafra até que tentou com aquela capinha. Mas esse escape da next, não vejo como contornar isso, que para mim não seria um problema, mas antevejo muita gente reclamando.

Um abraço,

Jeff



Os escapes da 600 e 900 eram azuladinhos!! Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  L340 Qui Abr 19, 2012 7:36 pm

Dan Floripa escreveu:
L340 escreveu:Por falar em manual, outro dia estava vendo no manual da Intruder que tem a instrução de como ajustar (não sei se este seria o termo correto) a corrente de comando.
Não vi direito o motor da Next, mas bati o olho no bloco e vi uma parte que parecia com o local onde é parafusado o tensor, mas parecia não tê-lo, por outro lado, vi um modelo que parece ser justamente interno (interno quero dizer que não tem aquele pino pulando para fora do motor como no caso da Intruder ou da Yes).
A Next é desse tipo?
Existe alguma diferença pratica sobre estes modelos de tensor?

Tem uns tensores que não são externos (Falcon, Twister, CB300,Titan150) e os externos Como em algumas Hondas, Nas YBR, Fazer.
Muda a aparência, mas a função é a mesma.

Abraço!!

Dan.
Esses internos também precisam ser "liberados" a cada 3000?
Pq no manual diz que devo soltar o parafuso a cada 3000 para que o eixo "ajuste" a tensão da corrente.
E não lembro se no manual diz, mas li em algum canto que tem que ser em PMS, está certo isso?
Tanto no manual quando na internet li sobre a possibilidade de estar emperrado, tirar ele e testar é uma boa opção?
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  Dan Floripa Qui Abr 19, 2012 8:53 pm

L340 escreveu:
Dan Floripa escreveu:
L340 escreveu:Por falar em manual, outro dia estava vendo no manual da Intruder que tem a instrução de como ajustar (não sei se este seria o termo correto) a corrente de comando.
Não vi direito o motor da Next, mas bati o olho no bloco e vi uma parte que parecia com o local onde é parafusado o tensor, mas parecia não tê-lo, por outro lado, vi um modelo que parece ser justamente interno (interno quero dizer que não tem aquele pino pulando para fora do motor como no caso da Intruder ou da Yes).
A Next é desse tipo?
Existe alguma diferença pratica sobre estes modelos de tensor?

Tem uns tensores que não são externos (Falcon, Twister, CB300,Titan150) e os externos Como em algumas Hondas, Nas YBR, Fazer.
Muda a aparência, mas a função é a mesma.

Abraço!!

Dan.
Esses internos também precisam ser "liberados" a cada 3000?
Pq no manual diz que devo soltar o parafuso a cada 3000 para que o eixo "ajuste" a tensão da corrente.
E não lembro se no manual diz, mas li em algum canto que tem que ser em PMS, está certo isso?
Tanto no manual quando na internet li sobre a possibilidade de estar emperrado, tirar ele e testar é uma boa opção?



É bom fazer esse procedimento para manter a corrente tensionada e evitar que a corrente pule um ou mais dentes fazendo o motor sair de ponto ou coisa pior. Porém não me recordo a cada quantos km os fabricantes recomendam fazer esse procedimento, sei que sempre verificamos isso em revisões ou quando apresenta barulho de corrente batendo.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  Familia Ter Abr 24, 2012 10:29 pm

Ajuste de corrente comando, digamos que não existe um periodo (quilometragem), pois o sistema de ajuste deve funcionar em modo autonomo, existe um pequeno pistão que junto com uma mola faz o serviço, a mola tem a forma de uma "mola de dar corda", a medida que a corrente fica folgada ela por si só vai se ajustando e tirando a folga.

Se um mecanico inventar de dizer que tem que fazer em certos periodos e mentira, funciona sozinho.

RESALVA 1: Mais como bem sabemos existiram a algum tempo atras, as twisters, estas motos apresentavam grandes problemas com o sistema, era possivel encontrar motos com 3000km com problema de corrente comando, e tambem era possivel encontrar motos com 30000km sem nenhum indicio, mais estas eram as sorteadas.

RESALVA 2: Como se trata de um sistema mecanico, pode em certos casos, do sistema parar de apertar, ai entra a mao humana, o ajuste deve ser realizado, mais isso pode ser feito em casa mesmo, pois para ajustar basta fazer uma leve torção no parafuso de ajuste, o parafuso fica na parte de baixo do cabeçote, coisa simples, outro dia mostro como e feito (fico devendo), se a moto ja estiver bem rodada e a mola estiver chegado ao seu limite, então a corrente deve ser trocada.

NEXT, L340 ela tem o tensor, creio que voce nao tenha percebido ao certo, pois ele se encontra numa posicao nao muito convencional, ele esta no lado oposto, da mesma forma da vela que esta no lado oposto, por isso ele passa desapercebido, sistema autonomo tambem.

NEXT, não vi problemas com o que o Jeff mencionou, com relação ao oleo, pelo seguinte fator, em motos em geral e principalmente nas acima de 250cc o recomendado e verificar o oleo com o motor quente, isso na maioria esmagadora de motos, seja qual for a marca ou modelo, minha opniao, se o proprietario pega uma moto daquela e não le o manual, e displicencia dele, a marca não deve ser penalizada por causa da cultura do "não li o manual", seja qual for a marca, honda, dafra, yamaha, suzuki, kawazaki, kasinski etc
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  jeff Qua Abr 25, 2012 7:18 am

Família,

Não se trata de penalizar a empresa porque alguém não leu o manual. Como você pode ler no meu alerta inicial, o que recomendo é a leitura completa do manual, sempre.

O que se trata é de penalizar a empresa por publicar informações incorretas, incompletas e contraditórias em seus manuais de proprietário, induzindo o consumidor a erro com graves prejuízos e risco de acidente potencialmente fatal.

Como disse, isso é improvável na next, porque pelo menos a informação da quantidade de óleo está correta e as características do motor são diferentes dos das speeds e kansas.

Mas o fato é que a informação da contracapa, incluindo a ilustração que mostra a altura que o óleo deverá estar com o motor quente, está errada. Quem se pautar por ela para verificar o nível de óleo, achando que o óleo na metade do visor com o motor frio é suficiente, vai ficar no prejuízo e a empresa vai ficar no lucro vendendo peças de reposição.

O descaso da empresa para com os proprietários de speeds e kansas indica que a publicação de informações contraditórias prejudiciais ao consumidor faz parte da cultura técnica e comercial da empresa.

No que eu puder ajudar a evitar que mais pessoas sejam lesadas, vou ajudar.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  Familia Qua Abr 25, 2012 9:54 am

jeff escreveu:Família,

Não se trata de penalizar a empresa porque alguém não leu o man...

Não tenho a certeza de 100%, mais estou com 98% de certeza que o manual da CB300 vem com este mesmo tipo de informação logo no inicio.

Tipo, tem uma figura que mostra a vareta de medição e o local de maxima e minima, e uma resalva, informando que e para ler uma determinada pagina.

Como eu disse não estou plenamente certo disto, mais lembrei disto, devido a uma polemica que foi criada outro dia, pelemica entre amigos, pois eu estava dizendo que o vazamento de oleo da moto do gustavo (um amigo aqui de perto), moto esta uma CB300 iria se resolver em parte se ele ao menos desse uma lida no manual, pois segundo a informação dele o mecanico la da propria Honda, havia informado a ele que o nivel de oleo deveria ser verificado periodicamente, até ai beleza, o problema foi a forma que ele mostrou como se faz, com o motor frio e com o oleo assentado, e para justificar mostrou a ele o proprio manual da moto dele, no manual apenas mostra como se deve ser feito, nao informa o procedimento correto, e realmente existe uma figura mostrando isso, mais tem uma informação la que e para ler a tal pagina, la informa que o motor deve ser ligado, aguardar se nao me engano 3 minutos, então so ai fazer a medição.

Depois que a gente viu o manual, parte dos problemas se resolveu com relação ao nivel de oleo e a meladeira da moto, pois ele estava colocando mais oleo do que realmente precisava.

Vou pegar o manual da CB300 dele para ter a plena certeza.

Por isso que eu disse que não via problemas no manual da Next, o problema estará em quem não ler o manual.

Já vi este mesmo tipo de informação em outros manuais, de mostrar no inicio ou na contra capa uma coisa e indicar a leitura mais a frente.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  jeff Qua Abr 25, 2012 10:06 am

Então meu alerta é válido também para as honda. Assim como minha crítica.

O que você contou prova que essas informações contraditórias induzem a erros que são muito convenientes para as montadoras.

Mas há uma certa malícia em colocar informação incompleta na contracapa, quando ali poderia estar a informação completa, e não apenas um procedimento abreviado (e portanto incorreto) com uma chamada para o miolo do manual.

É um enorme erro não ler o manual detalhadamente.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  L340 Qua Abr 25, 2012 10:27 am

Em outras palavras: RTFM!
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  jeff Qua Abr 25, 2012 11:39 am

Em bom português,

LAPDM!

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  Familia Qui Abr 26, 2012 9:15 pm

Confirmei, vi o manual, e como eu realmente havia informado.

Outro amigo, tambem informou que ele viu algo do tipo tambem na Yamaha.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  jeff Sex Abr 27, 2012 1:37 am

Bom,

Isso não é surpresa, porque nesse mercado é muito comum o intercâmbio de engenheiros entre as empresas.

Assim que parar de chover por aqui eu vou dar uma conferida pessoalmente nesses manuais para ver se todos induzem ao mesmo tipo de erro que apontei, ou se há alguma diferença relevante.

E se puder, tiro uma cópia para apontar exatamente o problema, nem que seja para todas as marcas.

Um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty QUAL A CALIBRAGEM CORRETA DO PNEU TRASEIRO

Mensagem  jonas rafael a machado Seg Jun 18, 2012 5:19 pm

O MESMO PNEU NA FAZER É DE 36 LIBRAS E DA NEXT 29 LIBRAS, POR QUE ESSA VARIAÇÃO? OBG.

jonas rafael a machado
Novato
Novato

Número de Mensagens : 9
Idade : 50
Localização : iguatu
Moto : Next 250
Data de inscrição : 18/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  jeff Seg Jun 18, 2012 5:36 pm

Jonas,

Pode ser que a distribuição de peso seja diferente nas duas motos. Diferenças na geometria da suspensão também podem influenciar. Pequenas diferenças de pressão têm grande influência no comportamento da moto.

Outro dia aumentei a pressão dos pneus da minha moto e senti ela mais esperta para acelerar, mas mais instável na trajetória, com tendência acentuada de mudar de direção mesmo nas retas.

Um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty nao puxando saco

Mensagem  marcosdafra Qua Jul 18, 2012 11:38 am

Jeff suas informaçoes sao sempre uteis! Very Happy Very Happy Very Happy parabens jeff
marcosdafra
marcosdafra
Forista
Forista

Número de Mensagens : 151
Idade : 35
Localização : Duque de Caxias
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 04/05/2011

http://dafracarioca.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Alguem

Mensagem  Whootdf Sex Jul 20, 2012 10:41 am

Alguém te uma fotinho mostrado o nível do óleo da Next?
Whootdf
Whootdf
Novato
Novato

Número de Mensagens : 35
Idade : 43
Localização : Brasília
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 16/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  jeff Sex Jul 20, 2012 12:44 pm

As instruções e a ilustração do miolo do manual do proprietário estão corretas.

A ilustração do verso da capa também está correta, mas aquele nível deve ser observado somente depois de ligar e desligar o motor frio, conforme explicado no miolo do manual, e não simplesmente com a moto em repouso, como as instruções do verso da capa dão a entender erradamente.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250 Empty Re: ALERTA AOS PROPRIETÁRIOS NEXT 250

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos