FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

+3
ernesto walter
Cássio Fernandes
ALLT
7 participantes

Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  ALLT Sáb Jun 09, 2012 10:38 pm

Bem, se formos imaginar os pros e os contras, acho que o a Ar ganha, mas vou falar primeiro o que acho do motor a Agua:

Ele trabalha mais silencioso, pois não tem aletas. O motor também rende mais potencia, pois a Agua mantem a temperatura constante. Também ajuda na vida do óleo, pois o mesmo trabalha numa temperatura mais abaixo que o a Ar.

Já o a Ar, é o oposto. Porem tem mais os pros que os contras! Veja só:

Motor não ferve. Motor mais leve, pois não tem água, radiador, bomba d'água, válvula termostática, ventoinha, etc. Aquece mais rápido de manha. Manutenção mais barata. Não oxida o bloco.

Essas são as minhas opiniões, caso eu tenha esquecido de algum contra ou algum pros, diz ai. Ah, não esqueça de dar também sua opinião, qual você acha melhor/prefere!!!
ALLT
ALLT
Forista
Forista

Número de Mensagens : 465
Idade : 37
Localização : Sorocaba - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  Cássio Fernandes Dom Jun 10, 2012 2:52 pm

ALLT escreveu:Bem, se formos imaginar os pros e os contras, acho que o a Ar ganha, mas vou falar primeiro o que acho do motor a Agua:

Ele trabalha mais silencioso, pois não tem aletas. O motor também rende mais potencia, pois a Agua mantem a temperatura constante. Também ajuda na vida do óleo, pois o mesmo trabalha numa temperatura mais abaixo que o a Ar.

Já o a Ar, é o oposto. Porem tem mais os pros que os contras! Veja só:

Motor não ferve. Motor mais leve, pois não tem água, radiador, bomba d'água, válvula termostática, ventoinha, etc. Aquece mais rápido de manha. Manutenção mais barata. Não oxida o bloco.

Essas são as minhas opiniões, caso eu tenha esquecido de algum contra ou algum pros, diz ai. Ah, não esqueça de dar também sua opinião, qual você acha melhor/prefere!!!

Eu particularmente acho bárbaro uma moto com refrigeração a água, silenciosa e no trânsito não esquenta muito, não sei, mas, me preocupo quando pego aquele congestionamento e o motor começa a aquecer, da vontade de parar e esperar o transito parar, claro que refrigeração a ar deixa o motor mais leve, mas, fica barulhento, e eu não gosto de barulho.
pale pale
Acho que é a next da Dafra, não vi aleta de refrigeração no motor, olhando mais de perto vi o radiador e deu vontade de deixar a Carol assim. Sem contar o barulho do motor, bem agradável.


Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  ernesto walter Dom Jun 10, 2012 5:48 pm

Cássio Fernandes escreveu:
ALLT escreveu:Bem, se formos imaginar os pros e os contras, acho que o a Ar ganha, mas vou falar primeiro o que acho do motor a Agua:

Ele trabalha mais silencioso, pois não tem aletas. O motor também rende mais potencia, pois a Agua mantem a temperatura constante. Também ajuda na vida do óleo, pois o mesmo trabalha numa temperatura mais abaixo que o a Ar.

Já o a Ar, é o oposto. Porem tem mais os pros que os contras! Veja só:

Motor não ferve. Motor mais leve, pois não tem água, radiador, bomba d'água, válvula termostática, ventoinha, etc. Aquece mais rápido de manha. Manutenção mais barata. Não oxida o bloco.

Essas são as minhas opiniões, caso eu tenha esquecido de algum contra ou algum pros, diz ai. Ah, não esqueça de dar também sua opinião, qual você acha melhor/prefere!!!

Eu particularmente acho bárbaro uma moto com refrigeração a água, silenciosa e no trânsito não esquenta muito, não sei, mas, me preocupo quando pego aquele congestionamento e o motor começa a aquecer, da vontade de parar e esperar o transito parar, claro que refrigeração a ar deixa o motor mais leve, mas, fica barulhento, e eu não gosto de barulho.
pale pale
Acho que é a next da Dafra, não vi aleta de refrigeração no motor, olhando mais de perto vi o radiador e deu vontade de deixar a Carol assim. Sem contar o barulho do motor, bem agradável.




Abraços



Creio que o aquecimento no transito pode ser atenuado nas motos com refreigeração a ar com um radiador de óleo.

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  Cássio Fernandes Dom Jun 10, 2012 5:53 pm

Eu queria fazer isso com a Carol, mas, é um trabalhão danado, se o óleo vai subir até o radiador, quanto de óleo eu preciso deixar no carter? Ou se a bomba vai conseguir enviar o óleo até o radiador e para as aletas galerias com a mesma pressão? São muitas variáveis para levar em consideração.

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  jeff Dom Jun 10, 2012 8:47 pm

Instalar radiador de óleo é algo complicado e se você não tiver boa experiência com motores e souber muito bem o que estiver fazendo poderá destruí-lo.

Quanto ao motor arrefecido a água, vamos a alguns fatos:

O simples fato de ser arrefecido a água não aumenta a potência do motor. Quem determina a potência são fatores como curso do pistão, braço da manivela, velocidade de rotação, e isso não muda simplesmente porque o motor passou a ser arrefecido a água.

O que o arrefecimento líquido faz, por ser mais eficiente, é permitir que se extraia mais potência do motor sem que ele se aqueça tanto. E para ganhar essa potência você terá de envenená-lo, alterando compressão, comando, etc. a fim de gerar mais potência.

Mais potência = mais calor, e é aí que o arrefecimento líquido vai fazer a diferença. Ou seja, ou o motor nasce de um projeto que já prevê o arrefecimento líquido, ou você não terá ganho algum, a menos que envenene o motor.

Quanto ao motor a ar não ferver.... bom, ferver ele não ferve, mas um motor superaquecido funde. O óleo perde a viscosidade, e as peças passam a trabalhar com atrito excessivo. É muto mais fácil um motor a ar fundir, travar ou furar o pistão do que um arrefecido a água. Por isso que o nível de óleo correto é fundamental nos motores a ar, o óleo atua como meio de troca de calor. Nível baixo = maior aquecimento = perda das propriedades lubrificantes = desgaste acelerado do motor com risco de travamento.

Quanto à atenuação do ruído, ela ocorre, mas não é tudo isso não. Motos sempre terão o motor barulhento, não tem como.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  ALLT Dom Jun 10, 2012 10:14 pm

Disse tudo jeff!!! Mas como vc mesmo disse, o motor a ar não ferver mas superaquece, eu acho que parte da mesma ideia do desenvolvimento do motor, pois se ele terá uma refrigeração a ar, as aletas devem ser desenvolvidas de tal maneira de não permitir isso. Acho que a sensação do motor a ar esquentar mais no transito parado, deve-se pelo fato do ar quente decipado pelas aletas esquentar as pernas :D!!! Acho que o motor a ar, chega a uma certa temperatura e mantem ela!!!

Quanto ao barulho do motor, estou de acordo!!! Motos sempre terão o motor barulhento :D!!!
ALLT
ALLT
Forista
Forista

Número de Mensagens : 465
Idade : 37
Localização : Sorocaba - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  Cássio Fernandes Seg Jun 11, 2012 3:21 am

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Tapa_ouvidos

Problema do barulho resolvido.
lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  Convidado Seg Jun 11, 2012 3:57 pm

Um exemplo bem prático de que não há diferença de potencia entre um motor refrigerado a água ao menos que se faça alterações na mecânica, é só comparar os modelos de motores feitos pelos chineses, neste exemplo vou adotar os da série 162, que são motores 150 cc que equipam as speeds e kansas. Como muitos sabem, estes motor é baseado na tecnologia do já guerreiro motor honda 125 OHV que equipou as CGs até 1999. Os chineses não dados por satisfeitos por terem feito versões de até 200 cc deste motor e equipa-los com balanceiros para reduzir a vibração (criando um espaço morto onde são necessários mais 300 ml de óleo para preencher), se juntaram com fabricantes de bomba de aquário resolveram adotar um sistema de resfriamento a água e criar mais uma categoria destes motores. Com tal feito eles conseguiram ganhar 0,8 kW a mais de potencia máxima a uma rotação menor, cerca de 1000 RPM a menos a custa de uma taxa de compressão maior, 10,3:1 contra os 9:1 originais. Levando em consideração o maior peso do motor e do sistema do radiador em sí, creio que este 1 CV a mais não faria grande diferença, talvez uma kansas com um motor deste e 1 CV a mais, ultrapassaria a marca dos 138,8 Km/h. Não é desconsiderando a tecnologia, mas este relato é apenas para provar que por sí só, o resfriamento líquido não se justifica, e sim se aplicação desde sistema seja feita conjuntamente com mudanças mecânicas que realmente tragam um ganho real, como no caso da Next.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  jeff Seg Jun 11, 2012 4:09 pm

Valeu, Samio!!!

Estimo que uma kansas com arrefecimento líquido e bomba de aquário atingiria quando muito 139,9 km/h.

Mas não troco pela minha amada Jezebel, que alcança fácil, fácil as Hayabusa daqui de Floripa.

Elas sempre param no mesmo posto de gasolina. Wink

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  Dan Floripa Seg Jun 11, 2012 4:39 pm



Motor refrigerado a água prós: Leve aumento de rendimento se comparado por um de mesmo tipo de construção só que aletado (ar), mais silêncioso, um motor refrigerado a líquido tem um rendimento maior por tem um atrito menor (por ter uma estabilidade térmica/dilatação com maior controle), consequentemente uma vida útil maior com um menor consumo de combustível

Contras, maior número de peças, leve aumento de peso.

Motor refrigerado a ar prós: Construção mais simples, menor quantidade de peças, conjunto mais leve.

Contras: Motor com uma instabilidade térmica grande, pois depende da circulação de ar pelas aletas para mante-lo na temperatura ideal de trabalho, maior desgaste (se comparado ao motor refrigerado a líquido), menor potência e maior consumo (causada pela dilatação excessiva das partes móveis), mais barulhento, pois as aletas amplificam o som das detonações da câmara de combustão.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  Dan Floripa Seg Jun 11, 2012 4:41 pm



Ah! Eu esqueci de mencionar, os motores a água aquecem tão rápido quanto o aletado, para isso que serve a válvula termostática.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  will_santana Seg Jun 11, 2012 4:48 pm

olha o sumido aqui!

se motor refrigerado a água fosse ruim, não seria unanimidade em termos de motores de carro
se injeção eletrônica tb fosse, não aconteceria o mesmo

agora o CUSTO de embarcar um motor desses numa moto é outra história
especialmente pq motos tem pouco espaço e não tem um cofre lacrado para proteger o motor e suas partes eletrônicas
mas que toda moto que tem seu motor planejado assim é BEM melhor que os motores básicos, sem essas e outras tecnologias, é fato

vão falar que muitas HDs não tem, e bla bla blá. isso é mania de americano que compra gasolina a 0,0001 cent o galão e acha que pode queimar o quanto quer. caga pra eficiência e compensa no volume do motor. ou vc vê carros 7.2 rodando por aqui?
pega QUALQUER motor HD gigante desses e refaz o projeto pra injeção + arrefecimento líquido e vê o ganho absurdo de potência

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  Convidado Ter Jun 12, 2012 8:21 am

Observando o que o will postou, percebe-se novamente que o problema é justamente a escala de aplicação. É importante também frisar o que o Dan afirmou, pois é uma grande verdade, a estabilidade térmica aumenta grandemente a vida útil de componentes mecânicos, pois os índices de dilatação e retração serão menores, por isto que um carro pode rodar centenas de milhares de quilômetros sem dar problemas no motor pelo desgaste de peças.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  Dan Floripa Ter Jun 12, 2012 9:42 am

will_santana escreveu:olha o sumido aqui!

se motor refrigerado a água fosse ruim, não seria unanimidade em termos de motores de carro
se injeção eletrônica tb fosse, não aconteceria o mesmo

agora o CUSTO de embarcar um motor desses numa moto é outra história
especialmente pq motos tem pouco espaço e não tem um cofre lacrado para proteger o motor e suas partes eletrônicas
mas que toda moto que tem seu motor planejado assim é BEM melhor que os motores básicos, sem essas e outras tecnologias, é fato

vão falar que muitas HDs não tem, e bla bla blá. isso é mania de americano que compra gasolina a 0,0001 cent o galão e acha que pode queimar o quanto quer. caga pra eficiência e compensa no volume do motor. ou vc vê carros 7.2 rodando por aqui?
pega QUALQUER motor HD gigante desses e refaz o projeto pra injeção + arrefecimento líquido e vê o ganho absurdo de potência

[]s

Mas Will, a eletrônica (principalmente a parte de gerenciamento é pequena), o que é grande é o n° e sensores, sendo esses boa parte no TBI e as peças já estão bastante miniaturizadas.
Uma coisa que já era para estar sendo feita é motores (independente carro/moto) com injeção direta, pois são os mais eficientes, sendo que basicamente só tem que fazer um furo a mais na câmara de combustão (coisa que se minha Speed fosse I.E., eu já teria adaptado. O que falta apenas é vontade das montadoras (Em 1957 a Mercedes já tinha feito um motor com injeção direta no SL300), essa tecnologia, não é de agora, já foi testada e aprovada, não há nada de novo.

Um abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  Cássio Fernandes Ter Jun 12, 2012 2:27 pm

Pra quem também não sabe o conceito de injeção direta, vai a explicação detalhada.
http://carros.hsw.uol.com.br/motores-de-injecao-direta.htm

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  jeff Ter Jun 12, 2012 2:37 pm

uma das piores coisas de que participei...

no comments.

um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  Dan Floripa Ter Jun 12, 2012 2:44 pm

Cássio Fernandes escreveu:Pra quem também não sabe o conceito de injeção direta, vai a explicação detalhada.
http://carros.hsw.uol.com.br/motores-de-injecao-direta.htm

Abraços


Ajuda bastante para quem não tem noção do que é. Para entender melhor, assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=Pxvp9F-PS34.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  Dan Floripa Ter Jun 12, 2012 2:45 pm

jeff escreveu:uma das piores coisas de que participei...

no comments.

um abraço,

Jeff

????????????
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  Cássio Fernandes Ter Jun 12, 2012 5:33 pm

Dan Floripa escreveu:
jeff escreveu:uma das piores coisas de que participei...

no comments.

um abraço,

Jeff

????????????
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  Dan Floripa Ter Jun 12, 2012 5:45 pm

Cássio Fernandes escreveu:
Dan Floripa escreveu:
jeff escreveu:uma das piores coisas de que participei...

no comments.

um abraço,

Jeff

????????????

Razz Razz Razz Intindi sim Razz Razz Razz Razz
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  Cássio Fernandes Ter Jun 12, 2012 5:48 pm

Agora sim

Razz Razz Razz

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  will_santana Qui Jun 14, 2012 7:56 am

Dan Floripa escreveu:
will_santana escreveu:olha o sumido aqui!

se motor refrigerado a água fosse ruim, não seria unanimidade em termos de motores de carro
se injeção eletrônica tb fosse, não aconteceria o mesmo

agora o CUSTO de embarcar um motor desses numa moto é outra história
especialmente pq motos tem pouco espaço e não tem um cofre lacrado para proteger o motor e suas partes eletrônicas
mas que toda moto que tem seu motor planejado assim é BEM melhor que os motores básicos, sem essas e outras tecnologias, é fato

vão falar que muitas HDs não tem, e bla bla blá. isso é mania de americano que compra gasolina a 0,0001 cent o galão e acha que pode queimar o quanto quer. caga pra eficiência e compensa no volume do motor. ou vc vê carros 7.2 rodando por aqui?
pega QUALQUER motor HD gigante desses e refaz o projeto pra injeção + arrefecimento líquido e vê o ganho absurdo de potência

[]s

Mas Will, a eletrônica (principalmente a parte de gerenciamento é pequena), o que é grande é o n° e sensores, sendo esses boa parte no TBI e as peças já estão bastante miniaturizadas.
Uma coisa que já era para estar sendo feita é motores (independente carro/moto) com injeção direta, pois são os mais eficientes, sendo que basicamente só tem que fazer um furo a mais na câmara de combustão (coisa que se minha Speed fosse I.E., eu já teria adaptado. O que falta apenas é vontade das montadoras (Em 1957 a Mercedes já tinha feito um motor com injeção direta no SL300), essa tecnologia, não é de agora, já foi testada e aprovada, não há nada de novo.

Um abraço!

Dan.

eu entendo sim, dan
e sendo de TI, sei que miniaturização tb não é o limite, mas ela custa
ainda se vê moto como uma bicicleta com motor (ao menos a maioria) e aqui, em terras tupiniquins, qualquer avanço tecnológico é vendido a preço de ouro. enquanto os nossos carros são devolvidos dos países sérios reprovados pela total e completa insegurança, pagamos nestes mesmos carros 3 a 4x mais que os gringos pagam nos carros deles muito mais seguros.
aqui, faz-se lei pra carro ter rastreador de fábrica pra beneficiar parente que tem empresa de rastreamento, mas airbag e ABS são opcionais caríssimos (e as tecnologias são tão antigas quanto a injeção eletrônica que aqui só pegou de vez tem uns 10 anos).
exemplo mais simples disso são a honda e a volks que vendem seus veículos espartanos a preços absurdos como se um freio a disco fosse o suprassumo da tecnologia. IE em moto, refrigeração líquida!? isso é coisa de motão de rico... gentalha anda de CG capada onde só falta o guidão ser opcional
um amigo acabou de voltar da colômbia, um país de m..., pequeno e que a principal divisa é a cocaína que exporta. mas pergunta se lá não se pode comprar uma hummer h2 por 30 mil dolares enquanto ela custa mais de 250 mil reais aqui (sonegando imposto). na guatemala vende-se qse 4 litros de suco mais barato que se paga numa latinha de refresco aqui. na venezuela o combustível é tão barato que geralmente não cobram pra encher os tanques das motos, e nós, aclamadamente "autossuficientes", pagamos 3 reais num litro e achamos bonito...
que é mais complicado embarcar a tecnologia numa moto, é. impossível? jamais pq já é feito lá fora há séculos. mas qnd pintar por aqui, vai ser qnd estiver velho lá fora e vão vender como se fosse o suprassumo da tecnologia, tal qual esses lixos de tv de led border lit que vendem pq é "fininha" (como se eu fosse ver TV de lado) cheias de vazamento de backlight a 3x o preço que se paga numa tv top de linha lá fora...

mas fiquemos tranquilos... td ano tem carnaval e agora vamos ter copa E olimpíada! e o pac, oh!

brasil sil sil...

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  Dan Floripa Qui Jun 14, 2012 11:24 am

will_santana escreveu:
Dan Floripa escreveu:
will_santana escreveu:olha o sumido aqui!

se motor refrigerado a água fosse ruim, não seria unanimidade em termos de motores de carro
se injeção eletrônica tb fosse, não aconteceria o mesmo

agora o CUSTO de embarcar um motor desses numa moto é outra história
especialmente pq motos tem pouco espaço e não tem um cofre lacrado para proteger o motor e suas partes eletrônicas
mas que toda moto que tem seu motor planejado assim é BEM melhor que os motores básicos, sem essas e outras tecnologias, é fato

vão falar que muitas HDs não tem, e bla bla blá. isso é mania de americano que compra gasolina a 0,0001 cent o galão e acha que pode queimar o quanto quer. caga pra eficiência e compensa no volume do motor. ou vc vê carros 7.2 rodando por aqui?
pega QUALQUER motor HD gigante desses e refaz o projeto pra injeção + arrefecimento líquido e vê o ganho absurdo de potência

[]s

Mas Will, a eletrônica (principalmente a parte de gerenciamento é pequena), o que é grande é o n° e sensores, sendo esses boa parte no TBI e as peças já estão bastante miniaturizadas.
Uma coisa que já era para estar sendo feita é motores (independente carro/moto) com injeção direta, pois são os mais eficientes, sendo que basicamente só tem que fazer um furo a mais na câmara de combustão (coisa que se minha Speed fosse I.E., eu já teria adaptado. O que falta apenas é vontade das montadoras (Em 1957 a Mercedes já tinha feito um motor com injeção direta no SL300), essa tecnologia, não é de agora, já foi testada e aprovada, não há nada de novo.

Um abraço!

Dan.

eu entendo sim, dan
e sendo de TI, sei que miniaturização tb não é o limite, mas ela custa
ainda se vê moto como uma bicicleta com motor (ao menos a maioria) e aqui, em terras tupiniquins, qualquer avanço tecnológico é vendido a preço de ouro. enquanto os nossos carros são devolvidos dos países sérios reprovados pela total e completa insegurança, pagamos nestes mesmos carros 3 a 4x mais que os gringos pagam nos carros deles muito mais seguros.
aqui, faz-se lei pra carro ter rastreador de fábrica pra beneficiar parente que tem empresa de rastreamento, mas airbag e ABS são opcionais caríssimos (e as tecnologias são tão antigas quanto a injeção eletrônica que aqui só pegou de vez tem uns 10 anos).
exemplo mais simples disso são a honda e a volks que vendem seus veículos espartanos a preços absurdos como se um freio a disco fosse o suprassumo da tecnologia. IE em moto, refrigeração líquida!? isso é coisa de motão de rico... gentalha anda de CG capada onde só falta o guidão ser opcional
um amigo acabou de voltar da colômbia, um país de m..., pequeno e que a principal divisa é a cocaína que exporta. mas pergunta se lá não se pode comprar uma hummer h2 por 30 mil dolares enquanto ela custa mais de 250 mil reais aqui (sonegando imposto). na guatemala vende-se qse 4 litros de suco mais barato que se paga numa latinha de refresco aqui. na venezuela o combustível é tão barato que geralmente não cobram pra encher os tanques das motos, e nós, aclamadamente "autossuficientes", pagamos 3 reais num litro e achamos bonito...
que é mais complicado embarcar a tecnologia numa moto, é. impossível? jamais pq já é feito lá fora há séculos. mas qnd pintar por aqui, vai ser qnd estiver velho lá fora e vão vender como se fosse o suprassumo da tecnologia, tal qual esses lixos de tv de led border lit que vendem pq é "fininha" (como se eu fosse ver TV de lado) cheias de vazamento de backlight a 3x o preço que se paga numa tv top de linha lá fora...

mas fiquemos tranquilos... td ano tem carnaval e agora vamos ter copa E olimpíada! e o pac, oh!

brasil sil sil...

[]s


Sim Will entendo queres dizer, infelizmente tudo verdade! Evil or Very Mad Evil or Very Mad Mad Mad
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  Natão Ter Jun 19, 2012 8:10 pm

Tanto faz, contanto que ande e não quebre! ahhaha

Bom depende da moto. Eu gosto das customs, pra mim elas tem que ser refrigeradas a ar, se não perde sua característica de uma verdadeira Custom!

Mas se pegar um motor em L ou V de uma Maxi-Trail, não dá, tem que ser a ar, pois ele é mais exigido em muitas situações diferentes e adversas (sendo que uma moto dessa foi pensada pra isso (se bem que a BMW GS 1200 é boxer a ar).

Natão
Novato
Novato

Número de Mensagens : 46
Idade : 37
Localização : Campinas-SP
Moto : Next 250
Data de inscrição : 19/06/2012

http://www.natanlorenzi.com

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  Dan Floripa Sex Jun 22, 2012 12:14 pm

...bom, sem comentários...

Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem??? Empty Re: Motor Frefrigerada a Ar vs Agua! Qual voces Preferem???

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos