FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser?

5 participantes

Ir para baixo

Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser? Empty Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser?

Mensagem  Cássio Fernandes Dom Jul 15, 2012 10:18 am

Galera, ontem a pastilha do freio da Carol começou a fazer um barulho estranho, achei normal pois tinha acabado de chover, hoje desmontei a pinça e para minha surpresa, notei o desgaste irregular de 1 das pastilhas, a que fica do lado direito (lado em cima na foto), a outra está com desgaste uniforme, e, antes de trocar gostaria de saber o que fazer para que não ocorra o mesmo. Já verifiquei e nenhuma parte móvel está com problemas, as duas hastes que puxam estão ok, já o pistão de acionamento não consegui movimenta-lo, acho que preciso desmontar e verificar com mais cuidado. Alguma solução prática que não envolva a desmontagem que com certeza vai desencadear a troca do fluido do freio?

Segue a foto do detalhe da pastilha.
[img=https://2img.net/r/ihimizer/img651/7623/15072012020.jpg][/img]

Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser? Empty Re: Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser?

Mensagem  Familia Dom Jul 15, 2012 5:43 pm

Ao trocar a pastilha, verifique a montagem da mesma, pois a sede da pastilha e feita por uma pequena mola de lamina, as pastilhas apoiam nela, se a base da pastilha ficar um pouco que seja, fora do apoio gera desgaste iregular.

Para dar uma limpada no sistema de acionamento sem precisar desmontar, proceda da seguinte forma, tire as pastilhas e acione a manete de freio, ela vai empurar o pistão de freio, com um pano tire inicialmente a sujeira que fica ao redor dele, de um jeito de passar o pano nele todo, depois aplique desengripante e repita novamente a limpeza com o pano, depois de limpo faça o pistão voltar para a posição inicial. Esta e uma limpeza emergencial por assim dizer, para limpar a fundo o sistema tem que desmontar o conjunto, mais isso e uma outra historia.

Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser? Caveiraani
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser? Empty Re: Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser?

Mensagem  Dan Floripa Dom Jul 15, 2012 6:53 pm

Familia escreveu:Ao trocar a pastilha, verifique a montagem da mesma, pois a sede da pastilha e feita por uma pequena mola de lamina, as pastilhas apoiam nela, se a base da pastilha ficar um pouco que seja, fora do apoio gera desgaste iregular.

Para dar uma limpada no sistema de acionamento sem precisar desmontar, proceda da seguinte forma, tire as pastilhas e acione a manete de freio, ela vai empurar o pistão de freio, com um pano tire inicialmente a sujeira que fica ao redor dele, de um jeito de passar o pano nele todo, depois aplique desengripante e repita novamente a limpeza com o pano, depois de limpo faça o pistão voltar para a posição inicial. Esta e uma limpeza emergencial por assim dizer, para limpar a fundo o sistema tem que desmontar o conjunto, mais isso e uma outra historia.

Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser? Caveiraani


Tá aí um jeito, simples e prático e muito didático!! Boa Família!!

Um abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser? Empty Re: Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser?

Mensagem  Convidado Seg Jul 16, 2012 12:58 pm

Excelente dica Familia! Um dia deste eu estava matutando como limpar aquele pistão. Mas me diga uma coisa: qual a forma correta de voltá-lo ao lugar sem ter o perigo de forçar nada

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser? Empty Re: Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser?

Mensagem  Dan Floripa Seg Jul 16, 2012 1:16 pm

Samio escreveu:Excelente dica Familia! Um dia deste eu estava matutando como limpar aquele pistão. Mas me diga uma coisa: qual a forma correta de voltá-lo ao lugar sem ter o perigo de forçar nada

É só empurra-lo para dentro em direção a posição de repouso.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser? Empty Re: Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser?

Mensagem  Cássio Fernandes Seg Jul 30, 2012 8:34 pm

Apenas retornando, encontrei o problema, era simplesmente sujeira, uma pedrinha que ficou ali entre a pastilha e o burrinho (é burrinho...?). Do lado ali onde gastou mais, comprei a pastilha com especificação para a XTZ, gostei muito pois a eficiência de frenagem melhorou muito, além do barulho chato de leve ter desaparecido. Já a sapata traseira nem sei o que faço, quando vou frear faz um barulho feio, pensei que era por falta de aquecimento ou por não ter "assentado" direito, mas, quase 1 mil km e nada de melhorar. Estou desconfiado, pois, na loja, o rapaz que instalou resolveu que iria limpar o braço acionador com gasolina e nada de WD40. Já está me incomodando e eu vou desmontar no domingo a roda e dar uma boa lavada com agua e sabão.

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser? Empty Re: Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser?

Mensagem  nego Ter Jul 31, 2012 12:16 am

Não precisa usar água e sabão, basta lixar com lixa grossa, as sapatas e o tambor de freio, pois o que causa estre ruido é o acumulo de pó e úmidade, ficando a superficie espelhada, posta depois o resultado, um abraço Cássio.
José Luiz.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser? Empty Re: Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser?

Mensagem  Convidado Ter Jul 31, 2012 1:41 pm

Ufa! Finalmente criei coragem e troquei a bendita da pastilha e ainda fiz a limpeza conforme o Familia explicou, deu trabalho foi voltar o pistão pro lugar, tive que fazer a sangria (aprendi de ultima hora e por livre expontanea pressão) pois tinha muito fluido no burrinho, agora o freio dianteiro está excelente.
Obs: Notei que as pastilha Fisher tem um desempenho melhor que a fabrec, que era a antiga... tá recomendadíssima a fisher

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser? Empty Re: Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser?

Mensagem  lord_nyo Qui Set 06, 2012 9:20 am

Olas Bom dia.

Qual pastilha de Freio me indicam .

pro freio dianteiro da kansas 150?

desde ja agradeço.
lord_nyo
lord_nyo
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 575
Idade : 39
Localização : Betim Minas Gerais
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 15/08/2010

http://www.flogao.com.br/kikonyo

Ir para o topo Ir para baixo

Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser? Empty Re: Pastilha de freio com desgaste irregular, o que pode ser?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos