Saindo com a moto
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Saindo com a moto
Ja disse em outro topicos que sou novato em moto.
Maior dificuldade: aprender a sair andando com a moto sem ela morrer ou dar pinote. Caramba, nao aprendo essa p%%& nem a pau.
Alguem pode explicar legal como eh esse procedimento com a embreagem e a aceleraçao? Nao achei nenhum video no youtube explicando isso.
Obrigado
Maior dificuldade: aprender a sair andando com a moto sem ela morrer ou dar pinote. Caramba, nao aprendo essa p%%& nem a pau.
Alguem pode explicar legal como eh esse procedimento com a embreagem e a aceleraçao? Nao achei nenhum video no youtube explicando isso.
Obrigado
Psychotron- Novato
- Número de Mensagens : 29
Idade : 35
Localização : São Gonçalo
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 07/11/2012
Re: Saindo com a moto
Psychotron.
Até vc se acostumar com a embreagem + aceleração é assim mesmo, porém, vou dar uma dica importantíssima.
Engate a 1a marcha e, SEM ACELERAR, vá soltando LENTAMENTE a embreagem até vc sentir que a moto quer andar. Dessa forma, vc já visualiza a manopla da embreagem no ponto que a moto quer andar. Faça isso numa rua deserta ou com pouco trânsito para não ter problemas.
Quando a moto começar a andar, acelere lentamente e, em conjunto, vá soltando a embreagem na mesma proporção da aceleração.
Fique repetindo esse teste até se acostumar com a embreagem, que é o ponto central da partida na motocicleta.
Há motociclistas que querem a embreagem mais alta, ou seja, soltando pouco a embreagem e a moto sai andando e, por outro lado, há aqueles que preferem a embreagem mais baixa que, a partir da metade do curso do manopla a moto arranca.
A minha embreagem, que está regulada de fábrica, está na metade do curso. Eu acho melhor assim para poder controlar principalmente na 2a e 3a marcha, com trânsito lento.
Espero ter ajudado...
Abraços.
Até vc se acostumar com a embreagem + aceleração é assim mesmo, porém, vou dar uma dica importantíssima.
Engate a 1a marcha e, SEM ACELERAR, vá soltando LENTAMENTE a embreagem até vc sentir que a moto quer andar. Dessa forma, vc já visualiza a manopla da embreagem no ponto que a moto quer andar. Faça isso numa rua deserta ou com pouco trânsito para não ter problemas.
Quando a moto começar a andar, acelere lentamente e, em conjunto, vá soltando a embreagem na mesma proporção da aceleração.
Fique repetindo esse teste até se acostumar com a embreagem, que é o ponto central da partida na motocicleta.
Há motociclistas que querem a embreagem mais alta, ou seja, soltando pouco a embreagem e a moto sai andando e, por outro lado, há aqueles que preferem a embreagem mais baixa que, a partir da metade do curso do manopla a moto arranca.
A minha embreagem, que está regulada de fábrica, está na metade do curso. Eu acho melhor assim para poder controlar principalmente na 2a e 3a marcha, com trânsito lento.
Espero ter ajudado...
Abraços.
Gilberto Crespo- Membro Senior
- Número de Mensagens : 689
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/02/2011
Re: Saindo com a moto
Gilberto Crespo escreveu:Psychotron.
Até vc se acostumar com a embreagem + aceleração é assim mesmo, porém, vou dar uma dica importantíssima.
Engate a 1a marcha e, SEM ACELERAR, vá soltando LENTAMENTE a embreagem até vc sentir que a moto quer andar. Dessa forma, vc já visualiza a manopla da embreagem no ponto que a moto quer andar. Faça isso numa rua deserta ou com pouco trânsito para não ter problemas.
Quando a moto começar a andar, acelere lentamente e, em conjunto, vá soltando a embreagem na mesma proporção da aceleração.
Fique repetindo esse teste até se acostumar com a embreagem, que é o ponto central da partida na motocicleta.
Há motociclistas que querem a embreagem mais alta, ou seja, soltando pouco a embreagem e a moto sai andando e, por outro lado, há aqueles que preferem a embreagem mais baixa que, a partir da metade do curso do manopla a moto arranca.
A minha embreagem, que está regulada de fábrica, está na metade do curso. Eu acho melhor assim para poder controlar principalmente na 2a e 3a marcha, com trânsito lento.
Espero ter ajudado...
Abraços.
Ajudou sim. Agora consegui pegar a manha. To conseguindo andar com ela sem pinote logo na primeira tentativa.
Valeu mesmo, eu estava acelerando antes e soltando a embreagem muito rapido.
Putz, mas sofri ate aprender.
Se puder me responder uma outra pergunta, la vai:
1 - Eu estava trocando marcha direitinho, mas agora nao sei o que acostumei mal, que apos eu trocar a marcha ela da um pequeno coice. Qual seria o jeito correto de trocar a marcha afinal? Tem dica pra isso tb?
Obrigado.
Psychotron- Novato
- Número de Mensagens : 29
Idade : 35
Localização : São Gonçalo
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 07/11/2012
Re: Saindo com a moto
Trocar a marcha é praticamente o mesmo "estratagema" quando sair na moto. Porém, você terá que executar os comandos ao mesmo tempo: desacelerar, apertar a manopla da embreagem, engatar a marcha, largar a embreagem lentamente e acelerar gradativamente.
Isso vale tanto para subir a marcha como para desacelerar.
Vou colocar aqui uma tabelinha para você se basear na troca de marchas, tanto subindo como reduzindo. Porém tente se acostumar "ouvindo" o motor da sua moto para trocar a marcha no momento exato, não se acostume a olhar no velocímetro, pois 1 segundo sequer sem olhar para frente, pode ser trágico. Esta tabela foi tirada do blog http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/, criado por Jeff & Cia. É um blog muito bom que vale a pena ser lido com atenção.
"Aí vai um truque simples para saber os limites aproximados para motos de baixa cilindrada (125/150) com 5 marchas.
Para saber a velocidade máxima de cada marcha, multiplique o número da marcha por 20.
Por exemplo: em 2ª marcha, 2 x 20 = 40 km/h.
Assim os limites máximos aproximados para cada marcha serão:
1ª marcha: até 20 km/h
2ª marcha: até 40 km/h
3ª marcha: até 60 km/h
4ª marcha: até 80 km/h
5ª marcha: até 100 km/h ou velocidade máxima
Mas como saber qual a velocidade mínima para se usar com cada marcha?
Para saber o limite mínimo de cada marcha, multiplique o número da marcha por 10.
Por exemplo: em 3ª marcha, 3 x 10 = 30 km/h.
Assim os limites mínimos aproximados para cada marcha serão:
1ª marcha: 10 km/h
2ª marcha: 20 km/h
3ª marcha: 30 km/h
4ª marcha: 40 km/h
5ª marcha: 50 km/h
Desse modo, seu motor sempre trabalhará numa faixa de desempenho razoável."
Isso vale tanto para subir a marcha como para desacelerar.
Vou colocar aqui uma tabelinha para você se basear na troca de marchas, tanto subindo como reduzindo. Porém tente se acostumar "ouvindo" o motor da sua moto para trocar a marcha no momento exato, não se acostume a olhar no velocímetro, pois 1 segundo sequer sem olhar para frente, pode ser trágico. Esta tabela foi tirada do blog http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/, criado por Jeff & Cia. É um blog muito bom que vale a pena ser lido com atenção.
"Aí vai um truque simples para saber os limites aproximados para motos de baixa cilindrada (125/150) com 5 marchas.
Para saber a velocidade máxima de cada marcha, multiplique o número da marcha por 20.
Por exemplo: em 2ª marcha, 2 x 20 = 40 km/h.
Assim os limites máximos aproximados para cada marcha serão:
1ª marcha: até 20 km/h
2ª marcha: até 40 km/h
3ª marcha: até 60 km/h
4ª marcha: até 80 km/h
5ª marcha: até 100 km/h ou velocidade máxima
Mas como saber qual a velocidade mínima para se usar com cada marcha?
Para saber o limite mínimo de cada marcha, multiplique o número da marcha por 10.
Por exemplo: em 3ª marcha, 3 x 10 = 30 km/h.
Assim os limites mínimos aproximados para cada marcha serão:
1ª marcha: 10 km/h
2ª marcha: 20 km/h
3ª marcha: 30 km/h
4ª marcha: 40 km/h
5ª marcha: 50 km/h
Desse modo, seu motor sempre trabalhará numa faixa de desempenho razoável."
Gilberto Crespo- Membro Senior
- Número de Mensagens : 689
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/02/2011
Re: Saindo com a moto
Gilberto Crespo escreveu:Trocar a marcha é praticamente o mesmo "estratagema" quando sair na moto. Porém, você terá que executar os comandos ao mesmo tempo: desacelerar, apertar a manopla da embreagem, engatar a marcha, largar a embreagem lentamente e acelerar gradativamente.
Isso vale tanto para subir a marcha como para desacelerar.
Vou colocar aqui uma tabelinha para você se basear na troca de marchas, tanto subindo como reduzindo. Porém tente se acostumar "ouvindo" o motor da sua moto para trocar a marcha no momento exato, não se acostume a olhar no velocímetro, pois 1 segundo sequer sem olhar para frente, pode ser trágico. Esta tabela foi tirada do blog http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/, criado por Jeff & Cia. É um blog muito bom que vale a pena ser lido com atenção.
"Aí vai um truque simples para saber os limites aproximados para motos de baixa cilindrada (125/150) com 5 marchas.
Para saber a velocidade máxima de cada marcha, multiplique o número da marcha por 20.
Por exemplo: em 2ª marcha, 2 x 20 = 40 km/h.
Assim os limites máximos aproximados para cada marcha serão:
1ª marcha: até 20 km/h
2ª marcha: até 40 km/h
3ª marcha: até 60 km/h
4ª marcha: até 80 km/h
5ª marcha: até 100 km/h ou velocidade máxima
Mas como saber qual a velocidade mínima para se usar com cada marcha?
Para saber o limite mínimo de cada marcha, multiplique o número da marcha por 10.
Por exemplo: em 3ª marcha, 3 x 10 = 30 km/h.
Assim os limites mínimos aproximados para cada marcha serão:
1ª marcha: 10 km/h
2ª marcha: 20 km/h
3ª marcha: 30 km/h
4ª marcha: 40 km/h
5ª marcha: 50 km/h
Desse modo, seu motor sempre trabalhará numa faixa de desempenho razoável."
Putz, obrigado novamente, Gilberto.
Tinham me ensinado que na troca de marcha tinha que soltar a embreagem de forma rapida, instantanea. Deve ser por isso que ela tava dando coice.
Vlw as dicas, ja estou lendo o blog tb.
Psychotron- Novato
- Número de Mensagens : 29
Idade : 35
Localização : São Gonçalo
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 07/11/2012
Re: Saindo com a moto
De fato. A troca de marchas é rápida (subindo ou reduzindo), diferentemente dos carros.
A embreagem e a aceleração tem que ser uniformes. Uma não pode ser mais rápido que a outra.
Abraços.
A embreagem e a aceleração tem que ser uniformes. Uma não pode ser mais rápido que a outra.
Abraços.
Gilberto Crespo- Membro Senior
- Número de Mensagens : 689
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/02/2011
Re: Saindo com a moto
sem querer ofender o amigo novato
até pq eu tb já fui novato sobre 2 rodas
mas qnd fui pro mundo das 2 rodas, já tinha qse 10 anos de carteira de carro
esse tipo de problemas com a embreagem é muuuuito comum. ainda lembro das primeiras aulas no carro, com o infeliz morrendo pra sair
qnd fui pra moto, tive apenas q m habituar q usar a mão ao invés do pé. coisa que em minutos vc pega. e pra mim tb devia ter limitante pra cilindradas. motos com mais de 700cc deveriam ter outra carteira. especialmente as esportivas.
por essas e por outras que defendo que a carteira de motos só pudesse ser tirada em adição à de carro e com pelo menos 5 anos de intervalo. não ia impedir de alguém que tirou a carteira e nunca dirigiu (conheço vários) tirassem a de moto, mas ia evitar tantas mortes de jovens por imperícia.
vacilar com a embreagem numa marginal ou via movimentada é correr um risco muito grande. e qnd s tem 18 anos, uma habilitação e uma moto na garagem, pedir prudência é qse como pedir 20 barras de ouro. heheheh
de qq forma, tenha paciência em dominar a moto. lembre-se que andar d moto é parecido com lidar com cobras. se não estiver sempre atento, ela pode te matar.
qnt a troca d marcha, andando, deve-se soltar a embreagem rapidamente MAS NO TEMPO (O QUE SIGNIFICA NA ROTAÇÃO) CERTO. giro baixo demais vai gerar a famosa trepidação e barulhos típicos da embreagem. giro alto corre o risco de empinar
a solução é: praticar, praticar e praticar
[]s
até pq eu tb já fui novato sobre 2 rodas
mas qnd fui pro mundo das 2 rodas, já tinha qse 10 anos de carteira de carro
esse tipo de problemas com a embreagem é muuuuito comum. ainda lembro das primeiras aulas no carro, com o infeliz morrendo pra sair
qnd fui pra moto, tive apenas q m habituar q usar a mão ao invés do pé. coisa que em minutos vc pega. e pra mim tb devia ter limitante pra cilindradas. motos com mais de 700cc deveriam ter outra carteira. especialmente as esportivas.
por essas e por outras que defendo que a carteira de motos só pudesse ser tirada em adição à de carro e com pelo menos 5 anos de intervalo. não ia impedir de alguém que tirou a carteira e nunca dirigiu (conheço vários) tirassem a de moto, mas ia evitar tantas mortes de jovens por imperícia.
vacilar com a embreagem numa marginal ou via movimentada é correr um risco muito grande. e qnd s tem 18 anos, uma habilitação e uma moto na garagem, pedir prudência é qse como pedir 20 barras de ouro. heheheh
de qq forma, tenha paciência em dominar a moto. lembre-se que andar d moto é parecido com lidar com cobras. se não estiver sempre atento, ela pode te matar.
qnt a troca d marcha, andando, deve-se soltar a embreagem rapidamente MAS NO TEMPO (O QUE SIGNIFICA NA ROTAÇÃO) CERTO. giro baixo demais vai gerar a famosa trepidação e barulhos típicos da embreagem. giro alto corre o risco de empinar
a solução é: praticar, praticar e praticar
[]s
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008
Re: Saindo com a moto
Pratique principalmente numa via com pouco ou sem movimento...
Gilberto Crespo- Membro Senior
- Número de Mensagens : 689
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/02/2011
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