FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

+9
Hellizeus
gaguim
tonywalker
amsbetinho
nego
hazard
shinecrazy
Marcelo Soares Calçada
jeff
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  jeff Dom Ago 03, 2008 10:00 pm

Pessoal,

Acabei de ser informado que o uso do freio dianteiro na prova prática é motivo de desclassificação e por isso os motoboys só usam o freio traseiro.

Isso é verdade? Essa informação é dada na moto-escola? Alguém já ouviu falar disso? Você conhece alguém que faça isso?

Essa questão é importante porque ISSO PODE MATAR!!!!

- Usar somente o freio traseiro demora mais para deter a moto, sem falar no risco da moto rabear e sair de controle.
- Usar somente o freio dianteiro pode causar travamento da roda e perda de controle.

Os freios das MOTOS devem ser usados em conjunto e com proporcionalidade, mais o dianteiro (60%) do que o traseiro (40%). A proporção deve ser invertida nas SCOOTERS.

Quem tiver recebido esse tipo de informação, por favor, poste alguma coisa porque isso precisa ser amplamente discutido. E não só neste nosso fórum.

Grato,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  Marcelo Soares Calçada Seg Ago 04, 2008 7:59 am

Olha Jeff, aqui no Rio eu desconheço essa informação. Nunca ouvi falar essa besteira não!!! A fonte que forneceu isso para você é de confiança?
Marcelo Soares Calçada
Marcelo Soares Calçada
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1087
Idade : 57
Localização : Pechincha - Jacarepagua - Rio de Janeiro
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 18/05/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  shinecrazy Seg Ago 04, 2008 8:17 am

Aqui em Feira isso não existe!!!!
shinecrazy
shinecrazy
Admin
Admin

Número de Mensagens : 454
Idade : 42
Localização : Cruz das Almas - BA
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 06/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  jeff Seg Ago 04, 2008 8:30 am

Olá, Marcelo!

Sim, a pessoa que me informou conhece bem o assunto, por isso estou inconformado. Talvez seja uma realidade apenas aqui em SP, por isso estou tentando verificar o alcance e o impacto desse absurdo. Não acredito que seja lenda urbana, não. Uma vez confirmado, terá de ser denunciado.

Eu avisei a pessoa que eu havia colocado este tópico no fórum e o convidei a participar. Vamos ver se temos retorno suficiente do pessoal para ver o que pode ser feito. Talvez ele mesmo fale a respeito, vamos ver.

Assim que tiver notícias volto a postar.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  hazard Seg Ago 04, 2008 8:41 am

Olha só, aqui em Dias D'Avila, meu instrutor falou que não pode frear (de qualquer jeito) na passagem pelos cones, e não me aconselhou usar o freio dianteiro, pois "o freio da moto em que estou praticando" é a disco e para muito rápido (trava a moto). Isso foi o conselho que ele me deu em relação a moto e não que não poderia ser usado. Mas vou me informar melhor sobre a impossibilidade de usar o freio dianteiro na prova prática.
hazard
hazard
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 86
Idade : 42
Localização : Dias D'Avila/Salvador - BA
Data de inscrição : 06/05/2008

http://WWW.FOTOLOG.NET/ERIKH2SO4

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  jeff Seg Ago 04, 2008 9:24 am

Hazard, Shine, Marcelo

Agradeço a colaboração. Essa informação do freio pode estar gerando um grande mal-entendido. Acho que uma grande parte dos que estão comprando moto já conhece/pilotou antes de tirar a carta. Mas vemos no fórum muita gente dizendo que nunca pilotou e comprou a moto, e acaba se acidentando no primeiro mês.

Para um novato, novato mesmo, algumas coisas são mais complicadas e precisam ser ensinadas.

Quando tinha a cgzoca, só havia 3 "motoqueiros" no bairro em que morava. Um deles acabou com a moto e se quebrou todo na primeira vez que pegou uma via expressa porque não conseguiu fazer uma curva a 60 por hora (o popular "braço duro").

Ele achava que para fazer a curva tinha que girar o guidão, não tinha aprendido a usar o jogo de corpo... Shocked

Por isso estou tão preocupado com essa questão do uso do freio dianteiro. Se confirmada, tem gente se acidentando por deficiência estrutural das moto-escolas/sistema de avaliação.

Agradeço a informação de todos!

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  jeff Seg Ago 04, 2008 9:27 am

hazard escreveu:Olha só, aqui em Dias D'Avila, meu instrutor falou que não pode frear (de qualquer jeito) na passagem pelos cones, e não me aconselhou usar o freio dianteiro, pois "o freio da moto em que estou praticando" é a disco e para muito rápido (trava a moto). Isso foi o conselho que ele me deu em relação a moto e não que não poderia ser usado. Mas vou me informar melhor sobre a impossibilidade de usar o freio dianteiro na prova prática.
É compreensível, se usar o freio nos cones, vai ter de por o pé no chão e ser desclassificado. O perigo é a informação sem explicação, que deve ser a maioria dos casos.

E pior ainda, a falta de ensino da técnica correta de frenagem e outras manobras. O cara fica só com a informação que não deve usar o freio dianteiro... E deixa de usar (ou usa errado) na hora em que mais necessita.

Agradeço muito, Hazard!

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  nego Seg Ago 04, 2008 12:03 pm

olá jeff, foi bom vc levantar este tópico,pois as auto escolas aqui de joinville,também instruem seus alunos p/não usarem o freio dianteiro, isto é um absurdo e talvez a causa de tantos acidentes, precisamos alertar as autoridades a tomarem uma providencia, para que novos pilotos não sofram as consequencias de informações descabidas,e venham a sofrer no transito, por estarem despreparados.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  shinecrazy Seg Ago 04, 2008 12:20 pm

hazard escreveu:Olha só, aqui em Dias D'Avila, meu instrutor falou que não pode frear (de qualquer jeito) na passagem pelos cones, e não me aconselhou usar o freio dianteiro, pois "o freio da moto em que estou praticando" é a disco e para muito rápido (trava a moto). Isso foi o conselho que ele me deu em relação a moto e não que não poderia ser usado. Mas vou me informar melhor sobre a impossibilidade de usar o freio dianteiro na prova prática.

É como o Hazard falou!! Os instrutores aconselharam a não usar o dianteiro na prova, pq corre o risco de derrapar a moto! E no meu exame eu vi gente perdendo por usar o dianteiro! Mas claro, isso no exame, até pq você vai estar devagar na primeira (exame de Feira)!
Abraço!!!
shinecrazy
shinecrazy
Admin
Admin

Número de Mensagens : 454
Idade : 42
Localização : Cruz das Almas - BA
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 06/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  jeff Seg Ago 04, 2008 1:46 pm

nego escreveu:olá jeff, foi bom vc levantar este tópico,pois as auto escolas aqui de joinville,também instruem seus alunos p/não usarem o freio dianteiro, isto é um absurdo e talvez a causa de tantos acidentes, precisamos alertar as autoridades a tomarem uma providencia, para que novos pilotos não sofram as consequencias de informações descabidas,e venham a sofrer no transito, por estarem despreparados.

Nego, obrigado pela informação.

Imagino que também nunca ensinaram técnicas básicas, como aliviar o freio para desviar do obstáculo em caso de freio arrastando e colisão iminente?
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  hazard Seg Ago 04, 2008 3:18 pm

O lance todo das moto-escolas é que você passe no exame, né? Eles estão pouco se lixando se você aprendeu realmente a pilotar, até porque nem na rua nós vamos. É só o circuito e pronto, decorou tudo... passou.
Eu tenho lido muito sobre pilotagem e tenho consiência de que simplesmente passar no exame não quer dizer muita coisa. Neutral
hazard
hazard
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 86
Idade : 42
Localização : Dias D'Avila/Salvador - BA
Data de inscrição : 06/05/2008

http://WWW.FOTOLOG.NET/ERIKH2SO4

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  jeff Seg Ago 04, 2008 4:04 pm

Vou colocar vocês a par de toda a história:

Ontem à noite vi um tópico na coluna "Do Banco do Motorista" no Best Cars Web Site. O assunto era a má-formação dada pelas auto-escolas aos motoristas.

Enviei um email ao Bob Sharp, o autor, comentando que os riscos eram maiores para os motociclistas, e ele retornou essa informação sobre a reprovação em caso do uso do freio. Postei o tópico e o convidei a conhecer e eventualmente participar do nosso fórum.

Está prometida uma denúncia sobre o tema. Quem puder contribuir com mais informações, envie para cá. Acredito que será de grande utilidade para todos.

Um abraço,

Jeff

PS: Apesar de ser do banco do motorista, a coluna tem excelentes dicas sobre segurança no trânsito. Vale conferir.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Minha vez de falar sobre o assunto...

Mensagem  amsbetinho Seg Ago 04, 2008 9:25 pm

No meu primeiro dia de aula na moto-escola o meu instrutor deu uma noção geral sobre motos e antes d'eu dar a primeira volta ele me advertiu: "Não use o freio dianteiro! Esqueça que ele existe e só use o freio traseiro." Nessas palavras, sem mais nem menos.

Questionei esta informação e comentei: "mas o certo não é usar os dois ao mesmo tempo?" Ele disse que "sim, mas isso só depois de algum tempo de experiência nas ruas". Mas sobre a supervisão de quem? Quando? Será que todo mundo também teve/terá o mesmo interesse que eu em saber mais sobre isso?

No exame também não ouvi nada a respeito de reprovação por uso do freio dianteiro e também vi gente se desequilibrando ao tentar usá-lo. Acredito que o aviso é dado justamente por conta do circuito "mediocre" do DETRAN que não simula nada do trânsito no dia-a-dia e, por trafegar em baixa velocidade, usar o freio dianteiro unindo nervosismo e pouca prática pode facilitar um erro. Afinal, treina-se só para passar no exame, como disse Hazard.

Por ter habilitação categoria B há 9 anos e circular muito de bicicleta pelas ruas (além de ler muito sobre pilotagem de motos nos últimos meses), posso dizer que comecei a pilotar moto com um "pouco de experiência", sabendo me comportar corretamente no trânsito, respeitando meus limites e os da moto, INCLUSIVE USANDO OS DOIS FREIOS como se deve. Espero estar certo e continuar assim, não acontecendo nada de errado comigo.

Já lí em outro post aqui mesmo no FORUM que alguém falava que o número elevado de acidentes de motociclistas está associado à falta de noção do trânsito e consequente desrespeito do mesmo. Um erro para quem está começando a dirigir um carro pode significar uma batidinha no fundo de outro automóvel, ou perda de controle momentânea por não dosar a velocidade correta numa curva, etc. Isso numa moto, também para um inexperiente, significa queda! Sem chance de deixar a moto morrer, ligá-la novamente e rodar novamente. Concordo com tudo isso.

Portanto, o assunto é sério e merece a atenção de mais pessoas! Continuem contribuindo.
amsbetinho
amsbetinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 496
Idade : 45
Localização : Salvador - Bahia
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  tonywalker Ter Ago 05, 2008 2:11 pm

Tive praticamente a mesma experiência que o amsbetinho ao tirar a carteira de moto.
Apesar de achar (de acordo com os relatos aqui do fórum) que a pista aqui em BH é a mais completa, e que simula em maior grau o trânsito, ainda acho pouco.
A experiência que tive veio das ruas mesmo, e também de um pouco de sorte.
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  gaguim Qua Ago 06, 2008 4:52 pm

Aqui em Fortaleza, tirei a carteira a pouco mais de 3 meses e é proibido usar o freio da frente sim!
Aqui se o cara usar o freio da frente, é caixa. Reprova
gaguim
gaguim
Novato
Novato

Número de Mensagens : 9
Data de inscrição : 30/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  hazard Sex Ago 15, 2008 9:19 am

Bom dia pessoal! Hoje tive a feliz informação de que passei no exame prático do Detran. Fiz a Prova no dia 12/08/08 e só usei o freio traseiro... porque será?! Preferi não arriscar!
Agora é só esperar a Habilitação chegar.

Abraços a todos!!! Very Happy
hazard
hazard
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 86
Idade : 42
Localização : Dias D'Avila/Salvador - BA
Data de inscrição : 06/05/2008

http://WWW.FOTOLOG.NET/ERIKH2SO4

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  nego Sex Ago 15, 2008 12:25 pm

olá hazard, creio que voce já é um piloto experiente, que já havia pilotado antes de comprar a sua dafra, então sabe que deve usar os freios simultaneamente, 60% no diant. e 40% no trz. e se não for experiente, vá com cautela treinando a usar os dois freios, porque cada situação exige uma reação diferente, que só a prática deixa voce habil. ok espero ter ajudado.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  hazard Sex Ago 15, 2008 3:19 pm

nego escreveu:olá hazard, creio que voce já é um piloto experiente, que já havia pilotado antes de comprar a sua dafra, então sabe que deve usar os freios simultaneamente, 60% no diant. e 40% no trz. e se não for experiente, vá com cautela treinando a usar os dois freios, porque cada situação exige uma reação diferente, que só a prática deixa voce habil. ok espero ter ajudado.

E ae Nego... que piloto experiente que nada... a primeira moto que pilotei foi a minha speed. Aqui no forum eu já tinha lido sobre o assunto frenagem, no manual tem uma explicação também. Mas o caso é que rolou uma informação que no exame prático do Detran seria proibído usar o freio dianteiro. Não consegui confirmar isso, mas quando eu for ao Detran buscar a Habilitação vou perguntar ao examinador e posto aqui pra galera. Abraços e muito obrigado pela dica!
hazard
hazard
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 86
Idade : 42
Localização : Dias D'Avila/Salvador - BA
Data de inscrição : 06/05/2008

http://WWW.FOTOLOG.NET/ERIKH2SO4

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  Hellizeus Qua Ago 20, 2008 12:35 pm

Infelizmente a formação de motociclistas e motoristas no Brasil é péssima!!!
Prova disso é o alto número de acidentes e mortes que acontecem todos os anos.
Tirar uma CNH hoje é mais CARO financeiramente que dificil em termos de conhecimento e pratica
de pilotagem.
Eu me lembro que em 1988,quando eu tirei minha CNH,nem freio usei. Apenas segui orientação do instrutor, levantei a rotação da moto e fiz o percurso sem acionar acelerador ou freio, velocidade baixa e constante.
Foi mais uma prova de eqüilibrio do que prática.

Enquanto a preocupação for ganhar dinheiro e não ensinar, isso continuará, infelizmente.

No Brasil, lei são feitas para alguem faturar e não apenas para proteção.
Hellizeus
Hellizeus
Novato
Novato

Número de Mensagens : 18
Idade : 54
Localização : Taubaté - SP
Data de inscrição : 19/08/2008

http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=8011841405027686593

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  Fernando Moreira Qua Ago 20, 2008 3:26 pm

Jeff,

Eu não tive essa informação tb, tirei minha carta de moto há dois meses, nem posso chamar aquilo de exame prático, com aquele teste não diz nada que vc estará pronto para andar na rua, na verdade tenho mais dificuldade com outros de moto, do que no próprio trânsito, eu acho a preparação para sair na rua pilotando é muito fraca, tive mais informação sobre pilotagem aqui no site mesmo, uso do freio, manutenção, segurança etc.

Valeu mesmo pelas dicas e espero que os mais experientes me ensinem mais.

Se puderem me mandar mais material, fica ai meu e-mail fesmoreira@gmail.com

Abraços
Fernando Moreira
Fernando Moreira
Forista
Forista

Número de Mensagens : 317
Idade : 41
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  marcelo_rsb Qua Ago 20, 2008 8:34 pm

Por mim a maior palhaçada é que o instrutor me PROIBIU de usar o freio dianteiro a não ser na rampa, e ainda fez todo um terror de que é usar o freio e cair!!!!
Agora tava pensando, aqui, quais sugestões vocês dão de um exame mais completo e eficiente?
marcelo_rsb
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  hazard Qua Ago 20, 2008 9:26 pm

marcelo_rsb escreveu:Por mim a maior palhaçada é que o instrutor me PROIBIU de usar o freio dianteiro a não ser na rampa, e ainda fez todo um terror de que é usar o freio e cair!!!!
Agora tava pensando, aqui, quais sugestões vocês dão de um exame mais completo e eficiente?

Marcelo, o problema é que o instrutor quer que você passe, e o examinador vai avaliar tudo que pode fazer você perder, ele não avalia se você sabe pilotar e sim se você erra algum procedimento do teste. Então a responsabilidade de saber pilotar é nossa. No teste a dica é... faça o que o intrutor te instruir. Passou, pegou a habilitação? Seja prudente, siga as leis de trânsito, cuidado com a falta de perícia dos outros. E continue fazendo o que vem fazendo. Trocando experiências agente aprende muito. Very Happy

Abraços.
hazard
hazard
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 86
Idade : 42
Localização : Dias D'Avila/Salvador - BA
Data de inscrição : 06/05/2008

http://WWW.FOTOLOG.NET/ERIKH2SO4

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  nego Qua Ago 20, 2008 10:20 pm

marcelo, na minha opinião para se ter habilidade e saber sair de uma situação de risco, recomendo, pegar um lugar ermo onde existem obstaculos naturais, tais como rampas, valas terra solta, mato, e o candidato com equipamentos de segurança, tipo sapato reforçado ou bota calsa jeans, jaqueta velha pode ser também jeans, luvas pode ser de pano, e capacete, que tambem pode ser um capacete velho, mas que tenha a queixeira,estes obstáculos vão sendo transpostos, gradativamente, para que o novo piloto vá se familiarizando, tentar fazer manobras , tipo oito, esses, linha reta, freiadas, usando só o freio trazeiro, depois só o dianteiro, e os dois proporcionalmente, depois de brincar bastante, e ver que já tem habilidade , fazer tudo novamente más na posição de pé na pedaleira, ir bem devagar para depois se aventurar mais, essas simulações vão sendo gravadas no incociente, e quando o novomotando estiver no transito, os seus reflexos vão responder a cada situação, e os motolokoboys não irão mais chingar voces. e lembrem-se sempre pilotar na defensiva, nunca devemos aceitar desafios de outros motoqueiros, se eles tem pressa que vão, no proximo semáforo eles vão estar lá, e assim por diante. ok
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  jeff Sáb Ago 23, 2008 4:37 pm

Bem dito, nego,

Você respondeu para o Marcelo o mesmo que eu diria.

Quando você pratica sozinho fora do trânsito, adquire o conhecimento das reações da moto nas mais diversas situações. E sua reação passa a ser automática quando surge a necessidade.

As auto-escolas deveriam passar noções de pilotagem com segurança e manobras de emergência para os futuros pilotos.

Quando comprei minha primeira moto, fiz um curso de pilotagem com segurança bancado pelo fabricante e ministrado pelo pessoal da concessionária, com direito a percurso com obstáculos e treinamento das manobras.

A Dafra marcaria um belo gol (a favor...) caso se preocupasse com esse tipo de coisa, não apenas em vender as motos.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  amsbetinho Sáb Ago 23, 2008 6:39 pm

marcelo_rsb escreveu:(...)Agora tava pensando, aqui, quais sugestões vocês dão de um exame mais completo e eficiente?

Uma mudança que percebo para melhor no exame do DETRAN para categoria "B" é que agora uma parte do percurso é feita no trânsito mesmo. (A última informação que tive é que uma parte é no circuito e outra no trânsito). Isso é muito bom porque desde as aulas práticas o aluno já sente como é pilotar entre os outros veículos, em situações reais da cidade. Na minha época a prova inteira para carro era feita no circuito do DETRAN, que simulava baliza, meia embreagem de subida e decida, além de um zig-zag besta e parada. É o que continua acontecendo com o exame de moto, todo feito em circuito, só para avaliar se sabemos nos equilibrar.
Não sei como seria fazer uma prova de moto na rua, porque o examinador teria que ficar na carona ou num lugar bem alto vendo o candidato se deslocando pelas ruas mais próximas. Isso é uma coisa a ser pensada e certamente vai continuar variando para cada cidade. Mas por falar em carona, quando eu estava fazendo minhas aulas práticas de moto, pedi autorização para o instrutor para deixar eu levar minha namorada na garupa em uma das aulas. Queria saber como era o peso e reação da moto nessa situação e foi muito importante já ter essa noção enquanto ainda estava aprendendo o básico. Nem isso se aprende nas aulas... Ele deixou porque foi uma aula numa sexta à noite, quando não tinha fiscalização do Detran.
Portanto, acredito que aulas mais reais não fariam mal algum às auto-escolas e aproximaria o futuro piloto à realidade das ruas. O que não dá é passar no exame prático e depois descobrir que sofre do mal de "braço-duro", ou que no semáforo não se deve parar logo atrás de um carro (uma simples dica para quem não quer correr o risco de ser prensado entre dois carros), que o freio dianteiro não é enfeite, etc.
amsbetinho
amsbetinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 496
Idade : 45
Localização : Salvador - Bahia
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!! Empty Re: ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!!!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos