FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MANUAL DO BOM GARUPA

+4
Fernando Moreira
mi_jones
jeff
OscarWagner
8 participantes

Ir para baixo

MANUAL DO BOM GARUPA Empty MANUAL DO BOM GARUPA

Mensagem  OscarWagner Qui Ago 21, 2008 8:52 am

Extraído da revista Tech Force

“Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a garupa.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência do garupa é pouca :
O GARUPA (masculino) É CARNE MORTA!
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e colar nas costas do blusão do piloto.
1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do piloto. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o piloto tem perna curta, ou se a moto está carregada.
2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário ‘engrenar’ a marcha ré.
3. Em movimento, evitar movimentos bruscos, do tipo olhar para trás no final das retas e dizer : “Olha que já não vejo nenhuma moto!”
4. O garupa é o tesoureiro da equipe no que toca ao pagamento de pedágios. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.
5. Igualmente, é o navegador da equipe.
6. O garupa pode ajudar nas curvas, observando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as pedaleiras. A transferência de peso para as pedaleiras torna a moto mais manobrável.
7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas pedaleiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.
8. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no lugar onde a espinha muda de nome.
9. Não adormecer nunca.
10. Nas freiadas e arrancadas deve apoiar-se nos suportes e não no condutor.
11. Nas paradas não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra.
12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação.
13. A garupa está, rigorosamente, proibido de olhar para o velocímetro e expressar a sua aprovação ou reprovação com apertos de joelhos, socos nas costas, etc, etc…
14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.
15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.
16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete, os óculos ou o penteado.
OscarWagner
OscarWagner
Novato
Novato

Número de Mensagens : 10
Localização : Aracaju - Sergipe
Data de inscrição : 20/08/2008

http://www.wdesigner.ppg.br

Ir para o topo Ir para baixo

MANUAL DO BOM GARUPA Empty Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Mensagem  jeff Qui Ago 21, 2008 9:06 am

Muito boa a contribuição, OscarWagner!

A gente sempre esquece do peso mor garupa... Outra dica: é fundamental a proximidade com o piloto para manter a distribuição do peso o mais próximo possível do centro de gravidade (centro da moto).

Aquele garupa que senta na posição "vejam como estou preocupado em não encostar no piloto para mostrar para todo mundo que não somos gays", além de ser preconceituoso e mal-informado, compromete a dirigibilidade e representa um grande risco de segurança porque o guidão fica leve demais (em outro post, alguém disse que fica "passarinhando" --- é isso aí).

Inté,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

MANUAL DO BOM GARUPA Empty Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Mensagem  mi_jones Ter Set 02, 2008 11:21 am

falando de garupa, qté porque o tópico é sobre isso ¬¬
qria saber o seguinte a minha força interfere em alguma coisa?
Melhor reformular:
Eu peso..,quer dizer, minha massa eh de 55kg, eu não posso carregar qualqer garupa mais pesado ou só devo tomar alguns cuidados?
Pq força msm eu naum tenho nenhuma ou quase nenhuma ... Sad
mi_jones
mi_jones
Forista
Forista

Número de Mensagens : 477
Localização : OSASCO
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 18/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

MANUAL DO BOM GARUPA Empty Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Mensagem  jeff Ter Set 02, 2008 11:36 am

Fica difícil avaliar essa força, minha relação peso x moto sempre foi mais próxima de 1:1.

Mas acho que é questão de treino. Você tem que orientar sua garupa a não fazer força, deixar a cintura flexível.

Por exemplo, o jeito certo de passar pelos cones no exame de habilitação é mantendo o corpo praticamente imóvel no espaço e jogando a moto com a bunda cintura para um lado e outro.

Você praticamente não fará força se a sua garupa fizer a mesma coisa.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

MANUAL DO BOM GARUPA Empty Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Mensagem  Fernando Moreira Ter Set 09, 2008 2:20 pm

Cara, eu levo e trago meu irmão todo dia, só que o cara tem 1,90 de altura com 90 kilos.

Sério mesmo, depois de andar tanto com ele não tem Peso Mor garupa tão pesada. No começo atrapalhou pra caramba, agora estpu mais acostumado, mas é mais cansativo pra segurar a moto.
Fernando Moreira
Fernando Moreira
Forista
Forista

Número de Mensagens : 317
Idade : 41
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

MANUAL DO BOM GARUPA Empty Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Mensagem  LION Ter Set 09, 2008 3:00 pm

Boa Lion rsrs,

Pelo menos ela está bem segura de andar com vc, até consegue relaxar, rsrs, minha mãe nem quer subir na minha rsrs.[/quote] Se eu te contar vc não acredita! Minha mãe é maior Mariagasolina,kkkkkkkkkkkkkk,Aquí num bairro do RJ onde tem grande concentração de moto-táxi,vc acredita que ela anda de moto para lá e para cá,e outra: Fica muito brava comigo,quando ela quer que eu à leve em algum lugar e eu nego por estar sem o capacete do garupa,aí não vai mesmo e ela fala :Os caras do moto-táxi me levam sem capacete! Eu respondo duas coisas : Os caras do moto-taxi são irresponsáveis e outra eles te levam pq ganham por isso,eu não e não levo sem capacete.
LION
LION
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 603
Idade : 55
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 19/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

MANUAL DO BOM GARUPA Empty Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Mensagem  Fernando Moreira Ter Set 09, 2008 3:04 pm

LION escreveu:Boa Lion rsrs,

Pelo menos ela está bem segura de andar com vc, até consegue relaxar, rsrs, minha mãe nem quer subir na minha rsrs.
Se eu te contar vc não acredita! Minha mãe é maior Mariagasolina,kkkkkkkkkkkkkk,Aquí num bairro do RJ onde tem grande concentração de moto-táxi,vc acredita que ela anda de moto para lá e para cá,e outra: Fica muito brava comigo,quando ela quer que eu à leve em algum lugar e eu nego por estar sem o capacete do garupa,aí não vai mesmo e ela fala :Os caras do moto-táxi me levam sem capacete! Eu respondo duas coisas : Os caras do moto-taxi são irresponsáveis e outra eles te levam pq ganham por isso,eu não e não levo sem capacete.[/quote]

KKKKKKKKKKKK

Ela pelo visto não tem medo de nada rsrs
Fernando Moreira
Fernando Moreira
Forista
Forista

Número de Mensagens : 317
Idade : 41
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

MANUAL DO BOM GARUPA Empty Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Mensagem  Betho Qui Jul 21, 2011 11:26 pm

Segue mais alguns itens, para o comportamento correto da garupa, para os interessados (as) na certificação:

1. Zelar para que a moto esteja sempre limpa e livre de manchas;
2. Manter toda a parte cromada da moto impecavelmente brilhando;
3. Nunca gritar no ouvido do piloto, mesmo em situações de perigo;
4. Patrocinar o lanche do piloto nas paradas para descanso;
5. Segurar o capacete do piloto, quando este solicitar, aproveitando para limpar a viseira;
6. Ajudar o piloto a vestir a jaqueta ou a capa de chuva;
7. Manter engraxada e sempre brilhando as botas do piloto;
8. Nas hospedagens, esvaziar os alforges e carregar toda a bagagem;
9. Manter lubrificada a corrente da moto;
10. O Piloto desejando estacionar a moto no descanso central, o garupa deverá puxa-la por trás, para que o piloto faça o mínimo de esforço;
11. Jamais tecer comentários dizendo que o banco do garupa é desconfortável e dói o bumbum;
12. Nos eventos, nunca comprar "souveniers" grandes ou pesados, para não ocupar espaços na moto que devem ser reservados para os objetos adquiridos pelo piloto;
13. Em trânsito, jamais incomodar o piloto dizendo que quer ir ao banheiro;
14. A cada quilograma de acessórios novos que o piloto instalar na moto, a garupa deverá perder o equivalente em peso corporal, para compensar;
15. Estar ciente de que três ou mais garupas reunidas, cochichando, será considerado motim.
Betho
Betho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 351
Idade : 65
Localização : Campinas SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MANUAL DO BOM GARUPA Empty Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Mensagem  renegado Sex Jul 22, 2011 6:28 am

vou estudar bem esse manual para lembrar de falar p minha garupa! pq sinceramente ela e uma ótima esposa mas péssima garupa!até briga comigo pq ela bate o capacete no meu! vê se pode um trem desse.
renegado
renegado
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 562
Idade : 37
Localização : Serra ES
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 26/03/2010

http://www.webradiomotorrock.com

Ir para o topo Ir para baixo

MANUAL DO BOM GARUPA Empty Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Mensagem  ALDIVAM Sex Jul 22, 2011 8:54 am

renegado escreveu:vou estudar bem esse manual para lembrar de falar p minha garupa! pq sinceramente ela e uma ótima esposa mas péssima garupa!até briga comigo pq ela bate o capacete no meu! vê se pode um trem desse.

kkkkkkkkkkkkkk,

Pensei que só a minha tinha vindo com este defeito de fabrica. What a Face
ALDIVAM
ALDIVAM
Novato
Novato

Número de Mensagens : 43
Idade : 39
Localização : SÃO PAULO/ZONA SUL
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 23/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MANUAL DO BOM GARUPA Empty Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Mensagem  jeff Sex Jul 22, 2011 9:05 am

O que o Betho falou deve ser incorporado (e-hê) pelos WD-40.

Proponho discutirmos isso na próxima reunião.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

MANUAL DO BOM GARUPA Empty Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Mensagem  renegado Sex Jul 22, 2011 1:56 pm

ALDIVAM escreveu:
renegado escreveu:vou estudar bem esse manual para lembrar de falar p minha garupa! pq sinceramente ela e uma ótima esposa mas péssima garupa!até briga comigo pq ela bate o capacete no meu! vê se pode um trem desse.

kkkkkkkkkkkkkk,

Pensei que só a minha tinha vindo com este defeito de fabrica. What a Face


agora podemos ficar tranquilos Aldivam! temos um manual para acabar com esse problema! rsrsrsrs
renegado
renegado
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 562
Idade : 37
Localização : Serra ES
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 26/03/2010

http://www.webradiomotorrock.com

Ir para o topo Ir para baixo

MANUAL DO BOM GARUPA Empty Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos