Dificuldade na engrenagem da Marchas
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FÓRUM MOTOS DAFRA :: Speed 150 :: Speed 150 :: Defeitos !
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Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
A minha faz esse mesmo barulho!! mas e so nas marchas lentas 1ª e 2ª, incomoda mesmo,percebo q ao esticar a corrente melhora por um tempo, depois volta de novo!! Tenho a esperança de resolver totalmente depois de trocar a relação.
firefox- Guru
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Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
Olá pessoal, pela descrição de vocês está parecendo que a corrente está raspando na mola junto a balança, já houve aqui relatos com fotos ( pesquizem tópico speed defeitos ), neste local deve haver uma borracha de proteção, que com o uso da corrente frouxa, esta peça se desgasta, onde o atrito causa este barulho de scrito por voces, verifiquem e recomendo a levar a moto a consecionária para avaliação mais criteriosa, vlu, espero ter ajudado.
nego- Admin
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Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
Fuzzy logic
intao minha moto esta na garantia tem outras concecionarias aki em cidades vizinhas a 100km uma poderei ir este final de semana talves....se caso eu for eu posso receber a asistencia técnica da garantia em qualquer agencia dafra?
com relaçao a eu levar em otra concecionaria de outra marca e for caro o concerto ou troca de peça?
intao foi dito por alguem aki no forum mas n lembro o nome q um problema deste parecido com o meu q teve q trocas os discos de embreagem ...(vc axa q é isto msm?(eu deveria levar em algum otro lugar pra ver o problema (mas n perderei a garantia com a verificaçao interna do problema feita por otra concecionaria?) e correr atras dos meus direitos ne?pois estou na garantia))..intao esse sujeito q to falando flw q ele pagou 300 reais pela troca! a dafra nao tem q ter 100% de reposiçao das pessas em garantia?]
com relaçao ao oleo do motor...eu acabei de faser a revisao de 3mil e antes dela eu ja estava com este problema
intao minha moto esta na garantia tem outras concecionarias aki em cidades vizinhas a 100km uma poderei ir este final de semana talves....se caso eu for eu posso receber a asistencia técnica da garantia em qualquer agencia dafra?
com relaçao a eu levar em otra concecionaria de outra marca e for caro o concerto ou troca de peça?
intao foi dito por alguem aki no forum mas n lembro o nome q um problema deste parecido com o meu q teve q trocas os discos de embreagem ...(vc axa q é isto msm?(eu deveria levar em algum otro lugar pra ver o problema (mas n perderei a garantia com a verificaçao interna do problema feita por otra concecionaria?) e correr atras dos meus direitos ne?pois estou na garantia))..intao esse sujeito q to falando flw q ele pagou 300 reais pela troca! a dafra nao tem q ter 100% de reposiçao das pessas em garantia?]
com relaçao ao oleo do motor...eu acabei de faser a revisao de 3mil e antes dela eu ja estava com este problema
Vinícius-MG- Novato
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 13/04/2009
Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
Com relação a garantia, sua garantia é coberta em todo o território nacional, então se tem outra concessionária no município vizinho vá até lá pois eles tem obrigação de lhe atender dentro da garantia.Vinícius-MG escreveu:Fuzzy logic
intao minha moto esta na garantia tem outras concecionarias aki em cidades vizinhas a 100km uma poderei ir este final de semana talves....se caso eu for eu posso receber a asistencia técnica da garantia em qualquer agencia dafra?
com relaçao a eu levar em otra concecionaria de outra marca e for caro o concerto ou troca de peça?
intao foi dito por alguem aki no forum mas n lembro o nome q um problema deste parecido com o meu q teve q trocas os discos de embreagem ...(vc axa q é isto msm?(eu deveria levar em algum otro lugar pra ver o problema e correr atras dos meus direitos ne?pois estou na garantia))..intao esse sujeito q to falando flw q ele pagou 300 reais pela troca! a dafra nao tem q ter 100% de reposiçao das pessas em garantia?]
Se for fazer por fora o serviço é lógico que ficará mais barato fazer em uma oficina de motos qualquer do que fazer em uma concessionária de outra marca, isso sem dúvidas... Mas no caso dei a opção de correr atrás dos seus direitos, como você estava citando em seu post anterior, e neste caso você terá que levar a uma assistência técnica especializada e obter um laudo do problema, coisa que nem todas as oficinas de motos da esquina podem fornecer. Mas é claro que você deve fazer o mais fácil, já que isto não é uma questão tão extrema assim (ao menos por enquanto é coisa fácil).
O que o Nego disse sobre a corrente batendo/raspando na balança é vero, ele tem mais experiência do que eu neste área, e temos que observar que aqui nós (os usuários) não vemos e nem ouvimos os problemas, simplesmente tentamos entender os relatos e auxiliar no que estiver ao nosso alcance. Dê uma olhada na corrente para ver se ela não está exageradamente frouxa provocando o barulho por atrito entre a corrente e a balança, se for o caso é só esticar a corrente, no máximo rolará uma troca de relação (coroa, pinhão e corrente) por ítens novos. Também pode ser problema na embreagem, estes relatos que você mencionou eu também já li aqui pelo fórum em algum lugar, inclusive já li em algum lugar que a embreagem da Titan 150cc (se não estou enganado) serve no lugar.
Então, leve nesta concessionária na cidade vizinha e coloque o mecânico deles sentado na moto e leve-o para passear e sentir/ouvir o problema apresentado pela moto, acho que se você colocar a moto no cavalete central e engrenar a 1ª marcha, para fazer a roda girar sobre o cavalete (sem tocar no chão), perceberá facilmente se o problema é realmente da corrente batendo/raspando na balança por folga na mesma.
Abraços!
Última edição por Fuzzy Logic em Seg Abr 13, 2009 11:21 pm, editado 1 vez(es)
Fuzzy Logic- Guru
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Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
vou faser isto mesmo vlw...
mas com relaçao a correntes froxas nao é pois forao apertadas... creio q o problema seje na area da coroa onde a corrente se encaixa ..o cara tinha me mostrado ela mais ele nao quis abrir...ctz q o problema é por ai
abraço
mas com relaçao a correntes froxas nao é pois forao apertadas... creio q o problema seje na area da coroa onde a corrente se encaixa ..o cara tinha me mostrado ela mais ele nao quis abrir...ctz q o problema é por ai
abraço
Vinícius-MG- Novato
- Número de Mensagens : 19
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 13/04/2009
Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
bom... chegando na coroa tem as buchas... pinos e o cubo...
bom.. minah coroa quando andava ela banbeava... levei num aoficina e fiquei sabendo q tinha 2 pinos quebrados... troquei ... tá novo....
bom.. minah coroa quando andava ela banbeava... levei num aoficina e fiquei sabendo q tinha 2 pinos quebrados... troquei ... tá novo....
Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
Embreagem alta ninguém merece.
Vinicius Araujo- Forista
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Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
por quanto ficou isso xello?
vc mandou com a sua moto msm tendo garantia ainda?
vc mandou com a sua moto msm tendo garantia ainda?
Vinícius-MG- Novato
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Moto : Speed 150cc
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Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
isso mesmo .... mesmo tendo garantia arrumei a moto em outro lugar.... se eu fosse na concessionária ia demorar pra caramba... precisava da moto pro dia seguinte... ou pro resto do dia...
Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
Colegas não poderia o defeito ser devido a má qualidade do oleo usado nomotor das motocas!
marcelobaki@yahoo.com.br- Novato
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Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
Pode ser, visto que usam quantidades abaixo do recomendado por ELES próprios na entrega das motos.
Vinicius Araujo- Forista
- Número de Mensagens : 430
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Moto : Smart 125
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Marcha
E a pessoal, aminha moto fica no neutro e nao engata mais em nenhuma marcha. ja eh a segunda vez que levo para a concessionaria arrumar. e nd
Lucaschoi- Novato
- Número de Mensagens : 2
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Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
Seja bem vindo, Lucas.
Quanto ao seu problema, eles conseguiram arrumar da primeira vez?
Quanto ao seu problema, eles conseguiram arrumar da primeira vez?
Vinicius Araujo- Forista
- Número de Mensagens : 430
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Localização : São Paulo/Capital
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 04/04/2009
Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
Vinicius Araujo escreveu:Seja bem vindo, Lucas.
Quanto ao seu problema, eles conseguiram arrumar da primeira vez?
Oi Vinicius
Entao, arrumou, nao deu 1 semana ja parou novamente. Eh estressante comprar uma moto 0km e ter tantos problemas.
Um amigo viu e o oleo estava baixo. Levei para eles verificarem... mas ate agora nada.
Valew
Lucaschoi- Novato
- Número de Mensagens : 2
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 12/05/2009
Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
Pô, a minha tá com 1500 km rodados e venho tendo dificuldade para passar da 2ª para a 1ª marcha, por várias vezes acaba travando sem que consiga reduzir a marcha. Tô meio preocupado com a possibilidade de deixar a moto morrer no meio do trânsito por causa desse problema. Alguém pode me ajudar? Pois é minha 1ª moto e não entendo de mecânica.
Leco- Novato
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2009
Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
Olá boa noite Leco, gostaria de saber se já fez a revisão de mil km?, já verificou o nível de óleo?,como está a regulagem do cabo de embreagem?, responde estas perguntas, e então vou ver se posso te ajudar ok. UM abraço.
José Luiz.
José Luiz.
nego- Admin
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Data de inscrição : 02/07/2008
Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
Bem Nego, seguinte: a revisão de 1000 km foi feita sim, o problema apareceu após ter rodado pelo menos 400 km com ela depois da revisão. Quanto ao nível de óleo tá ok, a regulagem do cabo da embreagem é que não sei como funciona (aumentar ou diminuir a folga serve prá quê?). Desculpe a ignorância e aguardo resposta. Obrigado.
Leco- Novato
- Número de Mensagens : 22
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Localização : Belford Roxo - R.J
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2009
Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
Ok, é o seguinte o cabo de embreagem tem um regulador no manete e outro junto ao suporte, antes da alavanca, esta regulagem junto ao suporte que você vai atuar, verifica se tem folga, se sim destrave as porcas( porca e contra porca), va apertando a porca até que a folga desapareça,(só encoste não force), então vá à manete e veja se ficou justa (tipo aciona a mante, alavanca se movimenta( você sente o peso dos discos e molas), se sim, volte a porca e dê uma volta no sentido de afrouxar, verifique novamente a manete, tem que ter 2cm de folga entre o punho e a ponta da manete( verifique no seu manual que lá tem um desenho com estas inform.) qualquer dúvida dá um toque valeu.
nego- Admin
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Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008
Resolvido o problema da troca de marchas
Bom, a essa altura acho que todo mundo já sabe que finalmente estou pilotando uma Dafra, e não foi a Speed que achei que seria, mas a Kansas dos nossos amigos Lobo & Loba.
Combinamos a entrega da moto em Volta Redonda, então de cara enfrentei uma viagem de uns 350 km com a menina, o que permitiu tirar algumas conclusões. Para quem quiser conhecer a história em detalhes, ela está no tópico O Novo Avatar. Aqui vou falar apenas do problema de lubrificação crônico dessas motos, do qual eu suspeitava e agora tenho certeza.
Vamos ao resumo dos fatos:
Apesar de ter saído de lá com o óleo rigorosamente na marca de nível máximo, senti uma dificuldade anormal para engatar as marchas e encontrar o neutro em uma moto nova (3600 km), problemas já discutidos aqui no fórum. O que era administrável em Volta Redonda ficou muito ruim quase chegando em São Paulo, onde pude constatar que o nível de óleo estava na metade da vareta, talvez um pouco mais se eu tivesse deixado a moto em repouso por mais algum tempo antes de medir.
Depois de colocar um pouco de óleo acima do recomendado, o problema de engate de marchas e localização do neutro foi diminuindo progressivamente, e o ruído do comando da moto melhorou significativamente. Ao chegar em minha Santo André livre terra querida, já tinha feito as pazes com o câmbio.
O que me deixou mais irado foi constatar que o motivo desse problema, que anda causando até troca em garantia do rolamento do virabrequim nas Kansas (sintoma clássico de lubrificação deficiente) era evidente o tempo todo, e só faltou raciocínio de minha parte para poder ter alertado a todos há muito tempo atrás.
Peço desculpas porque não dediquei mais tempo a pensar sobre isso, mas este foi um ano verdadeiramente conturbado. É pena, mas espero que ainda dê tempo de reverter o problema para muita gente.
O problema:
Em motos novas, dificuldade no engate de marchas é sintoma de embreagem mal regulada e/ou nível de óleo baixo. A recomendação do fabricante Dafra/Zongshen que aparece na página 16 do manual do proprietário (agora eu tenho! agora eu tenho!) é para a colocação de 1 litro de óleo após drenagem e 1,2 litro após desmontagem (ou seja, com o motor seco depois de ter sido aberto em bancada).
Essa quantidade de óleo é idêntica para as Speed e Kansas, o que parece fazer sentido, já que a carcaça (a parte de baixo) de ambos os motores é idêntica, exceto pelas tampas laterais (mas tampa é só detalhe estético). Cilindro e cabeçote são verdadeiramente diferentes, volto a falar sobre isso já.
Assim, com ambos os motores vazios sobre a bancada, adicionando a mesma quantidade de óleo, o nível atingirá a mesma altura em ambas as carcaças, nível suficiente para lubrificar a parte inferior dos rolamentos e os contrapesos do virabrequim, que vão causar um belo de um chuá no interior da carcaça. Isso é critério de projeto para uma boa lubrificação.
Só que essa situação só existe enquanto os dois motores são analisados em condição estática, parados. E aí é que surge o problema:
Quando o motor entra em funcionamento, a bomba joga óleo para o alto do cabeçote. E ele desce por gravidade, retornando para a carcaça, de onde é bombeado novamente em ciclo contínuo. Como o cilindro da Kansas é maior, mais alto, uma quantidade um pouco maior de óleo gasta um pouco mais de tempo para chegar ao topo e também para retornar ao “cárter”.
Na prática, pegando um motor de Speed e um de Kansas exatamente com a mesma quantidade de óleo, o da Kansas vai sair em desvantagem, porque vai trabalhar com um nível mais baixo por causa da demora do óleo para completar o trajeto. Em teoria e na bancada, isso passa despercebido. Na prática, não.
Por isso que ocorrem problemas críticos na Kansas e sérios nas Speed: esses motores têm que trabalhar com um nível de óleo mais alto. O da Kansas, ainda mais alto que o da Speed. Como na indicação de nível máximo recomendada pelo fabricante eles já estão com o mínimo de óleo ideal para trabalhar, eles passam a rodar no sacrifício quando o nível chega no meio da vareta.
Com o óleo adicional que coloquei e que normalizou a situação, não aparece nenhuma bolha de ar no visor do nível de óleo da Jezebel. Ela veio assim de Itaquaquecetuba até Santo André nessas novas condições, o que dá uns 50 km, e o câmbio ficou muito bom.
Creio que esse é um bom parâmetro para manter nossas Speeds e Kansas em perfeitas condições (não posso falar nada em relação às Super100 e Laser): deixou a moto a noite toda no cavalete central e apareceu bolha de ar no visor de nível de óleo, precisa completar.
Culpa e responsabilidade:
Por isso, Fuzzy apressadinho, que eu disse que não deve ser nem culpa da Dafra, mas sim dos engenheiros chineses que não fizeram seu dever de casa, não pensaram em todas as possibilidades, não testaram devidamente o produto. Alguém determinou que essa quantidade de óleo era suficiente com base em um critério estático, e passou a informação para a frente. Essa é uma informação passada pelo projetista/fabricante do motor, não por quem monta/vende o produto.
Agora, falar de culpa não é falar de responsabilidade. Quanto a quem vai assumir o prejuízo, entendo que a coisa funcione assim:
Os clientes cobram a Dafra e a empresa Dafra se entende com seu fornecedor Zongshen. Cada um que corra atrás de seus direitos como consumidores. E quem pisou na bola que assuma o problema.
Da minha parte, estou cumprindo meu dever como cidadão, alertando a todos para evitar que alguém se envolva em uma situação potencialmente perigosa, como encarar um travamento de motor no meio de uma rodovia por causa de uma bobagem dessas. Literalmente, uma bobagem, 5 a 10 reais a mais de óleo.
Era o que eu tinha a dizer sobre a lubrificação do motor. No próximo post, a suspensão.
Um abraço,
Jeff
Combinamos a entrega da moto em Volta Redonda, então de cara enfrentei uma viagem de uns 350 km com a menina, o que permitiu tirar algumas conclusões. Para quem quiser conhecer a história em detalhes, ela está no tópico O Novo Avatar. Aqui vou falar apenas do problema de lubrificação crônico dessas motos, do qual eu suspeitava e agora tenho certeza.
Vamos ao resumo dos fatos:
Apesar de ter saído de lá com o óleo rigorosamente na marca de nível máximo, senti uma dificuldade anormal para engatar as marchas e encontrar o neutro em uma moto nova (3600 km), problemas já discutidos aqui no fórum. O que era administrável em Volta Redonda ficou muito ruim quase chegando em São Paulo, onde pude constatar que o nível de óleo estava na metade da vareta, talvez um pouco mais se eu tivesse deixado a moto em repouso por mais algum tempo antes de medir.
Depois de colocar um pouco de óleo acima do recomendado, o problema de engate de marchas e localização do neutro foi diminuindo progressivamente, e o ruído do comando da moto melhorou significativamente. Ao chegar em minha Santo André livre terra querida, já tinha feito as pazes com o câmbio.
O que me deixou mais irado foi constatar que o motivo desse problema, que anda causando até troca em garantia do rolamento do virabrequim nas Kansas (sintoma clássico de lubrificação deficiente) era evidente o tempo todo, e só faltou raciocínio de minha parte para poder ter alertado a todos há muito tempo atrás.
Peço desculpas porque não dediquei mais tempo a pensar sobre isso, mas este foi um ano verdadeiramente conturbado. É pena, mas espero que ainda dê tempo de reverter o problema para muita gente.
O problema:
Em motos novas, dificuldade no engate de marchas é sintoma de embreagem mal regulada e/ou nível de óleo baixo. A recomendação do fabricante Dafra/Zongshen que aparece na página 16 do manual do proprietário (agora eu tenho! agora eu tenho!) é para a colocação de 1 litro de óleo após drenagem e 1,2 litro após desmontagem (ou seja, com o motor seco depois de ter sido aberto em bancada).
Essa quantidade de óleo é idêntica para as Speed e Kansas, o que parece fazer sentido, já que a carcaça (a parte de baixo) de ambos os motores é idêntica, exceto pelas tampas laterais (mas tampa é só detalhe estético). Cilindro e cabeçote são verdadeiramente diferentes, volto a falar sobre isso já.
Assim, com ambos os motores vazios sobre a bancada, adicionando a mesma quantidade de óleo, o nível atingirá a mesma altura em ambas as carcaças, nível suficiente para lubrificar a parte inferior dos rolamentos e os contrapesos do virabrequim, que vão causar um belo de um chuá no interior da carcaça. Isso é critério de projeto para uma boa lubrificação.
Só que essa situação só existe enquanto os dois motores são analisados em condição estática, parados. E aí é que surge o problema:
Quando o motor entra em funcionamento, a bomba joga óleo para o alto do cabeçote. E ele desce por gravidade, retornando para a carcaça, de onde é bombeado novamente em ciclo contínuo. Como o cilindro da Kansas é maior, mais alto, uma quantidade um pouco maior de óleo gasta um pouco mais de tempo para chegar ao topo e também para retornar ao “cárter”.
Na prática, pegando um motor de Speed e um de Kansas exatamente com a mesma quantidade de óleo, o da Kansas vai sair em desvantagem, porque vai trabalhar com um nível mais baixo por causa da demora do óleo para completar o trajeto. Em teoria e na bancada, isso passa despercebido. Na prática, não.
Por isso que ocorrem problemas críticos na Kansas e sérios nas Speed: esses motores têm que trabalhar com um nível de óleo mais alto. O da Kansas, ainda mais alto que o da Speed. Como na indicação de nível máximo recomendada pelo fabricante eles já estão com o mínimo de óleo ideal para trabalhar, eles passam a rodar no sacrifício quando o nível chega no meio da vareta.
Com o óleo adicional que coloquei e que normalizou a situação, não aparece nenhuma bolha de ar no visor do nível de óleo da Jezebel. Ela veio assim de Itaquaquecetuba até Santo André nessas novas condições, o que dá uns 50 km, e o câmbio ficou muito bom.
Creio que esse é um bom parâmetro para manter nossas Speeds e Kansas em perfeitas condições (não posso falar nada em relação às Super100 e Laser): deixou a moto a noite toda no cavalete central e apareceu bolha de ar no visor de nível de óleo, precisa completar.
Culpa e responsabilidade:
Por isso, Fuzzy apressadinho, que eu disse que não deve ser nem culpa da Dafra, mas sim dos engenheiros chineses que não fizeram seu dever de casa, não pensaram em todas as possibilidades, não testaram devidamente o produto. Alguém determinou que essa quantidade de óleo era suficiente com base em um critério estático, e passou a informação para a frente. Essa é uma informação passada pelo projetista/fabricante do motor, não por quem monta/vende o produto.
Agora, falar de culpa não é falar de responsabilidade. Quanto a quem vai assumir o prejuízo, entendo que a coisa funcione assim:
Os clientes cobram a Dafra e a empresa Dafra se entende com seu fornecedor Zongshen. Cada um que corra atrás de seus direitos como consumidores. E quem pisou na bola que assuma o problema.
Da minha parte, estou cumprindo meu dever como cidadão, alertando a todos para evitar que alguém se envolva em uma situação potencialmente perigosa, como encarar um travamento de motor no meio de uma rodovia por causa de uma bobagem dessas. Literalmente, uma bobagem, 5 a 10 reais a mais de óleo.
Era o que eu tinha a dizer sobre a lubrificação do motor. No próximo post, a suspensão.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
O motor da minha Green Sport é idêntico ao motor da Dafra Speed, mesmo fabricante, mesmo modelo, mesmo o mesmo... Meu manual diz que a capacidade do cárter de óleo é de 1400ml, como pode o manual da Dafra Speed dizer 1200ml se ambos os motores vem do mesmo fabricante?jeff escreveu:Culpa e responsabilidade:
Por isso, Fuzzy apressadinho, que eu disse que não deve ser nem culpa da Dafra, mas sim dos engenheiros chineses que não fizeram seu dever de casa, não pensaram em todas as possibilidades, não testaram devidamente o produto. Alguém determinou que essa quantidade de óleo era suficiente com base em um critério estático, e passou a informação para a frente. Essa é uma informação passada pelo projetista/fabricante do motor, não por quem monta/vende o produto.
Agora, falar de culpa não é falar de responsabilidade. Quanto a quem vai assumir o prejuízo, entendo que a coisa funcione assim:
Os clientes cobram a Dafra e a empresa Dafra se entende com seu fornecedor Zongshen. Cada um que corra atrás de seus direitos como consumidores. E quem pisou na bola que assuma o problema.
Da minha parte, estou cumprindo meu dever como cidadão, alertando a todos para evitar que alguém se envolva em uma situação potencialmente perigosa, como encarar um travamento de motor no meio de uma rodovia por causa de uma bobagem dessas. Literalmente, uma bobagem, 5 a 10 reais a mais de óleo.
Era o que eu tinha a dizer sobre a lubrificação do motor. No próximo post, a suspensão.
Um abraço,
Jeff
Será que eles (A Dafra) só olharam a moto, viram as papeladas deles e pronto, podemos vender no Brasil?... E veja, o motor da Speed é Lifan (modelo 162FMJ-N website: http://www.lifan.com/en/product_list.asp?parentid=8608&id=887) e da Kansas é Zongshen, seria muito dificil ambos os fornecedores errarem ou muita coincidência ambos os motores, diferentes, terem mesma litragem... Quem errou foi a Dafra, anota o que estou dizendo!
E eu fui e voltei de Volta Redonda e meu nível de óleo não baixou nada não, se baixou foi algo muito imperceptível!... Meu visor lateral tava todo preenchido, na moral... Tá, agora não sei como está pois após o tombo (acidente) não vi ainda se vazou óleo ou não.
Jeff, cata no seu manual e no seu motor, veja se acha alguma etiqueta colada informando o modelo do motor, com ano de fabricação e tudo mais... No meu veio uma etiqueta com o modelo descrito, veja abaixo:
Abraços!
Fuzzy Logic- Guru
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Moto : Outra marca ou ainda não tenho
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Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
ola pessoal comprei minha speed fazem trez dias , e meu unico problema é o seguinte, as vezes de 2 para o neutro , aparece no marcador que estou no neutro , só que solto a embreagem e ela esta engatada ainda??
oque eu faço?
VALEU GALERA , VOU SEGUIR AS DICAS E LOGO POSTO OS RESULTADOS;............
FALOWWWWWWWWW
oque eu faço?
VALEU GALERA , VOU SEGUIR AS DICAS E LOGO POSTO OS RESULTADOS;............
FALOWWWWWWWWW
Última edição por xandydj3 em Qui Mar 25, 2010 11:38 pm, editado 1 vez(es)
Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
xandydj3 escreveu:ola pessoal comprei minha speed fazem trez dias , e meu unico problema é o seguinte, as vezes de 2 para o neutro , aparece no marcador que estou no neutro , só que solto a embreagem e ela esta engatada ainda??
oque eu faço?
Bem vindo ao time.
Verifique o nível do óleo, se possível troque o óleo que vem com sua moto por óleo de primeira qualidade, Yamalube por exemplo.
Verifique a folga, e a “altura” da embreagem.
Boa sorte.
Convidad- Convidado
Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
Comigo acontecia isso bastante, só q no começo, hoje 1 ano e 8 meses e 28,000km depois , ela n faz mais isso,tb vc vai pegando as manhas, eu porexemplo sempre q desligo ela e coloco no Neutro, antes d voltar a ligar, dou uma pequena deslocada, c ela tiver engatada não vai sair do lugar...!
Ou então quando vc para ela no farol e coloca no Neutro, sempre vai soltando a embreagem devagar, c ela ainda tiver engatada, vai começar a querer andar conforme vc vai soltando.....
Mas acredito q depois d umas 3 trocas por um oleo d qualidade vc não vai mas sofrer com esse problema
Ou então quando vc para ela no farol e coloca no Neutro, sempre vai soltando a embreagem devagar, c ela ainda tiver engatada, vai começar a querer andar conforme vc vai soltando.....
Mas acredito q depois d umas 3 trocas por um oleo d qualidade vc não vai mas sofrer com esse problema
firefox- Guru
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Data de inscrição : 31/07/2008
Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
Se as dicas fornecidas não resolverem o problema, avalie se vale a pena pedir o reparo em garantia, é direito seu.
Minha moto costuma dar falso ponto morto, às vezes não liga em 1a marcha mesmo com a embreagem acionada e outras vezes não indica marcha alguma. É incômodo, mas não pretendo abrir o motor somente por causa disso.
Um abraço,
Jeff
Minha moto costuma dar falso ponto morto, às vezes não liga em 1a marcha mesmo com a embreagem acionada e outras vezes não indica marcha alguma. É incômodo, mas não pretendo abrir o motor somente por causa disso.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
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Re: Dificuldade na engrenagem da Marchas
é isso ae Jeff, e como andas Bebél?
firefox- Guru
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Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008
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