FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tempo das Marchas

+15
diegocolvara
Fuzzy Logic
HARRY
Vinicius Lucas
Léo_ba
will_santana
mauricio
Henri-Sanfer
lfadoidao
MANDRAKE!
marcelo_rsb
Marcelo Soares Calçada
james_hetfield
jeff
Lipe
19 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Tempo das Marchas

Mensagem  Lipe Sex Ago 29, 2008 4:38 pm

Não sei se e problema ou se e normal da Kansas. Mais os tempos das marchas são muito curtos, gostaria de saber se todas as kansas é assim ou e um defeito da minha! Obs.: engato pra primeira, passo pra segunda sendo que em alguns momentos a segunda não tem força,logo em seguida tenho de engatar a 3º e antes de 50 já tenho de estar engatando a 4º!

Lipe
Novato
Novato

Número de Mensagens : 3
Idade : 39
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 26/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  jeff Sex Ago 29, 2008 4:52 pm

Lipe,

Precisamos analisar algumas coisas para responder essa pergunta, porque ela é subjetiva e depende da percepção de cada um. Será que não é você que está trocando de marcha muito cedo, com receio de forçar a moto?

Seria interessante saber se você já pilotou outras motos, ou esta é sua primeira?

Se for a primeira, provavelmente estará comparando com um carro, e as motos trabalham em regime de rotação bem mais alto do que carros.

Você estica as marchas até quantas rpm?

O normal para uma moto é trocar as marchas acima de 6000 rpm, bem mais alto do que um carro. Se trocar com a rotação baixa, a moto vai parecer chocha, sem torque. Dê um retorno pra gente.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  james_hetfield Sex Ago 29, 2008 7:58 pm

As marchas da kansas sao curtas mesmo .. mas tipo 1° ateh 30km ... 2° ateh 50km .. 3° ateh 80km ... 4° ateh 100km .. 5° ateh 135km hauahua o maximo q consigui ... e jeff descubrir a quantos rpm na kansas eh dificil por dedução pois não tem conta giros... What a Face

Abraços! Cool
james_hetfield
james_hetfield
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 86
Idade : 37
Localização : Campinas - SP
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  jeff Sex Ago 29, 2008 9:28 pm

Eu esqueço desses detalhes.... hehehe

A Laser não tem câmbio... a Kansas não tem conta-giros... a Super100 não tem... ahn...50 cc a mais...

SÓ A SPEED É COMPLETA !!!! lol!

< espaço reservado para comentários irados dos colegas dafreiros >

Brincadeira, pessoal !
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  james_hetfield Sex Ago 29, 2008 9:32 pm

Dexo completa ahuahauahua.....

As dafras nao tem .., ahm ... Qualidade Sad ahuahuahuahuhau

Brincadeira hein... "Com fundo de verdade" rsrsrs


Abraços
james_hetfield
james_hetfield
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 86
Idade : 37
Localização : Campinas - SP
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  Marcelo Soares Calçada Sex Ago 29, 2008 9:38 pm

Moderador na área!!!! Smile
Marcelo Soares Calçada
Marcelo Soares Calçada
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1087
Idade : 57
Localização : Pechincha - Jacarepagua - Rio de Janeiro
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 18/05/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  Lipe Sáb Ago 30, 2008 12:32 pm

jeff escreveu:Lipe,

Precisamos analisar algumas coisas para responder essa pergunta, porque ela é subjetiva e depende da percepção de cada um. Será que não é você que está trocando de marcha muito cedo, com receio de forçar a moto?

Seria interessante saber se você já pilotou outras motos, ou esta é sua primeira?

Se for a primeira, provavelmente estará comparando com um carro, e as motos trabalham em regime de rotação bem mais alto do que carros.

Você estica as marchas até quantas rpm?

O normal para uma moto é trocar as marchas acima de 6000 rpm, bem mais alto do que um carro. Se trocar com a rotação baixa, a moto vai parecer chocha, sem torque. Dê um retorno pra gente.

Um abraço,

Jeff

Bom Jeff. Essa e a minha primeira moto. Mais eu costumava andar na Titan 150, e senti algumas diferenças em questão de marchas. Ela tem um tempo de atuação maior ate chegar à RPM idéia para troca que a Kansas! Não tenho esticado mais que o normal devido à moto ainda esta na fase de amaciamento do motor. Mais acredito que mesmo esticando um pouco mais ela não deva render o mesmo que a Titan tendo a mesma característica de motor 150CC

Lipe
Novato
Novato

Número de Mensagens : 3
Idade : 39
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 26/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  jeff Sáb Ago 30, 2008 12:50 pm

Perfeito, se você já tem experiência com outra moto é possível avaliar melhor.

Desculpe se às vezes (sempre) sou chato, mas como tem muita gente no fórum para quem a Dafra será a primeira moto, e nunca pilotou outras, tento ser o mais abrangente possível.

A Kansas não vai render igual mesmo, porque o motor da Titan é de comando roletado no cabeçote, acionado por corrente, mais "esperto".

Somando isso à relação de transmissão diferente, o desempenho vai diferir, sem dúvida.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  marcelo_rsb Sáb Ago 30, 2008 6:11 pm

Uma possibilidade bem pouco provável, seria uma embreagem muito mal regulada, mantendo a moto sempre sem acoplar corretamente...
marcelo_rsb
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  MANDRAKE! Seg Set 01, 2008 5:23 pm

A minah tem um arranque rápido...

saio na frente das 125.. 150... e as vezes até as masi possantes.... porém logo sou ultrapassado por elas..

mas pereere por perereca.. a minha manda bem e deixas as do mesmo porte para trás! Very Happy

Da uma olhada na sua.. leva na DAFRA!!

Aproveite a garantia! alien
MANDRAKE!
MANDRAKE!
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 57
Idade : 45
Localização : NITERÓI - RIO DE JANEIRO
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 20/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  lfadoidao Ter Set 09, 2008 7:47 am

Lipe escreveu:Não sei se e problema ou se e normal da Kansas. Mais os tempos das marchas são muito curtos, gostaria de saber se todas as kansas é assim ou e um defeito da minha! Obs.: engato pra primeira, passo pra segunda sendo que em alguns momentos a segunda não tem força,logo em seguida tenho de engatar a 3º e antes de 50 já tenho de estar engatando a 4º!

Com qtos kilometros sua moto esta ?

lfadoidao
Novato
Novato

Número de Mensagens : 46
Localização : Campinas - SP
Data de inscrição : 30/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  Henri-Sanfer Sáb Dez 13, 2008 6:24 am

Acho que a sua moto esta normal.
Eu mesmo, em 50km já passo a 5ª marcha. E na Titan antiga tb era a mesma coisa.
Mas qdo quero andar mais, estico as marchas +/- 5 a 10 km a mais do normal.

Se vc não esta esticando as marchas, a meu ver ta tudo normal.
Henri-Sanfer
Henri-Sanfer
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 81
Idade : 41
Localização : Aracaju / SE
Data de inscrição : 13/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  mauricio Seg Jan 19, 2009 8:23 pm

Cara, eu nem vejo a velocidade que estou... o motor pede e eu dou a marcha...

Não vejo muita diferença nas motos. É claro que motos mais potentes vc pode esticar mais... uma vez andei numa ninja e estiquei 100km/h em primeira , depois as outras foram super rápidas , só passagem para a sexta Smile

Alguem postou que é possível sair em segunda com a kansas, creio que até em terceira ... tudo depende do terreno e peso que ela está carregando.

Mas, concluindo, a experiência nos habilita e os detalhes de condução passam a ser absolutamente automáticos. Não que eu seja um as nisso, aliás passo longe desta habilidade pois tenho muito a aprender, mas conta giro , ao meu ver, torna-se um objeto decorativo Smile
mauricio
mauricio
Novato
Novato

Número de Mensagens : 13
Idade : 56
Localização : campinas
Data de inscrição : 01/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  will_santana Ter Jan 20, 2009 6:58 am

conta giro eh pra moto esportiva qnd s quer rancar ateh o ultimo pentelho d potencia e torque numa esticada perfeita
aih, saber o giro certo pra passar eh indispensavel

custom eh pra curtir, cruzar a estrada, sentir o vento (infelizmente nao na cara por causa do capacete) ouvindo stephen wolf
jaquetao d couro...

estilo, meu caro, estilo...
performance pras esportivas, agilidade pras street, praticidade pras scooter e estilo pras custom Wink
cada 1 no seu quadrado, mas td mundo com 2 rodas

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Tempo das marchas

Mensagem  Léo_ba Ter Jan 20, 2009 10:09 pm

É isso ai Will: "estilo, meu caro, estilo...
performance pras esportivas, agilidade pras street, praticidade pras scooter e estilo pras custom
cada 1 no seu quadrado, mas td mundo com 2 rodas"
Falou tudo meu velho.
Abraços
Léo_ba
Léo_ba
Novato
Novato

Número de Mensagens : 12
Idade : 43
Localização : Salvador-BA/Alagoinhas-BA
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  Vinicius Lucas Ter Fev 17, 2009 9:41 am

Pessoal como foi dito a cima cada moto tem seu estilo, a kansas deu a oportunidade de se começar no estilo custom com baixo custo, falar que a moto kansas custom não tem qualidade por que não tem conta giros é um pouco de impericia da pessoa no mundo das motos. Pesquise parceiro leia bastante antes de criticar a moto.

Quando eu estava saindo da revenda com a kansas vi um rapaz que era visivelmente novato em motos e estava retirando a sua da loja assim como eu, a vendedora ligou a moto para ele, e logo em seguida ele deixou a moto morrer. Tentou ligar e não conseguiu e ja começou a criticar a Dafra no meio da patio com varios clientes na revenda, o detalhe é que a vendedora viu que o corta-corrente estava acionado e tentou ligar a moto. Realmente assim nem uma Hayabusa vai ligar...

Vamos dar uma olhada antes de criticar a marca, eu mesmo deixei a reserva acionada e minha moto acabou a gasolina meu amigo me socorreu e me informou sobre o assunto... E nisso eu ja estava quase ligando para o guincho querendo devolver a moto... Hoje eu sou um kanseiro muito satisfeito com a motoca.

Vinicius Lucas
Novato
Novato

Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 16/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  Vinicius Lucas Ter Fev 17, 2009 9:42 am

Pessoal alguem pode me ajudar quanto ao amaciamento e tempo das marchas?

Existe alguma velocidade definida que não posso ultrapassar durante este periodo? E quanto a não deixar a moto de Quinta Marcha em velocidade constante? Como devo proceder se não posso acelerar mais que 70km?

Vinicius Lucas
Novato
Novato

Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 16/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  HARRY Qua Abr 01, 2009 1:40 pm

eu tb tenho este problema de sempre achar que to forçando o motor e troco de marcha, é acredito que é mesmo o costume de andar de carro
HARRY
HARRY
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 60
Idade : 39
Localização : RIO CLARO
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  Fuzzy Logic Qua Abr 01, 2009 3:46 pm

Vinicius Lucas escreveu:Pessoal alguem pode me ajudar quanto ao amaciamento e tempo das marchas?

Existe alguma velocidade definida que não posso ultrapassar durante este periodo? E quanto a não deixar a moto de Quinta Marcha em velocidade constante? Como devo proceder se não posso acelerar mais que 70km?

O bom seria se tivesse contagiros, ficaria mais fácil pros novatos saberem como se comportar e não ficarem com medo e usar a moto normalmente. É aquilo, marcha se troca de ouvido (tanto em carro quanto em moto), mas só quando se pega experiência e nesta hora que o contagiros acaba fazem falta, até o pessoal afinar os ouvidos, leva tempo.

Um exemplo de como o contagiros facilitaria vida, na minha informa o seguinte, o torque máximo das marchas é em 8000rpm mas no manual recomenda que não ultrapasse os 6500rpm durante o período de amaciamento de 1000Km. Sedno assim, baseado nas informações do manual, fica fácil para qualquer pessoa que pegar a moto saber que pode esticar qualquer marcha até seus 5000rpm sem problema algum ao motor, só acompanhar pelo contagiros.

O interessante seria conseguir não passar de 80Km/h, mas isso não significa que se você chegar a por ventura a 90Km/h a sua moto será estragada, o motor ficará ferrado, nada a ver, o que não pode fazer isso constantemente ou por longo período de tempo (por exmeplo, ficar 30 minutos andando a 90Km/h).

Geralmente os manuais informam as velocidades de passagem de marcha, acredito que tais velocidades informadas estejam em toruqe máximo ou próximo deste, então basta reduzir o valor (das velocidades informadas) durante o período de amaciamento. Procurem no manual e vejam se não tem algo falando sobre isso, mas como não é padrão nos manuais (mas deveria ser) não se assustem se não acharem.

A 5° marcha pode ser usada tranquilamente desde que se faça uma variação na velocidade, então, dependendo do tipo de via, você pode usar a 5° marcha variando a velocidade de 60Km/h até 80Km/h tranquilamente, pois quando se altera a velocidade as rotações são alteradas proporcionalmente e o que importa no período de amaciamento não é a velocidade e sim as rotações!

Lembrem também que a 1ª marcha não é para andar, ela é somente para tirar o veículo da inércia, a partir do momento em que o veículo começa a se movimentar com firmeza pode-se trocar para a 2ª marcha tranquilamente, claro que isso em condições normais de utilização, agora se for subir um morrão a 1ª já tem sua utilização mais exigida. Vejam que os pontos mais fáceis para os novatos errarem a passagem de marcha, ou entrapolarem nas rotações, são na passagem da 1° marcha para a 2° marcha, e na passagem da 2° marcha para 3° marcha, dificilmente ocorrerá excesso de rotações na passagem da 3ª marcha para a 4ª marcha e da 4ª marcha para a 5ª marcha, já nestas duas últimas basta limitar a velocidade aos 80Km/h sem deixá-la ser constante.


Abraços!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  diegocolvara Sex Abr 03, 2009 4:30 pm

colocquei a pinhao da titan 150 ..e aumentei um elo da corrente..ficou muito bom em 5 marcha..motor gira melhor

diegocolvara
Forista
Forista

Número de Mensagens : 140
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 28/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  KahnBr Qui Jun 04, 2009 3:02 pm

Estou com pouco mais de 600km rodados, motor amaciando e tenho lido muito, muito mesmo a respeito de motos, a começar pelo manual que TODOS deveriam ler - coisa de brasileiro preguiçoso achar que ler manual é besteira, na verdade tem preguiça de ler.

Sobre amaciar o motor, a questão é não forçar o motor (como está claro no manual), evitar esticar as marchas e não se manter por muito tempo na mesma velocidade. Não existe uma velocidade limite padrão, vc vai sentir, não deixe a moto esgoelar.

Como saber se está trocando de marcha no tempo certo?
É simples, quando se troca no momento correto a moto não perde potência, vc não sente que está mais fraca, que morreu, ela mantém o nível e ganha capacidade de aumentar a velocidade.

Vá com calma, no início as marchas são curtas mesmo (a menos que queira esticar e arrebentar seu motor), meu primo que tinha uma titan pegou a minha Kansas e eu fui na garupa, quase morria ao vê-lo esticando as marchas, nossa... Heheh, não é hora disso.

Vá com calma que no tempo certo a moto vai desenvolvendo gradativamente. Wink
KahnBr
KahnBr
Novato
Novato

Número de Mensagens : 45
Idade : 37
Localização : Belo Horizonte - MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  diegocolvara Sex Jun 05, 2009 6:39 pm

olha..na minha pra fazer 40km/l com esquinço do carburador da strada! eu trco de marcha
2º narcha a 20km/h a 3ª a 35km/h 4º a 40km/h e 5º apartir de 45km/h

so cutucando o acelerador,
assim o motor vai durar mais e chega faze 40km/h..mas andando bem na manha..no maximo 60km/l

na estrada com garupa a 100km/h faznedo 37km/l com esquinço da strad 200cc

diegocolvara
Forista
Forista

Número de Mensagens : 140
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 28/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  will_santana Sex Jun 05, 2009 9:19 pm

o q seria um esquinço???

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  Fuzzy Logic Sáb Jun 06, 2009 6:01 pm

diegocolvara escreveu:olha..na minha pra fazer 40km/l com esquinço do carburador da strada! eu trco de marcha
2º narcha a 20km/h a 3ª a 35km/h 4º a 40km/h e 5º apartir de 45km/h

so cutucando o acelerador,
assim o motor vai durar mais e chega faze 40km/h..mas andando bem na manha..no maximo 60km/l

na estrada com garupa a 100km/h faznedo 37km/l com esquinço da strad 200cc
Esquinço Question Question Question
confused
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  Garoto Enxaqueca Sáb Jun 06, 2009 6:20 pm

Não sejam cruéis... Com certeza é "esguicho"... rabbit lol!
Garoto Enxaqueca
Garoto Enxaqueca
Novato
Novato

Número de Mensagens : 45
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 19/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo das Marchas Empty Re: Tempo das Marchas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos