Tempo das Marchas
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Tempo das Marchas
Não sei se e problema ou se e normal da Kansas. Mais os tempos das marchas são muito curtos, gostaria de saber se todas as kansas é assim ou e um defeito da minha! Obs.: engato pra primeira, passo pra segunda sendo que em alguns momentos a segunda não tem força,logo em seguida tenho de engatar a 3º e antes de 50 já tenho de estar engatando a 4º!
Lipe- Novato
- Número de Mensagens : 3
Idade : 39
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 26/08/2008
Re: Tempo das Marchas
Lipe,
Precisamos analisar algumas coisas para responder essa pergunta, porque ela é subjetiva e depende da percepção de cada um. Será que não é você que está trocando de marcha muito cedo, com receio de forçar a moto?
Seria interessante saber se você já pilotou outras motos, ou esta é sua primeira?
Se for a primeira, provavelmente estará comparando com um carro, e as motos trabalham em regime de rotação bem mais alto do que carros.
Você estica as marchas até quantas rpm?
O normal para uma moto é trocar as marchas acima de 6000 rpm, bem mais alto do que um carro. Se trocar com a rotação baixa, a moto vai parecer chocha, sem torque. Dê um retorno pra gente.
Um abraço,
Jeff
Precisamos analisar algumas coisas para responder essa pergunta, porque ela é subjetiva e depende da percepção de cada um. Será que não é você que está trocando de marcha muito cedo, com receio de forçar a moto?
Seria interessante saber se você já pilotou outras motos, ou esta é sua primeira?
Se for a primeira, provavelmente estará comparando com um carro, e as motos trabalham em regime de rotação bem mais alto do que carros.
Você estica as marchas até quantas rpm?
O normal para uma moto é trocar as marchas acima de 6000 rpm, bem mais alto do que um carro. Se trocar com a rotação baixa, a moto vai parecer chocha, sem torque. Dê um retorno pra gente.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Tempo das Marchas
As marchas da kansas sao curtas mesmo .. mas tipo 1° ateh 30km ... 2° ateh 50km .. 3° ateh 80km ... 4° ateh 100km .. 5° ateh 135km hauahua o maximo q consigui ... e jeff descubrir a quantos rpm na kansas eh dificil por dedução pois não tem conta giros...
Abraços!
Abraços!
james_hetfield- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 86
Idade : 38
Localização : Campinas - SP
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: Tempo das Marchas
Eu esqueço desses detalhes.... hehehe
A Laser não tem câmbio... a Kansas não tem conta-giros... a Super100 não tem... ahn...50 cc a mais...
SÓ A SPEED É COMPLETA !!!!
< espaço reservado para comentários irados dos colegas dafreiros >
Brincadeira, pessoal !
A Laser não tem câmbio... a Kansas não tem conta-giros... a Super100 não tem... ahn...50 cc a mais...
SÓ A SPEED É COMPLETA !!!!
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Brincadeira, pessoal !
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Tempo das Marchas
Dexo completa ahuahauahua.....
As dafras nao tem .., ahm ... Qualidade ahuahuahuahuhau
Brincadeira hein... "Com fundo de verdade" rsrsrs
Abraços
As dafras nao tem .., ahm ... Qualidade ahuahuahuahuhau
Brincadeira hein... "Com fundo de verdade" rsrsrs
Abraços
james_hetfield- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 86
Idade : 38
Localização : Campinas - SP
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: Tempo das Marchas
jeff escreveu:Lipe,
Precisamos analisar algumas coisas para responder essa pergunta, porque ela é subjetiva e depende da percepção de cada um. Será que não é você que está trocando de marcha muito cedo, com receio de forçar a moto?
Seria interessante saber se você já pilotou outras motos, ou esta é sua primeira?
Se for a primeira, provavelmente estará comparando com um carro, e as motos trabalham em regime de rotação bem mais alto do que carros.
Você estica as marchas até quantas rpm?
O normal para uma moto é trocar as marchas acima de 6000 rpm, bem mais alto do que um carro. Se trocar com a rotação baixa, a moto vai parecer chocha, sem torque. Dê um retorno pra gente.
Um abraço,
Jeff
Bom Jeff. Essa e a minha primeira moto. Mais eu costumava andar na Titan 150, e senti algumas diferenças em questão de marchas. Ela tem um tempo de atuação maior ate chegar à RPM idéia para troca que a Kansas! Não tenho esticado mais que o normal devido à moto ainda esta na fase de amaciamento do motor. Mais acredito que mesmo esticando um pouco mais ela não deva render o mesmo que a Titan tendo a mesma característica de motor 150CC
Lipe- Novato
- Número de Mensagens : 3
Idade : 39
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 26/08/2008
Re: Tempo das Marchas
Perfeito, se você já tem experiência com outra moto é possível avaliar melhor.
Desculpe se às vezes (sempre) sou chato, mas como tem muita gente no fórum para quem a Dafra será a primeira moto, e nunca pilotou outras, tento ser o mais abrangente possível.
A Kansas não vai render igual mesmo, porque o motor da Titan é de comando roletado no cabeçote, acionado por corrente, mais "esperto".
Somando isso à relação de transmissão diferente, o desempenho vai diferir, sem dúvida.
Um abraço,
Jeff
Desculpe se às vezes (sempre) sou chato, mas como tem muita gente no fórum para quem a Dafra será a primeira moto, e nunca pilotou outras, tento ser o mais abrangente possível.
A Kansas não vai render igual mesmo, porque o motor da Titan é de comando roletado no cabeçote, acionado por corrente, mais "esperto".
Somando isso à relação de transmissão diferente, o desempenho vai diferir, sem dúvida.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Tempo das Marchas
Uma possibilidade bem pouco provável, seria uma embreagem muito mal regulada, mantendo a moto sempre sem acoplar corretamente...
marcelo_rsb- Membro Senior
- Número de Mensagens : 515
Idade : 36
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008
Re: Tempo das Marchas
A minah tem um arranque rápido...
saio na frente das 125.. 150... e as vezes até as masi possantes.... porém logo sou ultrapassado por elas..
mas pereere por perereca.. a minha manda bem e deixas as do mesmo porte para trás!
Da uma olhada na sua.. leva na DAFRA!!
Aproveite a garantia!
saio na frente das 125.. 150... e as vezes até as masi possantes.... porém logo sou ultrapassado por elas..
mas pereere por perereca.. a minha manda bem e deixas as do mesmo porte para trás!
Da uma olhada na sua.. leva na DAFRA!!
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MANDRAKE!- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 57
Idade : 46
Localização : NITERÓI - RIO DE JANEIRO
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 20/06/2008
Re: Tempo das Marchas
Lipe escreveu:Não sei se e problema ou se e normal da Kansas. Mais os tempos das marchas são muito curtos, gostaria de saber se todas as kansas é assim ou e um defeito da minha! Obs.: engato pra primeira, passo pra segunda sendo que em alguns momentos a segunda não tem força,logo em seguida tenho de engatar a 3º e antes de 50 já tenho de estar engatando a 4º!
Com qtos kilometros sua moto esta ?
lfadoidao- Novato
- Número de Mensagens : 46
Localização : Campinas - SP
Data de inscrição : 30/08/2008
Re: Tempo das Marchas
Acho que a sua moto esta normal.
Eu mesmo, em 50km já passo a 5ª marcha. E na Titan antiga tb era a mesma coisa.
Mas qdo quero andar mais, estico as marchas +/- 5 a 10 km a mais do normal.
Se vc não esta esticando as marchas, a meu ver ta tudo normal.
Eu mesmo, em 50km já passo a 5ª marcha. E na Titan antiga tb era a mesma coisa.
Mas qdo quero andar mais, estico as marchas +/- 5 a 10 km a mais do normal.
Se vc não esta esticando as marchas, a meu ver ta tudo normal.
Henri-Sanfer- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 81
Idade : 42
Localização : Aracaju / SE
Data de inscrição : 13/12/2008
Re: Tempo das Marchas
Cara, eu nem vejo a velocidade que estou... o motor pede e eu dou a marcha...
Não vejo muita diferença nas motos. É claro que motos mais potentes vc pode esticar mais... uma vez andei numa ninja e estiquei 100km/h em primeira , depois as outras foram super rápidas , só passagem para a sexta
Alguem postou que é possível sair em segunda com a kansas, creio que até em terceira ... tudo depende do terreno e peso que ela está carregando.
Mas, concluindo, a experiência nos habilita e os detalhes de condução passam a ser absolutamente automáticos. Não que eu seja um as nisso, aliás passo longe desta habilidade pois tenho muito a aprender, mas conta giro , ao meu ver, torna-se um objeto decorativo
Não vejo muita diferença nas motos. É claro que motos mais potentes vc pode esticar mais... uma vez andei numa ninja e estiquei 100km/h em primeira , depois as outras foram super rápidas , só passagem para a sexta
Alguem postou que é possível sair em segunda com a kansas, creio que até em terceira ... tudo depende do terreno e peso que ela está carregando.
Mas, concluindo, a experiência nos habilita e os detalhes de condução passam a ser absolutamente automáticos. Não que eu seja um as nisso, aliás passo longe desta habilidade pois tenho muito a aprender, mas conta giro , ao meu ver, torna-se um objeto decorativo
mauricio- Novato
- Número de Mensagens : 13
Idade : 57
Localização : campinas
Data de inscrição : 01/01/2009
Re: Tempo das Marchas
conta giro eh pra moto esportiva qnd s quer rancar ateh o ultimo pentelho d potencia e torque numa esticada perfeita
aih, saber o giro certo pra passar eh indispensavel
custom eh pra curtir, cruzar a estrada, sentir o vento (infelizmente nao na cara por causa do capacete) ouvindo stephen wolf
jaquetao d couro...
estilo, meu caro, estilo...
performance pras esportivas, agilidade pras street, praticidade pras scooter e estilo pras custom
cada 1 no seu quadrado, mas td mundo com 2 rodas
[]s
aih, saber o giro certo pra passar eh indispensavel
custom eh pra curtir, cruzar a estrada, sentir o vento (infelizmente nao na cara por causa do capacete) ouvindo stephen wolf
jaquetao d couro...
estilo, meu caro, estilo...
performance pras esportivas, agilidade pras street, praticidade pras scooter e estilo pras custom
cada 1 no seu quadrado, mas td mundo com 2 rodas
[]s
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008
Tempo das marchas
É isso ai Will: "estilo, meu caro, estilo...
performance pras esportivas, agilidade pras street, praticidade pras scooter e estilo pras custom
cada 1 no seu quadrado, mas td mundo com 2 rodas"
Falou tudo meu velho.
Abraços
performance pras esportivas, agilidade pras street, praticidade pras scooter e estilo pras custom
cada 1 no seu quadrado, mas td mundo com 2 rodas"
Falou tudo meu velho.
Abraços
Léo_ba- Novato
- Número de Mensagens : 12
Idade : 43
Localização : Salvador-BA/Alagoinhas-BA
Data de inscrição : 28/12/2008
Re: Tempo das Marchas
Pessoal como foi dito a cima cada moto tem seu estilo, a kansas deu a oportunidade de se começar no estilo custom com baixo custo, falar que a moto kansas custom não tem qualidade por que não tem conta giros é um pouco de impericia da pessoa no mundo das motos. Pesquise parceiro leia bastante antes de criticar a moto.
Quando eu estava saindo da revenda com a kansas vi um rapaz que era visivelmente novato em motos e estava retirando a sua da loja assim como eu, a vendedora ligou a moto para ele, e logo em seguida ele deixou a moto morrer. Tentou ligar e não conseguiu e ja começou a criticar a Dafra no meio da patio com varios clientes na revenda, o detalhe é que a vendedora viu que o corta-corrente estava acionado e tentou ligar a moto. Realmente assim nem uma Hayabusa vai ligar...
Vamos dar uma olhada antes de criticar a marca, eu mesmo deixei a reserva acionada e minha moto acabou a gasolina meu amigo me socorreu e me informou sobre o assunto... E nisso eu ja estava quase ligando para o guincho querendo devolver a moto... Hoje eu sou um kanseiro muito satisfeito com a motoca.
Quando eu estava saindo da revenda com a kansas vi um rapaz que era visivelmente novato em motos e estava retirando a sua da loja assim como eu, a vendedora ligou a moto para ele, e logo em seguida ele deixou a moto morrer. Tentou ligar e não conseguiu e ja começou a criticar a Dafra no meio da patio com varios clientes na revenda, o detalhe é que a vendedora viu que o corta-corrente estava acionado e tentou ligar a moto. Realmente assim nem uma Hayabusa vai ligar...
Vamos dar uma olhada antes de criticar a marca, eu mesmo deixei a reserva acionada e minha moto acabou a gasolina meu amigo me socorreu e me informou sobre o assunto... E nisso eu ja estava quase ligando para o guincho querendo devolver a moto... Hoje eu sou um kanseiro muito satisfeito com a motoca.
Vinicius Lucas- Novato
- Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 16/02/2009
Re: Tempo das Marchas
Pessoal alguem pode me ajudar quanto ao amaciamento e tempo das marchas?
Existe alguma velocidade definida que não posso ultrapassar durante este periodo? E quanto a não deixar a moto de Quinta Marcha em velocidade constante? Como devo proceder se não posso acelerar mais que 70km?
Existe alguma velocidade definida que não posso ultrapassar durante este periodo? E quanto a não deixar a moto de Quinta Marcha em velocidade constante? Como devo proceder se não posso acelerar mais que 70km?
Vinicius Lucas- Novato
- Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 16/02/2009
Re: Tempo das Marchas
eu tb tenho este problema de sempre achar que to forçando o motor e troco de marcha, é acredito que é mesmo o costume de andar de carro
HARRY- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 60
Idade : 39
Localização : RIO CLARO
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 26/03/2009
Re: Tempo das Marchas
Vinicius Lucas escreveu:Pessoal alguem pode me ajudar quanto ao amaciamento e tempo das marchas?
Existe alguma velocidade definida que não posso ultrapassar durante este periodo? E quanto a não deixar a moto de Quinta Marcha em velocidade constante? Como devo proceder se não posso acelerar mais que 70km?
O bom seria se tivesse contagiros, ficaria mais fácil pros novatos saberem como se comportar e não ficarem com medo e usar a moto normalmente. É aquilo, marcha se troca de ouvido (tanto em carro quanto em moto), mas só quando se pega experiência e nesta hora que o contagiros acaba fazem falta, até o pessoal afinar os ouvidos, leva tempo.
Um exemplo de como o contagiros facilitaria vida, na minha informa o seguinte, o torque máximo das marchas é em 8000rpm mas no manual recomenda que não ultrapasse os 6500rpm durante o período de amaciamento de 1000Km. Sedno assim, baseado nas informações do manual, fica fácil para qualquer pessoa que pegar a moto saber que pode esticar qualquer marcha até seus 5000rpm sem problema algum ao motor, só acompanhar pelo contagiros.
O interessante seria conseguir não passar de 80Km/h, mas isso não significa que se você chegar a por ventura a 90Km/h a sua moto será estragada, o motor ficará ferrado, nada a ver, o que não pode fazer isso constantemente ou por longo período de tempo (por exmeplo, ficar 30 minutos andando a 90Km/h).
Geralmente os manuais informam as velocidades de passagem de marcha, acredito que tais velocidades informadas estejam em toruqe máximo ou próximo deste, então basta reduzir o valor (das velocidades informadas) durante o período de amaciamento. Procurem no manual e vejam se não tem algo falando sobre isso, mas como não é padrão nos manuais (mas deveria ser) não se assustem se não acharem.
A 5° marcha pode ser usada tranquilamente desde que se faça uma variação na velocidade, então, dependendo do tipo de via, você pode usar a 5° marcha variando a velocidade de 60Km/h até 80Km/h tranquilamente, pois quando se altera a velocidade as rotações são alteradas proporcionalmente e o que importa no período de amaciamento não é a velocidade e sim as rotações!
Lembrem também que a 1ª marcha não é para andar, ela é somente para tirar o veículo da inércia, a partir do momento em que o veículo começa a se movimentar com firmeza pode-se trocar para a 2ª marcha tranquilamente, claro que isso em condições normais de utilização, agora se for subir um morrão a 1ª já tem sua utilização mais exigida. Vejam que os pontos mais fáceis para os novatos errarem a passagem de marcha, ou entrapolarem nas rotações, são na passagem da 1° marcha para a 2° marcha, e na passagem da 2° marcha para 3° marcha, dificilmente ocorrerá excesso de rotações na passagem da 3ª marcha para a 4ª marcha e da 4ª marcha para a 5ª marcha, já nestas duas últimas basta limitar a velocidade aos 80Km/h sem deixá-la ser constante.
Abraços!
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: Tempo das Marchas
colocquei a pinhao da titan 150 ..e aumentei um elo da corrente..ficou muito bom em 5 marcha..motor gira melhor
diegocolvara- Forista
- Número de Mensagens : 140
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 28/03/2009
Re: Tempo das Marchas
Estou com pouco mais de 600km rodados, motor amaciando e tenho lido muito, muito mesmo a respeito de motos, a começar pelo manual que TODOS deveriam ler - coisa de brasileiro preguiçoso achar que ler manual é besteira, na verdade tem preguiça de ler.
Sobre amaciar o motor, a questão é não forçar o motor (como está claro no manual), evitar esticar as marchas e não se manter por muito tempo na mesma velocidade. Não existe uma velocidade limite padrão, vc vai sentir, não deixe a moto esgoelar.
Como saber se está trocando de marcha no tempo certo?
É simples, quando se troca no momento correto a moto não perde potência, vc não sente que está mais fraca, que morreu, ela mantém o nível e ganha capacidade de aumentar a velocidade.
Vá com calma, no início as marchas são curtas mesmo (a menos que queira esticar e arrebentar seu motor), meu primo que tinha uma titan pegou a minha Kansas e eu fui na garupa, quase morria ao vê-lo esticando as marchas, nossa... Heheh, não é hora disso.
Vá com calma que no tempo certo a moto vai desenvolvendo gradativamente.
Sobre amaciar o motor, a questão é não forçar o motor (como está claro no manual), evitar esticar as marchas e não se manter por muito tempo na mesma velocidade. Não existe uma velocidade limite padrão, vc vai sentir, não deixe a moto esgoelar.
Como saber se está trocando de marcha no tempo certo?
É simples, quando se troca no momento correto a moto não perde potência, vc não sente que está mais fraca, que morreu, ela mantém o nível e ganha capacidade de aumentar a velocidade.
Vá com calma, no início as marchas são curtas mesmo (a menos que queira esticar e arrebentar seu motor), meu primo que tinha uma titan pegou a minha Kansas e eu fui na garupa, quase morria ao vê-lo esticando as marchas, nossa... Heheh, não é hora disso.
Vá com calma que no tempo certo a moto vai desenvolvendo gradativamente.
KahnBr- Novato
- Número de Mensagens : 45
Idade : 38
Localização : Belo Horizonte - MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/05/2009
Re: Tempo das Marchas
olha..na minha pra fazer 40km/l com esquinço do carburador da strada! eu trco de marcha
2º narcha a 20km/h a 3ª a 35km/h 4º a 40km/h e 5º apartir de 45km/h
so cutucando o acelerador,
assim o motor vai durar mais e chega faze 40km/h..mas andando bem na manha..no maximo 60km/l
na estrada com garupa a 100km/h faznedo 37km/l com esquinço da strad 200cc
2º narcha a 20km/h a 3ª a 35km/h 4º a 40km/h e 5º apartir de 45km/h
so cutucando o acelerador,
assim o motor vai durar mais e chega faze 40km/h..mas andando bem na manha..no maximo 60km/l
na estrada com garupa a 100km/h faznedo 37km/l com esquinço da strad 200cc
diegocolvara- Forista
- Número de Mensagens : 140
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 28/03/2009
Re: Tempo das Marchas
o q seria um esquinço???
[]s
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will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008
Re: Tempo das Marchas
Esquinçodiegocolvara escreveu:olha..na minha pra fazer 40km/l com esquinço do carburador da strada! eu trco de marcha
2º narcha a 20km/h a 3ª a 35km/h 4º a 40km/h e 5º apartir de 45km/h
so cutucando o acelerador,
assim o motor vai durar mais e chega faze 40km/h..mas andando bem na manha..no maximo 60km/l
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Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: Tempo das Marchas
Não sejam cruéis... Com certeza é "esguicho"...
Garoto Enxaqueca- Novato
- Número de Mensagens : 45
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 19/04/2009
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